Geral

Balada Responsável autua 170 motoristas por embriaguez em Goiânia durante fim de semana

Em toda a cidade, quase 3 mil motoristas foram abordados em diversos pontos por equipes de fiscalização e educação

Modificado em 20/09/2024, 00:13

Ações de fiscalização foram realizadas em Goiânia pelo Detran-GO

Ações de fiscalização foram realizadas em Goiânia pelo Detran-GO (Detran Goiás)

No último final de semana, 170 condutores foram autuados em Goiânia por embriaguez ao volante durante intensificação da Balada Responsável promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Também foram realizadas ações de conscientização do Maio Amarelo. No total, 2.884 pessoas foram abordadas pelas equipes de fiscalização e educação e também foram flagrados 19 condutores sem habilitação ou permissão de dirigir.

As blitzes educativas foram realizadas no início da noite do sábado (14), das 18h à 0h e no domingo (15), das 16h às 20h, em locais estratégicos da capital. As ações fiscalizatórias, entretanto, aconteceram em diversos pontos e horários. Apenas em 2022, 6.056 condutores já foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool, número que corresponde a quase a metade de todos os registros feitos em 2021, quando ocorreram 12.183 flagrantes.

O Detran explica que, além da fiscalização da Balada Responsável, as ações educativas do Maio Amarelo também foram ampliadas com o intuito de coibir a combinação de álcool e direção. Durante as ações, educadores de trânsito distribuíram material educativo e alertaram os condutores para os perigos do desrespeito às leis de trânsito.

Causas de acidentes

Já em relação às causas dos acidentes, o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Renato Borges Dias, atual presidente do Instituto de Pesquisa em Logística e Segurança Viária (IPLSV), destacou que na maioria dos casos a imprudência é o fator determinante. "94% têm relação com falhas humanas, sendo que em 48% das vezes se observa a presença de álcool ou outras drogas".

Álcool e direção: confira legislação

O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool ou que se negue a realizar o teste do bafômetro pode ser autuado administrativamente e ter que pagar multa de R$ 2.934,70. Em caso de reincidência, o valor pode dobrar. Além disso, responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista habilitado.

Caso o bafômetro acuse valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue, o motorista é enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele é preso em flagrante.

Geral

Mãe morre ao sair para comprar refrigerante para o aniversário de 3 anos da filha e ser atingida por carro

Danielle era mãe de três filhos pequenos, incluindo um bebê de um ano e cinco meses

Segundo o delegado, o inquérito deve ser concluído em até 30 dias

Segundo o delegado, o inquérito deve ser concluído em até 30 dias (Reprodução / TV Anhanguera)

Uma mulher de 22 anos morreu após ser atingida por um carro enquanto pilotava uma motocicleta no setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. Ela havia saído de casa para comprar refrigerantes para o aniversário da filha de três anos. Segundo a família, a motorista do veículo estava bêbada e fugiu sem prestar socorro.

Como o nome dos suspeitos não foram divulgados, a reportagem não conseguiu localizar a defesa até a última atualização da matéria.

O acidente aconteceu no dia 9 de março, quando Danielle pilotava uma moto Biz e levava na garupa o amigo João Guilherme, que contou ter visto um carro branco invadindo a contramão em alta velocidade e batendo na moto. Testemunhas relataram que o acidente aconteceu em uma curva na Rua Rio Verde.

Ela não estava em uma velocidade alta, estava andando devagar, quase perto do meio-fio e nem teve como desviar... Foi muito rápido", contou João Guilherme em entrevista à TV Anhanguera.

Danielle foi socorrida e passou por duas cirurgias, mas não resistiu aos ferimentos causados pela perda de sangue e múltiplos traumatismos. Ela faleceu por volta das 2 horas da manhã, segundo o advogado da família, Edson Candido.

De acordo com o boletim de ocorrência ao qual a TV Anhanguera teve acesso, a motorista estava visivelmente embriagada e acompanhada do marido. Após o acidente, o homem assumiu a direção do veículo e os dois fugiram sem prestar socorro. Testemunhas afirmaram que o casal foi visto antes em um bar, ingerindo bebida alcoólica.

O delegado responsável pelo caso, Jonatas Santos, afirmou em entrevista à reportagem que já foram ouvidas testemunhas e a perícia foi requisitada. O inquérito deve ser concluído em até 30 dias.

Se for comprovado que a motorista estava embriagada, ela poderá ser indiciada por homicídio doloso, quando há intenção ou aceitação do risco de matar. Caso contrário, poderá responder por homicídio culposo no trânsito, quando não há intenção de causar a morte", afirma o delegado.

Aos 22 anos, Danielle era mãe de três filhos pequenos, incluindo um bebê de um ano e cinco meses que ainda estava em fase de amamentação. Além de cuidar dos próprios filhos, ajudava a cuidar da mãe.

Kelly Costa Borges, prima da vítima, lembra dela como uma pessoa alto-astral: "Ela era uma menina alegre e brincalhona. Com ela não tinha tempo ruim. Fazia todos rirem", disse à TV Anhanguera.

A perda repentina gerou revolta entre os familiares. "Volante e bebida não combinam. Naquele dia foi a minha filha, hoje pode ser a de outra pessoa", desabafou a mãe de Danielle.

O advogado da família reforça a indignação dos parentes: "Essa fatalidade tirou a vida de uma mãe alegre e deixou três crianças órfãs. É revoltante saber que a condutora estava possivelmente embriagada e fugiu".

Colaborou Aline Goulart, G1 Goiás

Geral

Motorista suspeito de dirigir bêbado, invadir pista contrária e matar casal em acidente na GO-060 é preso no Tocantins

Vídeos de câmeras de segurança mostram suspeito consumindo bebida alcoólica durante toda a madrugada do dia do acidente, informou a polícia

Acidente aconteceu em 8 de janeiro entre Trindade e Santa Bárbara

Acidente aconteceu em 8 de janeiro entre Trindade e Santa Bárbara (Divulgação/PC-GO)

O motorista de 31 anos suspeito de dirigir bêbado, invadir a pista contrária e matar um casal em acidente na GO-060, foi preso em Dianópolis, na região sudoeste do Tocantis, informou a Polícia Civil de Goiás (PC-GO). O acidente ocorreu entre Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, e Santa Bárbara de Goiás, no oeste do estado, em 8 de janeiro deste ano.

Como o nome do suspeito não foi divulgado, O POPULAR não conseguiu localizar a defesa dele até a última atualização desta reportagem.

O delegado do caso, Thiago Martinho, relatou que o suspeito possui vários registros criminais. Dentre os quais, dirigir sob efeito de álcoo e lesão corporação culposa durante condução de veículos.

O último acidente provocado por ele, quando conduzia um Volkswagen Nivus que colidiu com um Chevrolet Montana, conforme Martinho, resultou na morte de um casal. Por isso, o delegado frisa que foi solicitada a prisão preventiva do motorista. O pedido foi autorizado pela Justiça na semana passada.

Após a solicitação da perícia, foi constatado que o condutor do Virtus invadiu a pista contrária. Através de investigação foi possível definir, por meio de imagens de câmera de segurança, que o investigado tinha ingerido bebida alcoólica a madrugada inteira", revelou o delegado.

De acordo com Martinho, no dia do acidente, o motorista saiu de Rio Quente, no sul goiano, passando por Goiânia, até Trindade. "Ele passa a madrugada inteira fazendo trajeto de Santa Bárbara, Nazário e Trindade. Pegamos imagens dele bebendo em bar, saindo e descendo do carro com bebidas", contou o delegado. Durante a investigação, ele teria fugido.

Inicialmente, imaginavamos que ele poderia estar na cidade de Santa Bárbara, onde tem parentes, já que não tinha dado nada contra ele. E nós fomos cumprir o mandato ontem (7), mas ele não estava. Foi reportado que alguns familiares o teriam levado 'para fora' e através de medidas investigativas, nós descobrimos que ele estava em uma cidade bem distante daqui", ressaltou o delegado.

Agora, o suspeito deve responder por duplo homicídio culposo na direção de veículo automotor sob influência de álcool ou outras substâncias psicoativas. "O crime é de homicídio no trânsito, que a pena é de 5 a 8 anos de prisão, só que como são duas vítimas, aumenta", saliento Martinho, ao POPULAR.

Relembre o caso

Um grave acidente na GO-060, entre Trindade e Santa Bárbara de Goiás, matou um motorista e uma passageira. A colisão frontal envolveu dois veículos, um Volkswagen Nivus e um Chevrolet Montana.

O motorista do Montana morreu no local, com a morte confirmada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No mesmo carro, a companheira dele ficou presa às ferragens e foi resgatada pelos bombeiros, com vida. Apesar de ter sido encontrada com sinais vitais, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto era transportada pela ambulância e não resistiu.

Já o condutor do Nivus sofreu ferimentos, incluindo cortes no rosto e nos braços. Ele estava consciente e orientado quando a equipe de socorro chegou e recebeu os primeiros socorros antes de ser encaminhado ao Hospital Estadual de Trindade (Hetrin).

A Polícia Militar de Goiás (PM-GO), na ocasião, acionou o Instituto Médico-Legal (IML) e a Polícia Científica para as providências necessárias. Os primeiros procedimentos da PC sobre o caso foram feitos pela delegada Silvana Nunes.

Geral

Detran cria 20 núcleos para a Balada Responsável

Modificado em 17/09/2024, 15:47

Detran cria 20 núcleos para a Balada Responsável

(Freepik)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou nesta quarta-feira (19), dia que a Lei Seca comemorou 16 anos, a criação de 20 núcleos regionais para intensificar a atuação da Balada Responsável. Os núcleos atuarão em medidas de prevenção e fiscalização de trânsito nos 246 municípios goianos, por meio de patrulhas locais e da operação, em convênio da Polícia Militar com o Detran-GO.

A intensificação das ações refletem um cenário ainda considerado preocupante. Segundo levantamento da autarquia, de janeiro a maio deste ano 6.548 motoristas foram autuados por combinar álcool e direção ou se recusar a realizar o teste do etilômetro -- o que equivale a um condutor a cada 33 minutos.
Autuações
No ano passado, o número de condutores autuados no mesmo período foi de 4.660, uma média de 31 autuações por dia. Os números incluem as multas aplicadas por todos os órgãos autuadores em Goiás.

Além da multa de R$ 2.934,70, o condutor flagrado no teste do bafômetro ou que se recusar a fazer o exame tem a Carteira de Habilitação suspensa por 12 meses, e o veículo retido. Só neste ano, o Detran-GO já suspendeu administrativamente 7.210 habilitações. O condutor que tem a CNH suspensa, após cumprir a penalidade, deve fazer um curso de reciclagem.

Ferramenta importante
O advogado criminalista Gabriel Fonseca, que integra o escritório Celso Cândido de Souza Advogados, ressalta que ela se tornou uma ferramenta de extrema importância para que haja uma maior segurança no trânsito brasileiro. "Anterior a essa legislação, conduzir veículo automotor sob influência de álcool já era uma atitude passível de multa. Apenas com o advento da Lei Seca houve o emprego de penalidade criminal, o que faz com que os condutores repensem antes de realizar consumo de bebida para dirigir".

O especialista também pontua que o pensamento popular sobre a questão evoluiu nesse tempo. "Nos últimos anos houve uma mudança cultural na percepção das pessoas, inserindo um sentimento de punição para aqueles que cometem o ato ilícito. O texto da Lei é completamente adequado à conduta social e serve para reprimir o comportamento delitivo".

Geral

Detran leiloa mais de 3 mil veículos e sucatas

Objetivo é esvaziar os pátios do órgão, Polícia Militar e postos do Batalhão Rodoviário. Proprietário tem até um dia antes para reaver o bem

Modificado em 17/09/2024, 15:38

Detran leiloa mais de 3 mil veículos e sucatas

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) fará um leilão dia 19 de janeiro, a partir das 9 horas, pela empresa MC Leilão, que fica na GO-020. A meta é esvaziar os pátios de responsabilidade do órgão, Polícia Militar e postos do Batalhão Rodoviário.

Serão leiloados 3,4 mil veículos recuperados e sucatas aproveitáveis, que só podem ser vendidas para empresas, cujo objeto social seja a desmontagem e o comércio de peças e acessórios usados.

Os veículos estarão disponíveis para visitação de 16 a 18 de janeiro, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas, no pátio da MC Leilão, em Senador Canedo. As imagens ilustrativas também serão disponibilizadas pelo site www.mcleilao.com.br .

O proprietário do veículo, em até um dia antes da realização do leilão, poderá reivindicá-lo, sanando o problema que ocasionou a retenção e fazendo a retirada. Antes de enviar um veículo para leilão, o Detran notifica o responsável legal pelo carro ou motocicleta para que ele tenha a oportunidade de reaver o bem.

O Detran alerta que, além do site da MC Leilão, a única página oficial é a da autarquia: goias.gov.br/detran .