IcMagazine

Famosos

Maurício Mattar publica foto com neta recém-nascida: 'princesinha mais linda do vovô'

Ator afirma que sonhava em ser avô há anos e vem se divertindo ao lado da neta, de um mês, e da filha caçula, de sete meses

Modificado em 24/09/2024, 01:45

Maurício Mattar com sua neta Esmeralda, nascida em 16 de abril de 2020

Maurício Mattar com sua neta Esmeralda, nascida em 16 de abril de 2020 ( Instagram / @mauriciomattar)

Maurício Mattar, de 56 anos, postou uma foto na noite de segunda-feira, 25, na qual aparece com sua neta Esmeralda no colo. A menina nasceu em 16 de abril e é fruto do relacionamento de seu filho Luã Mattar, de 32 anos, com a comunicadora Amanda Mezkta.

"Meu filho e minha nora realizaram tudo que eu sempre sonhei, minha netinha Esmeralda, a princesinha mais linda do vovô, que por sinal está que é só felicidade", escreveu no Instagram.

Desde o nascimento da pequena, Mattar vem esbanjando alegria nas redes sociais. No último 16 de maio, quando a menina completou um mês de vida, o ator comemorou ao lado de sua ex-mulher Elba Ramalho, que é mãe de Luã. "O vovô fica cada vez mais fora do chão de felicidade. Parabéns, minha pedrinha preciosa", escreveu.

O ator afirmou que sonhava ser avô há muitos anos. Ele também publica momentos de afeto ao lado de sua filha caçula, chamada Ilha, nascida em outubro de 2019 e fruto de seu relacionamento com Shay Dufau, de 29 anos.

Ver essa foto no Instagram

Tudo que eu sempre sonhei, meu filho @luayvys e minha nora @amandamezkta realizaram, minha netinha Esmeralda, a princesinha mais linda do vovô, que por sinal está que é só felicidade !!

Uma publicação compartilhada por Mauricio Mattar (@mauriciomattar) em 25 de Mai, 2020 às 5:42 PDT

Ver essa foto no Instagram

Hoje comemoramos 1 mêsversário da minha netinha #Esmeralda que o vovô fica cada vez mais fora do chão de felicidade !! Parabéns minha pedrinha preciosa, meu filho=pai @luayvys mamãe @amandamezktafotos e vovó @elbaramalho além é claro da bisavó @liedirmattar

Uma publicação compartilhada por Mauricio Mattar (@mauriciomattar) em 16 de Mai, 2020 às 7:09 PDT

Além de Luã e Ilha, Mattar é pai de Rayra Gracie, de 29 anos, fruto de sua relação com Flávia Gracie, e de Petra, de 25, de seu relacionamento com a empresária Fabiana Sá. Veja o vídeo de Maurício Mattar brincando com Ilha:

Ver essa foto no Instagram

Já ví tudo, tanto minha filha @ilhamattar como minha neta #esmeralda vão fazer tudo que elas quiserem com esse papai-vovô, mas elas podem !! ❤️

Uma publicação compartilhada por Mauricio Mattar (@mauriciomattar) em 15 de Mai, 2020 às 4:29 PDT

Geral

Fotografia de grávida ferida na Ucrânia vence foto do ano do World Press Photo

Modificado em 19/09/2024, 00:21

Fotografia de grávida ferida na Ucrânia vence foto do ano do World Press Photo

(Evgeni Maloletk)

A foto de uma mulher grávida sendo resgatada após ser ferida em um ataque russo a uma maternidade da cidade de Mariupol, em meio à Guerra da Ucrânia, venceu nesta quinta-feira (20) o prêmio World Press Photo na categoria foto do ano.

O trabalho do ucraniano Evgeni Maloletk, da Associated Press, retrata Irina Kalinina, 32, prestes a dar à luz quando ocorreu o bombardeio do local. Ela morreu devido aos ferimentos, assim como o bebê.

Na justificativa do prêmio, o júri afirma que a imagem "captura o absurdo e o horror da guerra". "Trata-se de uma representação fiel do evento do ano e evidencia que crimes de guerra têm sido cometidos pelas forças russas contra civis ucranianos."

Os jurados afirmam ainda que a foto retrata algo "profundamente doloroso e mostra o assassinato de futuras gerações de ucranianos". "O júri espera que o mundo reconheça a intolerável realidade da guerra e pense sobre o futuro da Ucrânia."

Evgeni Maloletk, o fotógrafo premiado, registra os conflitos em seu país desde 2014. Ele acompanhou, por exemplo, a onda de protestos conhecida como Euromaidan, que levaram à queda de um líder alinhado a Moscou, os protestos contra a ditadura da Belarus em 2020 e a pandemia de Covid na região.

Os registros feitos pelo fotógrafo em Mariupol, uma das cidades que mais foram alvo de ataques nos meses iniciais da guerra, serviu de argumento para as primeiras acusações de que a Rússia estaria cometendo crimes de guerra ao atacar civis.

A premiação global do World Press Photo também laureou outros três trabalhos. Na categoria de projeto de longo prazo, venceu Anush Babajanyan, da Armênia, com um trabalho que registra a forma como a população da Ásia Central se adaptou às dificuldades de acesso a água deixadas por políticas da União Soviética e pela emergência climática.

Já na categoria de história do ano, o vencedor foi Mads Nissen, da Dinamarca, com um projeto que retrata o Afeganistão após o retorno do regime fundamentalista do Talibã ao poder. Por último, na categoria de formato aberto, Mohamed Mahdy foi premiado com um trabalho de preservação da memória de uma vila de pescadores no Egito.

Geral

Biólogos flagram onça-preta em Goiás

Câmeras instaladas em área de preservação de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal registram a presença dos animais, um tipo de onça-pintada

Modificado em 20/09/2024, 00:25

Onça flagrada em monitoramento é sinal de equilíbrio na cadeia alimentar da região

Onça flagrada em monitoramento é sinal de equilíbrio na cadeia alimentar da região (Projeto Brasília é o Bicho)

Em média, de dois em dois meses, biólogos do projeto Brasília é o Bicho, flagram a movimentação de onças no município de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Cada vez que isso acontece os biólogos comemoram porque sabem que a espécie, com grande risco de extinção nas Américas, sobrevive numa região muito próxima de ambientes altamente adensados. Foi o que ocorreu no domingo (24) quando Planaltina, o nome dado a uma onça melânica, um felídeo preto, voltou a circular diante de uma câmera instalada pelos pesquisadores em 2015.

"Um ano depois que instalamos a câmera, registramos um macho, que batizamos de Barranqueiro. De lá para cá flagramos cinco indivíduos, mas alguns estão desaparecidos. Não sabemos se mudaram de território, se foram mortos por caçadores ou se foram atropelados", afirma o biólogo Rands Sanginez Zebalos. O projeto Brasília é o Bicho vem fazendo importantes registros de espécies do Cerrado, tanto na área da capital federal, quanto nos municípios adjacentes. Em Planaltina de Goiás, os biólogos monitoram uma região que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, que não é de proteção integral.

"Estamos conseguindo acompanhar um pouco da vida desses animais. E isso significa que a região oferece condições mínimas para manter um animal de grande porte como a onça pintada ou, nesse caso a onça melânica, a conhecida onça preta." Na verdade, elas são da mesma espécie, com a diferença que a preta sofre uma mutação genética conhecida como melanismo, que torna sua pelagem escura. Barranqueiro e Planaltina, o casal que tem sido registrado pela câmera do projeto brasiliense, é formado por onças pretas. Segundo Rands, apenas 9% das onças são melânicas, daí a importância dos registros. "É um privilégio flagrar um indivíduo desses."

Rands Zebalos não detalha a região onde essa população de onças vem sendo monitorada para evitar a caça predatória. Ele explica que por não ser uma área totalmente protegida, há fazendas que mantêm criações de gado, de cabras e de porcos. "As pessoas acham que é a onça que está no lugar errado gerando o conflito, mas não é assim. Ela está no lugar correto." A atuação dos biólogos envolve também educação ambiental junto aos proprietários rurais. Eles mostram que o felídeo funciona como um "guarda-chuva", mantendo uma série de outros animais na natureza.

"A gente chama a onça de animal guarda-chuva. Para ela estar ali a cadeia alimentar está funcionando direitinho. O principal alimento dela é o porco do mato, o caititu ou a queixada. Se eles não existirem, ela vai atacar animais de criação, caso sinta fome." Não há registros de ataques a animais domésticos ou de criação na região onde o projeto Brasília é o Bicho vem monitorando a população de onças. Ao contrário, moradores relatam encontros com os animais e já sabem como se proteger.

Rands Zebalos atribui a presença das onças nesta área de Planaltina de Goiás ao tipo de relevo, que é irregular, com serras, o que dificulta o acesso. "Provavelmente foi isso que manteve esta região preservada." O trabalho desenvolvido pelos biólogos traz informações relevantes que são repassadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). "Nossa expectativa é que sejam criadas medidas para preservar a espécie, como corredores ecológicos e unidades de proteção."

A mesma câmera flagrou desde o início do monitoramento uma onça-pintada e quatro pretas. Em 2018, a fêmea batizada de Calyandra, desfilou por ali com seu filhote de quatro meses. Barranqueiro, assim nomeado pelos biólogos por se locomover usando trilhas em matas e barrancos para fugir do combate com outro macho de onça-pintada, foi flagrado em fevereiro deste ano. Planaltina já tinha sido flagrada em 2018.

Felino é o maior das Américas e o terceiro maior do mundo

A onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, depois do tigre e do leão, podendo medir até dois metros de comprimento e pesar até 150 quilos. É um animal em risco de extinção no continente. Nos Estados Unidos já desapareceu, no México raramente é encontrado. O maior problema é exatamente o conflito com o homem. No Brasil, onde sua presença é maior, sumiu da Mata Atlântica e da região Sul. O felídeo ainda resiste, em maior número, na Amazônia e no Pantanal e em algumas áreas do Cerrado, daí a importância dos flagrantes feitos tão perto de Brasília. Ela é classificada pela União Internacional para Conservação da Natureza e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) como espécie vulnerável. No Livro Vermelho da Fauna Brasileira ela também aparece como "vulnerável" e "quase ameaçada".

IcMagazine

Famosos

Emma Roberts compartilha primeira foto com filho, Rhodes

"Obrigada, 2020, por acertar em alguma coisa", escreveu a atriz

Modificado em 21/09/2024, 01:25

Emma Roberts

Emma Roberts (Instagram/emmaroberts)

A atriz Emma Roberts, 29, compartilhou a primeira foto com seu filho nesta quarta-feira (13). A publicação foi em seu Instagram, e na legenda ela revela o nome do bebê: "Obrigada, 2020, por acertar em alguma coisa. Nossa luz, Rhodes Robert Hedlund", escreveu.

Rhodes nasceu no final de 2020, em 27 de dezembro, e é fruto do namoro da atriz com o ator Garret Hedlund. Também no ano passado a sobrinha de Julia Roberts, 53, foi capa da revista Cosmopolitan, e em entrevista à edição, divulgada em novembro, disse que sempre sonhou em ser mãe, mas que adiou a maternidade em várias oportunidades por ter uma vida profissional agitada.

A atriz afirmou ainda que foi diagnosticada com endometriose, distúrbio que pode interferir na gravidez. "Sempre tive cólicas e menstruações debilitantes, tanto que faltava às aulas e, mais tarde, precisava cancelar as reuniões.". Ela diz que só obteve o diagnóstico após trocar de médico: "Houve a validação de que eu não estava sendo dramática. Mas, a essa altura, isso havia afetado minha fertilidade".

A estrela de "A Garota Mimada" (2008) afirmou que só engravidou quando parou de pensar no assunto. "No momento em que parei de pensar nisso, ficamos grávidos." Ela também explica que preferiu guardar os momentos da gravidez para si mesma, por ser um período de muitas incertezas --a atriz só anunciou a gravidez no final de agosto de 2020. "Essa gravidez me fez perceber que o único plano que você pode ter é que não há nenhum plano."

A foto com seu filho já tem de mais de dois milhões de curtidas, com comentários de várias celebridades. A atriz Reese Whiterspoon, 44, disse "Ah bebê! Parabéns", e a atriz e cantora Lea Michele, 34 também celebrou: "Isso é tão lindo. Ever [filha de Lea] ama seu novo melhor amigo".

IcMagazine

Gata do Daqui

Petra Mattar diz não sentir falta do pai, Maurício

Ela afirma que quem mais sofre com essa situação é sua mãe, Fabiana Sá

Modificado em 21/09/2024, 01:27

Petra Mattar diz não sentir falta do pai, Maurício

(Divulgação)

Petra Mattar, de 26 anos, voltou a falar nas redes sociais sobre o relacionamento com o pai, Maurício Mattar. A cantora rompeu relações com o ator há um ano e meio.

"Não sinto falta, hoje me acostumei. A única coisa que me deixa pensativa é de que a vida passa e estamos perdendo tempo que não volta mais. Mas Deus sabe de todas as coisas. Certas relações são tóxicas umas para as outras, de ambos os lados. Parem de romantizar", disse ela.

Petra ainda completou que quem mais sofre com essa situação é sua mãe, Fabiana Sá. "Eu e minha mãe somos melhores amigas. Como melhores amigas, ela compartilha do meu pensamento, mas ao mesmo tempo ela fica triste porque ela é mãe", disse.

"Nenhuma mãe quer ver o filho triste, chateado, ou passando por essa situação. Ela fica mal, sofre em dobro", explicou.

"Eu entendi também que cada pessoa tem a sua limitação. Eu tenho a minha, você tem a sua, e o meu pai tem a dele. E tudo bem. Acredito que dentro do possível dele, ele foi o melhor que poderia ser, e eu não tenho que cobrar o que deveria ser espontâneo", encerrou.

(Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação)