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Estudantes goianos levam ouro na 1ª edição da Olimpíada de Português

Alunos da escola Maple Bear Goiânia foram destaque no evento que reuniu mais de 100 mil participantes de escolas de todo o Brasil

Modificado em 19/09/2024, 01:22

Valentina Nery, medalhista de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa

Valentina Nery, medalhista de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa (Divulgação)

Quatro estudantes goianos foram destaque na 1ª Olimpíada de Português, uma competição acadêmica voltada para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. Idealizado por um grupo de professores e estudiosos da Língua Portuguesa, a disputa contou com a participação de alunos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Entre os mais de 100 mil participantes da olimpíada, encerrada no dia 30 de outubro com a entrega da premiação, os alunos da Escola Canadense Maple Bear Goiânia Heitor Alves Fonseca, de 14 anos e estudante do 9º ano do Ensino Fundamental; e Valentina Nery Bailão, de 14 anos e do 8º ano, levaram medalha de ouro na disputa.

Também alunos da Maple Bear Goiânia, Júlia Andrade Moreira, de 14 anos e que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental, conquistou medalha de prata; já Felipe B. Taveira Bernardes, de 14 anos e do 9º ano do Fundamental, recebeu menção honrosa.

Ao receberem suas medalhas de ouro, Valentina e Heitor comentaram sobre o desafio de participar de uma competição que envolve tanto estudantes e sobre a emoção de serem destaques. "Provas como as da Olimpíada de Português trabalham o raciocínio lógico, a interpretação de texto, habilidades que serão utilizadas durante toda a vida. Por isso, acho importante esse estímulo, pois o nosso aprendizado está sempre em construção", afirmou Valentina .

Já Heitor Alves destacou o incentivo dado pela escola para que os alunos participem de competições como a Olimpíada de Português. "Enfrentamos como desafio sim, mas de forma muito positiva, o que nos motiva a buscar o conhecimento e os resultados", revelou o jovem ao receber sua medalha de ouro.

Segundo o aluno, a participação na competição foi uma experiência fantástica e que abriu sua mente para novos conhecimentos e novas abordagens da Língua Portuguesa. "A participação numa competição como essa vai muito além da medalha em si. É uma forma de obter crescimento acadêmico e pessoal também", destacou.

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Sesc Goiás realiza aulão pré-Enem de Português nesta quinta (10)

Modificado em 20/09/2024, 06:17

Sesc Goiás realiza aulão pré-Enem de Português nesta quinta (10)

(Divulgação)

O Sesc Goiás, em parceria com o Governo por meio da Secretaria de Estado da Educação e Assembleia Legislativa, realiza nesta quinta-feira (10) um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 com o professor de língua portuguesa, Carlos André. A aula acontecerá no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás, localizada no Park Lozandes em Goiânia, das 16 às 18 horas e para participar, os estudantes precisam realizar a inscrição aqui .

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelo Baiocchi, a iniciativa visa contribuir com a educação dos estudantes goianienses, tendo em vista que o Enem é um momento decisivo na vida escolar.

"Nossos alunos vão contar com o respaldo de um dos melhores professores de língua portuguesa do Estado e, com isso, estarão mais bem preparados para a redação, que é primordial para um bom desempenho em todo o exame", ressaltou. O Aulão pré-Enem é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

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Aterro terá de ser desativado após embargo em Aparecida de Goiânia

Semad aponta irregularidades que persistem há um ano e deu prazo para sair solução para a área embargada; prefeitura alega ‘medida desproporcional’

Aterro sanitário de Aparecida: embargo causado por persistência de irregularidades no local

Aterro sanitário de Aparecida: embargo causado por persistência de irregularidades no local (Wildes Barbosa / O Popular)

O aterro sanitário municipal de Aparecida de Goiânia foi embargado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) devido à persistência de irregularidades no espaço. A Prefeitura deverá repassar os resíduos coletados no município para outro aterro que esteja devidamente licenciado, e tem prazo de 60 dias para apresentar um plano para desativação definitiva do local. Para a administração municipal, a medida é "desproporcional".

Os problemas que geraram o embargo imediato, nesta terça-feira (25), do que a Semad tem chamado de lixão, são denunciados desde 2015 pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), que moveu, em 2018, uma ação civil pública sobre o depósito irregular de chorume. O POPULAR mostrou em fevereiro de 2024 que uma decisão judicial, com base em pedido do órgão ministerial, determinou que o município transferisse o aterro e despoluísse a área em 60 dias, mas o prazo foi suspenso após recurso da Prefeitura.

Agora, a Semad impõe o prazo de 30 dias para comprovação de que os resíduos sólidos foram destinados a um aterro sanitário licenciado, além do período para a apresentação de um plano de descomissionamento e de monitoramento do espaço. Conforme a pasta, "a medida foi tomada depois de um ano de cobranças e de negociações para que as irregularidades fossem sanadas". Em julho passado, diz, a Prefeitura assinou junto à secretaria um termo de compromisso ambiental (TCA) para tratar sobre a regularização e operação no local.

"Porém, em dezembro de 2024, a fiscalização da Semad constatou que os problemas apontados no TCA permaneciam os mesmos. Diante do cenário, o Estado rescindiu o TCA e notificou o município", complementa, em comunicado à imprensa. Após o prazo citado para transferência dos resíduos a outro aterro, o município teria solicitado uma prorrogação "sob argumento de que estava enfrentando dificuldades legais e financeiras." Em nova fiscalização no dia 18 de março, foi constatado que, mesmo com "melhorias em alguns pontos", as irregularidades persistiam.

Dentre os problemas observados no aterro municipal, está o "recobrimento inadequado, falta de controle de dispersão de particulados e incômodos à vizinhança, insuficiência da rede de drenagem pluvial e atração de fauna oportunista (urubus, por exemplo)". A Semad aponta ainda que "a água armazenada nas cavas, oriunda da área do antigo lixão, continua chegando ao Córrego Santo Antônio." Já a estação de tratamento de chorume permanecia sem dispositivos de contenção em extravasamentos e rompimentos.

Ainda conforme a secretaria, foram feitos estudos comparativos sobre os custos para disposição em aterros licenciados. No aterro municipal, alega, o gasto seria de R$ 132,26 para cada tonelada -- sendo 350 por dia. Em um aterro privado em Aparecida, a Metropolitana Serviços Ambientais, o custo varia de R$ 115,15 a R$ 135. No aterro Resíduos Zero Ambiental, em Guapó, o preço é de R$ 108 a R$ 137. Conturdo, vale destacar que este primeiro teve registros de vazamento de chorume em fevereiro, o que motivou uma apuração tanto por parte da Polícia Civil quanto da própria Semad.

Por fim, a pasta alega que o município pode regularizar as estruturas do espaço por meio de um licenciamento corretivo da área, "mediante a apresentação de relatórios que comprovem a adequação de todas as estruturas necessárias para a operação adequada, garantindo a mitigação ou compensação dos impactos ambientais negativos. Contudo, aponta, a vida útil do aterro já está no fim, tendo uma estimativa de seis a oito meses.

No dia 18 de fevereiro, O POPULAR mostrou que o prefeito Leandro Vilela (MDB) buscava regularizar o aterro municipal. À época, apontou que estava em diálogo junto ao MP-GO e Semad "para podermos regularizar o nosso aterro em função do custo que é operar um aterro privado". "Para o município é muito caro. Estamos com tanta dificuldade financeira e ainda vamos pagar mais caro sendo que temos o municipal. Se fosse só fechar e migrar para outro, ok, mas temos que continuar mantendo ele", disse.

Em nota, a Prefeitura de Aparecida diz que o anúncio da Semad é desproporcional, "haja vista que a interdição do aterro sanitário público pode onerar ainda mais município que se encontra com uma dívida herdada da administração anterior na ordem de R$ 500 milhões". "Há apenas 85 dias, a nova gestão tem se esforçado para regularizar a situação, tanto que nas últimas vistorias realizadas no local já foram constatadas melhorias e mantém diálogo constante com a Semad e o MP-GO para regularizar a situação."

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Opinião

Entre arte e memória -- Um passeio pela vida de Calouste Gulbenkian

Salatiel Soares Correia é engenheiro, administrador de empresas, mestre em Ciência pela Unicamp

Salatiel Soares Correia é engenheiro, administrador de empresas, mestre em Ciência pela Unicamp (Arquivo pessoal)

A brisa fresca de Lisboa acaricia o rosto do turista, que, com um mapa na mão e olhos curiosos, atravessa a imponente entrada da Fundação Calouste Gulbenkian. Porém, para compreender plenamente esse espaço, é preciso voltar no tempo e explorar a fascinante trajetória de seu criador: um magnata do petróleo, um estrategista nato e um homem cuja vida pessoal foi marcada por jogos de sedução e segredos bem guardados.

O magnata e sua ascensão

Calouste Sarkis Gulbenkian nasceu em 1869, em Scutari, no Império Otomano. Descendente de uma influente família armênia, desde jovem, demonstrou uma inteligência aguçada para os negócios e compreensão sofisticada da política internacional. Educado em Paris e Londres, sua formação em engenharia não tardou a ser eclipsada por suas habilidades de negociação e seu faro apurado para oportunidades financeiras.

O Oriente Médio, no início do século XX, era um tabuleiro de xadrez geopolítico. A disputa por campos petrolíferos envolvia potências europeias, impérios decadentes e empresas ambiciosas. Foi nesse cenário que Gulbenkian, com sua postura diplomática e conexões privilegiadas, conseguiu intermediar acordos entre grandes potências, tornando-se uma figura indispensável na exploração de petróleo. Seu talento para a negociação lhe rendeu o apelido de "Senhor 5%", uma referência à participação que ele mantinha nos principais consórcios petrolíferos, como a Royal Dutch Shell.

Ao longo das décadas, Gulbenkian consolidou um império financeiro, assim, criando uma rede de influência que transcendia fronteiras. Sua capacidade de antecipar movimentos e posicionar-se estrategicamente tornava-o não apenas um grande investidor, mas também um jogador discreto no tabuleiro político mundial.

O homem por trás da fortuna

Se, nos negócios, Gulbenkian se destacava por sua prudência e diplomacia, na vida pessoal, ele demonstrava a mesma habilidade para envolver-se em relações amorosas que desafiavam convenções. Casado com Nevarte Essayan, uma mulher de família abastada, ele soube como conquistar seu coração: com promessas de estabilidade, uma aura de sofisticação europeia e a capacidade de projetar um futuro próspero. Além de ser um magnata, ele também era um homem que sabia como criar uma narrativa envolvente sobre si mesmo.

Apesar da imagem pública de marido respeitável, sua vida amorosa foi pontuada por infidelidades meticulosamente encobertas. Gulbenkian utilizava sua rede de contatos e seu vasto poder financeiro para manter sigilo sobre suas aventuras. Seus encontros eram discretamente organizados, muitas vezes em viagens "de negócios", em que ele se cercava de aliados leais, que garantiam que nada vazasse para a sociedade londrina ou parisiense. Cartas cifradas, encontros em mansões afastadas e serviços de segurança pessoal garantiam que as escapadas nunca comprometessem sua reputação.

A habilidade de separar sua vida pessoal de sua imagem pública era tão bem orquestrada que, até hoje, poucos detalhes concretos sobre seus relacionamentos extraconjugais vêm à tona. Sua esposa, Nevarte, por mais que suspeitasse, preferia manter as aparências, consciente do peso que a imagem da estabilidade familiar tinha nos círculos financeiros da época.

Um legado de beleza e contradição

Quando finalmente escolheu Lisboa como seu refúgio final, Gulbenkian tinha objetivo claro: criar um espaço onde sua paixão pela arte e pela cultura pudesse prosperar. A Fundação Calouste Gulbenkian não é apenas um museu ou um centro cultural; é o reflexo de um homem que, mesmo deslocado pelo mundo, encontrou uma maneira de construir um legado duradouro.

A ironia de sua história é evidente: um homem sem um lar definitivo deixou um espaço no qual a humanidade pode se refugiar na cultura. Um magnata do petróleo, cuja fortuna veio de uma indústria que destrói paisagens, criou um dos jardins mais belos da Europa. E um homem que soube esconder suas infidelidades deixou um acervo de arte onde a verdade da história e da expressão humana é exposta sem filtros.

Hoje, quem caminha pelos corredores da fundação talvez não imagine as estratégias, os jogos de poder e as paixões ocultas que moldaram a vida de Calouste Gulbenkian, mas, ao admirar suas coleções, está, de alguma forma, tocando um fragmento da mente de um dos mais enigmáticos e influentes homens do século XX.

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Ram 1500 Rebel se destaca no design, conforto e desempenho

Picape acelera como um esportivo e entrega tecnologia, luxo e segurança

 Ram 1500 Rebel

 Ram 1500 Rebel (Divulgação )

A Ram 1500 Rebel foi a primeira premium muscle truck do Brasil, onde chegou em dezembro de 2020. No entanto, na segunda quinzena de novembro do ano passado, a Stellantis lançou a nova Ram no mercado nacional, que chegou mais potente e tecnológica. A picape passou a ser vendida em apenas duas versões: Laramie e Laramie Night Edition.

O Sobre Rodas testou a Ram 1500 Rebel, 2020/2021, que também entrega tecnologia, luxo, segurança e versatilidade. Por onde passava, chamava atenção. Não é para menos, a picape mede impressionantes 5.929 mm de comprimento, 2.012mm de altura, 2.029 mm de largura e incríveis 3.672 mm de entre-eixos.

Sob o capô, está o motor V8 de 5,7 litros Hemi entregando 400 cv de potência a 5.600 rpm e 56,7 kgfm de torque a 3.950 rpm. A transmissão é automática de 8 marchas, com tração 4x4 com reduzida. A Ram 1500 Rebel acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos.

Tecnologia

Quando chegou por aqui, a Ram 1500 Rebel tinha um pacote extra batizado de "Level II", que agregava ainda mais equipamentos à picape. Atualmente, ele está inserido no valor final da versão, o que deixa a caminhonete com uma lista de itens de série de fazer inveja até em veículos de luxo.

Entre as exclusividades do primeiro lote destaque para o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos. Destaque também para o head-up display, retrovisor interno digital com tela de LCD que faz uso de uma câmera para exibir as imagens da parte traseira da caminhonete e a inovadora tampa da caçamba.

A central multimídia é instalada verticalmente no painel. A tela de 12 polegadas pode ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis, como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

A lista de itens tecnológicos inclui ainda conjuntos ópticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país).

Traz ainda comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7" no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles.

Do tipo part-time, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos.

Segurança

Além de itens como 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, a então denominada Ram 1500 Rebel entrega um conjunto de equipamentos de segurança amplo.

Nos primeiros anos de vendas, ela era a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que incluía sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

A 1500 Rebel conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC).

Espaço

O interior da picape é espaçoso e leva cinco passageiros com extremo conforto e sem nenhum aperto, mesmo que sejam adultos de estatura elevada. O que os ocupantes têm de espaço interno também encontram de luxo e sofisticação. Um dos destaques é o enorme teto solar panorâmico, único na categoria. Os bancos, o painel de instrumentos e os painéis de portas têm revestimento de couro.

Todos os assentos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância.

Além do espaço para as pernas, os passageiros traseiros se beneficiam do exclusivo assoalho plano e de porta-objetos no assoalho e abaixo do banco. Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume. É possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro.

Outra característica interna na qual a 1500 Rebel se sobressai é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São nada menos que 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.

Visual

O visual externo tem acabamento em preto, principalmente na grade de estilo próprio e que foge ao visto nas demais picapes da marca. O robusto para-choque dianteiro também é em tom escuro, assim como as largas saias laterais e capas dos retrovisores. Na traseira, destaque para a saída de escape duplo para o poderoso motor V8 Hemi.

A caçamba da 1500 chama atenção pela praticidade que oferece. Ela é a única do país a ter duas formas de abertura, tanto a tradicional, quanto para os lados, facilitando o acesso para a área de carga. Também conta com exclusivo sistema RamBox, compartimentos colocados nas paredes laterais da caçamba com tranca por chave e 103 litros de espaço cada um.

Capacidade off-road

A Ram 1500 Rebel também demonstra qualidades no em condições off-road. Além da força de todo o conjunto motriz, do motor HEMI até a tração 4x4 com reduzida, passando pelo câmbio de oito marchas, a picape é equipada com um pacote bem abrangente de itens para o fora de estrada.

Fazem parte dele o controle de descida (Hill Descent Control), suspensões elevadas em 2,5 cm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de aro 18", acerto off-road da geometria traseira e os amortecedores especiais com reservatórios de óleo remotos da Bilstein, verdadeira grife em suspensões de alta performance.

O kit inclui ainda placas de proteção por baixo da carroceria (para caixa de transferência, direção, motor e tanque de combustível) e robustos ganchos para reboque nos para-choques.

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