Chances de acesso de Goiás e Vila Nova podem acabar no domingo (10)
Times goianos buscam um milagre na reta final da Série B para conquistar uma vaga no Brasileirão de 2025
Alexandre Ferrrari
6 de novembro de 2024 às 18:17
Modificado em 06/11/2024, 18:17

Goiás e Vila Nova possuem chances remotas de acesso à Série A (Diomício Gomes)
Goiás e Vila Nova podem ficar sem chance de acesso à Série A no próximo domingo (10). Os times goianos possuem probabilidades remotas de conquistar uma vaga no Brasileirão de 2025, mas precisam de um milagre para que isso ocorra. O objetivo do ano dos clubes goianos pode chegar ao fim após o jogo do Sport contra a Chapecoense, na Ilha do Retiro.
Mesmo se vencer a Ponte Preta na próxima rodada, o Vila Nova não terá mais chance de acesso se o Sport ganhar da Chapecoense.
Com três jogos para disputar, o clube colorado pode chegar no máximo aos 61 pontos. Se o Leão ganhar do time catarinense, vai chegar aos 62 pontos e não poderá mais ser ultrapassado pelo Tigre.
Já o Goiás precisa vencer o CRB para seguir com chances de acesso, mesmo em caso de vitória do Sport. Caso o time goiano não vença o clube alagoano e o Leão supere a Chapecoense, a equipe esmeraldina também não terá mais probabilidade de subir à Série A.
No cenário de vitória sobre o CRB, o Goiás chegará aos 57 pontos e ainda poderia ultrapassar o Sport, mesmo se vencer a Chapecoense, por ter a chance de chegar aos 63 pontos. Se perder ou empatar no estádio Rei Pelé, o clube esmeraldino não poderá mais ultrapassar o Leão, pois chegaria a 60 pontos em caso de revés e 61 se o duelo terminar empatado.
Após a conclusão da 35ª rodada, o Vila Nova, que é o 8º colocado com 52 pontos, aparece com 2,5% de probabilidade de acesso, enquanto o Goiás, que está em 6º com 54 pontos, tem 0,98%. Os números são do departamento de Matemática da UFMG.
A probabilidade de acesso do Vila Nova é maior, pelo fato do time colorado ter pela frente jogos contra times que estão na briga pela permanência, sendo dois deles no OBA - o Tigre é o 2º melhor mandante da competição com 78,4% de aproveitamento. O nível dos adversários e o local das partidas é considerado para chegar a probabilidade final.
Nos três últimos jogos da atual edição da Série B, o Vila Nova vai enfrentar Ponte Preta (no OBA), Ituano (no OBA) e Paysandu (na Curuzu).
Já o Goiás desafia o CRB e o Amazonas, como visitante, e encerra sua participação na Série B deste ano diante do Novorizontino, na Serrinha.