Projeto disponibiliza gratuitamente livros à população em Goiânia
Ação teve início em dezembro de 2021 e, desde então, já disponibilizou 1.278 mil livros que foram levados por moradores
Thaynara Mesquita
17 de março de 2022 às 16:06
Modificado em 20/09/2024, 00:11

A ação teve início em dezembro de 2021 e, desde então, já disponibilizou 1.278 mil livros que foram levados (Reprodução/Secult )
O projeto "Estante Literária -- Pegue e Leve", criado pela a Biblioteca Estadual Pio Vargas, da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult-GO), tem como objetivo levar a leitura para pessoas que vivem em situação de rua. A ação teve início em dezembro de 2021 e, desde então, já disponibilizou 1.278 mil livros que foram levados por moradores do Centro ou que passam pela a Praça Cívica a caminho para o trabalho.
De acordo com Keyla Rosa de Faria, coordenadora da Biblioteca Estadual Pio Vargas, a ação foi analisada para promover visitas ao local. Ela lembra que apenas 17% da população brasileira tem o hábito de frequentar esses ambientes, segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2021.
Inicialmente o objetivo era atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas a população também tem aproveitado os livros gratuitamente. "O projeto é um espaço democrático e recebe todas e todos que apreciam a leitura e muitas vezes não possuem biblioteca próximo de suas residências ou não têm condições para comprar livros", explica a coordenadora.
O acervo da Estante Literária é realizado a partir de doações que são recebidas peça Biblioteca Pio Vargas, que fica localizada na Praça Cívica. Podem ser efetuadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Thaynara Mesquita é estagiária de jornalismo do convênio GJC/UniAraguaia