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Prefeitura inicia campanha educativa sobre fiscalização de trânsito por meio de câmeras

Agentes da SMT estão distribuindo panfletos explicativos nos arredores do Parque Vaca Brava sobre sistema

Modificado em 27/09/2024, 01:08

A SMT distribui panfletos explicativos nos arredores do Vaca Brava e visita o comércio, residências e condomínios da região prestando esclarecimentos sobre o sistema de videomonitoramento de trânsito

A SMT distribui panfletos explicativos nos arredores do Vaca Brava e visita o comércio, residências e condomínios da região prestando esclarecimentos sobre o sistema de videomonitoramento de trânsito (Reprodução)

O sistema de videomonitoramento nas imediações do Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, em Goiânia, será utilizado pelo Paço Municipal para fiscalizar também as infrações cometidas no trânsito.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, a partir desta segunda-feira (10) começa uma campanha educativa sobre o tema. Durante essa semana, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) distribuirá panfletos explicativos nos arredores do parque e visitará o comércio, residências e condomínios da região prestando esclarecimentos sobre o sistema.

Conforme a gestão municipal, as câmeras fiscalizarão a falta do uso de cinto segurança, avanço ao sinal e o uso de celular no trânsito. A inspeção terá inicio após o período de conscientização realizado por agentes no local, a partir da próximo segunda-feira (17). Ao todo, a pasta terá acesso a imagens de 10 câmeras instaladas na região.

O monitoramento será realizado por agentes da SMT a partir do Centro de Gestão Integrada do Município (CGI), localizado no Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), no Park Lozandes.

De acordo com o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Fernando Santana, as câmeras, que já são utilizadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), serão usadas utilizadas agora pela SMT para garantir mais segurança no trânsito da Capital. "O videmonitoramento no trânsito vem reforçar a preocupação da gestão do prefeito Iris Rezende com a segurança do cidadão. A fiscalização é importante, inclusive, para a conscientização dos motoristas", afirma.

A SMT distribui panfletos explicativos nos arredores do Vaca Brava e visita o comércio, residências e condomínios da região prestando esclarecimentos sobre o sistema de videomonitoramento de trânsito

A SMT distribui panfletos explicativos nos arredores do Vaca Brava e visita o comércio, residências e condomínios da região prestando esclarecimentos sobre o sistema de videomonitoramento de trânsito (Reprodução)

(Divulgação)

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Goiás é o quinto estado com menor acesso da população a ciclovias no Brasil, mostra IBGE

Em contrapartida, estado é destaque em vias pavimentadas com habitantes e circulação

Na ciclofaixa do Jardim América, veículos estacionados ao longo do trecho em diversos pontos impedem o uso pelos ciclistas

Na ciclofaixa do Jardim América, veículos estacionados ao longo do trecho em diversos pontos impedem o uso pelos ciclistas (Diomício Gomes / O Popular)

Goiás ficou na quinta posição entre os estados com menor acesso da população a ciclovias no Brasil. De acordo com o estudo, apenas 0,9% dos goianos moram em locais com alguma sinalização para trânsito de bicicletas, ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

O índice goiano é o mesmo resultado obtido por Minas Gerais e Alagoas. Os estados em situações mais desfavoráveis na tabela são: Rio Grande do Norte (0,8%); Tocantins (0,6%), Amazonas e Maranhão, ambos com 0,5%. A liderança é de Santa Catarina (5,2%). O ranking é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir do Censo Demográfico 2022.

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O coordenador operacional do Censo, Daniel Ribeiro, pontuou que essa é a primeira vez que o Censo faz levantamento sobre a sinalização para bicicleta, o que não possibilitou uma comparação com dados anteriores.

Indagado se as rodovias entraram no estudo, o pesquisador explicou que foram "consideradas as sinalizações presentes em vias onde há moradores".

Como em rodovias não é comum haver moradores, a maioria delas certamente não foi contabilizada", acrescentou o pesquisador.

A redação entrou em contato com o governo estadual, com a Associação Goiana de Municípios (AGM) e com a Federação Goiana de Municípios para obter informações se há programas governamentais voltados aos municípios para o incentivo ao uso de bicicletas, mas não houve retornos até a última atualização desta reportagem.

Vias pavimentadas e circulação

Em contrapartida, Goiás foi destaque com o quarto maior índice de vias pavimentadas e com capacidade máxima de circulação. Para vias habitantes e com pavimentação, o estado alcançou 94%, atrás apenas de São Paulo (96,0%), Minas Gerais (95,3%) e Distrito Federal (94,2%).

Com esse resultado, a taxa goiana avançou 9,4% em comparação ao levantamento realizado em 2010, quando o índice foi de 84,6% (quinta colocação na época).

O melhor aspecto foi para via com capacidade para a circulação de caminhões, ônibus e veículos de transporte de carga, além de veículos de passeio, vans, motocicletas, bicicletas e pedestres (veja ao final do texto todos os itens pesquisados).

Nesse caso, a taxa goiana registrada foi de 97,9%. O IBGE considerou que esse número foi acima dos dados registrados pelo Brasil (90,8%).

Veja quais aspectos foram investigados:

  • Via com capacidade para a circulação de caminhões, ônibus e veículos de transporte de carga, além de veículos de passeio, vans, motocicletas, bicicletas e pedestres;
  • Via com capacidade para a circulação somente de veículos de passeio, vans, motocicletas, bicicletas e pedestres;
  • Via com capacidade para a circulação somente de motocicletas, bicicletas e pedestres;
  • Via aquática, usada para o transporte em mar, rios, lagos, canais etc., desde que constitua uma forma de acesso direto às edificações.
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    Homem morre após perder controle de moto, cair e bater cabeça no meio-fio

    Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a vítima é Eldito de Araújo Reis. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

    Modificado em 14/04/2025, 20:26

    Hospital municipal de São Valério, no Tocantins

    Hospital municipal de São Valério, no Tocantins (Reprodução/Google Street View)

    Um homem de 75 anos morreu depois de perder o controle da motocicleta, cair e bater a cabeça no meio-fio. O acidente aconteceu em São Valério, no sudeste do Tocantins. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital.

    Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a vítima é Eldito de Araújo Reis. O acidente aconteceu na noite de domingo (13), quando o motociclista perdeu o controle em uma via pública do município.

    Uma testemunha contou para a Polícia Militar que teria ingerido bebida alcóolica com Eldito momentos antes do acidente. Após a queda, ele foi socorrido por terceiros e levado ao hospital e foi declarado morto pela equipe médica.

    O corpo do idoso foi levado pelo Núcleo de Medicina Legal de Gurupi, onde irá passar pelos exames necroscópicos para então ser liberado aos familiares.

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    Jovem fica em estado grave após bater moto e quebrar poste de energia elétrica

    Acidente aconteceu em Araguaína nesta sexta-feira (11). Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e o poste ficou pendurado pelos fios

    Modificado em 11/04/2025, 18:03

    Motociclista quebrou poste em acidente

    Motociclista quebrou poste em acidente (CBM / Divulgação)

    Um jovem de 28 anos ficou gravemente ferido após bater a motocicleta em um poste na cidade de Araguaína, no norte do estado. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar e levado ao hospital.

    O acidente aconteceu por volta das 9h desta sexta-feira (11), no Setor Vila Azul. Com o impacto da batida, o poste de energia quebrou e ficou pendurado pelos fios elétricos.

    Segundo os bombeiros, o motociclista foi encontrado inconsciente próximo ao poste e a equipe precisou movê-lo para um local seguro antes de começar o atendimento. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e a vítima foi levada para o hospital.

    Por conta do acidente, houve interrupção do fornecimento de energia para cerca de 100 unidades consumidoras. Conforme a Energisa, aproximadamente 90 residências devem ficar sem energia até que as equipes terminem o serviço de substituição da estrutura danificada. A previsão é que os serviços sejam finalizados durante esta tarde.

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    Marinha flagra balsas acima da capacidade na travessia onde ponte desabou entre o Tocantins e o Maranhão

    Segundo a Marinha, é preciso respeitar o limite legal estabelecido na documentação de cada embarcação. Medida de segurança foi determinada após denúncias

    Modificado em 10/04/2025, 15:48

    Balsas supostamente estariam operando acima da capacidade

    Balsas supostamente estariam operando acima da capacidade (Reprodução/TV Anhanguera)

    As balsas que atendem o trecho entre Aguiarnópolis e Estreito (MA), no Rio Tocantins, tiveram que reduzir o número de veículos transportados por viagem. A medida de segurança foi determinada após denúncias feitas à Marinha do Brasil (MB) de que as embarcações estavam operando acima da capacidade . Longas filas de veículos se formaram na região.

    As balsas começaram a circular no trecho no início de março de 2025. As embarcações foram contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para suprir a demanda da travessia após o desabamento da Ponte JK, construída em 1960.

    A contratação foi feita por R$ 39,9 milhões e o contrato vai até o dia 22 de dezembro de 2025. A travessia é gratuita para a população.

    Segundo Marinha, a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) esteve no local e confirmou a ocorrência.

    Foi então determinada a imediata adequação da operação aos limites estabelecidos na documentação legal das embarcações, visando preservar a segurança dos passageiros e da navegação", informou a marinha.

    A TV Anhanguera apurou que uma das embarcações pode transportar até 20 veículos e na outra a quantidade é de no máximo 50 veículos. O g1 solicitou posicionamento para a empresa Amazonia Navegações LTDA, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.

    Vídeos feitos por usuários mostram que a capacidade das embarcações, após a fiscalização, está sendo atingida após o embarque de motocicletas e com isso uma longa fila de carros e veículos pesados acaba se formando na divisa entre os estados.

    Segundo a Marinha, a limitação do número de veículos por viagem não é uma decisão nova ou uma alteração determinada pela fiscalização, mas busca-se cumprir os limites previstos nas características técnicas das próprias embarcações.

    Conforme a Marinha, os limites estavam previstos e buscam garantir a segurança da navegação, evitando o risco de acidentes por sobrecarga.

    "Salienta-se que atuação da MB se dá no campo da segurança da navegação, fiscalizando se as embarcações em operação estão regulares e se cumprem os requisitos técnicos para os quais foram projetadas, conforme estabelecido nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM)".

    Desabamento da Ponte JK

    A ponte caiu no dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50 . Ao todo 18 pessoas sofreram o acidente, sendo que um homem de 36 anos foi resgatado com vida, 14 morreram e três ainda estão desaparecidas.

    Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda está sendo investigada, de acordo com o órgão. A Polícia Federal também abriu uma investigação para apurar a responsabilidade da queda da estrutura.

    No desabamento caíram no rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outros 22 mil litros de defensivos agrícolas.

    As partes restantes da ponte foram implodidas no dia 2 de fevereiro. Imagens aéreas feitas por drone registraram o momento exato que os explosivos foram acionados e levaram a estrutura ao chão.

    Os escombros da antiga ponte foram retirados e as obras para a nova estrutura estão em andamento. A previsão é de que a nova ponte, com custo de R$ 172 milhões, seja finalizada até o dia 22 de dezembro de 2025.