IcEsporte

Esporte

Goiás segura empate e elimina ASA-AL pela Copa do Brasil

Time esmeraldino faz valer vantagem na 1ª fase da Copa do Brasil e avança após empatar, por 1 a 1, no interior de Alagoas

Modificado em 19/09/2024, 00:18

Jogadores do Goiás comemoram gol sobre o Asa

Jogadores do Goiás comemoram gol sobre o Asa (Fernando Lima / Goiás)

Com sabor de vitória, o Goiás empatou com o ASA-AL, por 1 a 1, na noite desta quarta-feira (1º de março), no Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL) e se classificou para a 2ª fase da Copa do Brasil. O time esmeraldino sofreu diante do time alagoano, mas conseguiu segurar o resultado que garantiu o avanço na competição nacional e a conquista de um prêmio de R$ 1,7 milhão.

O resultado de igualdade no interior alagoano interrompeu uma série de oito vitórias consecutivas do Goiás na temporada, mas o ponto foi muito festejado pelos esmeraldinos, que chega a 12 jogos sem perder nesta temporada. Isso porque o empate fez com que o time goiano seguisse vivo na Copa do Brasil. Agora, a equipe do técnico Guto Ferreira aguarda o classificado entre Águia de Marabá-PA e Botafogo-PB, que duelam nesta quinta-feira (2).

Apesar da primeira ameaça clara de insucesso, o Goiás conquistou a segunda classificação em dois jogos eliminatórios, pois antes havia eliminado o União de Rondonópolis-MT pela Copa Verde, e ainda está muito próximo de confirmar vaga na semifinal do Campeonato Goiano, pois goleou o Goiânia, por 8 a 3, no jogo de ida.

Nos primeiros minutos do Goiás no Estádio Coaracy Fonseca a impressão que se tinha era que o time esmeraldino estava jogando na Serrinha. Não demorou para que fizesse o primeiro gol da partida. Aos 17 minutos, o lateral esquerdo Sander apareceu na área como se fosse um ponta e bateu na saída do goleiro Flávio.

Só que o gol esmeraldino acordou os verdadeiros donos da casa em Arapiraca. O time alagoano se lançou ao ataque e criou diversas chances. Aos 26 minutos, o meia Everton Heleno empatou com um cabeceio após grande jogada de Vitinho sobre Sander.

A pressão no Fumeirão, como é apelidado o estádio, aumentou. Tadeu viu uma bola acertar o travessão e fez uma grande defesa para evitar a virada ainda no 1º tempo. O goleiro já se transformava em uma das principais figuras dentro do campo. O empate ainda servia ao Goiás, mas o cenário do jogo era perigoso.

O 2º tempo só começou após uma polêmica sobre a irrigação do gramado ser resolvida. A cobrança era para que os dois lados do campo fossem molhados. O aguaceiro acabou esfriou um pouco o ânimo do ASA e parece ter acordado o Goiás, que passou a tomar menos sustos na etapa final.

Embora precisasse de mais um gol para se classificar, o ASA não conseguia organizar um ataque muito perigoso no 2º tempo. O Goiás também não concatenava um contra-ataque para afastar a angústia e encaminhar a classificação. Aos 47 minutos, o atacante Vinícius conseguiu uma rara finalização, mas parou no goleiro Flávio. Alesson teve o mesmo destino dois minutos depois. O clima de tensão seguiu forte em Arapiraca até os 51 minutos da segunda etapa, quando o árbitro encerrou a partida e fez alívio e alegria tomarem conta do lado esmeraldino do duelo.

FICHA TÉCNICA

Local: Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Evandro de Melo Lima (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

ASA: Flávio; Lázaro (Michel), Cristian Lucca, Fábio Aguiar e Wendel; Lídio, Everton Heleno (Fidélis) e Anderson Feijão (Didira); Vitinho, Lúcio Maranhão (Tito) e Joãozinho (Chuck). Técnico: Evaristo Piza

Goiás: Tadeu; Sidimar, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander (Hugo); Zé Ricardo (Jhonny Lucas), Felipe e Kauan (Palacios); Diego Gonçalves (Alesson), Nicolas (Gabriel Novaes) e Vinícius. Técnico: Guto Ferreira
Gols: Sander aos 17' do 1º tempo (Goiás); Everton Heleno aos 26' do 1º tempo (ASA)

IcEsporte

Esporte

Vila Nova confirma que clássico contra o Goiás será no Serra Dourada

Partida válida pela 6ª rodada do Estadual teve alteração de horário e ainda não possui definição se será disputada com uma ou duas torcidas

Estádio Serra Dourada vai completar 50 anos em 9 de março de  2025

Estádio Serra Dourada vai completar 50 anos em 9 de março de 2025 (Fábio Lima / O Popular)

Nesta terça-feira (21), o Vila Nova confirmou que o clássico contra o Goiás, pela 6ª rodada do Goianão, será disputado no Serra Dourada. O time colorado já havia manifestado publicamente a vontade de realizar o clássico com a presença das duas torcidas, mas isso não está assegurado.

A partida está prevista para o dia 2 de fevereiro, um domingo, e teve o seu horário alterado para as 18 horas - anteriormente, o jogo seria às 16 horas. A mudança ocorreu para inaugurar a nova iluminação do Serra Dourada.

A obra relativa à troca de iluminação foi realizada pela empresas Ricco Construtora e a Silicon Energy, com contrato assinado em fevereiro deste ano junto à Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O valor das obras são de R$ 12.718.080,60.

A decisão para o clássico voltar a ter a presença das duas torcidas não depende apenas do desejo público do Vila Nova, das opiniões do Goiás e do Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio do Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos de Futebol (GFUT), ou do trabalho de segurança do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos da Polícia Militar (BEPE).

Há uma sentença judicial homologada, originada por um acordo em 2018 entre todos os envolvidos, que determina a obrigação de torcida única nos clássicos entre esmeraldinos e colorados.

Uma mudança só vai ocorrer por meio de um novo acordo, que terá de ser homologado na Justiça. Todas as partes envolvidas precisam entrar em acordo para que ocorra a alteração deste cenário.

O Goiás não quis se pronunciar sobre o assunto. Assim, a possibilidade do clássico ter as duas torcidas permanece remota por causa do pouco tempo hábil até a data do jogo.

IcEsporte

Esporte

Lateral diz que Goiás pode "performar mais" e comemora adaptação

Lucas Lovat não completou duas semanas desde sua chegada a Goiânia e já conquistou a vaga de titular no clube esmeraldino

Modificado em 21/01/2025, 14:44

Lucas Lovat já disputou dois jogos pelo Goiás no início da temporada de 2025

Lucas Lovat já disputou dois jogos pelo Goiás no início da temporada de 2025 (Wesley Costa)

O lateral esquerdo Lucas Lovat celebrou sua rápida adaptação ao futebol brasileiro e acredita que o Goiás pode melhorar a performance no Campeonato Goiano. O time esmeraldino ainda não venceu após dois jogos e vai enfrentar o Goiânia no clássico desta quarta-feira (22), na Serrinha, em busca da primeira vitória no Estadual.

Lucas Lovat passou sete anos no futebol europeu, entre passagens pela Eslováquia e Rússia. Ele chegou a Goiânia no último dia 8, foi reserva e estreou na derrota para o Goiatuba (2 a 1). No empate sem gols com o Crac, o lateral já assumiu a condição de titular.

Em estreia no Goianão, Abecat vence o Goiânia
Goianão: Inhumas estreia com vitória, enquanto Crac e Anápolis empatam
Goiás deve ter base que terminou 2024 como titular na estreia do Goiano

"Todas as equipes que jogam contra a gente são organizadas. Goiatuba e Crac fizeram bons jogos. O futebol hoje em dia está nivelado, é decidido por detalhes. Acredito que podemos performar mais", analisou o lateral esquerdo do Goiás.

"A minha adaptação com certeza foi muito rápida, tem mérito do grupo de jogadores e da comissão que me acolheram com muito carinho. Eu trabalho forte para suprir as expectativas e não só agradar o torcedor, mas para ter uma performance boa que nos ajude a conquistar os objetivos", acrescentou o jogador sobre sua rápida adaptação em seu retorno ao Brasil.

Nos jogos contra Goiatuba e Crac, Luvas Lovat mostrou que será um dos cobradores de lances de bola parada pelo Goiás. Ele cobrou faltas nas duas partidas. "- Não só eu, como também meus companheiros (treinam cobranças de falta). Eu trabalho todos os dias na questão das faltas e dos chutes de fora da área. É uma qualidade que eu tenho e procurei fazer isso durante os jogos", completou o jogador esmeraldino.

Com Lucas Lovat, o Goiás volta a campo nesta quarta-feira para desafiar o Goiânia. O clássico entre esmeraldinos e alvinegros será disputado na Serrinha, a partir das 19h30, pela 3ª rodada do Campeonato Goiano.

IcEsporte

Esporte

Serra Dourada deve receber Vila x Goiás, mas presença de duas torcidas é remota

Clube colorado, mandante da partida, solicitou à Federação Goiana de Futebol a alteração do local

Vista aérea do Estádio Serra Dourada

Vista aérea do Estádio Serra Dourada (Wesley Costa / O Popular)

O clássico entre Vila Nova e Goiás, pela 6ª rodada do Campeonato Goiano, no dia 2 de fevereiro (um domingo), deve ser no estádio Serra Dourada. O clube colorado, mandante da partida, solicitou à Federação Goiana de Futebol a alteração do local no dia 6 de janeiro. Vontade manifestada pelo Tigre, a possibilidade do duelo contar com as duas torcidas é remota.

A decisão para o clássico voltar a ter a presença das duas torcidas não depende apenas do desejo público do Vila Nova, das opiniões do Goiás e do Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio do Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos de Futebol (GFUT), ou do trabalho de segurança do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos da Polícia Militar (BEPE). Há uma sentença judicial homologada, originada por um acordo em 2018 entre todos os envolvidos, que determina a obrigação de torcida única nos clássicos entre esmeraldinos e colorados.

Uma mudança só vai ocorrer por meio de um novo acordo, que terá de ser homologado na Justiça. Todas as partes envolvidas precisam entrar em acordo para que ocorra a alteração deste cenário.

Existem dois caminhos que podem ser seguidos para que clássicos com duas torcidas voltem a ocorrer, segundo o promotor Sandro Barros, do GFUT.

A mais rápida é uma das partes interessadas ingressar com pedido de liminar, que, se for acatado pela Justiça, pode permitir que o clássico volte a ter as duas torcidas de maneira provisória, já que a liminar poderia ser derrubada.

"Com a liminar, é possível, mas o ideal seria uma ação de revisão da sentença. O método consiste em juntar todas as partes para desconstituir a decisão julgada. É um processo com trâmites demorados e precisa da mesma posição de todos os envolvidos", acrescentou o promotor Sandro Barros sobre a segunda alternativa, que é defendida pelo Vila Nova.

Neste momento, o clube colorado não pretende ingressar com pedido de liminar para que o clássico do próximo dia 2 de fevereiro tenha as duas torcidas. "Não faremos qualquer ação judicial nesse sentido. Entendemos que essa construção deve ser feita de forma compartilhada e em comum acordo com as instituições", reforçou o advogado do Vila Nova, Paulo Henrique Pinheiro.

O Goiás não quis se pronunciar sobre o assunto. Assim, a possibilidade da partida entre Vila Nova x Goiás, no dia 2 de fevereiro, pelo Goianão, ter as duas torcidas permanece remota por causa do pouco tempo hábil até a data do clássico.

"Imagino que para o clássico da 6ª rodada é muito prematuro, não daria tempo de planejar uma volta das duas torcidas. Defendo essa situação. Futebol tem que voltar a ter as duas torcidas, o Serra Dourada precisa voltar a ter esses grandes jogos e espetáculos", defendeu o presidente da FGF, Ronei Freitas.

Em menos de duas semanas, um novo acordo com todas as partes teria de ocorrer. No cenário em que todos concordem com o retorno das duas torcidas, a decisão teria de ser analisada e sentenciada pela Justiça. Não há nenhuma reunião coletiva prevista para debater o assunto.

"Até hoje, essa sentença não foi derrubada. Recentemente, tivemos uma reunião com o promotor Sandro, do GFUT. Ele se mostrou categórico em não recomendar duas torcidas (por causa da sentença). É uma discussão entre clubes, MP-GO e federação. A PM é mera executora. Nós não opinamos a respeito disso. Se esses três entes chegarem à decisão de que vai ter o clássico com as duas torcidas, nós vamos fazer o policiamento da melhor forma possível e garantir segurança para as duas torcidas", acrescentou o Tenente-Coronel Alex de Siqueira, do BEPE.

A decisão para que clássicos entre esmeraldinos e colorados sejam disputados com torcida única começou no ano de 2017. No dia 19 de setembro, o MP-GO, por meio do GFUT, protocolou uma ação civil pública na Justiça com o pedido para que os clássicos passassem a ter a presença apenas de torcedores do time mandante.

O pedido foi negado pela Justiça, que recomendou redução de público (16 mil no total, sendo 8 mil de cada equipe). O Vila Nova recorreu da decisão e, no dia 7 de outubro, às vésperas do clássico, no dia 14 daquele mês, o juiz Roberto Horácio Rezende deferiu o pedido do clube colorado e definiu que o duelo entre as equipes no 2º turno da Série B seria com a torcida do time mandante (do Vila Nova).

Em 2018, no dia 2 de março, em uma reunião entre Goiás, Vila Nova, GFUT e representantes da Federação Goiana de Futebol (FGF), do Serra Dourada, da Agência Goiana de Obras (Agetop), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, houve acordo para a manutenção da torcida única nos clássicos entre colorados e esmeraldinos.

Esse acordo foi sentenciado pelo juiz Élcio Vicente da Silva, no dia 9 de outubro de 2018, pela 6ª Vara da Fazenda Pública Estadual. A decisão permanece e só será alterada quando houver um novo acordo entre todos os envolvidos.

Uso do Serra Dourada

Uma reunião entre a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de Goiás (Seel), que administra o Serra Dourada, e o Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos de Futebol (GFUT) ocorreu no último dia 9 de janeiro, e o estádio está liberado para ser utilizado mesmo em meio à suspensão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as partes. O clássico entre Vila Nova x Goiás, no dia 2 de fevereiro, deve ser disputado no principal palco do futebol goiano.

O secretário de esportes Rudson Guerra apresentou os laudos do estádio (engenharia, Corpo de Bombeiros, segurança e vigilância sanitária). Alguns deles, do Corpo de Bombeiros e segurança, precisaram ser atualizados. Isso ocorreu entre o final do ano passado e início de 2025. Os outros já tinham sido atualizados.

"Houve a reunião com a Seel, eles apresentaram todos os laudos. Tudo está liberado para a realização de jogos (no Serra Dourada)", afirmou o promotor Sandro Barros, do GFUT.

"Levamos os laudos do Serra Dourada (para o GFUT). Em relação ao TAC, o Estado está cumprindo fielmente. O Serra Dourada está apto para receber jogos, esperamos receber o clássico no dia 2 de fevereiro e ter o estádio lotado", acrescentou o secretário de esportes Rudson Guerra.

O Vila Nova solicitou no início de janeiro a alteração do local do clássico com o Goiás para o Serra Dourada. A partida está marcada para o OBA na tabela, mas o local passa por reforma e o estádio utilizado pelo Tigre no Goianão atualmente é o Olímpico.

O próximo passo é a comunicação entre a Seel e GFUT junto à Federação Goiana de Futebol para que a alteração seja oficializada - o pedido por parte do clube colorado foi feito no dia 6 de janeiro. Isso deve ocorrer nos próximos dias, já que restam menos de duas semanas para o jogo da 6ª rodada do Campeonato Goiano.

No final do ano passado, o GFUT pediu esclarecimentos à Seel sobre a possibilidade do estádio receber jogos do Estadual durante o período da suspensão do TAC entre as partes. A suspensão ocorreu em maio de 2024 a pedido da Seel, por causa do processo do Estado de ceder o estádio à iniciativa privada e transformá-lo em uma arena multiuso.

A reunião no último dia 9 de janeiro resolveu as "pendências" entre Seel e GFUT para que o estádio pudesse ser liberado para jogos no Goianão.

No regulamento do Campeonato Goiano, há dois itens que falam sobre o uso do estádio. O inciso 1º do artigo 10 fala em uso obrigatório do Serra Dourada nos jogos de ida e volta da final, se dois times da capital chegarem à decisão. Já o artigo 23 diz que equipes da capital podem pedir transferência para o principal palco do futebol goiano em qualquer fase do Goianão.

IcEsporte

Esporte

Goiás deve ter base que terminou 2024 como titular na estreia do Goiano

Jair Ventura não conta apenas com o zagueiro Anthony (convocado para a seleção sub-20) para o duelo contra o Goiatuba, nesta quarta-feira (15)

Jogadores do Goiás durante treino no CT Edmo Pinheiro

Jogadores do Goiás durante treino no CT Edmo Pinheiro (Rosiron Rodrigues / Goiás)

O time titular do Goiás na estreia do Campeonato Goiano deve ser a formação base que terminou a Série B, no ano passado. O time esmeraldino entra em campo nesta quarta-feira (15) e enfrenta o Goiatuba, na abertura do Estadual.

A tendência é que Tadeu, Diego Caito, Lucas Ribeiro, Messias, Douglas Teixeira, Marcão, Rafael Gava e Breno Herculano comecem o Goianão como titulares.

Nesta terça-feira (14), durante coletiva, o técnico Jair Ventura disse que "pode ser que sim", sobre o Goiás iniciar o Estadual com a base que terminou a temporada de 2024. "Temos que aproveitar o quanto antes a situação de entrosamento. Boas condições que eles podem ter chances na frente dos demais", acrescentou o comandante.

As disputas de posição são em relação à última vaga no meio-campo e no ataque. Os volantes Juninho e Gonzalo Freitas disputam uma posição na faixa central - Rodrigo Andrade fez atividades separadas do grupo nesta terça-feira e não deve ser o titular contra o Goiatuba.

No ataque, Vinícius, Esli Garcia e Arthur Caíke são as principais opções - Facundo Barceló, que também joga de centroavante, Pedrinho e Halerrandrio são outras alternativas.

O elenco do Goiás para o Campeonato Goiano conta, neste momento, com 33 jogadores. O zagueiro Anthony não faz parte do grupo por estar com a seleção brasileira sub-20, que se prepara para o Sul-Americano da categoria. O clube também busca mais um meia para fechar o plantel em 35 nomes.

Entre os atletas, dez terminaram a base ou foram formados desde as escolinhas nas categorias do Goiás.

São 11 novidades entre contratações para a temporada de 2025: zagueiro Luiz Felipe, os laterais Lucas Lovat e Willean Lepo, os volantes Rodrigo Andrade, Juninho e Gonzalo Freitas e os atacantes Facundo Barceló, Esli Garcia, Edson Carioca, Arthur Caíke e Zé Hugo. Todos estão regularizados e podem estrear pelo Goiás.

A partida entre Goiatuba e Goiás será nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no estádio Divino Garcia Rosa.

Confira o elenco do Goiás antes da estreia da temporada 2025:
Goleiros : Tadeu, Thiago Rodrigues, Ezequiel* e Catula*
Zagueiros: Anthony**, Lucas Ribeiro, Messias e Luiz Felipe
Laterais: Diego Caito*, Douglas Teixeira, Willean Lepo, Xavier* e Lucas Lovat.
Volantes: Marcão, Aloisio, Juninho, Rodrigo Andrade, Gonzalo Freitas e Simioni*
Meias: Rafael Gava, Régis, Larson*, Jean Carlos e Vietro*
Atacantes: Edu, Breno Herculano, Pedrinho*, Halerrandrio*, Elis Garcia, Facundo Barceló, Arthur Caíke, Edson Carioca, Zé Hugo e Vinicius

*Atletas formados nas categorias de base do Goiás

**Foi convocado para a seleção sub-20, que jogará o Sul-Americano a partir do dia 24 de janeiro