A Ram 1500 Rebel foi a primeira premium muscle truck do Brasil, onde chegou em dezembro de 2020. No entanto, na segunda quinzena de novembro do ano passado, a Stellantis lançou a nova Ram no mercado nacional, que chegou mais potente e tecnológica. A picape passou a ser vendida em apenas duas versões: Laramie e Laramie Night Edition.
O Sobre Rodas testou a Ram 1500 Rebel, 2020/2021, que também entrega tecnologia, luxo, segurança e versatilidade. Por onde passava, chamava atenção. Não é para menos, a picape mede impressionantes 5.929 mm de comprimento, 2.012mm de altura, 2.029 mm de largura e incríveis 3.672 mm de entre-eixos.
Sob o capô, está o motor V8 de 5,7 litros Hemi entregando 400 cv de potência a 5.600 rpm e 56,7 kgfm de torque a 3.950 rpm. A transmissão é automática de 8 marchas, com tração 4x4 com reduzida. A Ram 1500 Rebel acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos.
Tecnologia
Quando chegou por aqui, a Ram 1500 Rebel tinha um pacote extra batizado de "Level II", que agregava ainda mais equipamentos à picape. Atualmente, ele está inserido no valor final da versão, o que deixa a caminhonete com uma lista de itens de série de fazer inveja até em veículos de luxo.
Entre as exclusividades do primeiro lote destaque para o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos. Destaque também para o head-up display, retrovisor interno digital com tela de LCD que faz uso de uma câmera para exibir as imagens da parte traseira da caminhonete e a inovadora tampa da caçamba.
A central multimídia é instalada verticalmente no painel. A tela de 12 polegadas pode ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis, como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
A lista de itens tecnológicos inclui ainda conjuntos ópticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país).
Traz ainda comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7" no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles.
Do tipo part-time, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos.
Segurança
Além de itens como 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, a então denominada Ram 1500 Rebel entrega um conjunto de equipamentos de segurança amplo.
Nos primeiros anos de vendas, ela era a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que incluía sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
A 1500 Rebel conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC).
Espaço
O interior da picape é espaçoso e leva cinco passageiros com extremo conforto e sem nenhum aperto, mesmo que sejam adultos de estatura elevada. O que os ocupantes têm de espaço interno também encontram de luxo e sofisticação. Um dos destaques é o enorme teto solar panorâmico, único na categoria. Os bancos, o painel de instrumentos e os painéis de portas têm revestimento de couro.
Todos os assentos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância.
Além do espaço para as pernas, os passageiros traseiros se beneficiam do exclusivo assoalho plano e de porta-objetos no assoalho e abaixo do banco. Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume. É possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro.
Outra característica interna na qual a 1500 Rebel se sobressai é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São nada menos que 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.
Visual
O visual externo tem acabamento em preto, principalmente na grade de estilo próprio e que foge ao visto nas demais picapes da marca. O robusto para-choque dianteiro também é em tom escuro, assim como as largas saias laterais e capas dos retrovisores. Na traseira, destaque para a saída de escape duplo para o poderoso motor V8 Hemi.
A caçamba da 1500 chama atenção pela praticidade que oferece. Ela é a única do país a ter duas formas de abertura, tanto a tradicional, quanto para os lados, facilitando o acesso para a área de carga. Também conta com exclusivo sistema RamBox, compartimentos colocados nas paredes laterais da caçamba com tranca por chave e 103 litros de espaço cada um.
Capacidade off-road
A Ram 1500 Rebel também demonstra qualidades no em condições off-road. Além da força de todo o conjunto motriz, do motor HEMI até a tração 4x4 com reduzida, passando pelo câmbio de oito marchas, a picape é equipada com um pacote bem abrangente de itens para o fora de estrada.
Fazem parte dele o controle de descida (Hill Descent Control), suspensões elevadas em 2,5 cm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de aro 18", acerto off-road da geometria traseira e os amortecedores especiais com reservatórios de óleo remotos da Bilstein, verdadeira grife em suspensões de alta performance.
O kit inclui ainda placas de proteção por baixo da carroceria (para caixa de transferência, direção, motor e tanque de combustível) e robustos ganchos para reboque nos para-choques.