Geral

Carteira de trabalho digital tem instabilidade no 1º dia do novo consignado privado

Usuários também relatam que, ao tentar simular o crédito, recebem uma mensagem informando que "não há vínculo empregatício" em suas contas

Folhapress

Carteira de Trabalho Digital: entre as principais reclamações estão a dificuldade de acesso ao sistema

Carteira de Trabalho Digital: entre as principais reclamações estão a dificuldade de acesso ao sistema (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Trabalhadores relatam dificuldades para acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) nesta sexta-feira (21), data de início da nova linha de crédito consignado criada pelo governo Lula.

Entre as principais reclamações estão a dificuldade de acesso ao sistema. Usuários também relatam que, ao tentar simular o crédito, recebem uma mensagem informando que "não há vínculo empregatício" em suas contas.

Até as 13h45 desta sexta, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) havia registrado 10,4 milhões de simulações e 1,2 milhão de solicitações de propostas às instituições financeiras. Assim, é provável que a instabilidade esteja sendo causada pela alta demanda de usuários.

Novo empréstimo consignado para CLT começa a valer nesta sexta (21)
PIS/Pasep de março começa a ser pago nesta segunda-feira (17)

Em nota, o Ministério do Trabalho pede para que os trabalhadores não tenham pressa e diz que a Dataprev está atenta aos problemas no sistema. Mais cedo, o órgão havia confirmado ter verificado instabilidades no início da operação.

Em uma entrevista à Folha de S.Paulo feita antes do lançamento do novo consignado, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, afirmou que o sistema do novo consignado privado seria reforçado para suportar a demanda dos trabalhadores, sobretudo nos primeiros dias após o lançamento, mas que não estaria imune a falhas.

"A ideia de que a tecnologia funciona e funciona o tempo todo não é partilhada por ninguém que lida com isso profissionalmente", disse.

Nas redes sociais, trabalhadores relatam as dificuldades encontradas.

QUEM PODE SOLICITAR O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO CLT?

Os trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e assalariados, além de MEIs (Microempreendedores Individuais).

Será dado como garantia de pagamento até 10% do saldo no FGTS do trabalhador e, também, toda sua multa rescisória em caso de demissão sem justa causa (de 40% do valor do saldo).

O trabalhador que optou pelo saque-aniversário do FGTS poderá se manter nessa modalidade e, ao mesmo tempo, pedir o novo empréstimo consignado nos bancos.

COMO PEÇO O NOVO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO CLT?

Todo o processo é digital.

A partir desta sexta (21), os trabalhadores podem acessar o app da Carteira de Trabalho Digital, para pedir uma proposta de crédito.

Seguindo as regras da LGPD, o trabalhador tem que autorizar as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho a acessar dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.

Após a autorização de uso dos dados, o trabalhador recebe as ofertas em até 24 horas, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal eletrônico do banco.

Em 25 de abril, serão liberadas para o trabalhador as contratações pelos canais eletrônicos dos bancos.

QUANTO POSSO EMPRESTAR PELO NOVO CONSIGNADO PRIVADO?

O trabalhador poderá comprometer até 35% do seu salário-base. O limite inclui benefícios, abonos e comissões.

Ou seja, quem recebe R$ 3.500 de salário bruto, por exemplo, poderá pegar um empréstimo cuja parcela seja de até R$ 1.225.

O trabalhador pode simular o valor do empréstimo consignado no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Geral

X tem instabilidade no Brasil e em outros países nesta segunda-feira

No Brasil, houve dois picos de queixas nesta manhã

Procurado, o X não respondeu até a publicação desta reportagem

Procurado, o X não respondeu até a publicação desta reportagem (Reprodução / X)

A rede social X (antigo Twitter) está com instabilidade na manhã desta segunda-feira (10) com os usuários reportando problemas para se conectar à plataforma no Brasil e em outros países como EUA, Alemanha e Japão.

No site Downdetector, que monitora falhas em aplicativos e sites, houve dois picos de queixas no Brasil nesta manhã. Entre 6h41 e 7h11, os usuários reportavam dificuldades para acessar o X, sendo que o pico ocorreu às 6h56, com 4.332 informes.

Conta de Alexandre de Moraes é desativada no X
Suprema Corte mantém lei contra TikTok e aplicativo deve sair do ar nos EUA
Golpe do falso Elon Musk: Inteligência artificial foi usada em áudios para convencer idosa a dar dinheiro

Às 10h41, a rede social voltou a apresentar instabilidade e 4.281 usuários reportaram problemas para acessar o X às 11h01. As queixas caíram a partir das 11h37.

Através do Downdetector, os usuários também reportaram suas reclamações em outros países como EUA, Itália, França, Reino Unido, Alemanha e Japão.

Nos EUA, houve 39.925 queixas às 11h05 (horário de Brasília), enquanto no Japão o pico foi de 91.673 às 6h57 (de Brasília). Os horários de alta nas queixas foram semelhantes ao ocorrido no Brasil.

Procurado, o X não respondeu até a publicação desta reportagem.

Nas redes sociais, os usuários que conseguiam se conectar ao X reclamavam da instabilidade, ironizando o fato de não terem onde reclamarem.

IcCidade

Cidades

Oito anos

Alexandre de Moraes durante sessão no STF

Alexandre de Moraes durante sessão no STF (Carlos Moura/SCO/STF)

Poucos ministros na história do Supremo Tribunal Federal ficaram em evidência, em tão pouco tempo, quanto Alexandre de Moraes, que agora completa oito anos na Corte Suprema, estando sempre em destaque e, ultimamente, na berlinda principalmente por parte da direita brasileira.

Ele é o relator do polêmico processo que trata dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e da tentativa de golpe de Estado. O ministro já atuou em diversos casos polêmicos, mas desde o referido inquérito vem sendo alvo de bolsonaristas e outros adeptos do espectro ideológico da direita, apontado como algoz a ser combatido. Até o julgamento final de Jair Bolsonaro certamente o ministro será motivo para muitos protestos.

Leia também

IcEsporte

Esporte

Hugo pega pênalti, Corinthians segura Palmeiras e conquista seu 31º Paulista

Depois de ganhar na casa do rival, por 1 a 0, o time alvinegro segurou um heroico empate sem gols

Jogadores do Corinthians comemoram com Hugo após defesa de pênalti

Jogadores do Corinthians comemoram com Hugo após defesa de pênalti (Eduardo Carmim/Photo Premium/Folhapress)

Foi dramático. Nesta quinta-feira (27), o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista pela 31ª vez em sua história após superar o Palmeiras e ampliou sua hegemonia como o maior campeão do estadual.

Depois de ganhar na casa do rival, por 1 a 0, o time alvinegro segurou um heroico empate sem gols após o goleiro Hugo defender um pênalti de Raphael Veiga, já no segundo tempo. Além disso, jogou por mais de 20 minutos com um menos, após a expulsão do zagueiro Félix Torres, pelo segundo cartão amarelo.

Derrotar o maior rival na decisão significou ainda sair de um incômodo jejum de títulos. O último troféu do clube do Parque São Jorge havia sido conquistado em 2019, quando venceu justamente o Paulista.

Era o maior tempo do Corinthians na fila desde o maior jejum de sua história, quando ficou 23 anos sem ser campeão e encerrou a série com o Paulista de 1977.

Teve, ainda, um sabor especial, por impedir o maior rival de se tornar o primeiro tetracampeão da era moderna do torneio. Campeão em 2022, 2023 e 2024, a equipe de Abel Ferreira não conseguiu desta vez a virada que buscou nas últimas três edições.

Desta vez, seria mais difícil. Afinal, como o Corinthians teve a melhor campanha da primeira fase, teve a vantagem de fazer o segundo jogo diante de sua torcida.

Foi um duelo tenso. Faltas, empurrões, reclamações e pouco futebol marcaram os primeiros 45 minutos. A primeira finalização com real perigo saiu apenas aos 27 minutos, quando Rodrigo Garro invadiu a grande área e acertou a trave de Weverton.

Parecia que as duas equipes estavam com mais medo de cometer um erro comprometedor, do que buscar um jogada diferente para furar as defesas adversárias.

O panorama era melhor para os donos da casa, que conquistaram a vantagem de jogar pelo empate. Para o Palmeiras, o relógio logo passou a ser um rival a mais. A cada minuto, o time tinha menos tempo em sua tentativa de reverter o placar.

No segundo tempo, o cenário não mudou muito, embora o Palmeiras tenha rondado mais o ataque. Tanto que conseguiu descolar o pênalti, aos 22 minutos. Depois de muita reclamação, a cobrança foi feita quase seis minutos depois, defendida por Hugo Souza.

Foi o sétimo pênalti defendido pelo goleiro corintiano em 20 cobranças contra sua meta. Uma média de 35% de efetividade nas defesas. Nesta edição do Paulista, ele já havia parado um palmeirense. Na fase de grupos, ele defendeu uma cobrança de Estêvão e ajudou a segurar o empate por 1 a 1.

A defesa mais recente foi fundamental para a revanche corintiana. Além do 31º troféu paulista de sua história, ao impedir o tetra do rival, o Corinthians obteve uma espécie de vingança. Há cinco anos, o clube teve a chance de se tornar o primeiro tetracampeão do estado, mas acabou impedido justamente pelo Palmeiras, vencedor da edição de 2020.

Foi a segunda vez que os corintianos tiveram esse gostinho. Em 2013, a formação corintiana impediu o Santos, então liderado por Neymar, de alcançar o feito. Ainda embalado pelas conquistas do Mundial e da Libertadores no ano anterior, o Corinthians freou a séria santistas iniciado com o troféu de 2010.

O peso de agora, porém, por ser sobre o maior rival, sem dúvida vai ser ainda mais celebrado pela torcida do Corinthians, que fez uma linda festa na Neo Química Arena, em Itaquera.

IcEsporte

Esporte

Goiás Vôlei perde para o Joinville, mas garante permanência na Superliga

Equipe goiana escapa do rebaixamento e vai seguir na elite do vôlei nacional

Goiás Vôlei perde para o Joinville Vôlei na última rodada da Superliga

Goiás Vôlei perde para o Joinville Vôlei na última rodada da Superliga (Reprodução / Canal Vôlei Brasil)

O Saneago/Goiás Vôlei perdeu para o Joinville Vôlei, na noite desta quinta-feira (27), por 3 sets a 0 na última rodada da fase classificatória da Superliga Masculina, mas conseguiu garantir permanência na elite do vôlei nacional ao terminar a temporada regular em 10º lugar, com 21 pontos. Na próxima temporada, a equipe esmeraldina segue na Superliga.

No Centreventos Cau Hansen, em Joinville-SC, nesta quinta (27), o Goiás Vôlei perdeu com parciais de 25/20, 25/19, 28/30 e 25/21. A equipe do Joinville Vôlei já estava classifcada e termina na 6ª colocação - vai pegar o Vôlei Renata na próxima fase.

O Goiás Vôlei termina a fase inicial da Superliga uma posição acima da zona de rebaixamento. Na última rodada da fase classificatória, acabou beneficiado pela derrota da Apan Blumenau para o Sada Cruzeiro por 3 sets a 0.

A equipe de Blumenau foi a segunda equipe rebaixada, ao lado da outra equipe goiana na competição, a Neurologia Ativa, que caiu com cinco rodadas de antecedência. Os dois times estarão na Superliga B na próxima temporada (2025/2026).

A última rodada definiu o segundo rebaixado e também o último classificado para os playoffs da Superliga. O Goiás Vôlei entrou na rodada sob risco de rebaixamento e também com chances de classificação.

A última vaga ficou com o Vedacit Vôlei Guarulhos, que inicou a rodada em 8º e confirmou a posição.

Na próxima fase da Superliga, os playoffs ficaram definidos assim:
Sada Cruzeiro (1º) x Vedacit Vôlei Guarulhos (8º)
Itambé Minas (2º) x Suzano Vôlei (7º)
Vôlei Renata (3º) x Joinville Vôlei (6º)
Sesi Bauru (4º) x Praia Clube (5º)