IcMagazine

Famosos

De Luccas Neto à Sutil Arte de Ligar o F*da-se: veja quais foram os 15 livros mais vendidos em 2019

Uma curiosidade é que na lista só há livros de autoajuda – pessoal e financeira. Nenhuma ficção

Modificado em 24/09/2024, 01:21

Luccas Neto

Luccas Neto (Luccas Neto/Instagram/@)

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, obra de Mark Manson publicada no País pela Intrínseca em 2017, foi o livro mais vendido no Brasil em 2018 e, de novo, em 2019. Manson, que tem 35 anos, é americano, blogueiro, consultor de desenvolvimento pessoal e autor best-seller de obras de autoajuda -- depois ele lançou F*deu Geral: Um Livro Sobre Esperança? -, foi um dos destaques da Bienal do Livro do Rio de Janeiro no ano passado.

Na lista de livros mais vendidos, feita pela Nielsen a pedido da Babel, só há livros de autoajuda -- pessoal e financeira. Nenhuma ficção.

Dos 15 livros mais vendidos, 9 já apareceram no ranking (de 21 livros) do ano passado. E dos 15 livros mais vendidos em 2019, apenas um -- Brincando com Luccas Neto -- foi publicado em 2019.

Os brasileiros Paulo Vieira e Luccas Neto são os autores com mais livros entre os best-sellers: dois, cada um.

Depois de sobreviver ao pior ano de sua história, o mercado editorial brasileiro passou 2019 ainda tentando driblar o impacto da crise das redes de livraria Saraiva e Cultura, que conseguiram, com custo, aprovar seu plano de recuperação judicial este ano com a proposta de pagar o que devem com deságio e a perder de vista, e da crise geral do livro, que acumula perda de 25% do faturamento nos últimos 13 anos. A ver como 2020 se desenrola.

Os 15 livros mais vendidos no Brasil em 2019:

  • A Sutil Arte De Ligar O F*da-Se, de Mark Manson (Intrínseca)

  • O Milagre da Manhã, de Hal Elrod (Best Seller)

  • Do Mil Ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho, de Thiago Nigro (HarperCollins Brasil)

  • Seja Foda!, de Caio Carneiro (Buzz)

  • Brincando com Luccas Neto, de Luccas Neto (Pixel)

  • As Aventuras na Netoland com Luccas Neto, de Luccas Neto (Nova Fronteira)

  • O Poder da Autorresponsabilidade, de Paulo Viera (Gente)

  • Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker (Sextante)

  • Me Poupe!, de Nathalia Arcuri (Sextante)

  • O Poder da Ação: Faça sua Vida Ideal Sair do Papel, de Paulo Vieira (Gente)

  • Pai Rico, Pai Pobre - Edição de 20 Anos: Atualizado e Ampliado, de Robert Kiyosaki (Alta Books)

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie (Nacional)

  • Mindset, de Carol S. Dweck (Objetiva)

  • O Poder do Hábito, de Charles Duhigg (Objetiva)

  • Mais Esperto Que o Diabo, de Napoleon Hill (CDG)

  • Geral

    Goiânia é a segunda capital com a melhor qualidade de vida do Brasil, diz levantamento

    Capital goiana se destacou devido a fatores relacionados ao bem-estar e às oportunidades. O resultado considerou 53 indicadores públicos

    Modificado em 25/01/2025, 14:13

    Goiânia durante pôr do sol (Wesley Costa/O Popular)

    Goiânia durante pôr do sol (Wesley Costa/O Popular)

    Um levantamento do Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil) revelou que Goiânia é a segunda capital com a melhor qualidade de vida do Brasil. No ranking, as cinco capitais mais bem avaliadas foram Brasília, em primeiro lugar, seguida por Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. O resultado considerou 53 indicadores públicos que influenciam no bem-estar social.

    No âmbito estadual, considerando os indicadores socioambientais dos 246 municípios de Goiás, Goiânia lidera o ranking, com Goianésia, Nova Aurora, Catalão e Urutaí ocupando as posições seguintes. Em contrapartida, as cinco cidades com os piores índices de qualidade de vida no estado são Mundo Novo, Colinas do Sul, Gouvelândia, Bonópolis e Baliza.

    Segundo o IPS Brasil 2024, Goiânia se destaca como a segunda melhor capital brasileira para se viver devido a fatores relacionados ao bem-estar e às oportunidades. Entre os principais indicadores positivos estão:

  • Baixo índice de abandono escolar no Ensino Fundamental;
  • Boa nota média no ENEM;
  • Alta densidade de internet banda larga fixa;
  • Densidade significativa de telefonia móvel e amplas áreas verdes urbanas;
  • Acesso a programas de Direitos Humanos;
  • Presença de iniciativas voltadas para os direitos das minorias;
  • Alta taxa de atendimento à demanda da Justiça;
  • Baixa taxa de congestionamento de processos judiciais;
  • Acesso à cultura, lazer e esporte;
  • Reduzido índice de gravidez na adolescência;
  • Elevado número de empregados com ensino superior;
  • Destaque na empregabilidade de mulheres com ensino superior.
  • Ranking nacional de capitais com melhores qualidades de vida (Reprodução/IPS Brasil)

    Ranking nacional de capitais com melhores qualidades de vida (Reprodução/IPS Brasil)

    Esses fatores reforçam a posição de Goiânia como um dos melhores lugares para se viver no Brasil, tanto em nível estadual quanto nacional. Para traçar um quadro completo da qualidade de vida dos municípios, o IPS informou que avalia um conjunto de indicadores em três grandes dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades).

    O índice varia de zero (pior) a 100 (melhor) e corresponde à média simples dos índices de progresso social. Foram utilizados um total de 53 indicadores públicos de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, com fontes como DataSUS, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico e Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

    Geral

    Faculdade oferece cursos gratuitos para Enem 2024

    Aulas preparatórias são ofertadas no formato 100% digital e apoiam estudantes para a realização das provas de Inglês, Português e Literatura

    Modificado em 04/11/2024, 08:56

    Faculdade oferece cursos gratuitos para Enem 2024

    (Shutterstock)

    A Faculdade Cultura Inglesa, instituição de ensino superior com foco na formação e especialização de profissionais da área da língua inglesa, abriu as inscrições para a realização de cursos preparatórios gratuitos para o exame do Enem 2024. Formatados no modelo online assíncrono, com conteúdos gravados, os cursos oferecem insumos para a realização das provas de Inglês, Português e Literatura, que serão aplicadas no dia 03 de novembro.

    Voltadas para alunos do ensino médio, provenientes de escolas públicas ou privadas, as aulas são ministradas por professores mestres e doutores da instituição, e têm um direcionamento prático, com a análise de exercícios extraídos de edições anteriores da prova do Enem. As inscrições podem ser feitas aqui .

    Conforme cronograma divulgado pela faculdade, o curso de Língua Inglesa, com 36 horas de duração, aproveita a excelência do ensino de inglês da marca Cultura Inglesa para preparar os estudantes para a prova de língua estrangeira. Análises comparativas das edições anteriores da prova do Enem mostram que o inglês tem sido a maior barreira para estudantes de escolas públicas que dependem do exame para ingressar numa universidade.

    Por sua vez, o curso de Literatura, com carga horária de 10 horas, apresenta aos estudantes estratégias de análise de textos literários a partir da revisão de textos canônicos da literatura brasileira. Já o curso de Língua Portuguesa, com 20 horas de duração, trabalha habilidades de interpretação de textos.

    "Os cursos oferecidos pela Faculdade Cultura Inglesa são acessíveis a todos estudantes e indicados, principalmente, para os alunos de baixa renda da rede pública de ensino, carentes de um apoio preparatório para a realização de uma prova que, como se sabe, é a principal porta de entrada nas grandes universidades e faculdades do país, como a Faculdade Cultura Inglesa. Além disso, o formato online, com aulas gravadas, oferece uma flexibilidade maior, permitindo que o estudante defina o ritmo de sua própria jornada de aprendizagem", afirma Isabela Villas Boas, Diretora Executiva Acadêmica da Cultura Inglesa e da Faculdade Cultura Inglesa.

    Para realizar os cursos o estudante deve fazer um cadastro e criar um login e senha na plataforma de aprendizagem Moodle, onde poderá acessar o conteúdo interativo e fazer download de material didático em PDF, além de realizar atividades complementares. Não há limite de tempo de acesso à plataforma.

    Geral

    Martim Cererê sedia 1ª edição da Feira Literária de Goiás

    Evento é gratuito e será realizado entre os dias 1º e 3 de outubro, com ampla programação que inclui atividades culturais como oficinas literárias, dança, teatro e shows, além de espaços infantis

    Modificado em 04/11/2024, 08:51

    Martim Cererê

    Martim Cererê (Secult Goiás)

    O Centro Cultural Martim Cererê será palco da primeira 1ª edição da Feira Literária de Goiás (Flig), que será realizada entre terça e quinta-feira, dias 1º e 3 de outubro. O evento é gratuito, porém é necessário realizar inscrição pelo site . A feira promete marcar o calendário cultural goiano com diversidade, arte e literatura.

    A programação foi pensada para atender a todos os públicos, com uma pluralidade de atrações, como rodas de conversa, teatro interativo, poesia encenada, shows de artistas locais, performances de dança, coral, entre outras. Haverá ainda espaços dedicados às crianças, com contação de histórias e atividades lúdicas que estimulam o gosto pela leitura desde a infância.

    As atividades terão início no dia 1º, a partir das 8h e seguem ao longo do dia, porém, a abertura oficial acontece às 19h30, no Teatro Yguá, com apresentação musical de Olliver Mariano e Mulheres Coralinas. Toda a programação pode ser conferida pelo link .

    A feira também terá troca de livros, incentivando o intercâmbio literário entre os participantes. Nesta edição, a Flig abre espaço para a apresentação de trabalhos submetidos e aprovados, abordando temáticas relacionadas à literatura. O objetivo é promover o diálogo entre pesquisadores e o público, fomentando o conhecimento e a troca de experiências.

    A escritora goiana Cora Coralina é a homenageada deste ano, com palestras dedicadas à sua trajetória. Além disso, haverá mesas-redondas e oficinas, abordando assuntos como: a formação do professor leitor, literatura e relações étnico-raciais, interculturalidade indígena, dimensões pedagógicas e afetivas da literatura, a influência da digitalização na leitura e escrita e outros temas.

    O objetivo da Flig é fomentar o contato com a literatura e responder à crescente demanda por um espaço coletivo que favoreça o contato com a escrita literária, valorizando a diversidade cultural do Estado de Goiás.

    Realização
    A Flig tem proposta anual, sendo que a primeira edição está sendo organizada pelo Instituto Federal Goiano (IFG), visando uma proposta de rodízio entre as demais instituições parceiras para os próximos anos, entre elas: a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Catalão (UFCat), a Universidade Federal de Jataí (UFJ) e a Universidade de Rio Verde (UniRV). As secretarias de Estado da Cultura (Secult), de Educação de Goiás e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC) também apoiam a iniciativa.

    Serviço: 1ª Feira Literária de Goiás -- Flig
    Data : De terça a quinta-feira (1º a 3/10/2024)
    Horário : a partir das 8h
    Local : Centro Cultural Martim Cererê
    Entrada gratuita

    Geral

    Goiânia lidera a lista com a maior nota no ranking do Índice de Progresso Social (IPS)

    Estudo mostra as dez cidades com melhor qualidade de vida em Goiás; veja lista

    Modificado em 17/09/2024, 17:27

    Goiânia é a segunda capital com melhor qualidade de vida do país em pesquisa IPS Brasil

    Goiânia é a segunda capital com melhor qualidade de vida do país em pesquisa IPS Brasil (Divulgação/Secom Goiânia)

    ++BÁRBARA FERREIRA++

    O Índice de Progresso Social (IPS) de 2024 elencou as dez cidades goianas que oferecem melhor qualidade de vida aos moradores. Goiânia lidera a lista, com a maior nota no ranking que avaliou os 246 municípios de Goiás segundo indicadores socioambientais. Veja a lista completa abaixo.

    10 melhores municípios de Goiás no IPS Brasil 2024:

  • Goiânia - 70,49
  • Goianésia - 65,85
  • Nova Aurora - 65,69
  • Catalão - 65,35
  • Urutaí - 65,11
  • Cachoeira Dourada - 65,10
  • Alto Horizonte - 65,04
  • Ceres - 64,99
  • Lagoa Santa - 64,98
  • Itumbiara - 64,82
  • O IPS é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, e aponta áreas de destaque e pontos que os municípios precisam de melhorias. Os dados avaliam se o município garante e protege direitos básicos das pessoas, como moradia, alimentação e segurança, se possuem acesso à informação e se são tratadas igualmente.

    Para as notas, não foram avaliados os investimentos dos municípios, mas os resultados de fato, segundo o IPS. As notas vão de 0 a 100, e contemplam três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades.

    Dentre estas dimensões, são avaliados: Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.

    Goiânia

    A capital do estado levou a melhor nota, com média de 70,49 no IPS. Segundo a pesquisa, Goiânia tem destaques positivos em duas dimensões, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. As notas foram de 72,63 e 58,28, respectivamente. Goiânia já foi considerada a segunda capital brasileira com melhor desempenho em qualidade de vida.

    Em Fundamentos do Bem-estar, os melhores indicadores do município são: baixo índice de abandono no Ensino Fundamental, densidade de internet banda larga fixa, densidade telefonia móvel e áreas verdes urbanas.

    Em Oportunidades, os melhores indicadores são: acesso a programas de Direitos Humanos, existência de ações para direitos de minorias, índice de atendimento à demanda da justiça, taxa de congestionamento líquido de processos, acesso à cultura, lazer e esporte, baixo índice de gravidez na adolescência (<19), empregados com ensino superior, mulheres empregadas com ensino superior e nota média no Enem.

    Já em Necessidades Humanas Básicas, mesmo com a nota mais alta, 80,56, o desempenho do capital foi considerado neutro, e não há destaques, positivos ou negativos. Neste caso, são avaliados cobertura vacinal, hospitalizações, mortalidade, mortalidade infantil até cinco anos, subnutrição, abastecimento de água via rede de distribuição, esgotamento sanitário adequado, índice de abastecimento de água, domicílios com coleta de resíduos, iluminação elétrica, paredes e pisos adequados, assassinatos de jovens, mortes por acidentes de transportes, assassinatos de mulheres e homicídios, e outros.

    Pior avaliação

    Em contrapartida, o município goiano com a pior avaliação foi Mundo Novo, no Norte do Estado. Apresentou nota de 49,06 e áreas que precisam de atenção como esgotamento sanitário adequado, mortes por acidentes de transporte, assassinatos de mulheres, cobertura de internet móvel, mortalidade entre 15 e 50 anos, áreas verdes urbanas, índice de atendimento à demanda de justiça, gravidez na adolescência (<19) e nota média no ENEM.

    Índice de Progresso Social

    O IPS Brasil é uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá - Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative.