Geral

Colégios Tecnológicos de Goiás recebem inscrições para cursos gratuitos de Ovos de Páscoa

Modificado em 17/09/2024, 16:21

Colégios Tecnológicos de Goiás recebem inscrições para cursos gratuitos de Ovos de Páscoa

(Divulgação)

Com a Páscoa se aproximando, uma oportunidade única surge para os moradores de diversas cidades de Goiás. O governo estadual, por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), anuncia a tão esperada edição especial do curso "Doçuras de Chocolate: Produção de Ovos de Páscoa".

Esta iniciativa tem como objetivo capacitar pessoas interessadas em gerar renda extra durante a temporada festiva mais doce do ano. As inscrições estão abertas para as seguintes cidades: Goiânia, Cidade de Goiás, Cristalina, Goiatuba, Piranhas, Porangatu, Uruana e Ceres.

Com um total de 30 vagas disponíveis em cada cidade, o curso é totalmente gratuito e promete ser uma oportunidade única para quem deseja mergulhar no universo dos chocolates artesanais. Os interessados podem se inscrever através do site do Cotec até 8 de março.

As aulas serão de 11 a 22 de março, totalizando 40 horas de aprendizado intensivo. Os participantes terão a oportunidade de adquirir habilidades práticas na produção de ovos de Páscoa, desde as técnicas básicas até as mais avançadas.

Serviço: Curso Especial nos Colégios Tecnológicos de Goiás para uma Páscoa Lucrativa
Inscrições : Até 08/03
Local : Site Cotec https://cotec.org.br/

Geral

Ovos de Páscoa de sushi, pequi e até de torresmo atraem quem busca opções criativas na data

É possível encontrar combinações como chocolate com pequi, maçã verde com caramelo, recheio de pudim, bolo de cenoura e até torresmo

Modificado em 01/04/2025, 07:11

Ovo de sushi
Base de arroz empanado com recheio de salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha para comer de colher

Ovo de sushi Base de arroz empanado com recheio de salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha para comer de colher (Wesley Costa / O Popular)

Na busca por opções criativas e diferentes para presentear na Páscoa, muitos optam por produtos artesanais e inusitados. É possível encontrar combinações como chocolate com pequi, maçã verde com caramelo, recheio de pudim, bolo de cenoura e até torresmo. O sucesso do ovo de Páscoa de sushi no ano passado, que viralizou nas redes sociais do restaurante Tajin Japanese Cuisine, no Setor Bueno, garantiu seu retorno ao cardápio de 2025, especialmente para as festividades.

A ideia é servir o famoso temaki "hot", que é empanado e frito, no formato de um ovo de Páscoa salgado para comer de colher. A base é de arroz e o recheio leva salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha. "Foi uma surpresa para nós, porque a gente não esperava todo o sucesso que foi no ano passado", conta o proprietário Glauco Vieira. As vendas começam um mês e meio antes da Páscoa. "Tem gente que já compra para consumir agora, mas muitos deixam reservado para presentear alguém na data em si", comenta. As encomendas vão até o dia 20.

Watson Andrade Mendonça, 27 anos, também contou com o empurrãozinho das redes sociais para a criação do cardápio de Páscoa deste ano da confeitaria Sabor Andrade, no Residencial Eldorado. O primeiro teste da maçã do amor que viralizou no Instagram e TikTok no último ano foi para as festas juninas de 2023. "Fez tanto sucesso que ficou como fixa no cardápio", conta ele, que teve como um dos principais incentivadores o seu pai, que morreu nos últimos dias. "Por conta disso, eu tinha fechado a loja. Mas minha família me incentivou a voltar às atividades, porque esse era o maior orgulho do meu pai", conta ele, que já está recebendo encomendas novamente.

A disputada Caramel Apple criada por Watson, inspirada nas maçãs da Disney, agora também é sabor de ovo de Páscoa. O ovo inteiro pesa mais de 1 kg e tem casca dupla de chocolate, com uma camada de chocolate branco e outra de chocolate ao leite. Entre elas fica o recheio de caramelo puxa-puxa, maçã verde e mais chocolate. Por ser um produto com fruta, o consumo deve ser imediato e tem a validade de um dia. O cardápio conta com outras opções, como ovo de pistache, geleia de amora e um especial para as crianças, recheado de guloseimas variadas.

Fernanda Sturzbecher produz pudins ao longo do ano todo à frente da sua loja Pudim da Fê, no Setor Nova Suíça. Para a Páscoa, ela decidiu inovar e juntar os dois doces em um só: os ovos de chocolate levam um minipudim como recheio, com calda e tudo. Já a Luí Doces, no Setor Sul, traz o Bolovo de Cenoura para o cardápio deste ano, que consiste em meia casca de ovo de chocolate recheado com bolo de cenoura da casa e brigadeiro ao leite.

Os vizinhos de Brasília da Labarr Chocolate de Origem, confeitaria localizada na Asa Norte, apresentam a inusitada combinação de chocolate com pequi para a Páscoa 2025. Chamado de Ovo Arara Canindé, a criação é uma homenagem ao Cerrado brasileiro e conta com três camadas de recheio: caramelo de cajá, duja de baru e ganache de pequi. Os goianos podem encomendar por meio do site www.labarrchocolate.com e receber em casa.

O sabor intenso e característico do fruto é suavizado pela combinação com a baunilha do Cerrado. A casca de chocolate ao leite recebe uma pintura em azul e amarelo, em referência à arara. "Queríamos trazer a singularidade do pequi para nossos ovos de Páscoa, oferecendo algo exclusivo e que valoriza a biodiversidade desse bioma que tanto nos inspira", conta Adriana Labarrère, cofundadora da loja que conta com sabores como maracujá do Cerrado e o ovo Caminhos da Chapada, que homenageia a Chapada dos Veadeiros e leva baru na receita.

Para saborear

Confira a seleção de ovos de Páscoa diferentes e criativos para 2025 feita pelo POPULAR e como adquirir cada um deles:

Ovo de sushi
Base de arroz empanado com recheio de salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha para comer de colher.
Onde encontrar: Tajin Japanese Cuisine (R. T-37, 2823, Setor Bueno)
Pedidos: @tajinjapanese e 99365-7059

Maçã verde com caramelo

 (Tulio Salvo)

 (Tulio Salvo)

Ovo com casca de dupla de chocolate, com uma camada de chocolate branco e outra de chocolate ao leite, recheada com caramelo puxa-puxa, maçã verde e mais chocolate.

Onde encontrar: Sabor Andrade (retirada no Residencial Eldorado)
Pedidos: @saborandrade e 98410-7765

Chocolate com pequi
Ovo de chocolate ao leite com três camadas de recheio: caramelo de cajá, duja de baru e ganache de pequi.
Onde encontrar: Labarr Chocolate de Origem (SCRN, 710/711, BL H, loja 35 - Asa Norte, Brasília, DF)
Pedidos: @labarrchocolate e www.labarrchocolate.com

Pudim

(Divulgação)

(Divulgação)

Ovos de chocolate com recheio de pudim de diferentes sabores, com opção que leva um mini pudim como recheio, com calda e tudo.
Onde encontrar: Pudim da Fê (Av C-233, 766 - Setor Nova Suíça)
Pedidos: @pudim.dafe e 98148-2111

Bolo de cenoura
Meia casca de ovo de chocolate recheado com bolo de cenoura da casa e brigadeiro ao leite.
Onde encontrar: Luí Doces (R. 132, 517 - Setor Sul)
Pedidos: @luidoces e 99269-4118

Torresmo
A inusitada combinação de chocolate com torresmo é a proposta da Casa do Torresmo, que aceita encomendas de todo o Brasil.
Onde encontrar: Casa do Torresmo (envio de Santa Catarina)
Pedidos: www.casadotorresmo.com

Ovo de ouro
Feito com chocolate amargo, coberto com camada de ouro comestível.
Onde encontrar: Chocolate Lugano (Passeio das Águas Shopping)
Pedidos: Diretamente na loja ou www.chocolatelugano.com.br

Geral

Concurso Comida di Buteco celebra 25 anos com participação de 47 bares em Goiânia e Aparecida

O POPULAR publica em primeira mão a lista oficial do concurso. Evento será realizado de 11 de abril a 11 de maio

Modificado em 26/03/2025, 07:05

Real Espetos Petisco: Croquete Goiano – Croquete de linguiça com queijo coalho recheado com queijo muçarela. (Rogério Porto)

Real Espetos Petisco: Croquete Goiano – Croquete de linguiça com queijo coalho recheado com queijo muçarela. (Rogério Porto)

Sabor, simplicidade e boas histórias, sempre acompanhados de cerveja gelada e boas risadas, fazem da comida e petiscos servidos pelos botecos do País um verdadeiro patrimônio nacional. Em Goiânia, essa tradição ganha ainda mais destaque com o festival Comida di Buteco, concurso que valoriza a cultura e a cozinha de raiz. Em 2025, o evento completa 25 anos e terá uma edição especial de 11 de abril a 11 de maio, reunindo 47 bares em Goiânia e Aparecida de Goiânia. O POPULAR publica em primeira mão a lista oficial do concurso.

Neste ano, a organização escolheu o próprio aniversário do concurso como tema inspirador para a criação dos pratos participantes. Ao todo, mais de 1.100 botecos de 27 cidades vão participar do concurso em todo o Brasil. Os petiscos criados especialmente para a competição serão avaliados até 11 de maio, e o vencedor de Goiás avançará para a etapa nacional, onde os campeões regionais disputarão o título de melhor boteco do Brasil.

"O Comida di Buteco contribui tanto para a descoberta de novos bares quanto para a valorização dos tradicionais", afirma Filipe Tosta, sócio-diretor de Operações do concurso. Ele explica que um dos critérios fundamentais para a participação é a presença dos donos e de suas famílias na administração do negócio, garantindo que apenas botecos familiares entrem na competição.

Com o tema Diversidade Culinária Regional, Goiânia recebe a 7ª edição da Restaurant Week
Com as ondas de calor cada vez mais intensas, restaurantes de Goiânia apostam em pratos refrescantes

Segundo ele, essa característica reforça a regionalidade e o uso de ingredientes locais, já que essas famílias cozinham aquilo que faz parte do seu dia a dia. Além da autenticidade dos estabelecimentos, Filipe destaca que o concurso elege o melhor boteco de cada cidade com base em quatro critérios: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Desde a criação do concurso, em Belo Horizonte, no ano 2000, as regras permanecem as mesmas, garantindo a identidade familiar dos bares participantes. Diferente de um festival, a competição avalia estabelecimentos com votação dividida entre público e jurados.

Botecos participantes

1960 Bar

Petisco: Cone de Prata - Cone de pastel recheado com escabeche de carne de sol desfiada e maionese aioli. Acompanha molho.

Bar do Chicão

Petisco: Só Chicão que Tem - Bolinho de arroz com bacalhau recheado com muçarela, bacalhau, azeitona, pimentão e cebola. Acompanha maionese de azeitona.

Bar Dodô

Petisco: Barca Portuguesa - Barquinhas recheadas de purê de bacalhau e catupiry com tomate confitado.

Bar Frango Gaúcho

Petisco: Carne de Sol à Moda da Casa - Batatas rústicas amassadas com carne de sol desfiada, cozida na cerveja e azeite de trufas, coberta com queijo granado.

Bar Marronzinho

Petisco: Marronzinho de Sol - Bolinho de arroz e carne de sol recheado com muçarela. Acompanha molho de ervas.

Bar Ponto 18

Petisco: Festeja - Batatas recheadas com carne bovina desfiada e purê de batata com brócolis, palmito, cenoura e muçarela.

Bendito Bar e Restaurante

Petisco: O Bendito Pulled Pork - Croquete de pernil suíno recheado com muçarela. Acompanha geleia de abacaxi.

Bento's Bar

Petisco: Disquinho do Bentão - Disquinho de tilápia moída recheado com muçarela e molho.

Bistrô Chica Doida

Petisco: Cupcake Chica Doida - Quiches recheadas com picanha, chica doida e camarão. Acompanha molho agridoce.

Boteco do Berval

Petisco: Choripan do Berval - Choripan clássico, feito com pão, linguiça suína e queijo. Acompanha molho chimichurri.

Boteco do Filhote

Petisco: Lembrancinha de Camarão - Cestinhas de massa de pastel assadas com camarões ao molho bechamel, provolone e toque de abacaxi.

Boteco do Mala

Petisco: Bolinho Caipira - Bolinho de abóbora recheado com costela de sol desfiada, cream cheese, muçarela e requeijão. Acompanha geleia de tamarindo e pimenta dedo-de-moça.

Buteco do Allan

Petisco: Bolinhos dos Cumpadres - Bolinho de mandioca recheado com filé de peixe de água doce grelhado. Acompanha vinagrete tropical, molho de ervas e geleia de goiabada com pimenta dedo-de-moça.

(Rogério Porto)

(Rogério Porto)

Buteco do Zé Abílio

Petisco: Pelota do Zé - Bolinho de carne. Acompanha molho de alho e geleia de pimenta.

Buteko do Peixe

Petisco: Brasel de Pirarucu - Pastel de pirarucu assado na brasa com cream cheese e requeijão. Acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta dedo-de-moça.

Calçadinha Espetos

Petisco: Chuta o Balde - Bolinho de rabada com queijo coalho. Acompanha molho de pequi com abacaxi e emulsão de pimenta-calabresa.

Caldos Imola

Petisco: Costela 25 anos do CDB - Costela cozida na cerveja escura. Acompanhada de musseline rústico com mandioca palha e farofa de pão acebolada.

Casarão do Pastel

Petisco: Agreste Brasileiro - Fraldinha temperada e assada na chapa. Acompanha mandioquinha na manteiga com banana frita, torradas e molho especial da casa.

Casebre Bar e Restaurante

Petisco: Picanha Croc - Bolinho de picanha desfiada com molho de limão-siciliano e geleia de abacaxi com pimenta.

Churrasquinho do Dedé

Petisco: Mix de Sabores - Carne serenada, lombo, linguiça suína e queijo coalho.

Dom Cirus

Petisco: Bem Casado - Bolinho de arroz recheado com carne de sol e banana-da-terra.

Dom Marco

Petisco: Tapas de Carne - Pão italiano com pasta de alho e cupim desfiado.

Empório Aeroporto

Petisco: Mandu à Brasileira - Pastel coreano com porco moído, gengibre e molho de soja.

Espetim Miguelito

Petisco: Cestinha di Buteco - Carne de lagarto desfiada em cestinha de sorvete crocante.

Esquina 62 Bar

Petisco: Desfiado 62 - Fraldinha desfiada com cebola e tomate.

Frango Rei

Petisco: Coração Embriagado - Coração de frango temperado com shoyu e melado de cana.

Jajá Drinks

Petisco: Trio do Jajá - Trio de patês: frango, abacaxi e caponata de berinjela.

Jantinha do Bin Laden

Petisco: Delírio Suíno - Bisteca suína com purê de batata e molho de abacaxi com gengibre.

Jantinha do Fabinho

Petisco: Costela de Adão - Bolinho de costela com recheio de muçarela.

Jantinha do Lipão

Petisco: Bolotas da Vovó - Bolinhos de carne moída com cream cheese e muçarela.

Jantinha do Tico

Petisco: Disco do Tico - Disco de carne recheado com mussarela e empanado.

KL Grill Jantinha

Petisco: Luna - Tiras de filé com creme de gorgonzola e crispy de bacon.

Lado Leste Cervejaria

Petisco: Bolinho de Catupiry com carne seca e tomate seco.

Lima's Bar

Petisco: Tilápia Tropical - Tilápia empanada servida no abacaxi.

Macaia Bistrô e Biritas

Petisco: Bolinho Sertanejo - Bolinho de banana-da-terra e carne de panela.

Magia do Peixe

Petisco: Brasileiríssimo - Filé de tilápia com azeite, brócolis, couve-flor e champignons.

Mandala Cervejaria

Petisco: Cebolícia Baconstosa - Pétalas de cebolas recheadas com carne e molho de queijo.

Marupiara Gastrobar

Petisco: Amocado 25 - Escondidinho de carne desfiada com queijo gratinado.

Mauá Gastrobar

Petisco: Jilózinho do Mauá -- Chips de jiló com creme de queijo e cupim desfiado.

Perimetral Bar

Petisco: Entre a Serpente e a Castanha -- Pescoço de disco de carne com recheio de queijos e castanhas.

Public 36 Rock Bar

Petisco: Parmegianinha -- Disquinhos de carne recheados com mussarela, molho de tomate caseiro e fatias de queijo muçarela. Acompanha pão francês.

Royal Bar e Pescaria

Petisco: Tacos do Rei -- Tortilhas crocantes, recheadas com carne de fraldinha, sour cream, muçarela e alface-americana. Acompanha vinagrete e molho de alho.

Tata Gastrobar

Petisco: Mix de Medalhões à Mineira -- Mix de medalhões servidos com pão de alho artesanal. Acompanha pasta de alho e geleia de pimenta.

Tô Bar

Petisco: Trem Bão É Coisa Boa -- Pães de queijo caseiros recheados com pernil suíno desfiado, queijo da Canastra e vinagrete de repolho-roxo.

Toka do Véio

Petisco: Disquinho do Veio -- Disco de costela gaúcha recheado com muçarela em cubos. Acompanha geleia de abacaxi.

Viracopos

Petisco: Mistura que É Bão! -- Disco de carne bovina, carne suína de lata desfiada, abobrinha e jiló. Acompanhado de vinagrete.

IcEconomia

Emprego

2ª etapa do Feirão do Cotec acontece em oito municípios goianos nesta semana

Serão oferecidos vagas de emprego e cursos profissionalizantes, além de oficinas e serviços gratuitos para a comunidade

Curso de escovação de cabelo é um dos oferecidos durante o Feirão do Cotec

Curso de escovação de cabelo é um dos oferecidos durante o Feirão do Cotec (Divulgação Secretaria da Retomada)

A Secretaria da Retomada realiza entre quinta-feira e sábado (21 a 23) a 2ª etapa do "Feirão de Empregos do Cotec". Ele chega agora em Anápolis, Catalão, Santa Helena, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Caiapônia, Cidade de Goiás e Formosa, oferecendo mais de 10 mil vagas de trabalho, entrevistas presenciais, oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos.

O feirão será realizado simultaneamente nas sedes dos Colégios Tecnológicos do Estado (Cotecs) de cada cidade. Na quinta e sexta, os atendimentos serão de 8h às 17h, e no sábado,de 8h às 12h. Haverá encaminhamento às oportunidades abertas nas empresas de cada região e também entrevistas com candidatos no local do evento.

O secretário da Retomada, César Moura, destacou os resultados expressivos da primeira etapa do feirão, que alcançou 9 mil atendimentos entre 7 e 9 de novembro: "Encaminhamos milhares de trabalhadores ao mercado de trabalho, prestamos serviços gratuitos para a comunidade e atraímos esse público para dentro dos Cotecs, como forma de convencer a população a se qualificar para melhorar a renda da família. E nesse ano, com o aplicativo Minha Vaga, ampliamos o alcance da ação, levando esse suporte a ainda mais goianos em várias regiões do estado", afirmou.
Programação da 2ª etapa
Em Anápolis, o público vai participar de atividades como a apresentação "Explorando o Show da Química", com experimentos práticos, além de oficinas de Natal como bolo no pote, elaboração de currículo, automaquiagem e barbearia.

Em Catalão, as atividades do Feirão do Cotec oferecem uma rica programação de oficinas e serviços. Os participantes terão acesso às oficinas "Sabores e Tradições de Natal: A Magia dos Biscoitos Artesanais" e "Construindo o Futuro: Como um Currículo Assertivo Pode Abrir Portas". Na unidade de artes Labib Faiad, o público poderá participar de oficinas especiais voltadas para o setor criativo, como a "Oficina de Formação para Entretenimento com Personagens Natalinos" e a "Oficina de Empreendedorismo para Artesãos".

Já em Formosa, o feirão conta com uma palestra sobre elaboração de currículos e oficinas práticas, como massagem relaxante e cuidados faciais. Em Santa Helena, os participantes terão acesso a oficinas de ajustes e reformas de vestuário, formatação de trabalhos acadêmicos e serviços como esmaltação de unhas e escovação de cabelo.

Em Palmeiras de Goiás, serão realizadas oficinas de automaquiagem para ocasiões especiais e unhas decoradas para o Natal. Em Piranhas, vão ser ofertadas oficinas de montagem de currículo, design de sobrancelhas e automaquiagem, além de aferição de pressão arterial.

Por sua vez, em Caiapônia, a programação inclui oficina de interação falada em Libras, workshop para construção de currículo, dicas de MEI e serviços de esmaltação de unhas e spa para os pés. Já na Cidade de Goiás, o Cotec oferece uma oficina de bordados em caminho de mesa, guardanapos e panos de prato com técnicas de corte e costura, além de uma oficina de primeiros socorros.

Moisés Cunha, diretor do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da UFG, ressaltou a importância do Feirão para a inserção dos goianos no mercado de trabalho: "Esse evento reforça nosso compromisso de oferecer qualificação e conectar os cidadãos com oportunidades reais. É uma grande oportunidade para aqueles que buscam seu primeiro emprego ou uma recolocação no mercado".

Geral

Faculdade oferece cursos gratuitos para Enem 2024

Aulas preparatórias são ofertadas no formato 100% digital e apoiam estudantes para a realização das provas de Inglês, Português e Literatura

Modificado em 04/11/2024, 08:56

Estar cursando o Ensino Médio no ano de 2025 é dos critérios para isenção

Estar cursando o Ensino Médio no ano de 2025 é dos critérios para isenção (Shutterstock)

A Faculdade Cultura Inglesa, instituição de ensino superior com foco na formação e especialização de profissionais da área da língua inglesa, abriu as inscrições para a realização de cursos preparatórios gratuitos para o exame do Enem 2024. Formatados no modelo online assíncrono, com conteúdos gravados, os cursos oferecem insumos para a realização das provas de Inglês, Português e Literatura, que serão aplicadas no dia 03 de novembro.

Voltadas para alunos do ensino médio, provenientes de escolas públicas ou privadas, as aulas são ministradas por professores mestres e doutores da instituição, e têm um direcionamento prático, com a análise de exercícios extraídos de edições anteriores da prova do Enem. As inscrições podem ser feitas aqui .

Conforme cronograma divulgado pela faculdade, o curso de Língua Inglesa, com 36 horas de duração, aproveita a excelência do ensino de inglês da marca Cultura Inglesa para preparar os estudantes para a prova de língua estrangeira. Análises comparativas das edições anteriores da prova do Enem mostram que o inglês tem sido a maior barreira para estudantes de escolas públicas que dependem do exame para ingressar numa universidade.

Por sua vez, o curso de Literatura, com carga horária de 10 horas, apresenta aos estudantes estratégias de análise de textos literários a partir da revisão de textos canônicos da literatura brasileira. Já o curso de Língua Portuguesa, com 20 horas de duração, trabalha habilidades de interpretação de textos.

"Os cursos oferecidos pela Faculdade Cultura Inglesa são acessíveis a todos estudantes e indicados, principalmente, para os alunos de baixa renda da rede pública de ensino, carentes de um apoio preparatório para a realização de uma prova que, como se sabe, é a principal porta de entrada nas grandes universidades e faculdades do país, como a Faculdade Cultura Inglesa. Além disso, o formato online, com aulas gravadas, oferece uma flexibilidade maior, permitindo que o estudante defina o ritmo de sua própria jornada de aprendizagem", afirma Isabela Villas Boas, Diretora Executiva Acadêmica da Cultura Inglesa e da Faculdade Cultura Inglesa.

Para realizar os cursos o estudante deve fazer um cadastro e criar um login e senha na plataforma de aprendizagem Moodle, onde poderá acessar o conteúdo interativo e fazer download de material didático em PDF, além de realizar atividades complementares. Não há limite de tempo de acesso à plataforma.