Geral

MEC prorroga prazo de inscrições do Sisu após falha impedir acessos

O Sisu reúne as vagas de instituições de ensino que selecionam seus alunos pela nota do Enem.

Modificado em 27/09/2024, 01:39

Podem concorrer os estudantes em situação de vulnerabilidade social inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico)

Podem concorrer os estudantes em situação de vulnerabilidade social inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) (Marcos Santos/USP Imagens)

O MEC (Ministério da Educação) decidiu ampliar o prazo de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) por causa das falhas técnicas no sistema que tem impedido que parte dos participantes tenha conseguido acessar o site.

O novo prazo termina agora às 23h59 do dia 29 (domingo). Antes, o prazo se encerrava na sexta-feira (27).

O Sisu reúne as vagas de instituições de ensino que selecionam seus alunos pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Participantes do exame estavam encontrando problemas desde a divulgação das notas, no dia 18, antes mesmo da abertura do Sisu.

"Em atenção aos estudantes, que manifestaram o pedido, e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas", informou a pasta em nota. O resultado está mantido para segunda-feira, 30/01.

O Sisu recebeu, até 18h desta quinta-feira, 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. As inconsistências encontradas no sistema que dificultavam o acesso de candidatos foram sanadas, segundo o MEC.

A pasta indica que candidatos que tenham problemas entrem em contato com o MEC por meio do 0800 61 61 61 ou pelo e-mail ouvidoria@mec.gov.br;

Os calendários do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Financiamento Estudantil) continuam normalmente para os dias 31/1 a 3/02 e 7/2 a 10/2, respectivamente. A nota do Enem também é critério para os dois programas.

Geral

Começa período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025; veja quem tem direito

Prazo começa nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 25 de abril

Estar cursando o Ensino Médio no ano de 2025 é dos critérios para isenção

Estar cursando o Ensino Médio no ano de 2025 é dos critérios para isenção (Shutterstock)

Começou nesta segunda-feira (14) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o período de solicitação vai até 25 de abril e as inscrições para realização da prova ainda não estão abertas.

Isenção

Segundo o edital do Inep, os critérios para isenção da taxa do ENEM 2025 são:

  • Estar cursando o último ano do ensino médio no ano de 2025, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Estar cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
  • Enem 2024 teve apenas 12 redações nota mil, menor número da história Inteligência Artificial tem maior nota de corte na UFG

    Como fazer a solicitação da isenção:

    -Acessar o site Enem.

    -Informar CPF, data de nascimento, e-mail válido e número de telefone;

    -Para os isentos que realizaram inscrição no Enem 2024 e não compareceram à prova, é necessário justificar ausência;

    -Preencher as informações e criar um cadastro na Página do Participante em sso.acesso.gov.br.

    Justificar ausência no Enem 2024

    Os participantes que solicitaram a isenção da taxa na última edição da prova e faltaram um ou dois dias do exame devem apresentar uma documentação que comprove o motivo da ausência, para ter direito novamente à gratuidade.

    Segundo o Inep, documentos auto declaratórios emitidos por pais ou responsáveis não serão aceitos e é necessário acessar a página do participante e justificar.

    Cronograma:

  • 12/05 à 16/05 - Recurso da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025
  • 12/05 - Resultado da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025
  • 14/04 a 25/04 - Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025
  • 22/05 - Resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025
  • Geral

    Notas do Enem 2024 já estão disponíveis; veja como consultar

    Notas estão disponíveis na página do participante e são acessadas com login e senha

    Notas do Enem foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (13)

    Notas do Enem foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (13) (Divulgação/Inep)

    O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira (13) as notas dos candidatos no Enem. Com o resultado, os participantes podem concorrer às vagas das principais universidades do país.

    As notas estão disponíveis na página do participante e são acessadas com login e senha.

    Agora, os candidatos têm acesso aos resultados das provas objetivas e da redação do Enem.

    Com o resultado em mãos, os participantes podem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), obter bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em cursos de faculdade particulares.

    Sisu terá mais de 6 mil vagas para universidades de Goiás em 2025
    IF Goiano oferece 1,5 mil vagas de cursos superiores de graça

    As inscrições para o Sisu 2025 começam já na sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. Nesse período, com a nota do Enem o candidato pode selecionar duas opções de curso para concorrer.

    O Enem 2024 aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, além das 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de língua estrangeira) e 45 de ciências humanas, os candidatos fizeram também a redação, cujo tema foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

    O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.

    Neste ano, o exame recebeu 4,32 milhões de inscrições - um aumento de 9,95% em relação à edição passada.

    Cronogramas do SISU

  • Inscrições: 17 a 21 de janeiro
  • Resultados da 1° chamada: 26 de janeiro
  • Matrículas: 27 a 31 de janeiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
  • Geral

    Sisu terá mais de 6 mil vagas para universidades de Goiás em 2025

    Quatro universidades ofertam vagas. Inscrições começam no dia 17 de janeiro

    Modificado em 23/12/2024, 19:44

    Fachada da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia

    Fachada da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia (Wildes Barbosa / O Popular)

    Goiás terá mais de 6 mil vagas disponibilizadas em universidades no estado aos estudantes que desejam tentar o acesso ao ensino superior em 2025 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer às vagas, os estudantes deverão se inscrever entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2025, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (veja cronograma ao final da reportagem) .

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    As vagas estão distribuídas em quatro universidades públicas. A Universidade Federal de Goiás (UFG) lidera a lista com o maior número de vagas ofertadas. Ao todo, são 4.459. Na sequência, estão as Universidades Federais de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com 1.080 vagas cada.

    O Instituto Federal de Goiás (IFG) disponibilizou 630 vagas. Já o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), não aderiram ao Sisu.

    O Sisu utiliza as notas do Enem 2024 para calcular a nota de corte de cada curso, com base no número de vagas disponíveis e na quantidade de inscritos.

    Cronograma do Sisu 2025

  • 17 a 21/01 -- Período de inscrições
  • 26 a 31/01 -- Manifestação em lista de espera
  • 26/01 -- Resultado chamada regular
  • 27/01 a 04/02 -- Período de ocupação da chamada regular
  • 11/02 -- Convocação da lista de espera
  • Geral

    Projeto AYA oferece oficinas gratuitas de estamparia em tecido para mulheres negras

    Modificado em 17/09/2024, 17:25

    Projeto AYA oferece oficinas gratuitas de estamparia em tecido para mulheres negras

    (Matheus Alcântara)

    O Orum Aiyê Quilombo Cultural realiza a primeira edição do Projeto Aya, que conta com dois módulos: no primeiro estão sendo oferecidas oficinas de formação em macramê, conduzida pela artista visual Rafaela Rocha. No segundo módulo, a artista Raquel Rocha vai oferecer oficina de estamparia nos dias 14, 21 e 28 de setembro das 15h às 18h.

    As inscrições são gratuitas e estão abertas até sábado, 31 de agosto. A formação acontece na sede do quilombo, no Residencial Nossa Morada. Este projeto foi contemplado pelo edital Dinamização de Empresas e Espaços Culturais da Lei Federal Paulo Gustavo. As interessadas nas oficinas de estamparia devem ter, pelo menos, 15 anos e não é necessária formação prévia.

    O link para inscrição está disponível no Instagram @orumaiyecultural e há 30 vagas disponíveis. O público desta formação é, exclusivamente, de mulheres negras, surdas ou com audição reduzida, neste último caso, não haverá critério étnico-racial na seleção. Haverá tradução simultânea em libras.

    As oficinas de macramê e de estamparia oficinas foram escolhidas por permitirem uma grande versatilidade de atuação no mercado de trabalho e artístico. "Além disso, oferecem um estudo técnico para pessoas negras como uma possibilidade de garantir que esses artistas desenvolvam plenamente suas habilidades e talentos, promovendo a representatividade em todos os níveis do mercado de trabalho", justifica Raquel.

    A finalidade da oficina de estamparia é utilizar de técnicas artísticas para dar vida aos tecidos e pensá-los como uma plataforma de expressão e comunicação artística. "O tecido possui uma linda maleabilidade de ser no mundo, podendo ser utilizado para decoração, para vestimentas, assim como várias outras maneiras na sociedade. Esta formação visa realizar um contato inicial às diversas técnicas de estamparia em tecido pensando em um público iniciante", comenta a artista.

    O projeto
    O Projeto Aya, explicam as irmãs Raquel e Rafaela Rocha, tem o nome inspirado no adinkra africano, que significa um símbolo de independência, resistência, perseverança e desenvoltura. A partir dessa proposta, o projeto Aya pensa a formação técnico - artística como um laboratório de imersão e pesquisa que visa aprimoramento de pessoas negras para o mercado de trabalho e cultural. Assim, a iniciativa foi gestada tendo em vista o apagamento das mulheres negras enquanto agentes de arte e de cultura.

    "Ações culturais que promovem esse tipo de arte são uma forma de resistência cultural e política a dar continuidade e voz a essas pessoas", comenta Rafaela Rocha. "A partir disso, este projeto nasce da necessidade de se pensar uma formação educacional técnica para pessoas negras visando uma melhor inserção no mercado de trabalho", continua.

    A artista Raquel Rocha enfatiza o fato de que, historicamente, pessoas negras enfrentam barreiras sérias para o acesso à educação e a oportunidades no campo das artes. "Neste sentido, o Orum Aiyê Quilombo Cultural visa oferecer suporte e recursos adequados que permitam que essas pessoas tenham mais chances e oportunidades de crescimento profissional e qualidade de vida. Essa busca por equidade de oportunidades é essencial para combater a sub-representação e as disparidades no acesso a oportunidades profissionais, garantindo que todos os artistas possam mostrar seu trabalho e alcançar seu potencial máximo", complementa.