Geral

Inscrições do primeiro semestre para o Sisu terminam nesta quarta-feira (14)

Divulgação do resultado está prevista para o dia 16 de abril

Modificado em 21/09/2024, 01:20

Inscrições do primeiro semestre para o Sisu terminam nesta quarta-feira (14)

(Reprodução)

Termina nesta quarta-feira (14), às 23h59, o prazo de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021. Os estudantes devem realizar as inscrições, exclusivamente, por meio da página do programa na internet, utilizando o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de brasileiros a um curso de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para esta seleção serão exigidos, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Enem de 2020, aplicado neste ano. Para participar, o estudante não pode ter zerado a redação.

O período de inscrições do Sisu começou no dia 6 de abril e terminaria no dia 9, mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação até esta quarta-feira. São ofertadas, nesta edição, 206.609 mil vagas em 5.571 cursos de graduação, distribuídos em 109 instituições em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 16 de abril. O processo de matrícula será de 19 a 23 de abril, em dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.

O estudante poderá se inscrever no Sisu em até duas opções de vaga e especificar a ordem de preferência. Ele poderá optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas, as cotas. Entretanto, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

Nota de corte

Durante o período de inscrição, o sistema disponibilizará ao candidato, em caráter informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. As informações são atualizadas periodicamente conforme o processamento das inscrições. No caso, o estudante poderá alterar as suas opções de curso, bem como efetuar o seu cancelamento. A classificação no Sisu será feita com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.

A nota de corte é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso. A partir deste ano, o MEC voltará a calcular as notas de corte do Sisu como fazia antes de 2020, quando o formato foi alterado. Assim, a nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção de inscrição não será mais computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção.

Até então, os candidatos tinham acesso à classificação tanto para a primeira quanto para a segunda opção de curso, independente de terem se classificado para a primeira opção. Entretanto, considerar a nota deles no cálculo da segunda opção de curso pode fazer com que a nota de corte desses cursos aumente, gerando uma camuflagem e um aumento de notas de corte que pode não ser real.

Lista de espera

O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2021 vai ocorrer em uma única chamada. Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no período de 16 a 23 de abril, em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer.

Aquele que foi selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado ou não sua matrícula na instituição. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.

Geral

Prazo de inscrição para o exame de acesso ao ensino superior do Tocantins entra na reta final

Primeira edição do Exato em 2025 vai selecionar estudantes para a UFT, UFNT e IFTO. Inscrições são feitas pela internet e custam R$ 70

Modificado em 02/04/2025, 13:13

Campus de Palmas

Campus de Palmas (IFTO/Divulgação)

Segue até a próxima segunda-feira (7) o prazo de inscrição para a primeira edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) em 2025. A prova será aplicada no dia 18 de maio. A seleção é voltada para estudantes que estão cursando qualquer ano do ensino médio ou já concluíram.

A nota do exame vai possibilitar concorrer a vagas em três instituições federais de ensino superior no Tocantins: a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) ou o Instituto Federal do Educação do Tocantins (IFTO).

A inscrição custa R$ 70 e deve ser feita no site do Exato, até 17h do dia 7 de abril. O prazo de pagamento segue até o dia seguinte, por meio de boleto bancário gerado pelo sistema de inscrição.

Diferente dos vestibulares tradicionais, na inscrição do Exato os participantes não selecionam nenhum curso, apenas escolhem em qual município desejam fazer a prova.

Depois, com a nota do Exato, o estudante estará habilitado a participar de diferentes processos seletivos para concorrer a vagas nos cursos de graduação da UFT, da UFNT e do IFTO, tanto no semestre seguinte quanto nos anos posteriores.

Locais de provas

Nesta edição será possível fazer a prova em qualquer município que possui câmpus de uma das três instituições conveniadas, totalizando 14 localidades: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Para o segundo semestre letivo de 2025, a previsão é de que sejam disponibilizadas 1.075 vagas para cursos na UFT. A UFNT deve ofertar 220 vagas em 12 cursos. No caso do IFTO, são previstas 189 vagas para seis cursos do campus de Palmas.

Geral

Notas de corte do Sisu são divulgadas

Segundo MEC, faculdades participantes da seleção podem adotar pesos diferentes por tipo de provas do Enem

Modificado em 20/01/2025, 09:19

Candidatos podem consultar resultados no site do programa

Candidatos podem consultar resultados no site do programa (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (18) a primeira nota de corte parcial do processo seletivo de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema que reúne as vagas ofertadas em universidades e institutos federais do país por meio da nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o MEC, a nota de corte deve ser utilizada pelos candidatos apenas como uma referência da situação em que se encontram para a vaga selecionada, não sendo uma garantia de seleção. Com base nela, o estudante pode alterar as opções de curso no decorrer do período de inscrição e será considerado o último registro feito no sistema até às 23h59 desta terça-feira (21).

As instituições de ensino superior participantes da seleção podem adotar pesos diferentes por tipo de provas do Enem, o que pode ocasionar pontuações diferentes, de acordo com os parâmetros adotados por universidades e institutos federais", destaca o ministério.

Nesta edição do Sisu, das 0h às 8h, o sistema atualizará as notas de corte para os cursos disponíveis.

Há duas formas de acessar as notas de corte: com ou sem fazer o login na página do Sisu:

PESQUISA COM LOGIN

  1. Acesse a página de acesso do Sisu. Depois, clique no link Entrar com GOV.BR.
  2. Na tela do Gov.br, basta incluir seu CPF e a senha
  3. Ao entrar na sua conta, já aparecerão as instituições nas quais você se inscreveu, com a posição que você ocupa em cada uma delas, além da sua nota e da nota de corte

PESQUISA SEM FAZER O LOGIN

  1. Entre na página principal do Sisu e role a página até a parte de baixo. Depois, clique na opção "Consultar ofertas de vagas e notas de corte"
  2. Na tela de pesquisa, é possível fazer a busca por município, por instituição ou por curso
  3. Na tela de busca da nota de corte por município, você deve clicar primeiro na sigla do estado e depois do município. As instituições de ensino serão mostradas com os dados das notas de corte
  4. Na tela de busca por instituições, você também deve clicar na sigla do seu estado para aparecer alista de instituições
  5. Na tela de busca por curso, basta clicar na letra inicial do seu curso
  6. Após escolher a instituição de ensino em uma das opções, aparecem em seguida as vagas de cada instituição. No início, é mostrada a quantidade total de vagas disponibilizadas. Depois, aparecem o número de vagas por categoria: PPI (pretos, pardos e indígenas), quilombolas, PCD, escolas públicas e ampla concorrência. No pé de cada categoria aparece a nota de corte e a data que foi disponibilizada.

RESULTADO

Os estudantes poderão conferir o resultado da chamada regular no dia 26 de janeiro, pelo boletim do candidato. Quem for aprovado, terá entre os dias 27 e 31 de janeiro para realizar a matrícula nas instituições de ensino.

Os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das duas opções de curso, podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre 26 e 31 de janeiro. Para isso, basta acessar o boletim e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em concorrer a uma das vagas da lista de espera.

Geral

Enem 2024 teve apenas 12 redações nota mil, menor número da história

Notas dos candidatos foram divulgadas na manhã desta segunda-feira

Tema da redação do Enem 2024 foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Tema da redação do Enem 2024 foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil (Divulgação/INEP)

Apenas 12 estudantes conseguiram nota mil na redação do Enem 2024. É o menor número de participantes com pontuação máxima já registrado no exame, no ano passado, por exemplo, 60 pessoas tiveram nota mil.

O tema da redação do Enem 2024 foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

Apenas um aluno de escola pública, de Minas Gerais, conseguiu atingir a nota máxima na redação, todos os demais estudaram na rede particular.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o Inep, órgão responsável pela prova, irá analisar os resultados. "Vamos procurar entender o que significa esse resultado e pensar em ações e políticas a partir dessa análise", disse em entrevista coletiva na manhã desta segunda (13).

O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.

O Enem deste ano teve mais de 4,32 milhões de inscritos em todo o país, um aumento de 9,95% em relação a 2023. A proficiência média dos candidatos também teve aumento em relação ao ano passado, passando de 543 para 546 pontos.

"Quando há a ampliação de participantes, a tendência é de que a média diminua, por isso, esse aumento ainda que pequeno é muito positivo", disse o ministro.

A média dos participantes, no entanto, teve queda nas provas de matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

As notas dos candidatos foram divulgadas na manhã desta segunda-feira. Com o resultado, os participantes podem concorrer às vagas das principais universidades do país.

As notas estão disponíveis na página do participante e são acessadas com login e senha.

Com o resultado em mãos, os participantes podem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), obter bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em cursos de faculdade particulares.

As inscrições para o Sisu 2025 começam já na sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. Nesse período, com a nota do Enem o candidato pode selecionar duas opções de curso para concorrer.

Geral

Notas do Enem 2024 já estão disponíveis; veja como consultar

Notas estão disponíveis na página do participante e são acessadas com login e senha

Notas do Enem foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (13)

Notas do Enem foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (13) (Divulgação/Inep)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira (13) as notas dos candidatos no Enem. Com o resultado, os participantes podem concorrer às vagas das principais universidades do país.

As notas estão disponíveis na página do participante e são acessadas com login e senha.

Agora, os candidatos têm acesso aos resultados das provas objetivas e da redação do Enem.

Com o resultado em mãos, os participantes podem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), obter bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em cursos de faculdade particulares.

Sisu terá mais de 6 mil vagas para universidades de Goiás em 2025
IF Goiano oferece 1,5 mil vagas de cursos superiores de graça

As inscrições para o Sisu 2025 começam já na sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. Nesse período, com a nota do Enem o candidato pode selecionar duas opções de curso para concorrer.

O Enem 2024 aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, além das 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de língua estrangeira) e 45 de ciências humanas, os candidatos fizeram também a redação, cujo tema foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.

Neste ano, o exame recebeu 4,32 milhões de inscrições - um aumento de 9,95% em relação à edição passada.

Cronogramas do SISU

  • Inscrições: 17 a 21 de janeiro
  • Resultados da 1° chamada: 26 de janeiro
  • Matrículas: 27 a 31 de janeiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro