Geral

Quem é Silvio Morais, o artista responsável pelas obras que estampam o maior sino do mundo

Sino de 55 toneladas será exposto no Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade

Silvio Morais: “Queria transformá-lo no sino da cultura goiana, mostrando toda a devoção do povo pela festa e por Trindade”

Silvio Morais: “Queria transformá-lo no sino da cultura goiana, mostrando toda a devoção do povo pela festa e por Trindade” (Wesley Costa / O Popular)

Os episódios que ajudam a desvendar a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, envoltos a símbolos do cerrado goiano. Foi essa a ideia que o artista visual Silvio Morais teve quando foi incumbido de criar os trabalhos artísticos que estampam o Vox Patris (Voz do Pai), o maior sino do mundo que será a grande atração do Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

O sino de 55 toneladas foi projetado, construído e fundido na Polônia e seguirá para o Brasil em uma peregrinação que deve durar mais de 40 dias. A expectativa é que o objeto seja exposto para os devotos no início da Romaria 2025, que começa no dia 27 de junho. "O sentimento é de gratidão e o desejo é de que o sino ecoe como a minha arte", comemora Silvio.

Todos os caminhos da formação do então Povoado do Barro Preto, hoje Trindade, estão ilustrados nas oito cenas pintadas por Silvio Morais. O artista conta que recebeu o convite em 2015 do então padre Robson de Oliveira, que tinha o desejo de dar uma cara mais regional para o objeto construído na Europa.

"Tive total liberdade criativa no processo. Antes do sino, já havia assinado outras artes sacras em outras igrejas e monumentos. Todos da igreja já conheciam meu trabalho de pinturas litúrgicas", conta Silvio. A ideia do artista era de deixar registrada a história de Trindade junto com elementos goianos, como o ipê, o carro de boi, o lobo guará e a arara azul.

Silvio não precisou ir até a Polônia para construir as imagens. A equipe de lá passou as dimensões do sino - 4 metros de altura e 4,5 de largura - para o artista, que pensou nas imagens ilustrativas. "Queria transformá-lo no sino da cultura goiana, mostrando toda a devoção do povo pela festa e por Trindade. Adornos da fauna e da flora ajudam a ambientar a narrativa", reitera.

Depois que fez os desenhos, Silvio criou uma maquete de papel com as mesmas dimensões do sino que foi apresentada em uma reunião com a equipe da Polônia. Após a aprovação do esboço, o profissional pintou as telas em tamanho natural, e, com a ajuda de um fotógrafo, encaminhou as fotografias em altíssima resolução para a Jan Felczynski, empresa polonesa que produz sinos, para grafar e fundir as artes no objeto.

"Eles usam uma tecnologia 3D em volume na hora de fixar a cera para fundir o sino. É nesse momento que são aplicados os desenhos", explica o artista. As obras originais pintadas em 2016 estão espalhadas nas paredes de diversas edificações da Igreja Católica em Goiás, como na sede da TV Pai Eterno. Em 2022, as telas foram reunidas e apresentadas em uma exposição durante a Festa do Divino, em Trindade.

Arquiteto

Aos 52 anos, o artista é natural de Anápolis e tem obras espalhadas por Goiás, Tocantins e Minas Gerais. Atualmente, o profissional realiza um trabalho de arte sacra na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no Setor União, em Goiânia. Formado na Faculdade de Artes Visuais (FAV), da UFG, Silvio também é arquiteto e urbanista, o que lhe ajuda na hora de criar os painéis e telas para espaços litúrgicos, como as igrejas e capelas. Também faz projetos para vitrais.

"Acredito que as áreas das artes e da arquitetura são complementares no meu trabalho. Elas convergem na hora em que penso como será melhor inserida a obra em um determinado espaço físico", comenta Silvio. Um dos pontapés na carreira do artista foi em 1989, quando conquistou o Prêmio Aquisição do tradicional Salão Anapolino de Artes. Tempos depois, o profissional se tornou curador e jurado na mostra artística.

Já há décadas se especializando na arte sacra, o goiano tem obras na fachada e interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Jaraguá; um painel em mosaico no frontão da Igreja São Pedro e São Paulo, em Anápolis; uma obra dos sete sacramentos na Igreja São Pedro e São Paulo de Abadiânia; e outros painéis em cidades como Rubiataba, Ouro Verde e Goiânia.

Além de pinturas e desenhos, o artista já projetou monumentos que participam da paisagem de Anápolis, como o Monumento aos Romeiros de Aparecida (2001), localizado na Praça dos Romeiros, e o Monumento à Palavra de Deus (2023), na Praça da Bíblia. Foi Silvio quem também fez a grande escultura dedicada aos 70 anos da Vila São Cottolengo, em 2021, e a pira de abertura da festa de Trindade após a pandemia, em 2022.

"A minha relação com a arte é como os lavradores que encontraram o medalhão: algo tão pequeno e simplório se tornou grande, cintilar", se emociona Silvio Morais. "Lembro daquele menino de bicicleta em Anápolis tentando estudar artes plásticas e, agora, anos mais tarde, decorando o maior sino do mundo que está prestes a chegar em solo goiano", completa.

Peregrinação cultural

Antes de chegar até a sua morada final, no Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, o sino passará por uma peregrinação munida de religiosidade e cultura. A previsão é de que ele chegue no Porto de Santos a partir do dia 11 de maio. De lá, passará pelo Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte, depois por Brasília (DF), na Praça dos Três Poderes e, finalmente, em Trindade. A viagem em solo brasileiro contará também com a estátua do Divino Pai Eterno, que será recebida a cada parada.

Cenas que contam a história

Confira os oito trabalhos criados pelo artista plástico Silvio Morais, que retratam episódios da Festa do Divino Pai Eterno e ilustram o Vox Patris (Voz do Pai), sino de 55 toneladas que será a grande atração do Novo Santuário da Basílica de Trindade. Em todas as peças, o artista goiano incorporou elementos da fauna e da flora do Cerrado para regionalizar as cenas, como o ipê, o buriti, o lobo-guará e a arara-azul.

()

()

()

()

()

()

Geral

Celebração marca despedida do maior sino do mundo que sairá da Polônia para Trindade

Maior sino do mundo que badala foi forjado na Polônia e deve chegar em Goiás até o final do mês de maio

Modificado em 24/03/2025, 06:40

O início da trajetória da peregrinação do maior sino que badala no mundo foi dado neste domingo (23), com uma bênção ministrada pelo missionário redentorista padre. Marco Aurélio Martins Silva, reitor da Basílica de Trindade, que marca a despedida do sino Vox Patris (a voz do pai) da Polônia, onde foi fabricado. A celebração foi realizada às 10h no horário do Brasil (14h no horário polonês).

A celebração na cidade de Rydułtowy foi uma forma de agradecer aos poloneses que, durante dez anos, acolheram a ideia de forjar o Vox Patris, juntamente com outros dois sinos menores que vão compor o novo Santuário Basílica de Trindade, em construção na capital goiana da fé.

À reportagem, o prefeito de Trindade, Marden Júnior (UB), contou um pouco de como foi a celebração de envio do sino Vox Patris. "Foi um momento marcante e uma celebração de envio que marca uma missão. Aqui tivemos a celebração de envio dos três sinos e toda a sua estrutura. Então, o momento aqui, hoje, marca o início de uma jornada", disse.

Na segunda-feira (24), os três sinos saem de Rydułtowy em direção a cidade de Gdansk, em um trajeto rodoviário que deve durar de quatro a cinco dias. Do porto de Gdansk, no Mar Báltico, o trio inicia a jornada marítima até o porto de Santos (SP), onde, na chegada, haverá um grande evento para que os brasileiros possam ver o Vox Patris.

Do Porto de Santos, os três sinos seguirão até Goiás, com previsão de chegada em Trindade no fim de maio, para que toda a estrutura esteja montada e o Vox Patris possa badalar na Romaria do Divino Pai Eterno 2025, de 27 de junho a 6 de julho.

Celebração marcou a despedida do sino Vox Patris a Polônia, onde foi fabricado e início da jornada até Trindade (Carlos Roberto/ClikFilmesGo)

Celebração marcou a despedida do sino Vox Patris a Polônia, onde foi fabricado e início da jornada até Trindade (Carlos Roberto/ClikFilmesGo)

Sino Vox Patris

O sino mede 4 metros e pesa 55 toneladas e carrega gravuras e ornamentos fundidos que contam um pouco da história da Romaria do Divino Pai Eterno e da Santíssima Trindade, que iniciou em 1840 e atraí milhões de fiéis. A arte que ilustra a peça gigante foi criada pelo artista plástico goiano Silvio Morais, de 52 anos.

De acordo com o Padre Marco Aurélio Martins Silva, o Vox Patris é o maior sino do mundo que badala, porque, embora haja espécimes tão grandes quanto o Vox Patris na China e na Rússia, eles não badalam.

Viagem até Trindade

Sino mede 4 metros e pesa 55 toneladas e carrega gravuras e ornamentos fundidos que contam um pouco da história da Romaria do Divino Pai Eterno (Carlos Roberto/ClikFilmesGo)

Sino mede 4 metros e pesa 55 toneladas e carrega gravuras e ornamentos fundidos que contam um pouco da história da Romaria do Divino Pai Eterno (Carlos Roberto/ClikFilmesGo)

  • O sino fará sua primeira parada para uma missa em Santos, São Paulo, onde permanecerá entre os dias 11 e 14 de maio;
  • A segunda missa será celebrada na próxima parada do sino, no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 17 e 20 de maio;
  • A terceira missa será realizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal, entre os dias 21 e 24 de maio;
  • A quarta missa está prevista para ocorrer durante a entrega do Vox Patris ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, entre 26 e 28 de maio;
  • undefined / Reprodução

    Geral

    Casa Coração para apoio a mulheres vítimas de violência doméstica é inaugurada, em Trindade

    Local conta com apoio psicológico, assistência social e atividades voltadas para a reintegração das mulheres à sociedade

    Modificado em 10/03/2025, 09:10

    Casa Coração foi inaugurada com a presença do prefeito de Trindade, Marden Júnior, da deputada federal Silvye Alves (UB), Dona Ruth, mãe cantora Marília Mendonça, e autoridades policiais

    Casa Coração foi inaugurada com a presença do prefeito de Trindade, Marden Júnior, da deputada federal Silvye Alves (UB), Dona Ruth, mãe cantora Marília Mendonça, e autoridades policiais

    A cidade de Trindade ganhou um novo espaço dedicado ao acolhimento e apoio de mulheres vítimas de violência doméstica. A Casa Coração foi inaugurada com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e uma rede de serviços para aquelas que buscam proteção e recomeço, segundo os organizadores. O local conta com apoio psicológico, assistência social e atividades voltadas para a reintegração das mulheres à sociedade.

    A Casa Coração é uma parceria com a Defensoria Pública, a Polícia Civil (PC) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com apoio da deputada federal Sylvie Alves (UB). Para que uma mulher possa ser acolhida, é necessário que ela tenha uma medida protetiva, que garanta a sua segurança e a de seus filhos. Caso a mulher chegue sem essa medida, a equipe da Casa Coração se compromete a encaminhá-la à Polícia Civil para que o suporte necessário seja providenciado.

    É fundamental que a mulher que chega até nós passe por uma triagem. Precisamos entender suas necessidades e se ela precisa de proteção policial ou de um local seguro para ficar", explica a deputada.

    A delegada titular da Delegacia Estadual de Atendimento à Mulher (Deam), Ana Elisa Gomes, disse, durante a inauguração, que um dos grandes desafios da polícia é de acolher as mulheres vítimas de violência. "Um dos grandes desafios que enfrentamos, até conseguir prender esse agressor, é o acolhimento," disse. Portanto, iniciativas como está deve contribuir para uma medida mais eficaz de proteção às vítimas.

    Atendimento

    O espaço já recebeu seu primeiro atendimento, com uma mulher que buscou ajuda através das redes sociais. Ela estava desesperada, com os filhos pequenos e foi encaminhada com urgência para o abrigo.

    A Casa Coração não se limita apenas ao acolhimento. As mulheres terão acesso a uma variedade de serviços, incluindo atendimento psicológico, assistência social e até mesmo atividades esportivas para as crianças. Além disso, a Casa oferece cursos profissionalizantes, visando a autonomia financeira das mulheres. O objetivo é que, ao saírem daqui, elas tenham condições de se reerguer e nunca mais precisem voltar a uma situação de violência, conforme os idealizadores do projeto.

    A segurança do local também é uma prioridade. Policiais militares farão rondas constantes nas proximidades, e as mulheres terão acesso a um botão do pânico, garantindo uma resposta rápida em caso de emergência.

    Geral

    Missa inaugural será em Trindade

    Lançamento da Campanha da Fraternidade na capital será feita apenas na quinta-feira (6) e terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”

    Modificado em 04/03/2025, 09:04

    Dom João Justino, arcebispo de Goiânia: primeira missa às 7 horas

    Dom João Justino, arcebispo de Goiânia: primeira missa às 7 horas (Fábio Lima / O Popular)

    Com celebrações em todas as comunidades católicas do país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta Quarta-feira de Cinzas (5), em Brasília (DF), a Campanha da Fraternidade 2025, data que também marca o início da Quaresma, um dos mais significativos períodos no calendário litúrgico cristão. Durante 40 dias, até a Páscoa, os católicos são motivados à reflexão, ao arrependimento e à renovação espiritual. Este ano, excepcionalmente, o lançamento da campanha na capital será realizado na quinta-feira (6), às 9 horas, na Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Universitário. A celebração será conduzida pelo arcebispo dom João Justino.

    O arcebispo metropolitano conduz, às 7 horas desta Quarta-feira de Cinzas, a missa inaugural da Quaresma no Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade. Às 19 horas, ele celebra na Catedral Metropolitana de Goiânia.

    Em 2025, a Campanha da Fraternidade vai abordar o tema "Fraternidade e Ecologia Integral". O lema bíblico, extraído de Genesis 1, 31, é "Deus viu que tudo era muito bom". Conforme a CNBB, o objetivo é "promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra".

    Papa Francisco continua em estado crítico, diz Vaticano Ex-apresentador da TV Anhanguera, Frei Lourenço Maria Papin morre de câncer em Goiânia

    O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, fará o lançamento oficial às 10 horas, no Auditório Dom Hélder Câmara, na sede da entidade, com transmissão simultânea pelo canal de Youtube e redes sociais da CNBB.

    O tema de 2025 é inspirado na publicação da Carta Encíclica Laudato Si' do Papa Francisco, que em 2025 completa 10 anos; nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; na recente Exortação Apostólica Laudate Deum; nos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e na realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), marcada para novembro, em Belém (PA).

    Entre os objetivos da Campanha da Fraternidade 2025 está a reflexão sobre os males que o modo de vida atual têm imposto ao planeta, gerando uma complexa crise socioambiental. A grave crise climática global é outro ponto a ser colocado em pauta.

    Ainda dentro da campanha, a proposta da CNBB é que a Ecologia Integral seja colocada como "perspectiva de conversão e elemento transversal às dimensões litúrgica, catequética e sócio transformadora do compromisso cristão".

    A Campanha da Fraternidade é realizada nacionalmente desde 1964 pela Igreja Católica brasileira com o objetivo de celebrar o Tempo da Quaresma -- os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade. O ponto alto é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos - este ano 13 de abril -, cujos recursos são destinados a projetos sociais.

    Sessão Solene

    Na segunda-feira (10), por iniciativa do deputado estadual Antônio Gomide (PT), a Assembleia Legislativa realiza uma Sessão Solene sobre a Campanha da Fraternidade 2025. Arcebispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino, e bispos de todo o estado, confirmaram presença.

    Geral

    Amigo tinha relacionamento com empresário e o matou como 'prova de amor' para a namorada, diz PM

    Segundo a polícia, a namorada do suspeito descobriu o caso amoroso e ajudou a cometer o crime. O amigo do empresário e a namorada foram presos

    Empresário foi morto por um ex-funcionário, segundo a polícia

    Empresário foi morto por um ex-funcionário, segundo a polícia (Reprodução/TV Anhanguera)

    Emprésario Carlos Luiz de Sá, de 53 anos, encontrado morto após desaparecer em Trindade (Reprodução/Redes sociais)

    Emprésario Carlos Luiz de Sá, de 53 anos, encontrado morto após desaparecer em Trindade (Reprodução/Redes sociais)

    Um homem suspeito de assassinar a facadas o epresário Carlos Luiz de Sá, de 53 anos, afirmou à Polícia Militar que mantinha um relacionamento amoroso com a vítima e cometeu o crime como uma "prova de amor" para sua namorada, que havia descoberto o caso entre eles. Ele confessou o homicídio e foi preso na madrugada desta quinta-feira (27) em Uruaçu, no norte de Goiás. A família informou que além de amigo, o suspeito era ex-funcionário de Carlos Luiz e conhecido da família há muitos anos.

    O nome do suspeito não foi divulgado, por isso a reportagem não conseguiu localizar a defesa dele até a última atualização desta reportagem.

    Carlos era dono de uma padaria em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Uma sobrinha do empresário, que não quis ser identificada, disse que o suspeito era amigo de Carlos e conhecido da família há muitos anos.

    Segundo ela, o homem chegou a trabalhar na padaria por mais de seis meses, em 2023, mas foi desligado por não corresponder às expectativas da empresa.

    Mesmo depois de ser demitido, ele [suspeito] continuava frequentando a padaria. A casa de vez em quando, mas a padaria, todo dia ele estava lá", acrescentou a familiar.

    Entenda o caso

    Carlos Luiz estava desaparecido deste a noite de terça-feira (25) e o corpo dele foi encontrado nesta quinta-feira (27), às margens da GO-020, próximo ao autódromo de Goiânia. O carro do empresário foi localizado na noite de quarta-feira (26) em Inhumas, também na Região Metropolitana da capital.

    Além do amigo, a namorada dele foi presa e a irmã foi apreendida por participação no crime. A Polícia Civil informou que investiga o caso por meio do Grupo de Investigação de Homicídios de Trindade .

    Segundo ela, o homem chegou a trabalhar na padaria por mais de seis meses, em 2023, mas foi desligado por não corresponder às expectativas da empresa.

    Mesmo depois de ser demitido, ele [suspeito] continuava frequentando a padaria. A casa de vez em quando, mas a padaria, todo dia ele estava lá", acrescentou a familiar.

    Quem era o empresário

    Empresário foi morto por um ex-funcionário, segundo a polícia (Reprodução/TV Anhanguera)

    Empresário foi morto por um ex-funcionário, segundo a polícia (Reprodução/TV Anhanguera)

    Rone Luiz de Sá, sobrinho do empresário, afirmou que o tio era um "paizão" para todos. "Ele falou que nunca sairia daqui antes da minha avó partir. Queria ficar com ela o tempo todo, não a deixava sozinha em nenhum momento. Ele sempre zelava por ela e cuidava de toda a família. Nunca deixou ninguém desamparado. Ele era uma pessoa muito querida, muito carismática. Era tudo para nós, um paizão para todo mundo, sabe?", disse em entrevista à TV Anhanguera.

    Em entrevista ao POPULAR , Rone contou que Carlos Luiz interrompeu a formação em teologia para cuidar da mãe, atualmente com 86 anos, após a morte do pai.

    Ele quase se formou para padre, só não concluiu os estudos porque, quando meu avô faleceu, ele decidiu abandonar a formação para cuidar da minha avó. Ele sempre dizia que jamais a abandonaria, que nunca sairia da casa dela e cuidaria dela até o fim da vida. Não queria casar porque dizia que, enquanto ela estivesse viva, ele a acompanharia", relatou Rone.