Geral

Mulher é internada após sofrer 'overdose' de água

Modificado em 28/09/2024, 23:52

Mulher é internada após sofrer 'overdose' de água

(Foto: Pixabay)

Você não leu errado. O consumo excessivo de água foi o grande responsável por causar uma overdose em uma mulher de 59 anos, que precisou ser internada às pressas em um hospital na Inglaterra.

Com fortes dores abdominais, os sintomas pareciam de uma intoxicação urinária, mas a britânica foi diagnosticada com uma situação perigosa e alarmante chamada hiponatremia, que é quando o índice de sódio fica muito inferior ao considerado normal.

Tudo isso aconteceu, contou a idosa, após ela decidir fazer uma limpeza interior e ingeriu cerca de 600ml de água por hora. Depois de liberada do hospital, a recomendação foi beber apenas um litro nas próximas 24 horas, até que o índice de sódio no sangue se normalizasse.

Após o susto, a mulher passa bem e tem contido os excessos, segundo o jornal 'Metro'.

Geral

Empresária presa por engano na frente dos filhos em Londres desabafa

Alline Fernandes Dutra foi levada em um camburão e passou mais de 30 horas presa. Ela foi confundida com homônima

Modificado em 17/09/2024, 16:31

Alline em frente à corte depois da última audiência, quando foi confirmado de uma vez por todas a sua inocência

Alline em frente à corte depois da última audiência, quando foi confirmado de uma vez por todas a sua inocência (Arquivo pessoal/Alline Fernandes Dutra)

A empresária goiana Alline Fernandes Dutra, de 36 anos, foi presa por engano no aeroporto de Londres por ter o nome parecido com uma mulher procurada por dirigir bêbada. Mesmo após apontar que a foto e os dados da pessoa procurada não eram iguais aos seus, Alline foi levada em um camburão e chegou a ficar 30 horas em uma cela.

Foram os piores momentos da minha vida. Fui a loucura dentro da cela, estava sozinha em uma cela, mas rodeada de outros presos. Dava pra escutar os outros presos", afirmou.

Alline contou que não conseguiu dormir. "Teve uma hora que eu estava em crise incontrolável, eu esmurrava a porta da cela pedindo remédio para dor e uma janta", conta. Disse que pediu remédio porque estava sentindo dores nos braços e na cabeça. "Eles me algemaram muito apertado, ficou inchado. Mas também tive uma dor na cabeça terrível talvez por tanta pressão do stress que eu estava e por ter chorado praticamente as 30 horas que estava sob custódia da polícia", afirmou.

Ela contou ao POPULAR que a digital dela assinalou vermelho no sistema, o que significa que não era a mesma do registro da pessoa procurada. Alline contou que a, durante a detenção, os policiais se recusara a mostrar os dados básicos que que tinham da suspeita presa em 2022 - como data de nascimento, endereço, qual carro ela dirigia ou onde foi presa. "Após ir à corte, descobrimos que nenhum dos dados que eles tinham em mãos eram iguais aos meus", afirmou.

No dia seguinte após a prisão, Alline foi colocada diante ao juiz. "Durante a audiência, vimos que a polícia havia sumido com a foto da suspeita e também não passaram a informação de que minha impressão digital havia voltado vermelha, já provando a minha inocência", disse. Ela ainda informou que, enquanto ouvia o juiz falar, percebeu que a polícia teria editado o documento da prisão de 2022.

Segundo Alline, o nome dela completo e endereço foram adicionados ao documento, o que deixou "tudo mais confuso no sistema, para parecer que eu tinha algo a ver com o crime". Ela somente foi solta após o juiz ver em um vídeo da mulher procurada sendo presa, em 2022. "Enfim confirmaram que não era eu a pessoa e então fui solta, em liberdade condicional com data marcada para retornar à corte", contou. Atualmente, o processo continua aberto e a suspeita continua procurada.

Foi uma situação desesperadora, de muita aflição. Meu marido chorava ao falar com os policiais. Meu filho mais velho também. Minha filha de 1 ano e 3 meses ficou muito assustada", disse Alline.

O Itamaraty, em nota, afirmou que o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral em Londres, acompanha o caso e presta assistência consular à brasileira. Ainda recomenda que, em casos de emergências no exterior, que brasileiros contatem a repartição consular mais próxima.

É bem nítido aqui a indiferença com que tratam quem não é nato daqui. Sou casada com inglês e sempre que precisamos do serviço público ele liga ou vai à frente pois o tratamento é melhor. A discriminação é nítida", disse Alline.

Entenda o caso

No dia 13 de junho, quinta-feira, Alline Fernandes Dutra, estava no aeroporto de Londres para embarcar num voo para Florença para celebrar um casamento e curtir férias. No check-in, ao despachar as malas, Alline foi abordada por policiais. "Três policiais, dois homens e uma mulher, chegaram até mim muito armados e perguntaram se eu era Aline Fernandes". Ela confirmou, acrescentando seu último sobrenome, Dutra, ao responder aos agentes. Foi quando recebeu voz de prisão, por, segundo eles, ter cometido um crime em 2022 e não comparecer à corte no prazo devido.

Os policiais informaram a ela que, no dia 15 de janeiro daquele ano, teria sido flagrada dirigindo embriagada. O suposto crime de Alline (com dois Ls) Fernandes Dutra, na verdade, teve uma Alinne Fernandes (com dois Ns e sem Dutra no nome) como autora. "A questão é que eu não dirijo, não tenho carteira de motorista e não estava nas redondezas do local quando a outra pessoa foi presa", relatou Alline ao jornal. Foi o que ela argumentou também com os agentes que insistiram em levá-la presa.

A empresária e o marido viram que, nos papéis que foram apresentados, havia uma foto da pessoa procurada, que não se parecia com Alline. Um dos policiais chegou a falar que não adiantava colocar o foco na questão da foto. A agente disse que se as impressões digitais não conferissem, seria liberada, mas nem a impressão digital dela ter assinalado vermelho no sistema (quando não confere com o registro da pessoa procurada) fez com que a liberassem.

A goiana só foi solta após passar o vídeo da mulher procurada sendo presa, em 2022. "Disseram para mim que ainda estão atrás da pessoa e por isso não puderam fechar o caso. Ficou uma situação ainda aberta, por isso tenho de andar com esse documento, para provar que não sou a procurada", explica. (Colaborou Elder Dias)

Posicionamento

Itamaraty

"O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral em Londres, acompanha o caso e presta a assistência consular cabível à nacional brasileira.

Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não fornece informações sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros.

Em casos de emergência no exterior, recomenda-se aos viajantes brasileiros contatar a repartição consular mais próxima."

IcEsporte

Esporte

Inglaterra elimina Austrália e faz final inédita contra a Espanha na Copa do Mundo

Inglaterra elimina Austrália e faz final inédita contra a Espanha na Copa do Mundo

Modificado em 19/09/2024, 00:45

Jogadoras da Inglaterra celebram classificação à final da Copa do Mundo

Jogadoras da Inglaterra celebram classificação à final da Copa do Mundo (Divulgação/@FifaWWC)

Desfalcada de suas duas principais jogadoras desde o início da Copa do Mundo feminina e com outra estrela suspensa, a Inglaterra desafiou os contratempos para ir à final.

Nesta quarta-feira (16), a equipe venceu a Austrália por 3 a 1 pela semi. No próximo domingo (20), faz a decisão contra a Espanha. A certeza é que o Mundial feminino terá uma campeã inédita.

Já é o melhor resultado da história da seleção inglesa e a confirmação do favoritismo da equipe que chegou à competição como campeã continental. No ano passado, venceu a Eurocopa.

Em 2015 e 2019, a Inglaterra havia sido derrotada nas semifinais. Em 38 jogos sob o comando da treinadora holandesa Sarina Wiegman, o time perdeu apenas uma vez. Mas este revés havia acontecido em amistoso diante da Austrália, neste ano.

A finalista desembarcou na Oceania sem Beth Mead, artilheira do título europeu do ano passado, e a volante/capitã Leah Williamson. Ambas não foram convocadas por causa de lesões no joelho. Na vitória sobre a Nigéria, pelas oitavas de final, a atacante Lauren James foi expulsa e recebeu dois jogos de suspensão. Ela retorna apenas na decisão de domingo.

A Inglaterra dominou o primeiro tempo, em parte porque a Austrália decidiu que o melhor caminho era se fechar e usar os contra-ataques. Algo que não aconteceu nos primeiros 45 minutos. No único lançamento que pegou a zaga rival desguarnecida, Sam Kerr saiu na cara do gol, mas já havia sido marcado impedimento.

A recompensa pelo melhor desempenho inglês veio aos 35, quando Ella Toone acertou chute no ângulo para abrir o placar. No restante da etapa inicial, as donas da casa não conseguiram pressionar pelo empate e as britânicas continuaram com domínio territorial.

A Austrália precisava sair mais para o jogo e que a sua craque Sam Kerr aparecesse. Se o segundo tempo não teve um cenário muito diferente nos primeiros minutos, a Inglaterra arrefeceu seu ritmo e o empate chegou graças ao brilhantismo da camisa 20.

Recuperada de lesão, a semifinal foi o primeiro jogo em que começou como titular na Copa. E aos 28 minutos, Kerr acertou um arremate de longa distância, indefensável para ao goleira Earps, e igualou o placar.

Foi o lance que fez a Inglaterra despertar e retomar o mesmo ritmo com o qual iniciou a partida. Lucy Bronze quase anotou um gol espírita, em um cruzamento, e Alessia Russo chegou perto de desempatar com chute cruzado. A vantagem aconteceu aos 25, quando Lauren Hemp aproveitou a falha da zaga australiana para marcar o segundo inglês.

A Austrália estava acostumada a passar aperto nesta Copa do Mundo. Na fase de grupos, chegou à última rodada precisando vencer o Canadá para se classificar depois de ter sido batida pela Nigéria. Nas quartas de final, apelou a uma longa disputa de pênaltis para passar pelas francesas após empate em 0 a 0.

A derrota significa que o país perdeu a chance de igualar algo que foi obtido apenas pelos Estados Unidos em 1999: sediar a competição e ser campeã.

Nos 20 minutos finais, o time tentou. Vine e Kerr tentaram mas Earps fez duas defesas. Foi Sam Kerr quem teve a melhor oportunidade de igualar de novo o placar. Aos 40, a bola caiu nos seus pés dentro da pequena área após rebote da goleira. Ela chutou para fora. O castigo foi imediato.

No ataque seguinte, Alessia Russo bateu cruzado, anotou o terceiro inglês e carimbou a vaga para a inédita final.

FICHA TÉCNICA
AUSTRÁLIA : Mackenzie Arnold; Ellie Carpenter, Clare Hunt, Clare Polkinghorne (Emily van Egmond) e Steph Catley; Hayley Raso (Cortnee Vine), Katrina Gorry (Alex Chidiac), Kyra Cooney-Cross e Caitlin Foord; Sam Kerr e Mary Fowler. Treinador: Tony Gustavsson.

INGLATERRA : Mary Earps; Jess Carter, Millie Bright e Alex Greenwood; Lucy Bronze, Keira Walsh, Georgia Stanway, Rachel Daly e Ella Toone (Niamh Charles); Alessia Russo (Chloe Kelly) e Lauren Hemp. Treinador: Sarina Wiegman

Estádio: Accor Stadium, em Sydney (Austrália)
Público: 75.784 presentes
Árbitra: Tori Penso
Auxiliares: Brooke Mayo e Mijensa Rensch Tess Olofsson (quarta árbitra);
VAR: Massimiliano Irrati
Cartões amarelos: Alex Greenwood e Chloe Kelly (ING)
Gols: Ella Toone (ING), aos 36'/1ºT; Sam Kerr (AUS), aos 17' (AUS), Lauren Hemp (ING), aos 25'; e Alessia Russo (ING), aos 40'/2ºT

Geral

Manutenções da Saneago podem afetar o abastecimento em bairros de Aparecida de Goiânia; veja lista

Serão três frentes de trabalho com previsão para começar no início da manhã e ser concluído no mesmo dia ao final da tarde

Modificado em 19/09/2024, 00:36

Fornecimento de água deve ser normalizado gradualmente ao fim da manutenção

Fornecimento de água deve ser normalizado gradualmente ao fim da manutenção (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

A Saneago vai realizar manutenção em sua rede nesta sexta-feira (21), em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. Segundo a empresa 14 bairros podem ser afetados durante os trabalhos. A previsão é que o abastecimento seja interrompido das 8h às 17h e normalizado ao longo da noite. Veja a lista dos bairros no fim da matéria.

Entre os serviços divulgados pela empresa está a interligação das redes secas do Condomínio Veredas da Alvorada para a rede de distribuição de água da Saneago, a intervenção acontece na Avenida W-5, no Setor Tocantins. Outra manutenção será para construção de uma caixa em alvenaria para instalação de Válvula de Redução de Pressão (VRP), na Avenida Brasil, no Jardim Veneza.

A última intervenção programada será no Centro de Preservação Morada dos Pássaros, onde a Saneago deve fazer melhorias para a área atendida pela unidade. De acordo com a empresa de saneamento, todos os serviços devem começar as 8h da manhã e terminar as 17h.

Lista dos bairros que podem ser afetados, segundo a Saneago :

Colonial Sul (parcial)

Conjunto Cidade Vera Cruz

Jardim Canadá

Jardim Itapuã (parcial)

Jardim Olímpico

Jardim Veneza

Loteamento Colinas de Homero

Loteamento Porto das Pedras

Morada dos Pássaros

Pontal Sul (parcial)

Residencial Santa Luzia

Setor Tocantins

Sítios Santa Luzia

Solar Park

Geral

Manutenção da Saneago que pode deixar mais de 120 bairros sem água começa nesta sexta

O abastecimento deve ser interrompido às 19h desta sexta-feira (7) com previsão de retorno às 9h de domingo (9)

Modificado em 19/09/2024, 00:33

Manutenção da Saneago que pode deixar mais de 120 bairros sem água começa nesta sexta

(Pixabay)

A manutenção da Saneago que pode deixar 123 bairros da Grande Goiânia sem água começa às 19h desta sexta-feira (7). A ampliação do Sistema João Leite faz parte da segunda etapa de interligação da nova adutora Senac Leste-Celg e deve acontecer durante todo o final de semana. Segundo a companhia, o abastecimento deve ser normalizado na manhã de domingo (9).

Com isso as regiões abastecidas pelo Sistema João Leite em Goiânia e Aparecida de Goiânia podem ficar sem água. Portanto, durante o período de interrupção do abastecimento a Saneago pede para que a população faça uso moderado do recurso, usando a água apenas para fins essenciais como o preparo de alimentos, consumo e higiene pessoal.

A companhia ainda informa, que a partir das 9h de domingo os trabalhos de bombeamento vão normalizar a entrega de água de forma gradual. A Saneago garante que hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e instituições de ensino, serão abastecidas com caminhões pipa, portanto, não os atendimentos não devem ser afetados.

Para evitar um colapso, condomínios da Grande Goiânia já abasteceram as caixas d'água e verificaram os níveis dos reservatórios. Além disso, os moradores foram orientados a fazer o uso consciente do recurso. Além disso, Alládio Teixeira Neto, diretor de uma empresa que administra mais de 50 condomínios, ainda afirma que os prédios já estão negociando possíveis compras de caminhões pipas. O objetivo é evitar a escassez total de água e fugir dos preços abusivos.

"Na última vez dobraram os preços. A gente comprava de R$ 500 e passou para R$ 1.000. É a lei de oferta e demanda. Muita gente precisando aí subiram os preços", conta Alládio.

O Procon Goiás informou que fiscalizará a venda de água no final de semana de acordo com as denúncias que chegarem. Denúncias podem ser feitas no telefone 151 ou pelo site na plataforma Procon Web.

Linhão Goiânia-Aparecida

De acordo com a Saneago, as obras que acontecem neste final de semana fazem parte do primeiro trecho do Linhão Gyn-Apa, que já está com cerca de 87% do trabalho concluído. A previsão de conclusão para outubro deste ano. O investimento para a obra é de R$ 48 milhões e deve duplicar a capacidade de bombeamento de água para bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia, atendidos pelo Sistema João Leite.

++Veja abaixo os bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia que podem ser afetados durante o trabalho da Saneago++:

Goiânia :

Bairro Água Branca, Chácara do Governador, Chácaras Alto da Glória, Condomínio Jardins Athenas, Condomínio Jardins Milão, Condomínio Jardins Munique, Condomínio Jardins Paris, Condomínio Jardins Valência, Condomínio Jardins Verona, Condomínio Vila Isabel, Conjunto Anhanguera, Conjunto Aruanã I, II e III, Conjunto Fabiana, Conjunto Riviera, Housing Flamboyant, Jardim América, Jardim Atlântico, Jardim Bonanza, Jardim Brasil, Jardim da Luz, Jardim Goiás, Jardim Mariliza, Jardim Novo Mundo, Jardim Vitória, Loteamento Areião I e II, Park Aruanã, Parque Acalanto, Parque Amazônia, Parque Atheneu, Parque das Laranjeiras, Parque Lozandes, Parque Santa Cruz, Residencial Alphaville Flamboyant, Residencial Araguaia Alphaville Flamboyant, Residencial Aruanã, Residencial Clea Borges, Residencial Novo Mundo Extensão, Residencial Olinda, Residencial Portal do Sol I e II, Residencial Privê dos Girassóis, Residencial Recanto dos Buritis, Residencial Sonho Verde, Setor Alto da Glória, Setor Bela Vista, Setor Bueno, Setor Leste Universitário, Setor Marista, Setor Moraes, Setor Nova Suíça, Setor Oeste, Setor Pedro Ludovico, Setor Serrinha, Setor Sul, Vila Alto da Glória, Vila Brasil, Vila Jardim Vitória, Vila Legionárias, Vila Maria José, Vila Maria Luiza, Vila Parque Santa Maria, Vila Redenção, Vila Santa Efigênia, Vila São João.

Aparecida de Goiânia :

American Park, Bairro Independência I e II, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Chácaras Bela Vista, Chácaras São Pedro, Conjunto Liberdade, Conjunto Residencial Brasília Sul, Jardim Bela Vista, Jardim das Esmeraldas, Jardim dos Buritis, Jardim dos Pomares, Jardim Imperial, Jardim Luz, Jardim Maria Inês, Jardim Nova Era, Jardim Olímpico, Jardim Palácio, Jardim Paraíso, Jardim Progresso, Jardim Santo Antônio, Jardim Transbrasiliano, Mansões Paraíso, Papillon Park, Parque Floresta, Parque Hayala, Parque Primavera, Parque Real, Parque São Jorge, Parque Trindade I, II e III, Parque Veiga Jardim, Recanto dos Emboabas, Residencial Alvaluz, Residencial Cândido de Queiroz, Residencial Recanto do Cerrado, Residencial Parque Flamboyant, Residencial Santa Luzia, Setor Conde dos Arcos, Setor dos Afonsos, Setor Industrial Santo Antônio, Setor Pontal Sul, Setor Tocantins, Sítios Santa Luzia, Terra Prometida, Vila Alzira, Vila Brasília, Vila Maria, Vila Mariana, Vila Oliveira, Vila Real, Vila Santa, Vila Santos Dumont, Vila São Joaquim, Vila São Tomás, Vila Sul.