Mulher de 75 anos dá a luz e pode entrar para o livro do Guinness
Indiana ficou grávida de uma menina por meio de fertilização in vitro e pode ser considerada a mulher mais velha do mundo a dar à luz
Redação DAQUI
15 de outubro de 2019 às 15:53
Modificado em 25/09/2024, 00:29

Indiana de 75 anos pode ser a mulher mais velha do mundo a dar à luz (Divulgação)
Uma mulher indiana pode ter se tornado a mãe mais velha do mundo ao dar à luz aos 75 anos de idade. Ela ficou grávida por meio de fertilização in vitro (FIV) e o bebê, uma menina, nasceu na noite do último sábado, 12, informou o The Times of India. No entanto, a médica que fez o parto não pode confirmar a idade da parturiente, uma vez que ela não levou documento de identidade.
Prabha Devi passou por uma cesárea aos seis meses e meio de gestação no Kinker Hospital, um centro médico privado em Kota, no Estado indiano de Rajastão. A criança nasceu com 600 gramas e foi logo encaminhada para a unidade de terapia intensiva neonatal em outro hospital.
A cirurgia para o parto foi necessária devido à idade da mulher, que estava clinicamente e fisicamente fraca. Além disso, ela tinha apenas um pulmão funcionando, outro desafio para os médicos.
Prabha e o marido dela, de 80 anos, adotaram uma criança, mas a mulher queria ter o próprio filho, então consultou médicos para avaliar a possibilidade de FIV.
Segundo a ginecologista e obstetra Abhilasha Kinker, que viabilizou o parto, a gestante foi ao hospital cerca de cinco dias antes do nascimento da menina. A equipe médica constatou que havia complicações.
"Ela estava doente e velha e não podíamos arriscar com ela e a vida da criança. Ela já tinha carregado a criança por mais de seis meses, o que foi muito surpreendente para a idade dela", disse a médica ao Daily Mail. "Se nós não tivéssemos feito o parto do bebê, ele teria morrido no útero."
A notícia do parto de Prabha veio um mês após outra indiana, de 74 anos, dar à luz gêmeos e, até então, ser considerada a pessoa mais velha do mundo a ter filhos. A idade dela também não pode ser confirmada.
A mamãe mais velha do mundo
Um representante do Guinness World Records disse ao Daily Mail que não havia evidência suficiente para atestar que Prabha é a mãe mais velha do mundo. Para notificar um recorde, a equipe utiliza certidões de nascimento, censos e documentos hospitalares. Entrevistas com testemunhas independentes também são feitas para confirmar se a informação está correta.
Então, de acordo com o Livro dos Recordes, Maria del Carmen Bousada Lara é, ainda, a mãe mais velha do mundo. Ela deu à luz gêmeos, por cesárea, quando tinha 66 anos no hospital em Barcelona, na Espanha, no dia 26 de dezembro de 2006. Maria também engravidou por meio de FIV.