Geral

Morre emblemático ativista pelos direitos civis nos EUA, John Lewis, aos 80 anos

Lewis foi deputado por décadas e marchou ao lado de Martin Luther King em protestos pelos direitos civis. Ele tinha câncer de próstata

Modificado em 24/09/2024, 01:17

John Lewis

John Lewis (Reprodução/Instagram/@repjohnlewis)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O emblemático ativista pelos direitos civis nos Estados Unidos John Lewis morreu aos 80 anos, anunciou a Câmara de Representantes dos EUA nesta sexta-feira (17).

Lewis foi deputado por décadas e marchou ao lado de Martin Luther King em protestos pelos direitos civis. Ele tinha câncer de próstata.

"Hoje, os Estados Unidos choram a perda de um dos maiores heróis de sua história", declarou a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, em nota.

Lewis nasceu em Troy, no Alabama, em 1940. Quarto de dez irmãos de uma família de camponeses, foi um dos mais jovens integrantes do grupo Viajantes da Liberdade, que lutou contra a segregação racial no transporte público dos EUA nos anos 1960.

Também foi o líder mais jovem da manifestação de 1963, em Washington, na qual Luther King proferiu seu histórico discurso "eu tenho um sonho".

Lewis entrou no Congresso americano em 1986 e não demorou muito para se estabelecer como uma autoridade moral. Pelosi o considerava "a consciência do Congresso".

Geral

Empresário e ex-diretor da Saneago morre aos 89 anos

Romeu de Andrade estava debilitado devido ao Alzheimer e acabou não resistindo às complicações da doença. O empresário fundou sua primeira empresa em Goiânia na década de 50

Empresário Romeu de Andrade morreu aos 89 anos

Empresário Romeu de Andrade morreu aos 89 anos (Arquivo pessoal / Jayme Rincón)

O empresário e ex-diretor da Saneago Romeu de Andrade morreu aos 89 anos, nesta quinta-feira (13), em Goiânia. Romeu estava debilitado devido ao Alzheimer e recebia tratamento em casa. Contudo, ele acabou não resistindo às complicações da doença e morreu nesta madrugada, segundo a família.

Romeu era tio de Jayme Rincón, ex-presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), atual Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). A reportagem, Rincón mencionou que o tio nasceu em Pires do Rio, na região sudeste de Goiás, mas veio para Goiânia, na década de 50.

Na época, ele abriu um dos primeiros comércios na nova capital do estado e se aproximou do governador da época Iris Rezende.

Ele fundou a Casa Rádio Luz no final da década de 50. Foi uma das primeiras lojas de material elétrico de Goiânia, quando a cidade ainda era pequena. Depois ele foi sócio fundador também da Repral, uma empresa de representação de materiais elétricos, que vendia para o estado todo, era atacadista. Sempre foi um empresário atuante aqui, até quando ele se aposentou. Ele era amigo do Iris e foi diretor da Saneago no primeiro governo dele em 1983", disse o sobrinho.

Romeu de Andrade continuou morando em Goiânia, na Avenida 136, no Setor Marista. Ele deixa viúva, três filhos e seis netos.

Nas redes sociais, o sobrinho lamentou a morte de Romeu e descreveu a importância dele em sua vida.

Sempre imaginei que acordar com a notícia da morte do Tio Romeu mexeria profundamente com meus sentimentos e memórias. [...] Serei eternamente grato por tudo o que ele fez e representou na minha vida. Ficaria aqui o dia todo descrevendo a importância que ele teve em minha formação e aprendizado, nas broncas, conselhos, ideias, oportunidades, parcerias, "brigas", sociedade, projetos, festas, momentos bons e ruins, difíceis e desafiadores, mas sempre com enorme carinho, amor, respeito e admiração mútua", descreveu.

Geral

PM morre após ser baleado por homem que faz família refém, em Niquelândia, diz polícia

Outro policial ficou ferido durante a ocorrência, mas não corre risco de morte

Policial militar foi morto durante cumprimento de uma operação para prender um suspeito de alta periculosidade

Policial militar foi morto durante cumprimento de uma operação para prender um suspeito de alta periculosidade ((Reprodução/ TV Anhanguera))

O policial militar Paulo Vitor Coelho Campos morreu após ser baleado por um homem que faz a própria família como refém, em Niquelândia, no norte goiano. Outro policial foi baleado no braço. Ele já recebeu atendimento médico e não corre risco de morte. As informações foram confirmadas ao Daqui pelo batalhão da cidade. O caso aconteceu nesta terça-feira (11) na zona rural do município.

Segundo a Polícia Militar de Goiás (PMGO), a ocorrência segue em andamento e o agressor está mantendo membros da própria família como reféns. A PMGO também informou que o local já foi isolado pela corporação e está aplicando protocolos de gerenciamento de crise (leia na íntegra abaixo).

Paulo Vitor era cabo do Batalhão de Operações Especiais (Bope), segundo a PMGO. Ainda não se sabe as motivações e o histórico do suspeito. Conforme a polícia, assim que chegou na propriedade, a equipe foi recebida com tiros de fuzil.
Nota da PMGO

A Polícia Militar do Estado de Goiás informa que, na madrugada desta terça-feira, durante uma ocorrência na zona rural do município de Niquelândia, dois policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foram alvejados.

A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) informa que a ocorrência na zona rural de Niquelândia ainda está em andamento. O agressor mantém membros de sua própria família como reféns em um local totalmente isolado pela corporação.

Todas as forças necessárias já foram mobilizadas para garantir uma resolução segura da situação. No local, equipes especializadas atuam com protocolos técnicos de gerenciamento de crise, visando preservar vidas e assegurar a segurança da população.

Matéria em atualização.

Geral

Mulher é morta dentro de casa; companheiro é suspeito do crime

Corpo de Silvania de Castro, de 38 anos, foi encontrado pela filha

Silvania de Castro, de 38 anos, foi morta a facadas, em Caldas Novas

Silvania de Castro, de 38 anos, foi morta a facadas, em Caldas Novas (Reprodução/Redes sociais)

A auxiliar de serviços gerais Silvania de Castro, de 38 anos, foi morta a facadas dentro de casa, em Caldas Novas, no sul de Goiás. A filha quem encontrou o corpo, de acordo com a Polícia Militar (PM). O companheiro foi preso suspeito pelo crime.

O Daqui não conseguiu localizar a defesa do suspeito para que pudesse se posicionar.

Acusada de matar mulher e esfaquear filha da vítima por vingança é condenada a mais de 16 anos de prisão
Conflito de terras é alvo de operação que prende cinco pessoas em assentamento
Mãe de adolescente que morreu baleado em lava-jato lamenta morte do filho: 'Sempre gostou de trabalhar', disse

O corpo foi encontrado por volta das 1h20, desta sexta-feira (7), no Bairro Parque das Brisas. De acordo com a Polícia Militar (PM), uma das filhas da vítima estava trabalhando e quando chegou em casa achou o corpo da mãe ensanguentado no banheiro, aparentemente sem vida.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e aguardou a assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que confirmou o óbito.

Aos policiais, a filha contou que ela e sua mãe moravam na casa do suspeito há menos de dois meses. Testemunhas relataram que viram o companheiro da vítima saindo da casa em uma moto.

O homem foi preso no minicípio de Rio Quente suspeito de praticar o feminicídio. Ele foi levado para a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) de Caldas Novas.

Geral

Adolescente morre ao levar tiro em lava-jato de Palmas

Caso aconteceu na região sul da capital. A vítima chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde, mas morreu

Modificado em 06/02/2025, 16:46

Viatura da Polícia Militar

Viatura da Polícia Militar (PM/Divulgação)

Um adolescente de 15 anos morreu após ser baleado em um lava-jato nesta quinta-feira (6), na região sul de Palmas. Segundo o boletim de ocorrência, um jovem de 18 anos estava limpando um carro, quando uma pistola caiu de uma mochila. Ele teria pegado a arma, apontado na direção da vítima e disparado.

A vítima foi identificada como Luiz Felipe Ferreira da Silva. Um funcionário do lava-jato informou aos policiais que o suspeito estava lavando o veículo, enquanto o adolescente aspirava outro carro.

Segundo a polícia, o jovem teria encontrado uma mochila debaixo de um dos bancos do veículo que limpava e ao puxar, ela se abriu e a arma caiu no chão. O suspeito teria pegado a pistola e apontado para um funcionário. Depois ele direcionou a arma para o chão e tirou a trava.

Logo em seguida, o jovem apontou a pistola na direção do adolescente e realizou o disparo. Luiz estava sentado em uma cadeira e foi atingido pela bala, conforme a polícia. Os funcionários da empresa perceberam que ele estava ferido e o levaram para a unidade de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o adolescente apresentava uma perfuração no tórax. Ele deu entrada na UPA já sem vida.

De acordo com o boletim, o suspeito disse aos policiais que pensou que a arma fosse de brinquedo e ao puxá-la do chão apontou para cima e quando foi abaixar ouviu um disparo acidental. Em seguida, ele percebeu que havia atingido Luiz e jogou a arma no chão.

A pistola foi apreendida e apresentada na delegacia.