Geral

Estupro cresce 11,7% em Goiás, com 1,6 mil casos em seis meses

Estado registrou média diária de nove crimes contra meninas e mulheres de janeiro a junho deste ano. Números foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Modificado em 19/09/2024, 01:22

Estupro cresce 11,7% em Goiás, com 1,6 mil casos em seis meses

(Arte: jornal O Popular)

++GABRIELLA BRAGA++

Goiás registrou média diária de nove casos de estupros de mulheres crianças, adolescentes e adultas no primeiro semestre de 2023. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostram que houve aumento de 11,7% no comparativo dos seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2022, passando de 1,4 mil ocorrências, para 1,6 mil. Para especialistas, conscientização das vítimas explica aumento, mas ainda há subnotificação de casos.

A legislação tipifica como estupro qualquer ato, praticado contra maiores de 14 anos, que use violência ou grave ameaça para ter conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso. O estupro de vulnerável, por sua vez, é cometido contra menores de 14 anos, independente de consentimento, ou com pessoas com enfermidade ou deficiência mental, que não podem oferecer resistência.

Conforme o relatório Violência contra meninas e mulheres no 1º semestre de 2023, do FBSP, crimes contra crianças, adolescentes ou incapazes representam 74,5% dos casos registrados no País. A maior parte das vítimas são crianças.

A subnotificação, no entanto, ainda impede a identificação mais precisa do cenário dos crimes sexuais contra mulheres, crianças e adolescentes, além de outros grupos vulneráveis. Conforme a mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Jully Anne Ribeiro, com o maior acesso à informação por parte das vítimas, mais denúncias passam a ser feitas.

"Ao passo que mais políticas públicas garantidoras do acesso aos direitos e para empoderar meninas e mulheres, bem como mecanismos de acolhimento, a tendência é que as vítimas consigam criar a coragem necessária e realizar as denúncias. Todavia, ainda haverá casos não notificados e subnotificados. Isso porque além das políticas públicas de segurança desenvolvidas serem reativas, elas não conseguem alcançar todos os lugares", pontua ela, que pesquisa sobre relações de gênero.

Um exemplo é a falta de Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deam) em municípios pequenos. Nestes casos, a vítima acaba por procurar um distrito policial, que atende todos os casos. E a falta de especialização dos agentes para fazer o atendimento pode desencorajar a denunciante.

"Mulheres ainda sofrem constrangimentos ao denunciar, temem serem descredibilizadas caso a denúncia não ocorra no mesmo dia em que sofreram a violência. (...) Pode haver dificuldades até mesmo de acessar os meios para fazer o telefonema", aponta Jully Anne.

A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Ariana Garcia, reforça que o aumento de crimes sexuais registrados está relacionado a maior conscientização das vítimas sobre seus direitos e sobre o que fazer em caso de abusos.

"Às vezes a mulher demorava muito para processar as coisas e passava a fazer essas denúncias muito tempo depois. Com as campanhas, amadurecimento das mulheres a respeito dos seus direitos, a conscientização acaba vindo. Então é natural que de um período para o outro, a gente consiga ver mais mulheres denunciando", explica ela.

Ela acrescenta que a demora de denunciar o crime à polícia não é indicado. "A primeira coisa que uma vítima precisa fazer é registrar o boletim de ocorrência. Temos muita dificuldade, pois a vítima está tão constrangida e chocada que às vezes não faz na hora, e aí as evidências ficam mais frágeis."

Além da vulnerabilidade da vítima após o crime, e o receio de buscar ajuda, Ariana acrescenta que há situações de intimidação do próprio agressor. "Principalmente se ela sabe que ele pode voltar ou se é uma pessoa próxima do seu convívio familiar. O medo de represália, de acontecer de novo, tudo isso gera a subnotificação."

Maioria em alta

Em todo o Brasil, apenas sete estados registraram queda nos registros de estupro e estupro de vulnerável no primeiro semestre de 2023 ante igual período do ano anterior. Em âmbito nacional, o crescimento foi de 14,9%. No ano passado, 29,5 mil casos foram registrados. Neste ano, as ocorrências subiram para 34 mil.

Neste sentido, Goiás manteve uma taxa de acréscimo inferior ao visto no País. Os maiores aumentos foram registrados em Santa Catarina (103,9%), Rio Grande do Norte (57%) e Rondônia (54,4%). As maiores reduções, por outro lado, ocorreram no Mato Grosso (25%), Acre (20,3%) e Roraima (17,9%).

Geral

Ovos de Páscoa de sushi, pequi e até de torresmo atraem quem busca opções criativas na data

É possível encontrar combinações como chocolate com pequi, maçã verde com caramelo, recheio de pudim, bolo de cenoura e até torresmo

Modificado em 01/04/2025, 07:11

Ovo de sushi
Base de arroz empanado com recheio de salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha para comer de colher

Ovo de sushi Base de arroz empanado com recheio de salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha para comer de colher (Wesley Costa / O Popular)

Na busca por opções criativas e diferentes para presentear na Páscoa, muitos optam por produtos artesanais e inusitados. É possível encontrar combinações como chocolate com pequi, maçã verde com caramelo, recheio de pudim, bolo de cenoura e até torresmo. O sucesso do ovo de Páscoa de sushi no ano passado, que viralizou nas redes sociais do restaurante Tajin Japanese Cuisine, no Setor Bueno, garantiu seu retorno ao cardápio de 2025, especialmente para as festividades.

A ideia é servir o famoso temaki "hot", que é empanado e frito, no formato de um ovo de Páscoa salgado para comer de colher. A base é de arroz e o recheio leva salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha. "Foi uma surpresa para nós, porque a gente não esperava todo o sucesso que foi no ano passado", conta o proprietário Glauco Vieira. As vendas começam um mês e meio antes da Páscoa. "Tem gente que já compra para consumir agora, mas muitos deixam reservado para presentear alguém na data em si", comenta. As encomendas vão até o dia 20.

Watson Andrade Mendonça, 27 anos, também contou com o empurrãozinho das redes sociais para a criação do cardápio de Páscoa deste ano da confeitaria Sabor Andrade, no Residencial Eldorado. O primeiro teste da maçã do amor que viralizou no Instagram e TikTok no último ano foi para as festas juninas de 2023. "Fez tanto sucesso que ficou como fixa no cardápio", conta ele, que teve como um dos principais incentivadores o seu pai, que morreu nos últimos dias. "Por conta disso, eu tinha fechado a loja. Mas minha família me incentivou a voltar às atividades, porque esse era o maior orgulho do meu pai", conta ele, que já está recebendo encomendas novamente.

A disputada Caramel Apple criada por Watson, inspirada nas maçãs da Disney, agora também é sabor de ovo de Páscoa. O ovo inteiro pesa mais de 1 kg e tem casca dupla de chocolate, com uma camada de chocolate branco e outra de chocolate ao leite. Entre elas fica o recheio de caramelo puxa-puxa, maçã verde e mais chocolate. Por ser um produto com fruta, o consumo deve ser imediato e tem a validade de um dia. O cardápio conta com outras opções, como ovo de pistache, geleia de amora e um especial para as crianças, recheado de guloseimas variadas.

Fernanda Sturzbecher produz pudins ao longo do ano todo à frente da sua loja Pudim da Fê, no Setor Nova Suíça. Para a Páscoa, ela decidiu inovar e juntar os dois doces em um só: os ovos de chocolate levam um minipudim como recheio, com calda e tudo. Já a Luí Doces, no Setor Sul, traz o Bolovo de Cenoura para o cardápio deste ano, que consiste em meia casca de ovo de chocolate recheado com bolo de cenoura da casa e brigadeiro ao leite.

Os vizinhos de Brasília da Labarr Chocolate de Origem, confeitaria localizada na Asa Norte, apresentam a inusitada combinação de chocolate com pequi para a Páscoa 2025. Chamado de Ovo Arara Canindé, a criação é uma homenagem ao Cerrado brasileiro e conta com três camadas de recheio: caramelo de cajá, duja de baru e ganache de pequi. Os goianos podem encomendar por meio do site www.labarrchocolate.com e receber em casa.

O sabor intenso e característico do fruto é suavizado pela combinação com a baunilha do Cerrado. A casca de chocolate ao leite recebe uma pintura em azul e amarelo, em referência à arara. "Queríamos trazer a singularidade do pequi para nossos ovos de Páscoa, oferecendo algo exclusivo e que valoriza a biodiversidade desse bioma que tanto nos inspira", conta Adriana Labarrère, cofundadora da loja que conta com sabores como maracujá do Cerrado e o ovo Caminhos da Chapada, que homenageia a Chapada dos Veadeiros e leva baru na receita.

Para saborear

Confira a seleção de ovos de Páscoa diferentes e criativos para 2025 feita pelo POPULAR e como adquirir cada um deles:

Ovo de sushi
Base de arroz empanado com recheio de salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha para comer de colher.
Onde encontrar: Tajin Japanese Cuisine (R. T-37, 2823, Setor Bueno)
Pedidos: @tajinjapanese e 99365-7059

Maçã verde com caramelo

 (Tulio Salvo)

 (Tulio Salvo)

Ovo com casca de dupla de chocolate, com uma camada de chocolate branco e outra de chocolate ao leite, recheada com caramelo puxa-puxa, maçã verde e mais chocolate.

Onde encontrar: Sabor Andrade (retirada no Residencial Eldorado)
Pedidos: @saborandrade e 98410-7765

Chocolate com pequi
Ovo de chocolate ao leite com três camadas de recheio: caramelo de cajá, duja de baru e ganache de pequi.
Onde encontrar: Labarr Chocolate de Origem (SCRN, 710/711, BL H, loja 35 - Asa Norte, Brasília, DF)
Pedidos: @labarrchocolate e www.labarrchocolate.com

Pudim

(Divulgação)

(Divulgação)

Ovos de chocolate com recheio de pudim de diferentes sabores, com opção que leva um mini pudim como recheio, com calda e tudo.
Onde encontrar: Pudim da Fê (Av C-233, 766 - Setor Nova Suíça)
Pedidos: @pudim.dafe e 98148-2111

Bolo de cenoura
Meia casca de ovo de chocolate recheado com bolo de cenoura da casa e brigadeiro ao leite.
Onde encontrar: Luí Doces (R. 132, 517 - Setor Sul)
Pedidos: @luidoces e 99269-4118

Torresmo
A inusitada combinação de chocolate com torresmo é a proposta da Casa do Torresmo, que aceita encomendas de todo o Brasil.
Onde encontrar: Casa do Torresmo (envio de Santa Catarina)
Pedidos: www.casadotorresmo.com

Ovo de ouro
Feito com chocolate amargo, coberto com camada de ouro comestível.
Onde encontrar: Chocolate Lugano (Passeio das Águas Shopping)
Pedidos: Diretamente na loja ou www.chocolatelugano.com.br

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 70 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para operador de empilhadeira, auxiliar de produção, jovem aprendiz, motorista de caminhão, assistente financeiro, técnico em automação e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Carteira de trabalho digital e física

Carteira de trabalho digital e física (Reprodução)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta segunda-feira (31). Há oportunidades para operador de empilhadeira, auxiliar de produção, jovem aprendiz, motorista de caminnhão, assistente financeiro, técnico em automação e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Lex Service

Total de vagas oferecidas: 13 vagas
Cargos oferecidos:

10 vagas para auxiliar de carga e descarga
3 vagas para operador de empilhadeira

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 98219-5189 ou e-mail rh@arbnutricaoanimal.com.br
Contato: (62) 98219-5189

Poligyn Embalagens

Total de vagas oferecidas: 3 vagas
Cargo oferecido:

03 vagas para inspetor de qualidade

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 3272-6909 ou e-mail rh@poligyn.com.br
Contato: (62) 3272-6909

La Selva RH

Total de vagas oferecidas: 8 vagas
Cargo oferecido:

02 vagas para cuidador de idosos
01 vaga para técnico em automação
01 vaga para serviços gerais
01 vaga para vendedor interno
01 vaga para vendedor técnico
01 vaga para encarregado (a) de limpeza
01 vaga para zelador

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: de R$ 2.000,00 a R$ 3.250,00, a depender do cargo
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail vagas@laselvarh.com.br
Contato: vagas@laselvarh.com.br

Aparecida de Goiânia

Imperador Alimentos

Vagas oferecidas: 32 vagas
Cargos oferecidos:

10 vagas para auxiliar de produção
07 vagas para jovem aprendiz
05 vagas para ajudante de motorista
05 vagas para motorista de caminhão (CNH D)
01 vaga para auxiliar de estoque
01 vaga para assistente financeiro
01 vaga para auxiliar de manutenção predial
01 vaga para analista de PCP
01 vaga para lavador de automóveis

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 98144-1010 ou e-mail selecao@produtosimperador.com.br
Contato: (62) 98144-1010

Fábrica de Luz

Vagas oferecidas: 16 vagas
Cargos oferecidos:

10 vagas para auxiliar de produção
02 vagas para serralheiro
02 vagas para tapeceiro
01 vaga para assistente de orçamentos
01 vaga para analista de projetos

Prazo para se inscrever: até 03/04
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 99421-2796 ou e-mail rh@fabricadeluz.com.br.
Contato: (62) 99421-2796

Geral

Motorista de aplicativo que morreu após ser atingido por peça de caminhão que se soltou deixa filhos e enteadas

Acidente aconteceu na BR-153, no perímetro urbano de Goiânia

Modificado em 29/03/2025, 20:23

Motorista por aplicativo Eder Lopes, de 39 anos, morreu após ser atingido por uma peça de um caminhão, em Goiânia

Motorista por aplicativo Eder Lopes, de 39 anos, morreu após ser atingido por uma peça de um caminhão, em Goiânia (Reprodução/TV Anhanguera e Reprodução/Redes Sociais)

O motorista de aplicativo Eder Lopes, de 39 anos, que morreu após ser atingido por uma peça de caminhão que se soltou , era casado e deixa um casal de filhos e duas enteadas, que cuidou desde os primeiros anos de vida, segundo a cunhada Lorena Souza. O acidente aconteceu na BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. A Polícia Civil investiga o caso.

Uma família destruída", conforme contou Lorena Souza.

As duas filhas mais velhas são do relacionamentos anterior da minha irmã. Ele as criou como filhas. O filho mais novo dele é autista", segundo Lorena. As idades não foram divulgadas.

Nas redes sociais, Lorena também lamentou a morte do cunhado. "Que pesadelo, meu Deus, saber que meu cunhado não está mais com a gente. Que Deus o tenha em um bom lugar. Você sempre será lembrado, meu cunhado", lamentou na postagem.

Ainda segundo a cunhada, o motorista de aplicativo era um homem dedicado à família. "Ele era um homem muito trabalhador, tudo que fazia era pela família. Ele era provedor, muito triste o que aconteceu", contou Lorena em entrevista ao POPULAR .

Acidente

O acidente ocorreu na quinta-feira (27), no km 493, sentido Goiânia-Anápolis. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista estava transportando uma passageira no banco traseiro que sofreu apenas ferimentos leves, enquanto Eder não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Como o nome da passageira não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu atualizar seu estado de saúde.

A Polícia Científica realizou a perícia para apurar as circunstâncias do acidente. A Triunfo Concebra, concessionária responsável pelo trecho, informou que o cubo de freio se desprendeu do caminhão e atravessou o para-brisa do lado do motorista.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 100 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para auxiliar de logística, motorista de ônibus, fiscal de tráfego, borracheiro, serviços gerais, auxiliar industrial, jovem aprendiz, auxiliar de efeitos especiais e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho.

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta sexta-feira (28). Há oportunidades para auxiliar de logística, motorista de ônibus, fiscal de tráfego, borracheiro, serviços gerais, auxiliar industrial, jovem aprendiz, auxiliar de efeitos especiais e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Global Effects Brasil

Total de vagas oferecidas: 05 vagas
Cargo oferecido:

05 vagas para auxiliar de efeitos especiais

Prazo para se inscrever: até 26/04
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail rhefeitosespeciais@outlook.com
Contato: (62) 992147950 - Lucas

Expresso Maia

Total de vagas oferecidas: 25 vagas
Cargos oferecidos:

05 vagas para motorista de ônibus
04 vagas para mecânico de ônibus
03 vagas para eletricista de ônibus
02 vagas para auxiliar de mecânico
02 vagas para técnico de ar-condicionado de ônibus
02 vagas para fiscal de tráfego
02 vagas para almoxarife
02 vagas para borracheiro
02 vagas para serviços gerais
01 vaga para pedreiro

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (65) 98153-0222
Contato: (65) 98153-0222

Aparecida de Goiânia

H Egidio Group

Total de vagas oferecidas: 39 vagas
Cargo oferecido:

15 vagas para auxiliar industrial
10 vagas para consultor comercial (experiência em distribuição de medicamentos)
04 vagas para auxiliar de serviços gerais
03 vagas para auxiliar de logística
03 vagas para ajudante de cozinha
03 vagas para jovem aprendiz
01 vaga para motorista de caminhão (cnh d)

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail curriculos@hegidiogroup.com
Contato: curriculos@hegidiogroup.com

Real Distribuidora

Total de vagas oferecidas: 21 vagas
Cargos oferecidos:

20 vagas para movimentador de mercadorias (noturno)
01 vaga para motorista (CNH C/D)

Prazo para se inscrever: indeterminado
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 3250-0567 ou e-mail selecao@realdec.com.br
Contato: (62) 3250-0567

Hidrolândia

Gi Group

Vagas oferecidas: 30 vagas
Cargo oferecido:

30 vagas para auxiliar de logística

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (11) 97725-0476 ou e-mail rafaela.santos@gigroup.com
Contato: (11) 97725-0476