Geral

Mulheres que comem fast food demoram mais a engravidar

Estudo revelou que o consumo elevado de frutas pode melhorar a fertilidade

Modificado em 26/09/2024, 00:42

Mulheres que comem fast food demoram mais a engravidar

(Pixabay)

Um estudo produzido pela Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriu uma correlação entre o consumo de frutas e o aumento da fertilidade. Os pesquisadores afirmam que mulheres que comem menos de três pedaços de frutas por mês demoram até 50% mais para engravidar do que as que incluem os alimentos em sua dieta.

A mesma pesquisa comparou o consumo de fast food - comidas de baixo valor nutricional - e apontou que mulheres que ingerem esse tipo de alimento quatro ou mais vezes por semana demoram quase um mês a mais para engravidar. Para a médica Claire Roberts, que coordenou o estudo, isso mostra que uma boa dieta pode influenciar na fertilidade da mulher.

"As nossas descobertas revelam que uma dieta de qualidade, o que inclui mais frutas e menos fast food, aumenta a fertilidade e reduz o tempo para uma gravidez acontecer", explica a médica. O estudo ouviu 5.598 mulheres do Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia que nunca tiveram filhos e estavam tentando engravidar.

A análise foi feita com o intuito de acabar com o mito popular de que mulheres querendo engravidar não podem comer frutas. "Como nutricionista, eu vejo quase diariamente mulheres que acham que não comer frutas ajudam sua fertilidade", disse Melanie McGrice ao jornal The Independent. "O estudo demonstra que o consumo de frutas não é só seguro como benéfico para as mulheres melhorarem sua fertilidade", completou a nutricionista.

Geral

Fazer xixi após o sexo não previne gravidez

Segundo uma ginecologista, existem outras opções seguras e eficazes de evitar a gravidez, como as pílulas anticoncepcionais

Modificado em 18/03/2025, 19:19

A modelo foi questionada sobre a possibilidade de ficar grávida e disse que usou uma técnica para evitar

A modelo foi questionada sobre a possibilidade de ficar grávida e disse que usou uma técnica para evitar (Pixabay)

Nesta semana, viralizou nas redes sociais um vídeo da modelo Nayara Macedo, conhecida como Any Awuada, dizendo que urinar após o sexo previne gravidez.

Any, que afirma ter passado uma noite com o jogador Neymar, chegou a se pronunciar pelo erro e disse que sua ginecologista que a ensinou esse método.

No Instagram, ela foi questionada sobre a possibilidade de ficar grávida e disse que usou uma técnica para evitar. "Fiquem tranquilos, porque eu fiz xixi logo em seguida. E quando você faz xixi logo em seguida, você não engravida. Então, tipo assim, não tem essa possibilidade."

A ginecologista e obstetra Leticia Dall'Oglio Whitake, da Clínica Neo Vita, explica que "mitos como esse persistem porque a educação sexual ainda é insuficiente no nosso país". A médica completa que saúde reprodutiva e sexualidade são temas cercados por tabus e desinformação.

As mulheres crescem sem conhecimento sobre seu próprio corpo e como ele funciona. Por não se sentirem confortáveis em conversar com seus médicos sobre esses assuntos, as pessoas buscam respostas em fontes não confiáveis, como redes sociais".

Whitake afirma também que conteúdos como de Any "criam um ciclo perigoso de desinformação". Quando um vídeo com informações incorretas viraliza, "alcança um público vulnerável, muitas vezes sem acesso a uma orientação médica de qualidade", completa.

A falta de informação pode levar as pessoas a adotarem comportamentos de risco, como ter relações sexuais sem proteção ou usar métodos contraceptivos de forma errada. "A consequência direta é o aumento de gestações indesejadas e da exposição a ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), além de gerar insegurança e confusão em relação à própria saúde sexual."

A desinformação ainda gera dúvidas e insegurança sobre a própria saúde sexual, dificultando a tomada de decisões conscientes e seguras.

Existem diversos tipos de métodos contraceptivos seguros e eficazes. O método ideal deve ser individualizado, pensando nas necessidades de cada mulher, do estilo de vida e de fatores de saúde", explica a especialista.

Ela também afirma que os métodos contraceptivos com menor chance de falha são os de longa duração, como o implante subdérmico, que dura até três anos, e os dispositivos intrauterinos (DIU). O de cobre pode ser usado por até dez anos, enquanto o DIU hormonal dura entre cinco e oito anos.

Além deles, existem outras opções seguras e eficazes, como as pílulas anticoncepcionais, o adesivo e o anel vaginal, desde que usados de forma correta e consistente.

Vale a pena ressaltar que o uso do preservativo é o único método que também protege contra ISTs, por isso o uso combinado de outro método contraceptivo com o preservativo é o ideal, oferecendo dupla proteção", completa.

A médica afirma que o mais importante é buscar orientação médica para escolher o método mais adequado e aprender a usá-lo de forma correta e segura.

Geral

Mãe comemora o nascimento do 10º filho e revela que chegou a pensar em ter só um: 'Amor transbordou'

Caçula, Ângelo nasceu em 15 de fevereiro e completou 1 mês de vida no sábado

Modificado em 16/03/2025, 17:23

Tatiane com o bebê Ângelo e toda a família (Arquivo pessoal/ Tatiane Amaral)

Tatiane com o bebê Ângelo e toda a família (Arquivo pessoal/ Tatiane Amaral)

A influenciadora digital Tatiane Amaral, de 42 anos, concluiu sua 10ª gestação com o nascimento de Ângelo, que acabou de completar 1 mês de vida. Moradora de Anápolis, a 55 km de Goiânia, ela revelou ao Daqui que chegou a pensar em ter apenas um filho, mas mudou de ideia e a família aumentou ao longo dos anos. Ela e seu marido Walter Welington estão casados há 16 anos.

Depois do nascimento da minha primeira filha, com as demandas da maternidade, pensei em parar somente nela. Três anos depois mudei de ideia e tivemos nosso segundo filho, Bernardo. A terceira gestação foi a que mudou tudo dentro de mim. Quando engravidei, o Bernardo tinha 4 meses de nascido. Ao mesmo tempo que senti muito medo, me senti também desafiada. Essa gestação me ajudou demais a crescer. Crescer como ser humano e como mãe. A partir dessa gestação e do nascimento dessa filha é que passou a fazer sentido ter mais filhos. Eu sempre digo que todos os meus filhos são o amor meu e do meu esposo que transbordou"

Ângelo nasceu em 15 de fevereiro e completou 1 mês de vida no último sábado (15).Tatiane contou que a gestação de Ângelo foi tranquila, mas precisou de cuidados específicos e um pré-natal bem feito, já que sofreu com diabetes gestacional desde a oitava gravidez. Por isso, precisou ter um cuidado maior.

Segundo Tatiane, o parto de Ângelo foi um pouco mais difícil, pois o bebê tinha duas circulares de cordão em volta do pescoço, que dificultou a descida. "Mas no final deu tudo certo, pois minha obstetra Ana Paula Vasconcelos agiu sabiamente retirando as voltas do cordão, e também ajudando o bebê a girar e sair do canal. Parto doloroso, mas sem laceração e ótima recuperação", relata.

Cuidados

Tatiane amamentando Ângelo (Arquivo pessoal/ Tatiane Amaral )

Tatiane amamentando Ângelo (Arquivo pessoal/ Tatiane Amaral )

De acordo com ela, a amamentação está sendo tranquila e a dinâmica da casa tem seguido normalmente. Tatiane conta que "tem sido tudo muito bom" e as crianças se adaptaram rapidamente com o novo irmão, em especial, Álvaro, de 3 anos, e Vicente, de 1.

"O primeiro banho quem deu foi a minha filha mais velha, ela fez questão de dar o primeiro banho. O mais difícil é administrar quando os irmãos querem segurar o bebê. Porque sempre dois ou três querem e eu preciso fazer com que seja igual, cada um pega um pouco", conta.

Tatiane sempre fala sobre sua rotina aos mais de 290 mil seguidores em uma rede social. Ela também dá dicas de cuidados com tarefas de casa e aborda questões sobre o casamento.

Geral

Ovos devem ser guardados na geladeira ou em temperatura ambiente? Veja o que dizem nutricionistas

Especialistas explicam que alimento deve ser armazenado na geladeira, por conta da temperatura

Modificado em 09/02/2025, 13:29

Ovos na cartela

Ovos na cartela (Reprodução/Pixabay)

O ovo é um alimento importante na dieta e presente na alimentação de muitos brasileiros. Mas como armazená-los em casa de forma correta? É certo deixá-los na geladeira ou fora dela? Para responder a essas dúvidas, O POPULAR conversou com nutricionistas.

O nutricionista Daniel Damiani explica que a forma mais correta de armazenar os ovos é dentro da geladeira, se possível em um recipiente fechado.

Isso evita que os ovos fiquem em temperatura ambiente e existam trocas de calor. Essa exposição à luz solar e ao oxigênio, acaba oxidando o ovo, fazendo com que ele perca mais rápido", afirmou.

Já a nutricionista Karina Portilho destaca que os ovos devem ser armazenados na geladeira por conta da temperatura. "Se o ovo for consumido de forma rápida, tudo bem ficar fora da geladeira. Mas, hoje em dia, as pessoas compram [ovos] para demorar alguns dias para consumir, então a gente deixa [os ovos] na geladeira. Assim ele durará mais tempo", ressaltou.

Segundo a especialista, deixar os ovos na porta da geladeira não é indicado por conta da variação da temperatura.

Os alimentos que perdem facilmente não devem ser armazenados na porta, então, o ideal é que fiquem sempre no fundo da geladeira, de forma que o vento venha constantemente e mantenha a mesma temperatura", destacou.

Consumo

Daniel Damiani detalha que os ovos costumam durar de três a cinco semanas. "Mesmo assim, é importante sempre observar a questão da coloração da casca e cheiro. É bom olhar a validade dos ovos ao comprá-los, para verificar quando eles foram para a prateleira para ser vendido", pontuou.

Karina Portilho chama a atenção para o fato de que, para serem consumidos, os ovos não devem ter nenhum mínimo rachado na casca.

Se ele teve algum rachado significa que ele pode estar contaminado no seu interior. Há muitas pessoas que falam 'ah é só um rachadinho', mas não. Pode existir contaminação, então o ovo deve ser descartado", pontuou. De acordo com a nutricionista, uma dica é, ao comprar, tirar todos os ovos da caixa e verificar um a um se não há rachaduras.

Outra dica da especialista é verificar se o ovo é mais novo ou mais velho por meio da clara. "Quando o primeiro ovo for quebrado na frigideira, deve-se observar se a clara é bem líquida e se espalha. Se isso acontecer, significa que o ovo está mais velho, então ele precisa ser consumido mais rápido. Se a clara estiver bem aglutinada, juntinho da gema, significa que o ovo está mais novo, então ele pode ter um tempo maior de duração na geladeira", explicou.

Dieta

Daniel Damiani ressalta que o ovo é um dos principais alimentos proteicos, sendo o mais rico e saudável. Segundo ele, para uma dieta, quanto melhor for a proteína, melhores serão as questões de ganho de massa muscular e hormonal.

O ovo é um alimento rico e importante na dieta, se puder ser consumido pela pessoa. O ovo é um excelente alimento, um dos alimentos mais completos que a gente tem, perdendo apenas para o leite materno", destacou.

Segundo o especialista, a recomendação é de que não seja ultrapassado o consumo de 300 miligramas de colesterol por dia, e um ovo tem cerca de 180 miligramas. "Cada caso tem que ser analisado, mas o ideal é que se consuma apenas dois ovos por dia, para não ultrapassar muito esse limite dos 300 miligramas", completou.

IcMagazine

Famosos

Gisele Bündchen dá à luz primeiro filho com Joaquim Valente

Gisele e Joaquim estão juntos desde 2023, e confirmou o namoro em março do ano passado

Joaquim Valente e Gisele Bündchen durante um passeio de bicicleta na Flórida em julho do ano passado

Joaquim Valente e Gisele Bündchen durante um passeio de bicicleta na Flórida em julho do ano passado (MEGA/GC Images)

O primeiro filho de Gisele Bündchen com o professor de jiu-jitsu Joaquim Valente nasceu.

Não se sabe a data de nascimento, o nome ou o sexo do bebê. Gisele e Joaquim teriam decidido esperar o nascimento para descobrir se é menino ou menina. As informações são do TMZ.

Gisele Bündchen assume namoro com professor de jiu-jítsu

A modelo e o filho passam bem. Ela deu à luz recentemente, segundo o site.

Gisele já é mãe de dois filhos, frutos do casamento com Tom Brady. Ela é mãe de Benjamin, 14, e Vivian, 11. O bebê que acaba de nascer é o primeiro filho de Joaquim.

Gisele e Joaquim estão juntos desde 2023

Gisele confirmou o namoro em março do ano passado. "Essa é a primeira vez que estou saindo com alguém que foi meu amigo primeiro. É algo muito diferente, é muito honesto e é muito transparente", disse, em entrevista ao New York Times.

Ela estaria namorando Joaquim desde junho de 2023. Segundo a revista People, Gisele e Joaquim inicialmente quiseram "ir devagar" mantendo o romance em segredo.