Velório do papa será aberto ao público nesta quarta-feira (23), após o traslado do corpo do pontífice da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro
O Vaticano anunciou os detalhes dos rituais do funeral do papa Francisco e divulgou as primeiras imagens do pontífice no caixão. O sepultamento do pontífice está agendado para acontecer no próximo sábado (26), em Roma, às 5h da manhã no horário de Brasília.
As cerimônias do funeral do papa vão seguir as indicações estabelecidas no documento que rege os ritos funerários do pontífice em uma celebração que expressa a fé no resgate do corpo para a vida eterna.
De acordo com o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano, nesta quarta-feira (23), às 4h da manhã no horário de Brasília, o corpo de Francisco será levado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro.
Antes será feito um momento de oração, conduzido pelo cardeal carmelengo Kevin Joseph Farrell, que é o responsável por administrar o Vaticano durante a transição entre dois papados.
A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Após o depósito da urna na Basílica, as pessoas poderão se despedir do papa Francisco.
Arquidiocese de Goiânia, CNBB e políticos prestam homenagens ao papa Francisco; veja repercussão Papa Francisco morreu devido a AVC e insuficiência cardíaca, confirma Vaticano
Sepultamento
O sepultamento e a Missa das Exéquias do papa Francisco acontecerá no sábado (26), no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A celebração marcará o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao pontífice falecido.
Após a missa, o caixão do papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizado o enterro. O local foi escolhido pelo papa Francisco por ser onde se dirigia para rezar no início e fim de cada viagem apostólica.
Nas imagens divulgadas pelo Vaticano do funeral do papa Francisco na Capela da Casa Santa Marta é possível ver o pontífice romano em seu caixão aberto, vestido com uma túnica vermelha, com a mitra papal na cabeça e um rosário na mão. Francisco será enterrado em caixão simples de madeira revestido com zinco.
Nesta segunda-feira (21), o cardeal carmelengo Kevin Joseph Farrell realizou a confirmação da morte de Francisco, um ritual de três golpes com um pequeno martelo na cabeça do falecido, no qual o cardeal chamou Francisco pelo primeiro nome três vezes. E após não ter resposta, ele disse as palavras oficiais: "Vere papa mortuus est" ("Verdadeiramente, o Papa está morto") e o anel papal foi destruído.