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Sorteio de troca de geladeiras chega em Vianópolis

Durante a semana, os moradores também poderão contar com uma unidade móvel de atendimento da Enel

Modificado em 25/09/2024, 01:18

Geladeiras novas distribuídas aos moradores pela Enel

Geladeiras novas distribuídas aos moradores pela Enel (Alex Malheiros)

Cerca de 100 geladeiras novas com selo de eficiência A do Procel serão sorteadas para os moradores de Vianópolis nesta sexta-feira (24). Para participar, os clientes da Enel devem se cadastrar nesta terça (21), quarta (22), quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 17h, no Ginásio de Esportes, no Centro da cidade.

Os moradores que quiserem participar do cadastro precisam levar um documento oficial com foto e a última conta de energia paga. No momento do cadastro, o cliente pode trocar até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras duas lâmpadas LED, que são mais econômicas. Após o cadastro, os clientes participam de um sorteio para garantir a troca do equipamento. Todo o material retirado dos aparelhos velhos é reciclado, como gás refrigerante, compressores, óleo compressor, isolamento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.

Durante a semana, os clientes também poderão contar com uma unidade móvel de atendimento da distribuidora. Todos os serviços que são prestados em uma agência fixa serão disponibilizados em uma van itinerante, encurtando distâncias e facilitando o atendimento aos clientes. As agências móveis contam com dois atendentes e disponibilizam serviços como adesões, parcelamentos, troca de titularidade, cadastramento de baixa renda, religações, negociações de débitos e ligações novas.

Serviço Troca de geladeiras Endereço -- Ginásio de Esportes, Rua São Vicente de Paula, n° 241, ao lado da Igreja Católica, Centro, Vianópolis.
Cadastramento para participar do sorteio -- 21/05/19, 22/05/19, 23/05/19 e 24/05/19, das 9h às 17h.
Sorteio das geladeiras para os cadastrados -- 24/05/19, às 18h30.
Entrega das geladeiras -- 25/05/19, das 8h às 10h.

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Empresária presa teria desviado cerca de R$ 5 milhões

Segundo a Polícia Civil, a corretora de imóveis se apropriava de aluguéis repassados à imobiliária por locatários, além de alienar lotes e casas sem autorização ou conhecimento dos proprietários

Anna Paula Rodrigues Souza é suspeita de se apropriar mais de R$ 5 milhões em aluguéis e alienação de imóveis em Goiás

Anna Paula Rodrigues Souza é suspeita de se apropriar mais de R$ 5 milhões em aluguéis e alienação de imóveis em Goiás (Reprodução/Redes sociais)

Uma empresária foi presa suspeita de desviar mais de R$ 5 milhões com a venda e aluguel de imóveis sem a autorização dos donos em Silvânia e Vianópolis, no sudeste do estado, informou a Polícia Civil (PC). Segundo a polícia, Anna Paula Rodrigues Souza se apropriava de aluguéis repassados à imobiliária por locatários, além de alienar lotes e casas sem autorização ou conhecimento dos proprietários.

Em nota enviada à reportagem, a defesa de Anna Paula, representada pelo advogado João Paulo Paiva Souza Cruz, informou que irá se pronunciar assim que concluir a fase de análise dos processos instaurados, e ressaltou que a cliente "sempre esteve à disposição da Justiça e compareceu a todos os atos para os quais foi devidamente intimada."

A empresária foi presa na sexta-feira (7), em Goiânia. Além da prisão preventiva, Anna Paula, que teve o nome e a foto divulgada pela polícia para facilitar a identificação de outras vítimas, também foi alvo de mandado de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, a empresária responde por 26 inquéritos pelos crimes de apropriação indébita, estelionato e falsificação de documentos. Conforme a PC, o prejuízo aos donos dos imóveis ultrapassa R$ 5 milhões.

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Justiça Federal determina que Aparecida de Goiânia e Dnit iluminem trecho urbano da BR-153

Processo se arrastava na Justiça desde 2011. Multa para o município e órgão nacional é de R$ 1 mil diários, em caso de descumprimento

Modificado em 20/09/2024, 03:50

Justiça Federal determina que Aparecida de Goiânia e Dnit iluminem trecho urbano da BR-153

(Zuhair Mohamad)

A Justiça Federal acatou, na terça-feira (23), o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que o município de Aparecida de Goiânia e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) arquem com os custos de iluminação de 13,4 quilômetros de trecho urbano da BR-153.

O pedido do MPF foi realizado no último dia 9. Os custos deverão ser repassados diretamente à Enel Goiás. Caso seja descumprido, a pena, tanto para o município quanto ao Dnit, é multa diária no valor de R$ 1 mil.

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) ficará incumbido de instalar os equipamentos de iluminação em um prazo de 3 meses. Já o município fica obrigado a conservar, restaurar, repor e dar manutenção, de acordo com informações do MPF, à iluminação da rodovia que margeia o município. Caso não acate a delegação imposta pela Justiça, Aparecida deverá arcar com multa de parcela única no valor de R$ 200 mil.

Por meio de nota, o município de Aparecida de Goiânia afirmou que aguarda a conclusão da implementação do Parque Luminotécnico do trecho determinado da rodovia, por parte do Dnit. Após isso, a administração irá iniciar a gestão da iluminação noturna no trecho da BR-153 que corta a cidade.

Longo processo

A polêmica sobre a iluminação de parte da BR-153 se arrasta desde 2011, quando o procurador da República Ailton Benedito de Souza ajuizou uma ação civil pública (ACP) em desfavor do município de Aparecida de Goiânia e do Dnit.

Em 2014, a Justiça Federal julgou parcialmente procedentes os pedidos para a recuperação da iluminação do trecho. No entanto, o município recorreu da sentença e a ACP tramitava até recentemente junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

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Consumidor em Goiás já fica mais tempo no escuro este ano que em 2020

Enel apresenta piora nos indicadores de qualidade, apontam dados da Aneel; em setembro, espera pela retomada do serviço após a queda foi, em média, de 2,05 horas

Modificado em 21/09/2024, 00:25

Consumidor em Goiás já fica mais tempo no escuro este ano que em 2020

A quantidade de quedas de energia em Goiás aumenta quando as chuvas chegam. Porém, neste ano, a Enel Distribuição apresenta desde julho uma piora crescente no indicador de qualidade relacionado ao tempo em que os consumidores ficam no escuro. Os goianos atendidos pela companhia têm esperado mais para conseguir ter o retorno da luz após uma interrupção. Em setembro, a duração das quedas aumentou em média 81,42% na comparação com igual mês de 2020, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Naquele mês, o último com dados divulgados, a espera foi de 2,05 horas. O maior tempo desde 2018, quando a média era de 2,20 horas. O desempenho dos nove meses do ano mostra que somente em fevereiro, abril e junho a empresa conseguiu melhorar este indicador de qualidade no Estado. Diferente do que era esperado após os planos firmados com os governos estadual e federal, cujas metas para melhoria foram esticadas.

A defesa da Enel, conforme nota encaminhada à reportagem, é de que há trajetória de evolução da qualidade ao considerar 12 meses até setembro -- a frequência (FEC) caiu 2,7% e a duração (DEC) 1,6%. A empresa diz que "ampliou o nível de investimento nos nove meses deste ano, atingiu R$ 1,48 bilhão, crescimento de 80,2% em relação a igual período de 2020". Diante dos dados da Aneel, informou também que os recortes mensais não refletiram a melhoria, porque podem sofrer impactos meteorológicos.

"Este ano, as chuvas chegaram no mesmo período que em 2020, mas com muito mais força, gerando contingências de grande proporção", diz a nota. Em julho, apesar de ainda não ter registro de chuvas, o desempenho da companhia já havia piorado. As primeiras precipitações na capital goiana, por exemplo, ocorreram a partir de agosto, como lembra o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.

Ele explica ainda que em maior volume as chuvas passaram a ser registradas somente em outubro e novembro, e elas devem se manter até abril, o que compreende o período chuvoso. "Infelizmente, é um ano de La Niña e é normal ter tempestade", pontua ao citar que entre fatores complicados como ventos e raios estão as árvores próximas às fiações elétricas que contribuem para ampliar as quedas de energia.

No plano de melhoria que a Enel apresentou este ano para a Aneel, dentro das questões técnicas, há a promessa do reforço de ações de manutenção que incluem as podas de árvores. Para este quarto trimestre, 24.139 podas são estimadas, sendo que esse tipo de prevenção aumenta no período chuvoso -- quando as chuvas já estão mais frequentes.

Plano para piorar

Aliás, o Plano de Resultados 2021-2022, referente ao período de outubro de 2021 a setembro de 2022, apresentado pela empresa foi aprovado com ressalvas pela Aneel. Isso porque no que se refere ao tema continuidade do fornecimento de energia elétrica a agência exigiu alteração, pois no planejamento havia previsão da multinacional de piora nos indicadores em algumas regiões do Estado.

Na nota técnica de número 91, de 23 de outubro, a reguladora demonstra que o plano da Enel para dez dos 156 conjuntos da área de concessão prevê uma piora com descumprimento dos limites regulatórios e maior tempo sem energia para esses consumidores atendidos. São eles: Alto Buriti, Araçu, Flores de Goiás, Goianira, Goya S2, Inhumas S2, Itapaci, Itiquira, Itumbiara Nova e Rochedo.

De setembro do ano passado para agosto de 2021, 124 conjuntos (79,49%) transgrediram os limites regulatórios para o DEC e 74 (47,44%) para o FEC. Assim, somente em 32 áreas de Goiás o tempo sem energia estava dentro do máximo permitido e 82 cumpriam limite regulatório da frequência em que essas interrupções ocorrem.

Para o FEC também foi detectado previsão de piora, desta vez para 18 conjuntos. Na lista estão Alto Buriti, Anápolis Universitário, Cachoeira Dourada, Caldas Novas S1,Campinas S1, Campinas S2, Goianira, Guapó S2, Independência S1, Itajá S2, Itumbiara Nova, Nerópolis S2, Pacaembu S1, Pacaembu S2, Paranaíba, Quirinópolis, Real S1 e Rochedo.

A Aneel aponta ainda na nota que o plano da empresa também mantinha a transgressão de limites. Para a reportagem, a Enel respondeu que "um novo plano 2021/2022 foi apresentado, já com metas agressivas de qualidade" e "ainda não foi notificada da avaliação da Aneel e, quando isso ocorrer, avaliará a manifestação e se manifestará junto ao regulador em relação a eventuais ajustes que se façam necessários".

Por fim, a nota diz que a empresa segue "trabalhando firme pelo cumprimento dos compromissos firmados com os órgãos reguladores e com as autoridades governamentais". De acordo com a Aneel, existe a possibilidade de prorrogação do prazo final do plano de resultados por três meses, mas somente será avaliada ao final do período de acompanhamento e dependerá dos resultados alcançados pela distribuidora.

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Em Goiás, Enel disponibiliza a partir desta terça (14) opção da autoleitura de medidores de energia

Saiba como funciona a autoleitura e quando fazer

Modificado em 24/09/2024, 04:13

Enel afirma que a companhia atuou com rapidez para a implementação aplicando a limitação da alíquota no dia 1° de julho

Enel afirma que a companhia atuou com rapidez para a implementação aplicando a limitação da alíquota no dia 1° de julho (Alex Malheiros/Enel/Divulgação)

Já está disponível nesta terça-feira (14) para os clientes residenciais e comerciais da Enel Goiás, a opção da autoleitura de medidores de energia. Assim, a empresa vai conseguir retirar gradativamente das ruas as equipes que fazem a leitura dos medidores, e reduzir o tempo de exposição em campo, protegendo clientes e colaboradores nesse momento de avanço da pandemia do coronavírus.

A autoleitura pode ser informada pelo site da Enel (www.enel.com.br ) e já está disponível também no aplicativo Enel Goiás para Android e iOS .

Quem não quiser fazer a autoleitura pode ter a conta de energia faturada pela média aritmética de consumo dos últimos 12 meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura", explica a responsável de Operações Comerciais da Enel Goiás, Alessandra Kozlowski.

A opção não vale para clientes industriais, já que 95% deles já é faturado por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura. Clientes que participam como Geração Distribuída e Tarifa Branca também continuarão sendo lidos.

Como funciona a autoleitura
Para fazer a autoleitura basta o cliente ir até o medidor de energia da casa, do apartamento ou do estabelecimento comercial dele, anotar o número exibido no aparelho e informá-lo à Enel pelo site ou app.

Quando for informar, selecione a opção Autoleitura Urbana, informe a unidade consumidora, nome, telefone, a leitura colhida no medidor e a data da mesma. Antes de clicar em enviar, aproveite e marque a opção de adesão ao recebimento da fatura por e-mail. Assim que enviar, aparecerá uma mensagem dizendo que o registro foi feito com sucesso, e o número do protocolo.

Se o número informado resultar em um consumo muito fora do comportamento de consumo do cliente, aparecerá uma mensagem de alerta, pedindo confirmação da leitura. "É importante ressaltar que a ferramenta já faz uma comparação automática com o número informado e a média de consumo do cliente. Caso apareça uma mensagem de alerta, recomendamos que o cliente retorne ao medidor e confira se anotou algum número errado. É muito importante que a leitura informada seja fiel à mostrado no medidor", ressalta Alessandra.

Uma vez confirmada a autoleitura, o cliente receberá a fatura digital por e-mail, caso tenha aderido, ou impressa. A conta será entregue até cinco dias antes do vencimento.

Quando fazer a autoleitura
A data para fazer a autoleitura varia de cliente para cliente. Na última conta de luz, consta a data prevista para a leitura do mês seguinte. A autoleitura deve ser feita com 4 a 3 dias de antecedência a essa data. Por exemplo, se a próxima leitura será em 15 de abril, o cliente tem que informar a autoleitura do dia 11 até o dia 12.

É importante que os clientes mantenham seu cadastro atualizado pelos canais digitais da Enel Distribuição Goiás, por meio dos quais também podem optar por receber a fatura por e-mail e retirar a segunda via da conta.

Os clientes podem baixar gratuitamente o aplicativo Enel Goiás para Android (http://bit.ly/2yVF6Nd ) e IOS (https://apple.co/2MyhjVr ) e ter acesso a serviços diversos, como solicitar segunda via da conta, consultar débitos ou informar falta de energia. Além disso, os clientes podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais -- Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr), ou facilmente acessando sua conta pelo WhatsApp Elena, enviando um "Olá" para o número (21) 99601-9608.

No dia 26 de março, o deputado Eduardo Prado solicitou a leitura do consumo de energia pelos consumidores ou aplicativo.

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