Estudantes de Catalão conquistam vaga para o mundial de Robótica na África do Sul
Jovens foram classificados após vencerem a etapa do Festival Nacional de Robótica, em Brasília
Sarah Gandra
18 de março de 2025 às 10:23

Estudantes do CEPMGI classificados para a First Lego League (FLL) (Divulgação/SEDUC)
Uma equipe de robótica do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Integral Doutor Tharsis Campos (CEPMGI), de Catalão, região sudeste, garantiu uma vaga no mundial First Lego League (FLL), na África do Sul. O evento vai acontecer nos dias de 7, 8 e 9 de maio.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a classificação do CEPMGI aconteceu após o grupo de estudantes ser um dos vencedores do Festival Nacional de Robótica, em Brasília. O evento teve a participação de alunos de escolas públicas e privadas.

Equipe Lego Star após vencer a etapa nacional, em Brasília (Divulgação/SEDUC)
Marcos Henrique Faleiros Santos, professor de Química e técnico da equipe Lego Stars, disse que está com os estudantes há pouco tempo, mas que trabalharam muito para que eles conquistassem esse desafio, pois acredita no poder transformador da educação.
Já a estudante, Thayna Barboza contou que já faz quase sete anos que a equipe foi criada, e que está muito feliz e sem palavras para expressar esse momento.
Inteligência Artificial tem maior nota de corte na UFG Estudantes goianos se destacam em campeonato mundial de robótica
Em entrevista ao POPULAR , o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico, disse que a formação em robótica é prioridade para o estado de Goiás.
"A gente entende como a introdução, o início da vida desses jovens em tecnologia. As pessoas que competem hoje em robótica vão competir melhor amanhã no mercado. Nós temos uma rede de escolas do futuro, que são escolas em tecnologia, nós temos uma rede de laboratórios de introdução à robótica, chamados de start, que é esse início", disse.
A FLL é uma disputa global para crianças e jovens de 3 a 15 anos, dividida em três categorias, Discover, Explore e Challenge. E durante a disputa os participantes enfrentam desafios inovadores, a fim de desenvolver soluções práticas de Robótica com peças Lego.

Equipe Lego Stars do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Integral, de Catalão (Divulgação/ SEDUC)
Colaborou Isadora Sátira