Geral

Cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil segue aberto até final de junho

Benefício é válido para alunos matriculados na Região Metropolitana de Goiânia

Modificado em 20/09/2024, 00:27

Após a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário será feito em até 15 dias

Após a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário será feito em até 15 dias (Reprodução / Governo de Goiás )

O período para a realização de cadastro e recadastro no Programa Passe Livre Estudantil (PLE), referente ao primeiro semestre de 2022, segue aberto até o dia 30 de junho. Alunos de Goiânia e Região Metropolitana podem realizar a solicitação do benefício no site do programa . Já os alunos que moram em Anápolis devem ir presencialmente a uma das unidades do Vapt Vupt do município.

Após a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário será feito em até 15 dias. Quando pronto, um e-mail de confirmação será enviado. O cartão deverá ser retirado pelo estudante na unidade do Vapt Vupt escolhida no momento da inscrição. A retirada do cartão do PLE é feita somente após agendamento pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento .

Passe Livre

O Passe Livre Estudantil é um benefício fornecido gratuitamente pelo Estado que dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês. O saldo do cartão não é cumulativo. Dessa forma, se o estudante não utilizar todos os créditos, no mês seguinte será creditada apenas a diferença para completar as viagens fornecidas ao longo do mês.

O programa cobre as cidades de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Maiores esclarecimentos e apoio, podem ser obtidos pelos telefones (62) 3201 9748; (62) 98306 0294 e (62) 98306 0165 (ambos via WhatsApp).

Victoria Lacerda é estagiária de jornalismo do convênio GJC/PUC-GO.

Geral

Tarifa do transporte coletivo será R$ 2 a partir desta terça-feira, diz Prefeitura de Palmas

Determinação do prefeito Eduardo Siqueira Campos valerá durante todo o mês de fevereiro. Passagens não serão cobradas dos usuários nesta segunda-feira (3)

Modificado em 02/02/2025, 10:52

Ônibus do transporte coletivo de Palmas

Ônibus do transporte coletivo de Palmas (Djavan Barbosa/TV Anhanguera)

A Prefeitura de Palmas anunciou neste sábado (1º), que os usuários do transporte público da capital terão uma nova tarifa durante este mês de fevereiro. O valor da tarifa, que atualmente custa $ 3,85, vai passar para R$ 2 a partir desta terça-feira (4). As viagens serão gratuitas nesta segunda-feira (3).

A nova tarifa vale apenas até o dia 28 de fevereiro e a medida ainda deve ser publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira. Segundo a prefeitura, os serviços irão continuar gratuitos nos finais de semana e feriados.

Segundo o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), a decisão foi tomada devido ao período de transição do serviço para iniciativa privada.

Fornecedores ficaram mais de três meses sem receber e isso inviabiliza os negócios e também cria obstáculos para podermos atender a população com a qualidade que precisa e merece. Então, todo nosso esforço e atenção têm sido para resolver essas questões e entregar para o cidadão um serviço que irá melhorando gradativamente até a concessão e a chegada de uma nova frota", afirmou o prefeito.

Em janeiro, durante a cerimônia de transmissão de faixa, realizada no dia 1º, o prefeito Eduardo Siqueira anunciou a gratuidade do transporte público até 31 de janeiro, para que o município pudesse realizar as melhorias no serviço.

Licitação do serviço

No Diário Oficial do dia 13 de janeiro deste ano, a prefeitura publicou um decreto autorizando uma nova concessão do transporte coletivo de passageiros à iniciativa privada. O processo deverá acontecer por meio de uma licitação pública, com a validade de 20 anos, podendo ser prorrogado.

O transporte público de Palmas ficou sob concessão da iniciativa privada por mais de 20 anos. Após o fim do contrato em 2022, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) decidiu retomar o serviço e criou a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).

Segundo o município, a licitação ocorrerá na modalidade de concorrência pública. Será obrigatória a concessão em um único lote de serviços, com uma frota de 180 ônibus para o transporte de 323 mil habitantes.

Geral

Nova linha facilita deslocamento da população de Abadia de Goiás à Aparecida de Goiânia

Itinerário vai ligar o centro de Abadia de Goiás ao Terminal Maranata, em Aparecida de Goiânia

Modificado em 19/09/2024, 01:16

Nova linha facilita deslocamento da população de Abadia de Goiás à Aparecida de Goiânia

(Divulgação)

A população de Abadia de Goiás ganhou na terça-feira última (26) mais uma opção de trajeto do transporte público dentro da cidade. A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) iniciou a extensão da Linha 546, que passou a fazer o itinerário do Terminal Maranata, em Aparecida de Goiânia, Jardim Primavera e região central de Abadia de Goiás.

No total, serão atendidos 17 bairros no trajeto de ida e 20 bairros no caminho de volta. Quem mora no centro de Abadia agora conseguirá chegar mais rapidamente ao Terminal Maranata, região sudeste de Aparecida de Goiânia, em aproximadamente 25 minutos.

Antes, era necessário dar a volta pelo anel viário e andar entre seis a sete quilômetros pela rodovia BR-060. O usuário pegava a linha 156 em direção ao Parque Oeste ou para o Dergo e, deste ponto, fazia as integrações. Hoje, com esta nova implantação, o usuário já vai direto para o Terminal Maranata e lá ele pode pegar a linha que vai para o Garavelo e para o Bandeiras, tornando o trajeto rápido e simples.

A extensão passou a ser possível após a ligação entre a região central e a sul de Abadia de Goiás, que antes era um vazio urbano e agora está recebendo o bairro planejado Reserva do Bosque, com capacidade de receber 3,6 mil famílias. Com a urbanização, a região recebeu avenidas asfaltadas com seis quilômetros no total.

O novo acesso tornou-se o primeiro acesso asfaltado entre a GO-040 e a BR-060, que uniu as tornando-se um acesso mais curto para a região sudeste de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Tirando este novo acesso urbano, só existe uma única ligação entre as duas rodovias, a GO-469, mas por estrada de terra.

De acordo com CMTC, os abrigos para receber a nova linha devem ser instalados em breve. Além disso, a gestora do transporte público confirmou que todos os pontos de ônibus terão numeração fixa e que os passageiros poderão consultar o horário e o intervalo das viagens pelo aplicativo SiMRmtc.

Segundo a CMTC, a nova linha do transporte coletivo de Abadia de Goiás vai circular de segunda a sexta. Os horários de saída do Terminal Maranata, em Aparecida de Goiânia são: 04:25h, 05:25h, 11:30h, 17:30h e o último às 19h.

No trajeto de ida pela GO-040 a linha passará pelos seguintes bairros:

Sentido Terminal Maranata/ Abadia de Goiás

Jd. Maranata - Aparecida de Goiânia

Jd. Alto Paraíso - Aparecida de Goiânia

Rodovia GO-040 - Goiânia

Residencial Goiânia Sul - Abadia de Goiás

Recanto dos Dourados - Abadia de Goiás

Residencial Goiânia Park Sul - Abadia de Goiás

Residencial Quinta dos Sonhos - Abadia de Goiás

Residencial Jardim Primavera - Abadia de Goiás

Residencial Solar Cardoso - Abadia de Goiás

Jardim Florita - Abadia de Goiás

Jardim Nova Abadia - Abadia de Goiás

Vila Nossa Senhora da Guia - Abadia de Goiás

Vila Abadia - Abadia de Goiás

No trajeto de volta pela GO-060, o ônibus passará pelos bairros:

Sentido Abadia/Terminal Maranata:

Vila Abadia - Abadia de Goiás

Vila Goiany - Abadia de Goiás

Parque Izabel - Abadia de Goiás

Daniela Park - Abadia de Goiás

Jardim Bougainville - Abadia de Goiás

Residencial Jardim Primavera - Abadia de Goiás

Jardins do Lago - Abadia de Goiás

Residencial Quinta dos Sonhos - Abadia de Goiás

Residencial Goiânia Park Sul - Abadia de Goiás

Recanto dos Dourados - Abadia de Goiás

Residencial Goiânia Sul - Abadia de Goiás

Jardim dos Ipês - Aparecida de Gyn

Conjunto Madre Germana 2 - Aparecida de Goiânia

Vila Isaura - Aparecida de Goiânia

Jardim Dom Bosco - Aparecida de Goiânia

Jardim Maranata - Aparecida de Goiânia

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Período de cadastro e recadastro para o Passe Livre Estudantil começa nesta quarta-feira (27)

Pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão aceitos pela internet até o dia 31 de março

Modificado em 19/09/2024, 01:16

Estudantes que ja possuem o benefício devem fazer o recadastro para atualizar as informações

Estudantes que ja possuem o benefício devem fazer o recadastro para atualizar as informações (Carol Costa/Seds)

O período de cadastro e recadastro para o Passe Livre Estudantil (PLE) começou nesta quarta-feira (27). Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão feitos pela internet até o dia 31 de março.

O passe livre permite o deslocamento de maneira gratuita para estudantes com cadastro regular, sendo disponibilizadas até 48 viagens por mês. O objetivo do benefício é diminuir a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos até as instituições de ensino.

Os interessados devem realizar um cadastro por meio do site e fornecer dados e documentos pessoais. Os estudantes que já possuem o cadastro devem realizar o recadastro para atualizar as informações no sistema.

Em caso de alguma irregularidade ou pendência o estudante tem até dia 30 de abril de 2024 para apresentar a documentação solicitada para aprovação.

Cadastro para Região Metropolitana de Goiânia
O cadastro deve ser realizado pela internet, o estudante deve preencher um formulário e anexar os documentos solicitados (RG, CPF, comprovantes de endereço e de matrícula e ensino regular e foto 3x4).

Após o envio, a solicitação passará por uma análise. Logo após a aprovação, o cartão do beneficiário estará disponível para retirada no Vapt-Vupt escolhido pelo estudante, no momento do cadastro, em até 10 dias a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deve ser agendada pelo site .

Cadastro em Anápolis
Para os estudantes de Anápolis, o cadastro será realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre da Urban, que fica na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes em Anápolis, localizada na rua General Joaquim Inácio, nº 206.

Neste caso os estudantes deverão levar documentos originais e cópias (CPF, RG, comprovante de endereço e de matrícula e foto 3x4). Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de 7 (sete) dias, a contar da data do pedido. A entrega do cartão será feita na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Veja os municípios atendidos pelo benefício

Abadia de Goiás
Anápolis
Aparecida de Goiânia
Aragoiânia
Bela Vista de Goiás
Bonfinópolis
Brazabrantes
Caldazinha
Goianápolis
Goiânia
Goianira
Guapó
Hidrolândia
Nerópolis
Nova Veneza
Santo Antônio de Goiás
Senador Canedo
Terezópolis de Goiás
Trindade

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Governo pretende dar mais 25 anos a empresas de ônibus na Grande Goiânia

Projeto enviado à Assembleia Legislativa permite antecipação de renovação de contratos, que só vencem em 2028, com as quatro operadoras do sistema na região metropolitana

Modificado em 19/09/2024, 01:11

Eixo Anhanguera está incluso em contrato que deve ter novas condicionantes como limite de passageiros

Eixo Anhanguera está incluso em contrato que deve ter novas condicionantes como limite de passageiros (Wesley Costa)

O Governo de Goiás pretende manter contrato por mais 25 anos com as quatro empresas que prestam os serviços da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Nesta quarta-feira (27), a Secretaria-Geral de Governo (SGG) enviou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) um projeto de lei complementar que visa a antecipar a prorrogação do contrato que venceria em 2028. O poder público argumenta que o rearranjo é necessário para viabilizar investimentos na rede, em especial na requalificação do Eixo Anhanguera.

O contrato com as empresas HP, Viação Reunidas, Cootego e Rápido Araguaia foi firmado em 2007. A vigência é de 20 anos, de 2008 até 2028, e resguarda a possibilidade de prorrogação por igual período. Segundo o governo estadual, a antecipação da prorrogação permitirá que as empresas façam os investimentos necessários, tendo até 2048 para amortizarem os aportes. "Foi a maneira mais rápida e juridicamente segura que encontramos", explica Adriano da Rocha Lima, presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) e secretário-geral de Governo.

No documento, a SGG afirma que a pandemia da Covid-19 impactou sobre as finanças públicas, o que atrasou a adoção de investimentos na rede e provocou o sucateamento da frota, degradação das infraestruturas, queda substancial da demanda de passageiros e a perda da sustentabilidade econômico financeira do modelo de concessão adotado no contrato vigente. Nos últimos 15 anos, segundo a SGG, foram adotadas medidas mitigadoras, mas os resultados são insuficientes para sanar os problemas do sistema.

Dentre os investimentos pactuados para serem executados pela "nova" RMTC no Eixo Anhanguera, está a adesão ao uso de ônibus elétricos e a modernização da infraestrutura do corredor por meio da reforma dos terminais e plataformas. Porém, Lima destaca que os investimentos vão abranger toda a rede. "Estamos falando da renovação da frota e dos abrigos de ônibus, por exemplo", ressalta. Segundo o secretário, esses investimentos financeiros elevados não conseguiriam ser amortizados pelas empresas nos cinco anos restantes do contrato atual.

O integrante do Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade, Jeovalter Santos, avalia que a ação do governo estadual em relação ao transporte público foi tomada a fim de viabilizar da maneira rápida possíveis melhorias na infraestrutura que compõem o sistema. "O governo (por meio da Metrobus) até tentou fazer uma licitação para aderir aos ônibus elétricos, mas não teve empresa interessada. Ainda existem cinco anos de contrato pela frente e já enfrentamos problemas com abrigos de ônibus caindo por aí", enfatiza.

Nova licitação

O ouvidor-geral da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Marcos César Gonçalves, explica que não existe vedação contra o rearranjo proposto pelo poder público, mas pondera que não é uma ação usual. "Estão tentando criar uma estrutura legal sem precedentes para solucionar o problema", diz. O costume é esperar um contrato acabar para fazer a prorrogação ou então propor uma nova licitação. "Neste caso, onde o serviço prestado é de má qualidade, algo que consta no próprio projeto de lei, o caminho mais natural seria esse", frisa.

O secretário-geral de Governo de Goiás argumenta que iniciar um novo processo licitatório seria mais demorado, o que iria retardar ainda mais o início dos investimentos em melhorias consideradas urgentes. "Além disso, não é qualquer empresa que presta esse serviço. É um mercado específico. Provavelmente, as mesmas empresas seriam as concorrentes em um novo certame", pondera.

Lima aponta que o atual problema do transporte coletivo não gira em torno da qualidade das empresas, mas sim do que é exigido delas. "O que tem de mudar é o contrato de concessão. No novo, será definida uma série de exigências, como o cumprimento de horários, número máximo de pessoas dentro dos ônibus, quantidade mínima de ônibus circulando, dentre outras. Se as empresas não cumprirem, deixarão de receber a receita prevista na tarifa", esclarece.

O projeto de lei complementar que autoriza a reorganização da prestação dos serviços de transporte público coletivo também cria uma nova modelagem contratual promovendo a separação dos contratos de operação e investimento (leia mais abaixo) e Câmara de Liquidação e Custódia (CLC), que irá centralizar a gestão e o controle de todos os recursos financeiros.

A CLC terá participação das empresas, incluindo a Metrobus, e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), que tem caráter fiscalizador. O integrante do Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade diz que a criação da Câmara traz transparência para as ações da RMTC. "Isso facilita o trabalho de fiscalização e acompanhamento por parte do poder público", destaca Santos.

Novos termos serão definidos

O projeto de lei complementar que será apreciado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) contempla a criação de uma nova modelagem contratual. Nela, os contratos serão separados em Opex (contrato de operação) e Capex (contrato de investimento). Atualmente, a operação e financiamento fazem parte de um mesmo contrato.

No novo modelo, cada empresa irá firmar um contrato de Opex, no qual estarão definidas as responsabilidade com relação à operação, manutenção da frota e da infraestrutura. Já o contrato de Capex, referente aos investimentos, será firmado com uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que será formada pelas quatro concessionárias e a Metrobus. "As cinco empresas juntas constituem uma garantia financeira muito maior a longo prazo", argumenta Adriano da Rocha Lima, presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) e secretário-geral de Governo.

Segundo Lima, os recursos que serão destinados para a SGE também irão entrar no cálculo da tarifa técnica. "O valor que for referente à operação, ficará retido na operação. O excedente vai para a os investimentos", esclarece Adriano. Juntas, as empresas vão promover, inicialmente, investimentos previstos como eletrificação e renovação da frota, e melhorias estruturais aprovadas pela CDTC.

Entretanto, o secretário explica que ainda não é possível dizer se a tarifa vai sofrer aumento. Os ônibus elétricos, por exemplo, são mais caros, mas possuem a operação mais barata. "O investimento no ônibus a diesel é obrigação delas (concessionárias). Nós repassamos apenas a diferença do a diesel para o elétrico. Ao mesmo, a operação deles (ônibus elétricos) tem um custo menor. Existem várias coisas que pressionam para (a tarifa) aumentar ou para diminuir", finaliza Adriano.