Geral

Cachorro é flagrado cavando e ajuda a achar corpo do dono soterrado após deslizamento em São Paulo

Uma força-tarefa para identificação de animais que tenham perdido os tutores durante o desastre foi montada; no total, foram recolhidos 24 animais entre terça e quarta-feira, sendo 11 gatos e 13 cães

Modificado em 24/09/2024, 01:34

Cão é resgatado após encontrar dono soterrado

Cão é resgatado após encontrar dono soterrado (Divulgação)

Uma operação de resgate por vítimas dos deslizamentos após forte temporal que atingiu a Baixada Santista, em São Paulo também reúne equipes que fazem buscas por animais de estimação que perderam seus tutores. Nessa situação, um cachorro foi flagrado cavando o local onde seu dono acabou soterrado na Barreira do João Guarda, em Guarujá. ( Com informações do G1 ).

Equipes da Guarda Civil Municipal da cidade flagraram o animal cavando desesperadamente onde, momentos depois, o corpo de seu tutor foi encontrado. Segundo testemunhas, o animal chorava enquanto tentava localizar o dono.

Além do cão que tentava cavar, um outro cachorro que pertencia à vítima do deslizamento também foi encontrado pela equipe. Ambos animais foram recolhidos pelo Bem-Estar Animal de Guarujá e serão destinados à adoção.

Uma força-tarefa para identificação de animais que tenham perdido os tutores durante o desastre foi montada. No total, foram recolhidos 24 animais entre terça e quarta-feira (4), sendo 11 gatos e 13 cães.

Os animais serão castrados, vacinados, vermifugados e microchipados para, então, serem encaminhados à adoção. O órgão também presta atendimento veterinários aos animais cujos tutores sobreviveram aos deslizamentos e precisam de atendimento.

O temporal teve início na noite de segunda e se estendeu durante toda a madrugada e manhã de terça-feira. Os moradores registraram alagamentos e ruas ficaram intransitáveis em toda a Baixada Santista. Diversas linhas de ônibus e itinerários foram comprometidos pelo temporal.

Cão é resgatado após encontrar dono soterrado

Cão é resgatado após encontrar dono soterrado (Divulgação)

Geral

Piloto goiano morre após avião agrícola cair em fazenda, em São Paulo

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (28)

Josias Pereira Lemes, de 52 anos, morreu após avião que ele pilotava cair (Reprodução/g1 SP e Divulgação/Defesa Civil)

Josias Pereira Lemes, de 52 anos, morreu após avião que ele pilotava cair (Reprodução/g1 SP e Divulgação/Defesa Civil)

O piloto goiano Josias Pereira Lemes, de 52 anos, morreu após o avião agrícola que ele conduzia cair em uma fazenda entre Guaíra e Miguelópolis, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (28).

Testemunhas disseram ao g1 SP que o avião bateu em um fio de alta tensão antes de cair. Em nota ao POPULAR , o Grupo Precisão, responsável pelo avião, lamentou a morte do piloto, natural de Anápolis, e afirmou que a aeronave possuía manutenção e documentação em situação regular.

A empresa acrescentou que o piloto era altamente capacitado, contendo todos os certificados e exames em dia.

O Grupo Precisão segue dando todo o suporte à família de Josias, cuja dor neste momento é claramente impossível de mensurar", descreveu na nota.

Conforme informações do g1 SP, o piloto fazia trabalho de pulverização no local do acidente. Ele estava sozinho na aeronave. Equipes do Corpo de Bombeiros de Guaíra e pessoas que passavam pela região tentaram socorrê-lo, mas ele já estava morto, segundo a reportagem.

Avião agrícola caiu em fazenda entre Guaíra (SP) e Miguelópolis (SP) — Foto: Defesa Civil (Reprodução / g1 SP)

Avião agrícola caiu em fazenda entre Guaíra (SP) e Miguelópolis (SP) — Foto: Defesa Civil (Reprodução / g1 SP)

O POPULAR entrou em contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Ao g1 GO, o vice-presidente do Aeroclube de Goiás, Raoni Monteiro Jacobson disse que o Josias se formou em Goiânia, e já foi piloto da linha aérea da companhia Gol.

Exímio piloto, já voo em vários táxis aéreos em Goiás. Extremamente experiente era piloto agrícola a mais de 4 anos", afirmou.

Josias era altamente capacitado, contendo todos os certificados e exames em dia, segundo a empresa que ele trabalhava (Reprodução/Redes sociais)

Josias era altamente capacitado, contendo todos os certificados e exames em dia, segundo a empresa que ele trabalhava (Reprodução/Redes sociais)

(Colaborou Vinícius Moraes)

Nota do Grupo Precisão

O Grupo Precisão manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do piloto Josias Pereira Lemes, 52 anos, ocorrido nesta manhã em um acidente aeronáutico no interior do Município de Guaíra, São Paulo.

Destaca-se a qualidade de um profissional experiente e querido por todos na empresa, sua partida deixa um vácuo impossível de ser preenchido em seus círculos de amigos e colegas.

Ratificamos que, o profissional era altamente capacitado, contendo todos os certificados e exames em dia, assim como, a aeronave possuía manutenção e documentação em situação regular.

Geral

Alerta de fortes chuvas com rajadas de vento é emitido para Goiás neste final de semana; veja regiões mais afetadas

Chuvas intensas podem variar entre 20 mm e 50 mm por hora, com ventos de até 70 km/h

Alerta de fortes chuvas com rajadas de vento é emitido para Goiás neste final de semana; veja regiões mais afetadas

Os moradores de Goiás devem se preparar para um fim de semana marcado por chuvas intensas e rajadas de vento. A previsão indica que, devido à combinação de calor e umidade, podem ocorrer temporais em diversas regiões do estado, acompanhados de raios e até granizo em alguns pontos.

No sábado, o sol aparece entre nuvens, mas há possibilidade de pancadas de chuva isoladas em várias regiões, segundo o Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas (Cimehgo). Em Goiânia, a temperatura pode chegar a 33°C, com umidade relativa do ar variando entre 45% e 95%.

Atenção especial para o alerta de risco de chuvas intensas, que podem variar entre 20 mm e 50 mm por hora, com ventos de até 70 km/h. A orientação é que a população fique atenta a possíveis alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas.

Moradores colocam cerveja para 'gelar' em granizo que caiu durante forte chuva em Goiânia; vídeo
Fim da onda de calor deve trazer tempestades para Goiás, prevê Cimehgo

Em entrevista ao POPULAR , o gerente do Cimehgo, André Amorim, destaca que esse alerta é um risco potencial e pode acontecer em alguns locais e não simultaneamente em todo o estado.

Esse risco potencial é para que as pessoas fiquem em atenção e entendam que estamos em uma condição que tem um favorecimento para ocorrer esse tipo de tempestade", afirma André.

Previsão por regiões

• Região Norte: Chuva de até 35 mm, temperaturas entre 22°C e 35°C.
• Região Leste: Chuva de até 35 mm, temperaturas entre 17°C e 34°C.
• Região Central: Chuva de até 30 mm, temperaturas entre 19°C e 34°C.
• Região Oeste: Chuva de até 25 mm, temperaturas entre 22°C e 36°C.
• Região Sudeste: Chuva de até 25 mm, temperaturas entre 19°C e 33°C.
• Região Sul: Chuva de até 25 mm, temperaturas entre 19°C e 34°C.

Geral

Vitória foi morta a facadas e não houve abuso sexual, aponta laudo do IML

Além de não ter marcas de violência sexual, os exames necroscópicos não identificaram consumo de entorpecentes.

O corpo dela foi encontrado no dia 5 de março, com sinais de tortura.

O corpo dela foi encontrado no dia 5 de março, com sinais de tortura. (Reprodução / Redes sociais)

O corpo dela foi encontrado no dia 5 de março, com sinais de tortura. (Reprodução / Redes sociais)

O corpo dela foi encontrado no dia 5 de março, com sinais de tortura. (Reprodução / Redes sociais)

A adolescente Vitória Regina de Sousa, 17, morreu em razão de facadas no tórax, pescoço e rosto, segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal) a que a reportagem teve acesso. Não há sinais de abuso sexual. A causa especificada no documento é hemorragia traumática.

Vitória foi morta em Cajamar, na Grande São Paulo, e teve seu corpo encontrado no último dia 5, após ter desaparecido em 26 de fevereiro.

Além de não ter marcas de violência sexual, os exames necroscópicos não identificaram consumo de entorpecentes. Os exames deram positivo para álcool etílico no organismo. No entanto, de acordo com o laudo, "a dosagem alcoólica, pode indicar um processo de fermentação característico da putrefação, no qual ocorre formação de álcool etílico semelhante ao presente em bebidas alcoólicas".

Em razão da presença do álcool, a polícia investiga se ela pode ter sido dopada antes do crime.

Acusado de esfaquear e decepar a cabeça de homem é condenado a 22 anos de prisão Frentista é preso após esfaquear homem que estava agredindo a companheira no meio da rua, em Aparecida de Goiânia

A Polícia Civil encontrou manchas de sangue na casa do principal suspeito de envolvimento na morte da adolescente, Maicol Antonio Sales dos Santos, que está preso temporariamente. Os investigadores agora analisam se o local foi usado como cativeiro da jovem.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (18), o delegado Luiz Carlos do Carmo, diretor do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), disse que Maicol era obcecado pela adolescente e confessou o crime.

Carmo chamou Maicon de "stalker" e disse que ele vinha monitorando Vitória desde o ano passado. "Ele era obcecado pela vítima", declarou o delegado.

A investigação também encontrou material genético em uma pá e uma enxada encontradas perto do local onde foi encontrado o corpo da adolescente.

As ferramentas pertencem ao padrasto de Maicol, que prestou depoimento. Ele afirmou que a pá e a enxada haviam sumido há cerca de 15 dias, e que, antes do crime, achava que elas tinham sido roubadas por um funcionário.

A polícia agora fará testes para analisar se o material genético e o sangue são de Vitória. O processo demora de 30 a 40 dias para ficar pronto.

O mesmo está sendo feito para identificar o sangue encontrado no porta-malas do carro de Maicol, um Toyota Corolla prata.

Dos três carros apreendidos desde o início das investigações (os outros sendo um Corsa branco e um Yaris prata), o Corolla é o único no qual foi encontrado sangue.

Outras provas contribuem para a suspeita sobre Maicol. Sua mulher, por exemplo, desmente que ele tenha dormido com ela na noite em que Vitória teria sido raptada.

A localização do celular de Maicol também aponta que ele esteve perto da adolescente Vitória, segundo Luis Carlos do Carmo, diretor do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo).

Os agentes também afirmam que gritos e movimentações estranhas foram ouvidas na casa do suspeito. Testemunhas teriam sido ameaçadas por ele durante a investigação da polícia, afirmou Carmo em entrevista coletiva no dia 10.

Isso o torna o principal suspeito, mas não o único, segundo o delegado. Outras duas pessoas também são investigadas. A polícia pediu a prisão de três pessoas mas a Justiça só permitiu a de Maicol.

Perícia realizada pela polícia de São Paulo no celular de Maicol Antonio Sales dos Santos, preso como suspeito pela morte da adolescente Vitória Sousa, aponta que ele seguia a jovem desde o ano passado.

Geral

Veja novidades e atualizações sobre o caso Vitória

Polícia Civil suspeita de que mais de uma pessoa participou do assassinato da adolescente

Modificado em 10/03/2025, 17:25

O corpo dela foi encontrado no dia 5 de março, com sinais de tortura.

O corpo dela foi encontrado no dia 5 de março, com sinais de tortura. (Reprodução / Redes sociais)

Durante o final de semana, a investigação do assassinato da adolescente Vitória Regina de Sousa, 17, avançou. Foram encontradas novas evidências e a prisão de um suspeito foi decretada.

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que mais de uma pessoa participou do assassinato da adolescente. Para os investigadores, apenas uma pessoa seria incapaz de cometer o assassinato de Vitória. "Ali tem a participação e a coautoria de outros elementos [outras pessoas]", afirmou o diretor da PCSP, Luiz Carlos do Carmo em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, ontem.

Suspeito preso no caso Vitória foi desmentido pela esposa em depoimento
Mandante de ataques, logística e gerenciamento de drogas: Dama do Crime comandava PCC no Tocantins, aponta investigação
Suspeito de atirar em adolescente em lava-jato e dona da arma são presos após vítima morrer

Um dos suspeitos gravou trajeto feito por Vitória antes de desaparecer, diz polícia. As imagens foram encontradas no celular de Daniel Lucas Pereira, segundo Luiz Carlos do Carmo, diretor da Polícia Civil. "O celular dele está sendo encaminhado para perícia, mas já visualizamos que nele tem imagens gravadas no caminho entre o ponto de ônibus até a residência da vítima", afirmou ao Domingo Espetacular, da TV Record.

No sábado, foi decretada a prisão temporária de Maicol Antonio Sales dos Santos, outro suspeito. Maicol é dono do veículo Corolla que teria sido visto no local onde Vitória desapareceu. "Não há um único caminho investigativo que não aponte o envolvimento de Maicol com os fatos investigados", escreveu a juíza Juliana Junqueira na decisão em que acatou o pedido de prisão temporária.

Uma contradição em depoimento foi um dos fatores que levou à prisão de Maicol. Ele afirmou à polícia que na noite de 26 de fevereiro, quando Vitória desapareceu, estava em casa com a esposa. No entanto, a companheira dele disse que estava na casa da mãe dela, onde ficou até o dia seguinte, e só falou com ele por mensagem.

A Polícia Civil também pediu a prisão temporária de Daniel, mas a Justiça negou. A juíza entendeu que não havia necessidade de prisão temporária, já que apenas uma foto o ligava ao caso, porém, autorizou busca e apreensão na casa dos dois investigados.

Vitória desapareceu no fim de fevereiro. Ela saiu do trabalho, pegou um ônibus e mandou mensagem para uma amiga. Depois, pegou outro ônibus e escreveu para a amiga dizendo que estava com medo de estar sendo seguida.

Corolla passou pelo trajeto da jovem. Segundo a polícia, o carro teria perseguido a adolescente. O corpo dela foi encontrado no dia 5 de março, com sinais de tortura.

Polícia investiga se PCC está envolvido. Segundo o delegado Aldo Galiano, Vitória foi encontrada com o cabelo raspado -o que é considerado um sinal deixado pela facção paulista por traição amorosa. Galiano também disse que, há quatro meses, um integrante do PCC foi preso na área onde o corpo foi encontrado.