IcMagazine

Famosos

Shopping de Goiânia recebe exposição de veículos modificados e antigos

Com entrada gratuita, o evento acontece no próximo sábado (16)

Modificado em 27/09/2024, 00:53

Shopping de Goiânia recebe exposição de veículos modificados e antigos

(Divulgação / Clodoaldo Marques)

Os amantes de exposições de carros podem se preparar para a segunda edição do Expocar Gyn, que acontece no próximo sábado (16), das 15h às 22h, no estacionamento da entrada principal do Shopping Cerrado.

Com entrada gratuita, o evento organizado pelos líderes de clubes automobilísticos e apreciadores, promete modelos customizados de carros e motocicletas.

De acordo com um dos organizadores, Johnatan Ferreira Barbosa, o objetivo é tornar a exposição referência no estado e no país. "Na primeira Expocar Gyn, 85% dos carros eram da categoria 'rebaixados', 10% 'premium' e 5% 'antigos'. Desta vez, teremos mais carros antigos e também acrescentamos carros com motores preparados e som automotivo, além de motos customizadas", revela.

A exposição só começa no final de semana, mas desde terça-feira (12), oito modelos já estão expostos no shopping para trazer ao público uma prévia do que esperar.

Veja mais fotos dos modelos que vão estar na exposição:

(Divulgação / Clodoaldo Marques)

(Divulgação / Clodoaldo Marques. )

(Divulgação / Clodoaldo Marques)

Geral

Governo propõe isenção de IPVA de motos de até 150 cilindradas, aviões e embarcações

Liberação deve contemplar mais de 370 mil motocicletas e seus similares, segundo a governadoria

Modificado em 19/03/2025, 07:17

Projeto que prevê isenção do IPVA foi recebido pela Alego

Projeto que prevê isenção do IPVA foi recebido pela Alego (Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Governo de Goiás propôs a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos, ciclomotores, triciclos e motonetas de até 150 cilindradas, com mais de seis anos de uso. Além disso, o texto também revoga a lei que previa a tributação sobre a propriedade de aeronaves e embarcações.

Essa medida vai aliviar o bolso de milhares de trabalhadores, especialmente entregadores e motociclistas de aplicativos, que dependem desses veículos para o sustento", disse o governador Ronaldo Caiado em vídeo divulgado nas redes sociais.

Projeto

No projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o Executivo estadual, por meio da Secretaria de Economia, argumenta que os veículos de baixa cilindrada são essenciais para a locomoção de pessoas em situação econômica vulnerável, especialmente em regiões com transporte coletivo limitado. Além disso, destacou que haverá maior equidade fiscal e alívio da carga tributária. Se aprovada, a isenção deve contemplar mais de 370 mil motocicletas e seus similares, segundo a governadoria.

Ainda no texto, o Executivo estadual pontuou que, atualmente, em Goiás, foi reduzido em até 50% a base de cálculo do IPVA para os veículos de até 125 cilindradas, conforme determina o artigo 94-A do Código Tributário. Portanto, para estes foi solicitada a isenção da outra metade.

Revogação

No mesmo projeto que prevê a isenção do IPVA para motocicletas de baixa cilindradas, a Secretaria de Economia também solicitou a revogação do imposto sobre aeronaves e embarcações aos municípios onde os proprietários são moradores, visto que a Lei Federal nº 5.172, do Código Tributário Nacional, permite ao contribuinte escolher seu domicílio tributário.

O texto ainda destaca que a ausência de uma lei complementar nacional que regule a cobrança do IPVA para esses bens pode levar os proprietários a optarem por estados com menor tributação em vez da unidade federativa onde residem, o que pode comprometer a distribuição justa e segura do tributo.

No documento, a Secretaria de Economia ainda afirmou que, nessa revogação, não há renúncia de receita, pois não houve cobrança efetiva ou potencial do IPVA sobre embarcações e aeronaves. "A medida somente restaura o texto anterior do Código Tributário, sem frustração de arrecadação, já que a norma não chegou a produzir efeitos nem foi considerada na previsão de receita tributária da Lei Orçamentária Anual", pontuou.

Alego

O projeto foi recebido pela Alego nesta segunda-feira (17) e, segundo o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), a matéria será apreciada com agilidade pelos parlamentares estaduais. Para ele, a medida contribuirá de forma significativa para o fortalecimento da economia do Estado e para a geração de emprego e renda.

Geral

Detran suspende 30 instrutores de motocicletas e investiga mais cinco por fraudes em aulas práticas

Segundo o Delegado Waldir, presidente do departamento, alunos e autoescolas também estão sendo investigados

Presidente do Detran-GO, delegado Waldir Soares

Presidente do Detran-GO, delegado Waldir Soares (Isadora Sátira / O Popular)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) suspendeu por tempo indeterminado 30 instrutores de motocicleta, e investiga mais cinco, envolvidos em fraudes em aulas práticas. Segundo o Delegado Waldir, presidente do departamento, alunos e autoescolas também estão sendo investigados.

Instrutores de aulas práticas de motocicleta estavam realizando a abertura e o fechamento de aulas de forma irregular. Eles registravam as fotos de abertura dentro de suas residências, em carros, fumando durante a foto e utilizando de forma errada o acesso ao Portal de Sistemas de outros instrutores para forjar a realização das aulas, segundo o presidente.

Tem que ter no mínimo 20 aulas práticas; Cem por cento delas foram aulas de motocicletas, o que torna mais grave, considerando que o maior índice de acidentes é de motociclistas, o que implica na má formação dos alunos", disse o delegado em coletiva.

Segundo o Detran, 5 mil aulas de motocicletas são realizadas por dia, cada uma com 50 minutos de duração. Atualmente, cinco servidores realizam a fiscalização das fotos enviadas pelos instrutores e alunos. Foram encontradas irregularidades em municípios como Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Formosa, Hidrolândia, Trindade e Alexânia.

É um jogo de ganha ganha, pois ganha o instrutor que recebe por hora e ganha o aluno que já tem habilidade e não frequentava as aulas; se a autoescola tiver menos de 60% de avaliação ela pode ser descredenciada também", disse o delegado Waldir.

Segundo o presidente do Detran, devido à gravidade da situação, os instrutores podem responder criminalmente devido a falsificação ideológica.

Pena de um a cinco anos por falsidade ideológica, podendo aumentar em um terço, imediata suspensão do credenciamento, e suspensão definitiva dos quadros de credenciados do Detran", disse.

Foram encontradas também, segundo o presidente, casos onde os instrutores usavam um aparelho celular para tirar foto de uma outra foto em outro celular para tentar burlar o sistema. O Detran-GO tem adotado uma postura rigorosa quanto ao desvio de conduta, segundo o presidente.

Geral

Motocicletas desmontadas são achadas em matagal quando equipes da prefeitura faziam roçagem

Véiculos com peças faltando e com sinais de desgaste estavam 'camuflados' em mato alto na região sul de Palmas. Polícia Civil investiga o caso

Modificado em 21/02/2025, 14:21

Motocicleta encontrada durante roçagem em Palmas

Motocicleta encontrada durante roçagem em Palmas (Prefeitura de Palmas / Divulgação)

Duas motocicletas foram encontradas durante serviços de roçagem na região sul de Palmas. As motos estavam desmontadas e foram levadas para a Delegacia Especializada na Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores.

As motos foram encontradas na manhã desta sexta-feira (21), no setor Jardim Laila. Os veículos estavam sem parte da carenagem e com peças enferrujadas. Apesar dos sinais de desgaste, não há informações de quanto tempo as motos estavam no local.

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) foi chamada e registrou a ocorrência. A investigação da Polícia Civil deve continuar até que todas as circunstâncias sejam apuradas.

Geral

Tia de menino que morreu após ficar trancado em carro de dona de berçário se revolta: 'Ninguém sentiu falta'; vídeo

Corpo de Salomão Faustino, de 2 anos, foi enterrado no Cemitério Municipal de Nerópolis. O momento foi marcado por forte comoção entre os familiares

Modificado em 20/02/2025, 16:01

undefined / Reprodução

Andréa Milhomen, tia de Salomão Faustino, de 2 anos, que morreu após ficar trancado dentro do carro da dona de berçário , revelou que a família está revoltada com a situação. Durante o velório da criança nessa quarta-feira (19) em Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia, Andréa questionou o fato de ninguém na creche sentir falta do sobrinho.

A gente recebeu a notícia de que ele [Salomão] teria se machucado na creche, que era para os familiares irem para o hospital. O que mais nos revolta é ela [Flaviane] chegar no berçário e ninguém perceber que o Salomão não foi, ninguém perguntar, ninguém sentir falta. A própria Flaviane vê que só deixou o Salomão dentro do carro na hora de ir embora. Ontem, ela não foi mulher para entregar o corpo do Salomão para nós. A gente está clamando por justiça, a gente precisa de uma resposta", contou Andréa à TV Anhanguera.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

O velório de Salomão aconteceu na Funerária Senap e foi marcado por forte comoção . A mãe da criança, Giselle Faustino, passou mal e precisou receber atendimento médico. No início da noite dessa quarta-feira, o corpo de Salomão foi enterrado no Cemitério Municipal de Nerópolis.

A dona do berçário, Flaviane Gabrielly Lima, de 36 anos, suspeita de deixar Salomão trancado dentro do carro, passou por audiência de custódia nessa quarta-feira e teve a prisão flagrante convertida em preventiva . Durante a sessão, o juiz Camilo Schubert Lima classificou o caso como homicídio com dolo eventual, ou seja, quando o fim (morte) não é almejado, mas se assume o risco.

Salomão Rodrigues Faustino morreu na terça-feira (18) (Reprodução/Redes sociais)

Salomão Rodrigues Faustino morreu na terça-feira (18) (Reprodução/Redes sociais)

Ao POPULAR , o advogado Giovanni Machado, que representa Flaviane, disse que ela trabalha com crianças há anos e "sempre foi uma pessoa responsável e cuidadora e está profundamente abalada, vivendo o pior momento de sua vida". Ele explicou que não houve "qualquer intenção, qualquer descuido consciente ou negligência deliberada" e "não há tentativa de se esquivar da responsabilidade". "No momento da prisão em flagrante, ela estava a caminho do distrito policial para se apresentar", complementa, ao acrescentar que a creche "provavelmente" não deve voltar a ser aberta.

Relembre o caso

Salomão morreu na tarde da última terça-feira (18) após ser esquecido dentro de um carro em Nerópolis. Segundo a Polícia Civil (PC), a dona da creche onde o menino estudava, Flaviane, esqueceu Salomão no veículo por cerca de quatro horas. A temperatura no dia chegou a 32 ºC. Quando percebeu o erro, Flaviane chegou a chamar os bombeiros, mas a criança não resistiu.

Ainda conforme a PC, após a confirmação da morte, Flaviane tentou fugir para Itaberaí, mas foi localizada e presa. Ela alegou que temia represálias. A mulher foi presa e levada ao Complexo de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia. A polícia segue investigando o caso e aguarda o laudo cadavérico para saber exatamente as causas da morte de Salomão.

Muito abalada, a mãe de Salomão, Giselle, é conduzida em cadeira de rodas pelo marido, Vilmar, durante o cortejo (Wildes Barbosa / O Popular)

Muito abalada, a mãe de Salomão, Giselle, é conduzida em cadeira de rodas pelo marido, Vilmar, durante o cortejo (Wildes Barbosa / O Popular)

Salomão Rodrigues Faustino morreu na terça-feira (18)

Salomão Rodrigues Faustino morreu na terça-feira (18) (Reprodução/Redes sociais)