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Câmara dos Deputados aprova projeto para unificar documentos de identificação no Brasil

A Identificação Civil Nacional (ICN), documento com biometria e tecnologia de chip, reunirá em uma só base dados de outros registros, dispensando a apresentação de comprovantes como o RG, o CPF e o título de eleitor

Modificado em 27/09/2024, 01:33

Modelo da Identificação Civil Nacional (ICN)

Modelo da Identificação Civil Nacional (ICN) (Reprodução)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (21) o projeto de criação da Identificação Civil Nacional (ICN), documento com biometria e tecnologia de chip que reuniria em uma só base dados de outros registros, dispensando a apresentação de comprovantes como o RG, o CPF e o título de eleitor.

O texto, que agora será analisado pelo Senado, estabelece que caberá ao Tribunal Superior Eleitoral, que já tem um cadastro biométrico de eleitores, gerir e atualizar essa base de dados.

De acordo com o relator da proposta, Júlio Lopes (PP-RJ), a intenção é que os novos documentos físicos sejam emitidos na medida que o cidadão tiver que renovar a sua carteira de identidade. O número principal da Identificação será o CPF. Ou seja, não haverá uma nova numeração.

Ainda de acordo com Lopes, a identificação poderá ser usada para "toda e qualquer ação civil", com exceção das relativas à carteira de habilitação e ao passaporte. Caso a proposta passe pelo Senado, seguirá para sanção do presidente Michel Temer (PMDB).

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Memorial de Iris já tem busto e projeto

Desenhado pelo arquiteto Leo Romano sobre a estrutura da Casa de Vidro, espaço que guardará trajetória da lenda política goiana vai ganhando forma com empenho da filha Ana Paula Rezende

Modificado em 22/03/2025, 08:32

No auditório do memorial, arquiteto Leo Romano e Ana Paula, filha de Iris Rezende, mostram projeto da fachada do espaço, na Avenida Jamel Cecílio

No auditório do memorial, arquiteto Leo Romano e Ana Paula, filha de Iris Rezende, mostram projeto da fachada do espaço, na Avenida Jamel Cecílio (Diomício Gomes / O Popular)

Ainda sem previsão de abertura ao público, o Memorial Iris Rezende vai tomando forma sob a batuta de Ana Paula Rezende Craveiro, a filha que decidiu tornar realidade o desejo do pai de criar um lugar que lembrasse sua trajetória. Um dos mais significativos políticos goianos, Iris Rezende morreu aos 87 anos, em novembro de 2021, mas sua presença marcante, seus gestos e até a voz sobrevivem pelas mãos de uma equipe multiprofissional. Na última semana chegou às mãos da coordenadora do projeto o plano de construção da fachada e do receptivo, um presente do designer e arquiteto Leo Romano.

Maquete do futuro Memorial Iris Rezende: linhas contínuas, sem quinas (Diomício Gomes / O Popular)

Maquete do futuro Memorial Iris Rezende: linhas contínuas, sem quinas (Diomício Gomes / O Popular)

O arquiteto não tinha uma relação próxima com Iris Rezende, mas traz na memória os comentários dos pais e dos avós que participavam dos comícios do político em Morrinhos. "Depois, quando me mudei para Goiânia, ele sempre foi uma referência política. Eu me sinto honrado e prestigiado por fazer parte desse projeto." Leo Romano revela que seu projeto, com traços minimalistas, tem o objetivo de preparar o espectador para entrar no espaço de memória. "A proposta dessa arquitetura é de silêncio e de respeito. A ideia é mexer com o emocional do visitante para que ele entenda que está entrando num memorial e não num lugar de ruídos."

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Ana Paula foi arrebatada pelo projeto de Leo Romano. "Fiquei emocionada. Era exatamente o que eu queria proporcionar à cidade. Eu pensei em um profissional que tivesse a sensibilidade de entender e representar a história do meu pai e Leo Romano enxergou isso. Ficou muito parecido com o jeito do meu pai, uma pessoa simples, mas elegante nos gestos e atos", disse ela ao POPULAR. Ana Paula passou os últimos anos ao lado do pai, cuidando de seus interesses pessoais e de olho na vertente política. Ela relata que não cansa de se impressionar com as descobertas que tem feito ao peregrinar pelos caminhos percorridos pelo pai. Histórias que estarão no memorial.

Buscando recursos para concluir a obra já em fase adiantada, Ana Paula não arrisca mencionar nenhuma data para a inauguração, embora seu desejo seja o aniversário do pai, no dia 22 de dezembro, quando ele faria 92 anos. O projeto assinado por Leo Romano será desenvolvido na íntegra e, para isso, algumas adaptações serão realizadas. Uma delas diz respeito ao já batizado Café com Íris, de onde poderia ser visto o exterior. "Pelo sentido do memorial, ele tem de ser fechado", explica o arquiteto que optou por um acrílico alveolar, material translúcido que será iluminado. "Ele vira um grande painel de luz", detalha.

O Memorial Iris Rezende funcionará na Casa de Vidro, prédio inaugurado pelo ex-prefeito em 2020 a partir de uma emenda parlamentar da mulher, Iris Araújo, quando ela foi deputada federal. A ideia de transformar o espaço em um centro cultural e educativo para crianças carentes nunca avançou. A Câmara de Vereadores aprovou a proposta de tornar o lugar uma referência da história do político que dedicou 70 anos à vida pública. "Apesar de ser somente uma pele que envelopa o prédio que já existe, meu projeto não terá cara de reforma. Isso é bom porque pouca gente conhece esse lugar, que não foi utilizado em todo o seu potencial", explica o arquiteto.

"A proposta dessa arquitetura é de simbolismo. O prédio está numa região nobre da cidade e tínhamos tudo para cair numa armadilha e transformar isso em algo monumental", diz Leo Romano, que optou por uma arquitetura horizontal, baixa, com o propósito de que não apareça tanto, mas que desperte curiosidade. As quinas foram eliminadas para ter uma linha contínua. "Isso faz com que o olho tenha vontade de passear por todo o perímetro. Prepara o espectador para entrar numa atmosfera que conta a história de uma pessoa que já morreu. É quase um ritual." Alguns elementos foram propostos com esse objetivo, como a luz embaixo de todo o prédio, "numa referência a algo sagrado".

Busto ficará de frente para Av. Jamel Cecílio

No ponto extremo da linha contínua proposta pelo arquiteto Leo Romano para o memorial ficará um dos elementos mais aguardados: o busto de Iris Rezende, com 3,5 metros de altura, mas com previsão de chegar a 4,5 metros, com a base. A arquiteta Ana Paula Alves, amiga de Ana Paula Rezende, que assina o projeto de todo o espaço, acompanhou de perto a feitura pelo artista Edu Santos, da Fundição Artística (Fundiarte), em Piracicaba, no interior de São Paulo. "Ele foi feito em alumínio brilhante e está pronto, mas só virá para Goiânia próximo à inauguração do memorial", explica a arquiteta.

Edu Santos apresenta o busto de Iris Rezende, escultura com 3,5 metros de altura, mas com previsão de chegar a 4,5 metros junto com a base (Ana Paula Alves)

Edu Santos apresenta o busto de Iris Rezende, escultura com 3,5 metros de altura, mas com previsão de chegar a 4,5 metros junto com a base (Ana Paula Alves)

Edu Santos, que criou obras alusivas aos ex-jogadores Rivellino e Zico, o humorista Ronald Golias e o médico e cientista Vital Brasil, entre outras, esteve em Goiânia para ver de perto a formatação do memorial e conhecer a história de Iris Rezende. "Ele optou por uma estética clássica", ressalta Ana Paula Alves, que elogia o cuidado do artista com o cabelo do homenageado, "todo riscado à mão com um estilete". O busto poderá ser visto do lado de fora, em frente à Avenida Jamel Cecílio. Perto, o espectador terá uma visão num ângulo de 360 graus ao circular em seu entorno. O projeto de fachada alterou também o paisagismo proposto por Fernanda Schmitz, que ficará agora na lateral direita.

Última geração

Ana Paula Alves comenta que visitou mais de 30 memoriais para criar o espaço de homenagem a Iris Rezende. "Nenhum possui os recursos que estamos preparando", garante. A tecnologia e a interatividade são destaques do projeto desenvolvido pela empresa Alyce Mundo Interativo, de Brasília, responsável por conteúdos semelhantes no Memorial JK. Thiago Michael Mendes, CEO da empresa, explica que no espaço de memória dedicado ao ex-presidente no Distrito Federal foram utilizados efeitos tecnológicos de dez anos atrás. "Hoje há muita inovação. Aqui estou usando muita tecnologia que é aplicada no mercado corporativo."

Entre os destaques estão três holografias, um modelo inovador que proporciona interação a partir de imagens tridimensionais criadas pela interferência da luz. Os ambientes imersivos, os óculos em 3D e as telas interativas visam, segundo Thiago, envolver principalmente o público mais jovem que não conheceu Iris Rezende e seus atos políticos, como os grandes comícios e os mutirões. No memorial será contada toda a história de Iris Rezende, desde o nascimento em Cristianópolis, município a 92 quilômetros da capital, até sua morte, num leito hospitalar na cidade de São Paulo. Ana Paula Rezende reservou para o último ambiente a oração do pai, gravada por uma enfermeira, em que pede proteção para Goiânia.

O memorial terá espaço exclusivo para Iris Araújo, que se casou aos 21 anos com Iris Rezende e com quem teve três filhos. Ela pavimentou a própria carreira política, ocupando uma cadeira na Câmara dos Deputados entre 2007 e 2015 e chegando a presidir o então PMDB regional. Morreu em 21 de fevereiro de 2023, aos 79 anos. "Vamos contar a história dos nomes (idênticos), porque as pessoas sempre me perguntam se minha mãe mudou o nome e isso não ocorreu", afirma Ana Paula Rezende. Também está sendo reproduzido o gabinete de Iris Rezende no Paço Municipal, o último cargo que ocupou. Além da mesa de trabalho e a foto de Juscelino Kubitschek que ele mantinha na parede, estará sobre a mesa a revista Realidade (já extinta), que contou a história dos mutirões, publicação que ele fazia questão de mostrar aos visitantes.

No ano passado, Ana Paula Rezende fez um apelo para que a sociedade doasse objetos que fazem referência a Iris Rezende. Milhares de lembranças foram entregues -- ternos, camisetas, fotos, santinhos, chapéus de campanha, equipamentos usados em mutirões, para citar alguns -- para serem expostas no memorial. "É impressionante como cada pessoa tem uma história com meu pai para contar". No auditório com 190 poltronas, pronto para uso, o público visitante poderá assistir vídeos e documentários que vão contribuir para a compreensão da grandiosidade de Iris Rezende na vida pública goiana.

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Americano é resgatado de fazenda no Tocantins após promessa de conhecer o Brasil com tudo pago

Polícia Civil conseguiu retirá-lo da propriedade depois que ele conseguiu acionar a Embaixada Americana. Órgão vai dar apoio no retorno aos Estados Unidos

Modificado em 22/02/2025, 11:32

Samuel Nathan Bryan (camisa vermelha) chegou ao Brasil em janeiro de 2025

Samuel Nathan Bryan (camisa vermelha) chegou ao Brasil em janeiro de 2025 (Divulgação/Polícia Civil)

Um norte-americano mantido preso em uma fazenda que fica a 50 km de Ananás, no Bico do Papagaio, foi resgatado nesta sexta-feira (21). Ele havia sido convidado pela dona da propriedade para visitar o Brasil e só conseguiu sair do local após acionar a Embaixada Americana para pedir ajuda.

O resgate foi feito pela equipe da 18ª Delegacia de Polícia Civil do município, depois que a própria Embaixada informou a 3ª Central de Atendimento de Araguatins sobre a situação de Samuel Nathan Bryan, de 51 anos. A dona da fazenda estaria o impedindo de deixar a fazenda, segundo ele relatou às autoridades.

A polícia descobriu que o homem veio para o Brasil com a viagem custeada pela mulher, que não teve o nome divulgado. Os dois eram amigos e Samuel chegou ao país em janeiro deste ano.

Quando ele resolveu que queria retornar aos Estados Unidos, a mulher não teria deixado e o informou que não pagaria a passagem para ele ir embora.

Além de o impedir de deixar a fazenda, o delegado Eduardo Artiaga, responsável pelo caso, afirmou que Samuel relatou às autoridades que estaria sendo forçado a realizar trabalhos manuais para permanecer no local.

Os policiais chegaram à propriedade durante a manhã e conseguiram fazer o resgate e levar o americano para a delegacia. A Embaixada Americana foi contatada e vai auxiliar o homem a retornar aos Estados Unidos, informou o delegado.

A Polícia Civil vai investigar a conduta da proprietária da fazenda com relação à situação do americano na fazenda.

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Vídeo mostra implosão do que sobrou de ponte que desabou entre o Tocantins e o Maranhão

Ponte caiu no dia 22 de dezembro de 2024, deixou 14 mortos e três pessoas ainda estão desaparecidas

Modificado em 02/02/2025, 16:45

As plataformas que restaram em pé da ponte ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis e Estreito (MA), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Após dias de preparação tanto da estrutura como da população, o procedimento ocorreu às 14h.

A ponte ligava os estados do Tocantins e do Maranhão desde os anos de 1960. Com diversos problemas estruturais, ela desabou no dia 22 de dezembro de 2024 causando mortes e deixando um ferido e desaparecidos. Dez veículos entre carros, motos, caminhonetes e carretas, estavam na estrutura quando ocorreu o desabamento.

Durante a semana, moradores tanto a margem tocantinense como a maranhense foram informados da necessidade de evacuação das casas próximas à ponte. Em Aguiarnópolis, 50 imóveis foram desocupados a partir das 13h. Em Estreito (MA), moradores de 150 casas tiveram que sair temporariamente, até a finalização da implosão da ponte. Prefeitura e Defesa Civil fizeram as orientações e deram apoio na ação.

A etapa de implosão da ponte está dentro do cronograma para a construção da nova estrutura. O Consórcio Penedo -- Neópolis, constituído pela Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitada é responsável pela obra e tem o prazo para entrega de um ano.

O engenheiro de minas Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como Manezinho da Implosão, foi o responsável pelo processo. Ele já participou de mais de 200 implosões, algumas das principais atuações foram em obras históricas brasileiras como o Presídio Carandiru, Edifício Berrini e o Estádio Fonte Nova.

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) monitoraram o procedimento que utiliza a técnica de calor intenso e explosivos. O material foi colocado de forma estratégica para causar 'fraturas' no concreto e provocar o desmonte da estrutura da ponte.

O concreto que caiu às margens do Rio Tocantins será retirado por máquinas. Para facilitar o acesso, o solo abaixo da ponte passou por terraplanagem.

Ponte é implodida entre o Tocantins e o Maranhão (Reprodução/TV Anhanguera)

Ponte é implodida entre o Tocantins e o Maranhão (Reprodução/TV Anhanguera)

Relembre o desabamento

Pouco antes das 15h do dia 22 de dezembro de 2024, o vão central da ponte JK cedeu. Pessoas que estavam nas proximidades conseguiram fazer vídeos do acidente que deixou famílias em luto nos dias que sucederam o colapso.

As condições da estrutura já era motivo de reclamação de autoridades e moradores tanto de Aguiarnópolis como de Estreito. O vereador Elias Júnior (Republicanos), do lado tocantinense, estava fazendo um vídeo para denunciar a situação da ponte no momento em que ela cedeu.

O parlamentar conseguiu filmar o momento que uma parte do asfalto cedeu por causa do rompimento do vão central. Elias acompanhou toda a movimentação para resgate das vítimas e lamentou que a situação mudou a realidade dos municípios.

"Todos aqui dependiam dessa ponte, da travessia dela para ir a Estreito, que é uma cidade bem maior. Por exemplo, a nossa cidade é como se fosse um bairro do tamanho de um bairro de Estreito. Não somente a Aguiarnópolis, mas cidades circunvizinhas. Tem cidade de 11 quilômetros, cidade de 30 quilômetros. Nós temos várias cidades que vinham e também passavam, como Palmeiras, Darcinópolis, Santa Terezinha, Nazaré, Tocantinópolis. Todos frequentavam a ponte para estar resolvendo alguma coisa aqui. Então tudo mudou", explicou Elias ao g1.

Como foram abertas fendas na estrutura que não desabou, carros e caminhões acabaram ficando presos na estrutura. Quando o acidente completou um mês, em 22 de janeiro, os veículos começaram a ser retirados. Um dos proprietários chegou a conseguir uma liminar na Justiça Federal para conseguir reaver o carro que ficou atravessado em um dos buracos da ponte.

Carga perigosa

Dos veículos que caíram no rio estavam carretas carregadas de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico. As cargas perigosas poderiam causar um desastre ambiental, mas os frascos não chegaram a se romper, segundo informações de órgão que monitoram a situação.

Nos primeiros dias, as buscas às vítimas chegaram as ser suspensas pelo risco que as cargas poderiam causar aos mergulhadores. Após avaliação da situação no fundo do rio com equipamentos da Marinha do Brasil, os mergulhos foram liberados e os corpos começaram a ser resgatados.

Sobre a retirada dos materiais agrotóxicos e ácido sulfúrico que ainda estão no fundo do rio, a empresa que é responsável pelos produtos contrataram outras empresas especializadas nessa área de produtos perigosos para coordenar as ações de retirada.

Em janeiro, com a cheia do Rio Tocantins por causa das chuvas foi preciso interromper as buscas submersas, que seguem suspensas. O aumento no nível do rio também levou à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, segundo a Marinha do Brasil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a carga só poderá ser retirada do fundo do rio a partir do fim de abril, quando o nível começa a baixar.

Vítimas

O desabamento da ponte JK deixou 18 vítimas. Desse número, o único sobrevivente foi Jairo Silva Rodrigues. Ele foi encontrado ferido no rio logo após o colapso da estrutura. Além dele, os corpos de outras 14 pessoas foram localizados.

Até este domingo ainda há três pessoas desaparecidas. Eles são Salmon Alves Santos, 65 anos, e o neto, Felipe Giuvannuci, de 10 anos, e Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos.

Veja quem são as vítimas encontradas no rio:

  • Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, era natural de Estreito (MA) mas morava em Aguiarnópolis (TO). O corpo dela foi localizado no domingo (22);
  • Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos . O corpo dela foi localizado na terça-feira (24). Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, que saiu de Dom Eliseu (PA) e que caiu no rio Tocantins;
  • Kécio Francisco Santos Lopes, de 42 anos . O corpo dele foi localizado na terça-feira (24). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas;
  • Andreia Maria de Souza, de 45 anos . O corpo foi encontrado na terça-feira (24). Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico;
  • Anisio Padilha Soares, de 43 anos. O corpo dele foi localizado na quarta-feira (25);
  • Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos . O corpo dela foi localizado na quarta-feira (25);
  • Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos. O corpo dela foi encontrado por mergulhadores na manhã da quinta-feira (26). Ela estava em uma caminhonete, junto com o marido, o vereador Alison Gomes Carneiro (PSD);
  • Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos . O corpo dela foi localizado também na quinta (26);
  • Alison Gomes Carneiro, de 57 anos . O vereador do PSD teve o corpo localizado na manhã de domingo (29). Ele estava na caminhonete com a esposa, Elisangela Santos, que também morreu na tragédia.
  • Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31) e estava dentro de um veículo. Ela viajava com a filha, Cecília de três anos e o marido, Jairo Silva Rodrigues. Apenas ele sobreviveu a tragédia.
  • Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31). A menina viajava com a mãe, Cássia e com o pai, Jairo Silva Rodrigues.
  • Beroaldo dos Santos, de 56 anos. Ele foi retirado da água no fim da manhã de quarta-feira (1º), segundo a Marinha. O corpo dele havia sido localizado no domingo (29), dentro da água, na cabine da carreta que transportava as 76 toneladas de ácido sulfúrico.
  • Na manhã de sexta-feira (3), um corpo foi encontrado no rio Tocantins. Era o mototaxista Marçonglei Ferreira, de 43 anos , que trabalhava na região.
  • A lessandra do Socorro Ribeiro, de 40 anos , natural de Palmas, no Tocantins. A identificação foi realizada em São Luís por meio de exame de DNA, realizado pelo Instituto de Análise Forense (IGF).
  • Só tem travessia para pedestres

    As movimentações dos governos estadual e federal para arrumar soluções para travessia entre os estados começou ainda em dezembro. Foram anunciadas pelo menos duas datas sobre a possível travessia de veículos por balsa. Entretanto, atualmente, barcos contratados por iniciativa do governo estadual fazem a travessia entre Aguiarnópolis e Estreito de pedestres.

    O DNIT chegou a anunciar a contratação da empresa Pipes Empreendimentos LTDA no valor de R$ 6.405.001,97. Mas a dispensa de licitação para contratação foi revogada porque houve descumprimento das obrigações contratuais por parte da Pipes, informou o departamento.

    Enquanto a autarquia ligado ao Ministério dos Transportes não contrata outra empresa, a LN Moraes Logística LTDA foi autorizada a realizar o serviço de travessia por balsa no local pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq). A medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia 21 de janeiro. Esse serviço deverá ter cobrança à população.

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    Mais de 200 kg de explosivos em 15 segundos: saiba detalhes sobre a implosão da ponte entre TO e MA

    Explosivos serão colocados até a manhã deste domingo (2). Engenheiro responsável pela implosão é o mesmo que atuou na demolição do presídio do Carandiru e outras grandes obras

    Modificado em 02/02/2025, 11:01

    Vão central da ponte entre Aguiarnópolis e Estreito desabou em dezembro (Reprodução/TV Globo)

    Vão central da ponte entre Aguiarnópolis e Estreito desabou em dezembro (Reprodução/TV Globo)

    A implosão das partes remanescentes da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira será realizada na tarde deste domingo (2). Pelo menos 200 casas entre o Tocantins e Maranhão devem ser evacuadas e cerca de 250 kg de explosivos devem ser utilizados. A ação é necessária para que uma nova estrutura seja construída até a dezembro deste ano, segundo a previsão do DNIT.

    O desabamento da ponte aconteceu no dia 22 de dezembro de 2024, quando o vão central caiu e deixou 14 mortos e três desaparecidos. Entres os veículos que passavam no local na hora do acidente estavam duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões, sendo que dois carregavam ácido sulfúrico e um agrotóxicos.

    Depois de mais de um mês, a ponte será implodida.

    Como será a implosão?

    A ponte já foi perfurada para receber os 250 kg de explosivos. Esses materiais chegaram na região no sábado e devem ser instalados até a manhã de domingo. A demolição está marcada para as 14h.

    Conforme os engenheiros responsáveis, a implosão será realizada em etapas, já que as partes da ponte não podem ser demolidas ao mesmo tempo. Por isso, os explosivos serão acionados com um intervalo de três segundos e de forma remota.

    Para facilitar o acesso das máquinas que vão remover os escombros, o solo abaixo da estrutura passou por terraplanagem. Nada pode cair na água para não atrapalhar as buscas pelas três vítimas que estão desaparecidas. Para garantir que os escombros não sejam arremessados para as casas, telas foram colocadas nas bases dos pilares.

    Aqui no caso, em função do colapso e da condição precária da estrutura nós estamos intervindo apenas nos pilares e no limite da segurança, principalmente aqui do lado do Tocantins. A estrutura foi bastante afetada. Nós tivemos que trabalhar sobre o crivo de um monitoramento muito intenso e de tal forma que não ultrapassássemos o limite da segurança", explicou o engenheiro responsável Manoel Jorge Diniz.

    Que metódo será utilizado?

    Para demolir a estrutura que sobrou da ponte será utilizada uma técnica de calor intenso e explosivos que irão fragmentar as formações rochosas. Segundo o DNIT, esse tipo de trabalho é feito quando não é possível utilizar maquinário pesado sobre a estrutura.

    A previsão que é que a implosão produza cerca de seis mil metros cúbicos ou 14 mil toneladas de concreto e ferragem, que devem ser retirados do local. A intenção das equipes é que nada caia no rio já que ainda há três pessoas desaparecidas, além dos tanques de ácido sulfúrico e bombonas de agrotóxicos dentro da água.

    Em entrevista ao g1, o doutor em Estruturas Moacyr Salles Neto explicou que nesses casos os explosivo são colocados em lugares determinados para que se faça uma 'linha de fratura' e provoque a queda do objeto.

    "Isso é a técnica de fogo. O fogo é a explosão. A gente determina o correto posicionamento dos explosivos de forma que, quando eles forem detonados, a linha de fratura provocada faça com que aquela estrutura seja desmontada e venha abaixo, na direção que a gente tenha intenção e que provoque uma quantidade de danos menor", detalhou.

    Acima a estrutura da ponte recebe buracos para explosivos e abaixo a ponte após a queda do vão central (TV Mirante/Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera)

    Acima a estrutura da ponte recebe buracos para explosivos e abaixo a ponte após a queda do vão central (TV Mirante/Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera)

    Quanto tempo vai durar a ação?

    Segundo o DNIT, a implosão deve demorar 15 segundos. Isso porque os detonadores não serão acionados ao mesmo tempo. As explosões devem ser feitas por etapa e intervalos de milésimos de segundo, conforme o engenheiro responsável Manoel Jorge Diniz.

    Como ficam os moradores da região?

    Pelo menos 50 casas serão desocupadas em Aguiarnópolis (TO) e 150 em Estreito (MA), uma hora antes da implosão. Na cidade tocantinense, a prefeitura e Defesa Civil orientaram os moradores da rua JK e João Aguiar sobre o processo de evacuação.

    A população contará com um a ônibus para ajudar no deslocamento até a área de segurança, em um ginásio coberto de Aguiranópolis. Os moradores podem voltar para casa trinta minutos depois demolição da ponte.

    Em mapas, as áreas que serão desocupadas foram marcadas de vermelho pela empresa responsável pela implosão. O perímetro de segurança será 2.136 metros em Aguiarnópolis e de 2.148 metros em Estreito.

    Mapa mostra área s que serão desocupadas durante demolição da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Reprodução/TV Anhanguera)

    Mapa mostra área s que serão desocupadas durante demolição da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Reprodução/TV Anhanguera)

    Quem é o engenheiro responsável pela implosão?

    O engenheiro de minas Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como Manezinho da Implosão, será o responsável pelo processo que irá derrubar a estrutura que restou da ponte. Ele passou a trabalhar na área em 1982, com o pioneiro da implosão no Brasil, Hugo Takahashi.
    Ao longo dos anos, o engenheiro já participou de mais de 200 implosões. Algumas das principais atuações foram em obras históricas brasileiras como:

  • Presídio do Carandiru, em São Paulo, em 2002
  • Presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 1994
  • Edifício Palace II, no Rio de Janeiro, em 1998
  • Edifício Berrini, em São Paulo, em 2008
  • Estádio Fonte Nova, na Bahia, em 2010
  • Manoel Jorge Diniz Dias é o responsável pela implosão da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Reprodução/TV Anhanguera)

    Manoel Jorge Diniz Dias é o responsável pela implosão da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Reprodução/TV Anhanguera)

    Porque a implosão é necessária?

    Para que as obras da nova ponte comecem é necessário que toda a estrutura antiga, que está comprometida, seja demolida. Segundo a publicação do Diário Oficial da União do dia 31 de dezembro, a execução ocorre em caráter emergencial.

    A previsão é que a nova ponte entre Aguiarnópolis e Estreito seja entregue no dia 22 de dezembro deste ano, quando o acidente completará um ano.

    Como foi a queda da ponte?

    A ponte caiu no dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50. A estrutura fica na BR-226 e liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Pessoas que estavam nas proximidades conseguiram filmar o momento exato em que a ponte caiu. Um vereador de Aguiarnópolis denunciava a situação precária da estrutura e flagrou a tragédia.

    Em uma das imagens, o vão central da ponte de Estreito, como é popularmente conhecida, desabou de uma vez, causando muita fumaça com o impacto da poeira dos escombros com a água. Na água, depois do desabamento, é possível ver parte das cargas boiando.

    Imagens aéreas feitas após a queda da ponte mostraram a situação do que restou. Carros e caminhões ficaram presos sem poder seguir viagem por causa da estrutura comprometida. Um dos veículos, ficou preso em uma fenda que se abriu no asfalto. Eles foram retirados cerca de um mês depois do desastre.

    Quem são as vítimas?

    De acordo com a Marinha do Brasil, 14 pessoas morreram e três seguem desaparecidas. Veja a lista de Mortos:

    1. Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos
    2. Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos
    3. Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos
    4. Ansio Padilha Soares, de 43 anos
    5. Silvana dos Santos Rocha, de 53 anos
    6. Andreia Maria de Sousa, de 45 anos
    7. Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos
    8. Alison Gomes Carneiro, de 57 anos
    9. Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos
    10. Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos
    11. Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos
    12. Beroaldo dos Santos, de 56 anos
    13. Alessandra do Socorro Ribeiro, 50 anos;
    14. Marçon Gley Ferreira, de 42 anos.

    Desaparecidos:

    1. Salmon Alves Santos, 65 anos;
    2. Felipe Giuvannucci Ribeiro, 10 anos;
    3. Gessimar Ferreira, 38 anos.

    O único sobrevivente é Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos. Ele foi resgatado e encontrado com vida após o desabamento da ponte, ainda no domingo (22). Após o resgate, ele foi levado para o hospital.

    Os Bombeiros afirmam que as buscas pelos desaparecidos continuam, mas sem mergulhos, por causa das chuvas que provocaram um aumento do nível do rio nas últimas semanas.