Quem é Silvio Morais, o artista responsável pelas obras que estampam o maior sino do mundo
Sino de 55 toneladas será exposto no Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade
Clenon dos Santos
18 de março de 2025 às 06:42

Silvio Morais: “Queria transformá-lo no sino da cultura goiana, mostrando toda a devoção do povo pela festa e por Trindade” (Wesley Costa / O Popular)
Os episódios que ajudam a desvendar a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, envoltos a símbolos do cerrado goiano. Foi essa a ideia que o artista visual Silvio Morais teve quando foi incumbido de criar os trabalhos artísticos que estampam o Vox Patris (Voz do Pai), o maior sino do mundo que será a grande atração do Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.
O sino de 55 toneladas foi projetado, construído e fundido na Polônia e seguirá para o Brasil em uma peregrinação que deve durar mais de 40 dias. A expectativa é que o objeto seja exposto para os devotos no início da Romaria 2025, que começa no dia 27 de junho. "O sentimento é de gratidão e o desejo é de que o sino ecoe como a minha arte", comemora Silvio.
Leia Também
Todos os caminhos da formação do então Povoado do Barro Preto, hoje Trindade, estão ilustrados nas oito cenas pintadas por Silvio Morais. O artista conta que recebeu o convite em 2015 do então padre Robson de Oliveira, que tinha o desejo de dar uma cara mais regional para o objeto construído na Europa.
"Tive total liberdade criativa no processo. Antes do sino, já havia assinado outras artes sacras em outras igrejas e monumentos. Todos da igreja já conheciam meu trabalho de pinturas litúrgicas", conta Silvio. A ideia do artista era de deixar registrada a história de Trindade junto com elementos goianos, como o ipê, o carro de boi, o lobo guará e a arara azul.
Silvio não precisou ir até a Polônia para construir as imagens. A equipe de lá passou as dimensões do sino - 4 metros de altura e 4,5 de largura - para o artista, que pensou nas imagens ilustrativas. "Queria transformá-lo no sino da cultura goiana, mostrando toda a devoção do povo pela festa e por Trindade. Adornos da fauna e da flora ajudam a ambientar a narrativa", reitera.
Depois que fez os desenhos, Silvio criou uma maquete de papel com as mesmas dimensões do sino que foi apresentada em uma reunião com a equipe da Polônia. Após a aprovação do esboço, o profissional pintou as telas em tamanho natural, e, com a ajuda de um fotógrafo, encaminhou as fotografias em altíssima resolução para a Jan Felczynski, empresa polonesa que produz sinos, para grafar e fundir as artes no objeto.
"Eles usam uma tecnologia 3D em volume na hora de fixar a cera para fundir o sino. É nesse momento que são aplicados os desenhos", explica o artista. As obras originais pintadas em 2016 estão espalhadas nas paredes de diversas edificações da Igreja Católica em Goiás, como na sede da TV Pai Eterno. Em 2022, as telas foram reunidas e apresentadas em uma exposição durante a Festa do Divino, em Trindade.
Arquiteto
Aos 52 anos, o artista é natural de Anápolis e tem obras espalhadas por Goiás, Tocantins e Minas Gerais. Atualmente, o profissional realiza um trabalho de arte sacra na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no Setor União, em Goiânia. Formado na Faculdade de Artes Visuais (FAV), da UFG, Silvio também é arquiteto e urbanista, o que lhe ajuda na hora de criar os painéis e telas para espaços litúrgicos, como as igrejas e capelas. Também faz projetos para vitrais.
"Acredito que as áreas das artes e da arquitetura são complementares no meu trabalho. Elas convergem na hora em que penso como será melhor inserida a obra em um determinado espaço físico", comenta Silvio. Um dos pontapés na carreira do artista foi em 1989, quando conquistou o Prêmio Aquisição do tradicional Salão Anapolino de Artes. Tempos depois, o profissional se tornou curador e jurado na mostra artística.
Já há décadas se especializando na arte sacra, o goiano tem obras na fachada e interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Jaraguá; um painel em mosaico no frontão da Igreja São Pedro e São Paulo, em Anápolis; uma obra dos sete sacramentos na Igreja São Pedro e São Paulo de Abadiânia; e outros painéis em cidades como Rubiataba, Ouro Verde e Goiânia.
Além de pinturas e desenhos, o artista já projetou monumentos que participam da paisagem de Anápolis, como o Monumento aos Romeiros de Aparecida (2001), localizado na Praça dos Romeiros, e o Monumento à Palavra de Deus (2023), na Praça da Bíblia. Foi Silvio quem também fez a grande escultura dedicada aos 70 anos da Vila São Cottolengo, em 2021, e a pira de abertura da festa de Trindade após a pandemia, em 2022.
"A minha relação com a arte é como os lavradores que encontraram o medalhão: algo tão pequeno e simplório se tornou grande, cintilar", se emociona Silvio Morais. "Lembro daquele menino de bicicleta em Anápolis tentando estudar artes plásticas e, agora, anos mais tarde, decorando o maior sino do mundo que está prestes a chegar em solo goiano", completa.
Peregrinação cultural
Antes de chegar até a sua morada final, no Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, o sino passará por uma peregrinação munida de religiosidade e cultura. A previsão é de que ele chegue no Porto de Santos a partir do dia 11 de maio. De lá, passará pelo Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte, depois por Brasília (DF), na Praça dos Três Poderes e, finalmente, em Trindade. A viagem em solo brasileiro contará também com a estátua do Divino Pai Eterno, que será recebida a cada parada.
Cenas que contam a história
Confira os oito trabalhos criados pelo artista plástico Silvio Morais, que retratam episódios da Festa do Divino Pai Eterno e ilustram o Vox Patris (Voz do Pai), sino de 55 toneladas que será a grande atração do Novo Santuário da Basílica de Trindade. Em todas as peças, o artista goiano incorporou elementos da fauna e da flora do Cerrado para regionalizar as cenas, como o ipê, o buriti, o lobo-guará e a arara-azul.

()

()

()