Principais avenidas de Goiânia terão estacionamento proibido e ganharão 3ª via
Programa de desobstrução começa na próxima semana em duas avenidas e deve ser ampliado para mais oito vias arteriais nos primeiros 100 dias da gestão de Mabel
Gabriella Braga
8 de fevereiro de 2025 às 12:01
Modificado em 08/02/2025, 12:02

Programa de desobstrução de vias arteriais em Goiânia começará pelo corredor da Avenida 136/Jamel Cecílio (Wildes Barbosa / O Popular)
As principais vias de Goiânia terão estacionamento proibido e terceira pista liberada para a implantação de faixa preferencial para ônibus e motos. Lançado logo no início do mandato de Sandro Mabel (UB) e divulgado nesta sexta-feira (7) como parte do novo plano de mobilidade da capital, o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais atinge agora dez corredores -- entre eles, a Avenida Anhanguera e o trajeto do BRT Norte-Sul. As primeiras ações de liberação do tráfego começam na próxima semana, nas avenidas Jamel Cecílio/136 e Castelo Branco/Mutirão. Serão retirados pontos de táxis, caçambas e outros obstáculos.
Os dez primeiros corredores para desobstrução foram divulgados nesta sexta-feira pela Prefeitura, durante o lançamento do plano para implementar melhorias no trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa. Contudo, ao todo, o programa deve atingir 26 vias arteriais, abrangendo 250 quilômetros (km) e com implantação concluída até o próximo ano. Conforme Mabel, a intenção é garantir uma viagem 30% mais rápida para os condutores que trafegam pelos trechos. "Queremos que se possa andar mais rápido, principalmente o transporte coletivo."
Na apresentação do plano Nova Mobilidade, o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, reforçou que há "quatro ações prontas" para os dois corredores iniciais a partir da próxima segunda-feira (10). "Início da instalação de sinalização vertical de proibido parar e estacionar; retirada (das barreiras) New Jersey no viaduto da Castelo Branco, e de prédios da Jamel Cecílio e 136, onde vamos começar a remover os tachões que fazem reserva de vaga na terceira via, além de campanha educativa. São essas as ações dos primeiros dias."
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Além da retirada de tachões de acesso às garagens de prédios e a proibição do estacionamento no corredor formado pelas avenidas Jamel Cecílio e 136, outras intervenções estão programadas para desafogar os 14 pontos críticos identificados. Entre elas, a realocação de pontos de táxi, remoção de caçambas e eliminação de conversões à esquerda. Já no corredor das avenidas Castelo Branco e Mutirão, além da remoção das barreiras New Jersey na obra do viaduto da Avenida Leste-Oeste, há a previsão da instalação de placas proibitivas para parada e estacionamento.
Outros oito corredores que receberão o programa já foram divulgados pela Prefeitura: BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste (Avenida Anhanguera); avenidas 24 de Outubro, Mangalô, T-10, 85 e e Independência; e o corredor formado pela 5ª Avenida com a Avenida São Francisco. Os outros 16 ainda não foram informados.
"Além disso, estamos falando de um investimento na área semafórica. Todo um parque semafórico inteligente, conectado, que dará prioridade ao transporte coletivo", acrescentou Tarcísio. Essas ações também integram o novo plano de mobilidade, que inclui a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) e a instalação dos semáforos inteligentes, que terão controle remoto em tempo real e serão geridos pela empresa de consórcios que opera a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob).
"Em um ano e meio vamos ter todos os semáforos controlados. Será feita uma modificação dentro da região metropolitana para possibilitar o controle semafórico pelas companhias de ônibus. Vamos tirar os carros e motos das ruas porque teremos um transporte público eficiente", garante Mabel. Na proposta, está a anunciada metronização dos BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste. Com a implantação a partir de março, os veículos só pararão para embarque e desembarque.
Os semáforos inteligentes estarão interligados à CITT, que será "uma parceria do transporte público e do trânsito". "Hoje o sistema de transporte já tem câmeras em todos os ônibus, em todos os terminais, então podemos agora juntar com câmeras do trânsito, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), ou seja, um conjunto de informações, dados e câmeras que podem ajudar nas intervenções dentro do trânsito de forma rápida e com resultados imediatos", diz o titular da SET.
Sandro Mabel acrescenta ainda que a muralha digital -- prometida durante a gestão de Rogério Cruz -- será implantada junto à central. "Haverá câmeras em todos os lugares, uma rede perto de 10 mil, cercando a cidade inteira e a que todas as forças de segurança terão acesso", promete, apontando que os equipamentos farão a identificação de rostos e placas de veículos. O chefe do Executivo municipal garante ainda que em cem dias parte dos semáforos inteligentes "já deve estar chegando". "A licitação dos radares já tem vencedor e está em implantação. Já os semáforos devemos fazer um pouco diferente no tipo de compra, que será diretamente pela RedeMob. Em cem dias alguns já devem estar chegando."
Bicicletas serão interligadas ao sistema BRT
A implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e interligadas ao sistema BRT também tem sido proposta pela nova gestão municipal. A ideia, contudo, não é de agora. Em 2021, a redação já mostrava que um processo licitatório seria aberto para o serviço de compartilhamento público de bicicletas. Em junho de 2024, o prefeito Rogério Cruz (SD) tentou novamente fazer a implantação do projeto, que também não foi para frente.
Agora, a administração comandada por Sandro Mabel (UB) deseja incentivar o uso da mobilidade ativa com a instalação das bicicletas nos terminais do BRT Norte-Sul.
"Estamos pensando e trabalhando em um projeto para que a estação da bicicleta fique ao lado da estação ou terminal, para que o cidadão faça o deslocamento usando o mesmo cartão do transporte coletivo. Então é mesmo integrado, onde usa o cartão do transporte coletivo, faz a liberação da bicicleta, deixa no terminal ou estação e vai ter acesso ao ônibus", explica o secretário municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu.
Dentro das ações voltadas à mobilidade ativa no plano Nova Mobilidade, há ainda a proposta de ampliação das ciclovias e ciclofaixas. Conforme o titular da pasta, estão sendo elaborados os estudos que devem avaliar os pontos com maior circulação das bicicletas e que devem subsidiar a construção e implantação de faixas exclusivas para o modal. Outra medida que integra o incentivo à mobilidade ativa é a reurbanização do entorno de terminais e estações, com a melhoria da infraestrutura de calçadas, ciclovias e canteiros centrais. "Vamos melhorar especialmente nos pontos de parada de ônibus", cita.
Área Azul será ampliada para 18 mil pontos
Pelo plano Nova Mobilidade, a Prefeitura também pretende fazer a abertura de 18 mil pontos de estacionamento rotativo digital, a chamada Área Azul. A proposta inicial é abrir 6 mil pontos, começando pelos setores Central e Campinas, expandindo também para outras regiões da capital. Hoje, há cerca de 3,8 mil vagas disponíveis pela Área Azul.
Em junho de 2024, a gestão de Rogério Cruz (SD) implantou a Área Azul digital, com a aquisição do bilhete pelo aplicativo Prefeitura 24h. Agora, um novo aplicativo está sendo elaborado para incluir serviços de transporte, como a compra do cartão, o SuperApp de Mobilidade.
"Hoje é complexo e demorado (o aplicativo), fica fora do ar", pondera Tarcísio Abreu, titular da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), ao explicar como vai funcionar o novo projeto.
Por meio do novo aplicativo, que deve ser lançado ainda neste mês, será possível fazer a compra do bilhete para o estacionamento rotativo. Mas, além disso, haverá itens voltados ao transporte público, como consulta de horários de ônibus e compra de créditos.
"Esperamos dar condições melhores de estacionamento e reativar o comércio da região. Vai funcionar como a Área Azul e vamos fazer o melhor preço possível. Quem for ficar uma ou duras horas vai pagar pouquinho", explica o prefeito Sandro Mabel (UB).
O aumento das vagas dentro do estacionamento rotativo digital, contudo, deve ocorrer apenas em vias adjacentes, haja vista que as vias arteriais terão restrição de estacionamento.
O prefeito planeja ainda incentivos financeiros para a criação de novos estacionamentos, como a redução do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). "Campinas tem várias áreas que poderiam ser feitas de estacionamento", cita. No Centro, o desconto já faz parte do Projeto Centraliza.
