Prazo de inscrição para o exame de acesso ao ensino superior do Tocantins entra na reta final
Primeira edição do Exato em 2025 vai selecionar estudantes para a UFT, UFNT e IFTO. Inscrições são feitas pela internet e custam R$ 70
Patricio Reis
2 de abril de 2025 às 13:11
Modificado em 02/04/2025, 13:13

Campus de Palmas (IFTO/Divulgação)
Segue até a próxima segunda-feira (7) o prazo de inscrição para a primeira edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) em 2025. A prova será aplicada no dia 18 de maio. A seleção é voltada para estudantes que estão cursando qualquer ano do ensino médio ou já concluíram.
A nota do exame vai possibilitar concorrer a vagas em três instituições federais de ensino superior no Tocantins: a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) ou o Instituto Federal do Educação do Tocantins (IFTO).
A inscrição custa R$ 70 e deve ser feita no site do Exato, até 17h do dia 7 de abril. O prazo de pagamento segue até o dia seguinte, por meio de boleto bancário gerado pelo sistema de inscrição.
Diferente dos vestibulares tradicionais, na inscrição do Exato os participantes não selecionam nenhum curso, apenas escolhem em qual município desejam fazer a prova.
Leia Também
Depois, com a nota do Exato, o estudante estará habilitado a participar de diferentes processos seletivos para concorrer a vagas nos cursos de graduação da UFT, da UFNT e do IFTO, tanto no semestre seguinte quanto nos anos posteriores.
Locais de provas
Nesta edição será possível fazer a prova em qualquer município que possui câmpus de uma das três instituições conveniadas, totalizando 14 localidades: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Para o segundo semestre letivo de 2025, a previsão é de que sejam disponibilizadas 1.075 vagas para cursos na UFT. A UFNT deve ofertar 220 vagas em 12 cursos. No caso do IFTO, são previstas 189 vagas para seis cursos do campus de Palmas.