Geral

Cobra não resiste e morre após mordida de vereador

Você não leu errado! O homem foi picado pela cascavel, mas revidou com uma mordida. Nesta luta, ele levou a melhor.

Modificado em 27/09/2024, 01:11

Cobra não resiste e morre após mordida de vereador

(Arquivo Pessoal )

Um vereador do Sertão paraibano recebeu alta médica na segunda-feira (17), após ser picado por uma cobra cascavel e a matar com uma mordida na cabeça. O réptil tinha cerca de um metro de comprimento.

Álvaro Teixeira, de 36 anos, ficou cinco dias internado e tomou 15 soros para reverter os efeitos do veneno do animal.

O vereador de Juru foi até a sua propriedade nas proximidades do município na última quinta-feira (13), para fazer uma colheita. Ele não usava botas no momento em que foi atacado. "Senti a fisgada na perna. Quando olhei, era uma cascavel. Daí eu peguei e mordi ela, porque eu fiquei com muita raiva na hora, foi instinto", lembrou.

Imediatamente, Álvaro pegou o animal morto e seguiu para o hospital da região. Chegando lá, ele foi transferido para um hospital de Campina Grande, onde ficou internado até receber alta.

Nesta terça-feira (18), o vereador já voltou à cidade de Juru e vem sendo alvo dos curiosos. "Reagiram com espanto pelo fato de eu ter pego e matado a cobra com o dente. Como é um animal muito repugnante, causa logo medo. A cascavel é bem característica porque tem a base, quando você vê, corre, desmaia, sai de perto. Eu não. Tenho um certo costume, fui criado no campo. E já tinha isso na cabeça: no dia que uma cobra me morder, eu mordo ela", afirmou Álvaro.

Apesar do susto, o homem disse que vai retomar as atividades no campo assim que for liberado pelos médicos. Por enquanto, ele aproveita o recesso da Câmara Municipal para ficar de repouso e se recuperar.

Geral

Cobra de 'bigode' e que vive em árvores: biólogos descobrem nova espécie de serpente no cerrado tocantinense

Materiais da nova espécie foram coletados em 2017, no Tocantins, e foram comparados com outras espécies já existentes ao longo dos últimos anos. A cobra não é peçonhenta, segundo especialistas

Modificado em 22/02/2025, 13:16

Nova espécie de cobra-papagaio é descoberta no Tocantins (Leandro Alves da Silva / Divulgação)

Nova espécie de cobra-papagaio é descoberta no Tocantins (Leandro Alves da Silva / Divulgação)

Uma nova espécie de cobra-papagaio foi descoberta no Tocantins e em Minas Gerais. Com cores vibrantes de verde, branco e amarelo, a Leptophis mystacinus é encontrada apenas no bioma cerrado. Seu nome faz referência à faixa preta que percorre a cabeça, próximo aos olhos e acima da boca, formando uma espécie de 'bigode', segundo os pesquisadores.

O biólogo Diego Santana é um dos pesquisadores que trabalhou na descoberta da serpente mystacinus. Em conversa com o g1, ele explicou como foi feito o estudo que identificou a espécie e a diferença entre ela e as outras cobras do grupo Leptophis. Como a descoberta da mystacinus é recente, outros estudos devem ser feitos para saber mais sobre seu comportamento. Segundo o biólogo, a cobra não é peçonhenta .

Antes da nova espécie ser identificada, apenas 19 do gênero eram catalogadas em todo o mundo, sendo que cinco são encontradas no Brasil. A descoberta foi realizada a partir de comparações de materiais coletados no Tocantins em 2017, com outros 1.625 espécimes.

"O professor Nelson [um dos pesquisadores envolvidos] e eu, analisamos vários materiais que estavam tombados em museus de zoologia, em coleções zoológicas. Esse material fica nessas instituições. E os meus alunos coletaram alguns exemplares, esses do Tocantins, em 2017. E o professor Nelson veio para Campo Grande entre 2021 e 2022. E aí quando ele chegou aqui a gente começou a avaliar esse material", disse.

Segundo o artigo científico 'Uma nova espécie de cobra-papagaio, Leptophis (Serpentes: Colubridae) do Cerrado brasileiro', publicado na revista PeerJ, a cobra-papagaio é encontrada no México, América Central e do Sul. No Tocantins, a nova espécie foi identificada na região norte e central do estado, nas cidades de Araguaína, Caseara e Pium .

"Essa espécie até agora é conhecida só para áreas de cerrado. Só que no Tocantins tem uma área que é de cerrado, mas é numa área de transição. Na transição entre o cerrado e a amazônia que é ali em Caseara. Mas as áreas que a gente pegou esse bicho foi em áreas de cerrado", explicou.

Leptophis mystacinus é a nova espécie identificada das cobras-papagaio (Leandro Alves da Silva / Divulgação)

Leptophis mystacinus é a nova espécie identificada das cobras-papagaio (Leandro Alves da Silva / Divulgação)

A espécie é uma serpente e pode estar presente em outros estados da região centro-oeste do país. "A gente acredita que ela possa ocorrer no meio do caminho, então deve ter ido no leste do Mato Grosso. Ela provavelmente deve ocorrer em Goiás também. No nosso artigo a gente encontrou exemplares para o Tocantins e Minas, e sabemos que tem registros para Goiás e para o leste do Mato Grosso", explicou Diego.

"A gente conhece pouco, ela acabou de ser nomeada, então agora começam os estudos ecológicos, os estudos de comportamento. Ela pertence a um grupo de serpentes e não é peçonhenta. Elas são mais fininhas mesmo, porque elas são um tipo de cobra cipó também, tanto que tem gente que chama elas de cobra-cipó. Ela tem outros nomes como cobra-papagaio, ela também é conhecida como cobra-cipó verde ou azulão-boia", explicou.

Essa serpente se chama colubridae e são conhecidas por viverem em árvores. Seus parentes mais distantes, que são da mesma família, são as cobras caninana e papa-pinto.

A gente sabe que as serpentes desse gênero, as cobras-papagaios, no geral, gostam de comer lagartos, algumas aves pequenas também, e elas dormem nas árvores. Elas até ficam no chão também, podem rastejar no chão, mas elas sobem nas árvores também, que chamam de serpente arborícola", disse o biólogo.

O nome científico da cobra deriva do grego e faz referência a faixa preta que fica acima da boca. Desse forma, a identificação dela vem de mystax, que significa 'lábio superior' ou 'bigode' e do sufixo latino inus, que significa 'semelhança' ou 'pertencente a'. Segundo o biólogo, é justamente esse bigode que a diferencia de outras espécies como ahaetulla e dibernardoi.

"Além disso, ela também tem uma faixa preta escura depois do olho (pós-ocular) que vai até o corpo dela. Nas outras quando tem essa faixa é um menor e mais discreta", explicou.

Todas as cobras-papagaios possuem a coloração verde, com uma faixa branca, marcas pretas e algumas vezes amareladas. Conforme Diego, os padrões dessas colorações variam de acordo com a espécie.

Veja quem são os pesquisadores envolvidos na descoberta:

  • Nelson R. Albuquerque
  • Roullien H. Martins
  • Priscila S. Carvalho
  • Donald B. Shepard
  • Diego J. Santana
  • Cobra-papagaio é a nova espécie descoberta no Tocantins (Leandro Alves da Silva / Divulgação)

    Cobra-papagaio é a nova espécie descoberta no Tocantins (Leandro Alves da Silva / Divulgação)

    Geral

    Vereador se assusta ao encontrar cobra dentro do carro; vídeo

    No vídeo é possível ver a cobra saindo de dentro do veículo pela janela do motorista

    Modificado em 09/01/2025, 09:58

    undefined / Reprodução

    O vereador Eder Magrão, de Rio Verde, no sudoeste goiano, encontrou uma cobra dentro de seu veículo enquanto estava com um amigo em uma fazenda em Santo Antônio da Barra, no sudoeste goiano. No vídeo é possível ver a cobra saindo de dentro do veículo pela janela do motorista (assista o vídeo acima).

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    Nas redes sociais, o vereador postou um vídeo do momento em que encontrou a serpente no carro e agradeceu dizendo que a cobra estava dentro do veículo e não o picou.

    Uma cobra dentro do meu carro, eu andei várias vezes aqui com ela aqui dentro, mas graças a Deus ele me livrou", disse o vereador no vídeo.

    O vereador acredita que a serpente entrou no veículo no momento em que ele deixou a tampa traseira aberta. No final do vídeo é possível ver a cobra sendo retirada com um pedaço de madeira.

    Eder Magrão deixou um alerta para as pessoas que viajam para fazendas e chácaras.

    Tomar muito cuidado, eu nunca imaginei que uma cobra ia entrar dentro do meu carro, estava aqui no banco, se tivesse me picado, mas Deus me livrou", disse o vereador agradecido.

    Espécie da serpente

    Em entrevista ao POPULAR , o biólogo Edson Abrão disse que o animal não é venenoso.

    Quase 100% de certeza que é uma dormideira, ou chamada jararaca-dormideira", disse o biólogo.

    Edson Abrão disse que no vídeo é possível notar que a serpente está bem tranquila, não foi agressiva com o vereador e anda bem calma.

    É possível perceber pelo formato da cabeça arredondada e pela cauda, que o corpo vai afinando aos poucos até chegar no final da cauda; ela é um animal bem tranquilo, não é uma serpente ofensiva; ela gosta muito de plantações, principalmente de hortas", complementou.

    Geral

    Veja quem é o vereador que tomou posse em Ceres mesmo sendo foragido da Justiça

    Político é suspeito de integrar uma organização criminosa de produção e distribuição de rebite, além de lavar dinheiro proveniente das atividades ilícitas

    Modificado em 05/01/2025, 15:31

    Vereador em Ceres, Osvaldo Cabal (PL), é investigado por tráfico de drogas

    Vereador em Ceres, Osvaldo Cabal (PL), é investigado por tráfico de drogas (Reprodução / Instagram)

    O empresário Osvaldo José Seabra Júnior, de 39 anos, tomou posse do cargo de vereador em Ceres , à 180 km de Goiânia, mesmo sendo foragido da Justiça. O político é suspeito de integrar uma organização criminosa de produção e distribuição de rebite, além de lavar dinheiro proveniente das atividades ilícitas.

    O vereador, conhecido como "Osvaldo Cabal" (PL), foi eleito no primeiro turno no dia 3 de outubro de 2024, após receber 427 votos. O parlamentar tomou posse reservadamente na Casa fora da cerimônia oficial, que aconteceu na última quarta-feira (1°), que contou apenas com a presença do presidente da Câmara, Glicério Júnior (DC), e um representante do departamento jurídico, o assessor Daniel Prados.

    Investigação

    A Operação Ephedra, que investiga um esquema de produção e distribuição de rebite -- um estimulante usado por caminhoneiros -- e outras drogas, é conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A principal questão analisada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) é a situação de Cabal, que é alvo de um mandado de prisão preventiva em aberto que foi expedido no dia 26 de novembro de 2024.

    Cabal teve a prisão preventiva decretada quase um mês, após policiais encontrarem na sua residência um arsenal composto por pistolas e fuzis, além de suspeitas que o ligam à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Na mesma operação, outras 23 pessoas também foram denunciadas por participação na quadrilha. Cabal foi eleito vereador pelo PL com 427 votos. A reportagem tentou contato com a defesa do político neste domingo (5), mas não conseguiu encontrar.

    Em uma nota divulgada neste sábado (4), pela Polícia Civil de Goiás, foi esclarecido que o mandado de prisão contra o vereador consta no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) (leia abaixo a nota na íntegra).

    Cerimônia de Posse

    Conforme O POPULAR divulgou em matéria no dia 3 de janeiro, a Câmara de Ceres informou, por meio de nota, que a cerimônia que empossou os vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos aconteceu às 10h da manhã do dia 1° de janeiro, com a ausência constatada de Cabal . Porém, no mesmo dia, às 15h58, o vereador compareceu à Casa e foi dado posse ao parlamentar, em ato reservado.

    Ao POPULAR , o assessor jurídico da Casa presente na posse, afirma que o caso gera estranheza, mas não trata-se de algo "incomum", "proibido" ou "que tenha sido feito exclusivamente para ele". "A primeira vista causa estranheza mesmo, mas vou te falar que não é incomum", diz o assessor jurídico.

    Na enorme maioria das cidades do Brasil, os regimentos internos preveem que aqueles que não compareçam à cerimônia de posse marcada, possam tomar a posse individualmente em período posterior. No caso de Ceres, em até 15 dias depois", afirmou ainda Daniel Prados.

    Nota Polícia Civil

    A Polícia Civil de Goiás informa que o referido mandado de prisão consta do Banco Nacional de Mandados de Prisão - BNMP e qualquer membro das forças policiais poderá dar cumprimento à medida restritiva de liberdade. Ademais, todos os mandados de prisão determinados pela justiça são encaminhados à Delegacia Estadual de Capturas para cumprimento, estando sob diligências.

    Geral

    Bombeiros soltam cobra em mata, e especialistas suspeitam que seja píton, serpente exótica da Ásia

    Especialistas apontam que o ideal seria recapturar o animal para identificar a espécie. O Corpo de Bombeiros disse que liberou a cobra seguindo o protocolo de resgate de animais silvestres

    Modificado em 04/01/2025, 15:49

    undefined / Reprodução

    Uma cobra branca foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros no quintal de uma casa em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás, e, por estar saudável, foi devolvida à natureza em uma área de mata. No entanto, o que parecia uma ocorrência comum gerou preocupação, já que especialistas apontam a possibilidade de se tratar de uma cobra da espécie píton, uma serpente exótica originária da Ásia.

    À TV Anhanguera, o capitão do Corpo de Bombeiros, Célio Fernado de Paula, disse que a equipe seguiu o protocolo, visto que acredita se tratar de uma jiboia albina e que o animal não apresentava ferimentos.

    Como se trata de um animal silvestre e que não tem ferimento, não apresentava nenhum tipo de lesão, o nosso protocolo é resgatar esse animal e devolver à natureza o mais rapidamente possível e o mais próximo do seu habitat natural", afirmou o capitão.

    Ao POPULAR , o biólogo Marco Antônio explicou que é preciso fazer uma análise mais detalhada, mas que a primeiro momento, ele diria que se trata de uma píton branca, visto que o animal aparenta não ter problemas com falta de pigmentação para ser classificada como albina.

    Dá pra ver que na parte dorsal ela tem um pigmento. Albina é falta de pigmentação e essa parece ter pigmento. O ideal seria recapturar esse animal para identificar a espécie, afirma Marco Antônio.

    Em entrevista à TV Anhanguera, o biólogo Alessandro Morais, especialista em répteis, aponta que o animal que aparece nas imagens parece ser diferente de uma jiboia.

    É impossível ter 100% de certeza porque não estamos com o bicho em mãos para que a possa analisar algumas características morfológicas dele", considerou Alessandro Morais, biólogo especialista em répteis.

    Já o biólogo Werther Ramalho explica que a cobra pode ter origem de cativeiro e que pode ter sido gerada para ser animal doméstico.

    É um animal que provavelmente veio de alguma seleção em cativeiro, porque é um animal albino com padrões que a gente diz que é selecionado por quem faz o comércio para uso desse animal como pet", disse Werther Ramalho.

    Cobra no quintal

    À TV Anhanguera, a moradora Mariluce Gonçalves contou que ficou com muito medo ao ver a serpente. No entanto, explicou que ela estava esticada em uma árvore.

    Eu fiquei com muito medo. Ela estava esticadinha no galho da árvore. Eu pensei que ela estivesse invernada, ou coisa assim, para fazer digestão, já que na barriguinha dela tinha uma bolinha", disse Mariluce à TV Anhanguera.

    A Polícia Civil informou que não há registro de ocorrência de desaparecimento de serpente doméstica em Rio Verde.