Geral

Foragido da Justiça toma posse como vereador em Ceres

Em cerimônia individual que contou com a presença do presidente da Câmara, suspeito de integrar organização criminosa teve investidura no cargo realizada

Vereador em Ceres, Osvaldo Cabal (PL), é investigado por tráfico de drogas

Vereador em Ceres, Osvaldo Cabal (PL), é investigado por tráfico de drogas (Reprodução / Instagram)

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu para investigar as circunstâncias da posse do vereador eleito Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como "Osvaldo Cabal" (PL), 39, na Câmara Municipal de Ceres, cidade a 180 km de Goiânia. Foragido da Justiça, o parlamentar tomou posse reservadamente na Casa fora da cerimônia oficial no dia 1º de janeiro.

A principal questão levantada pelo MPE é a situação de Cabal, que é alvo de um mandado de prisão preventiva expedido no âmbito da Operação Ephedra. A operação, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), investiga um esquema de produção e distribuição de rebite --- um estimulante usado por caminhoneiros --- e outras drogas. O vereador é suspeito de integrar a organização criminosa, além de lavar dinheiro proveniente das atividades ilícitas.

Cabal tomou posse em uma cerimônia que contou apenas com a presença do presidente da Câmara, Glicério Júnior (DC), e um representante do departamento jurídico, o assessor Daniel Prados. Essa sessão reservada gerou questionamentos sobre a legalidade do ato.

Mabel toma posse e reafirma contenção de gastos
Leandro Vilela toma posse como prefeito de Aparecida de Goiânia
Durante posse, prefeito reeleito diz que vai revogar taxa para turistas em Caldas Novas

A Câmara de Ceres informou, por meio de nota, que a cerimônia que empossou os vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos ocorreu às 10h do dia 1º de janeiro, com a constatação da ausência de Cabal. Ainda no mesmo dia, às 15h58, porém, o parlamentar compareceu à Casa e foi dado posse ao vereador, em ato reservado.

À reportagem, o assessor jurídico da Casa presente na posse, afirma que o caso gera estranheza, mas não trata-se de algo "incomum", "proibido" ou "que tenha sido feito exclusivamente para ele". "A primeira vista causa estranheza mesmo, mas vou te falar que não é incomum", diz o assessor jurídico. "Na enorme maioria das cidades do Brasil, os regimentos internos preveem que aqueles que não compareçam à cerimônia de posse marcada, possam tomar a posse individualmente em período posterior. No caso de Ceres, em até 15 dias depois", afirmou Prados.

O regimento interno da Câmara de Ceres define que os vereadores eleitos que não comparecerem à sessão solene de instalação e posse poderão prestar compromisso e assumir o cargo em até quinze dias após a cerimônia. Entretanto, o prazo pode ser prorrogado se a ausência for justificada e aceita pela Câmara, considerando a "cessação do motivo impeditivo como novo marco inicial para contagem do período de posse".

Caso o vereador não tome posse dentro do prazo estipulado e a justificativa apresentada não seja considerada válida pela Câmara, o presidente deverá declarar o mandato extinto. Nesse cenário, o suplente da coligação ou partido será imediatamente convocado para assumir a vaga, garantindo o pleno funcionamento da Casa Legislativa.

"Um exemplo simples: suponhamos que um vereador tivesse ido para a posse às 10h da manhã e o carro dele tivesse quebrado, e ele não tivesse conseguido chegar a tempo, ele poderia vir tranquilamente depois e tomar posse. Ele tem esse direito", afirma Prados. "Ele apareceu, se valeu da prerrogativa que ele tinha. Precisava ser um ato pessoal. Nós não o faríamos se fosse por procuração", prossegue o assessor jurídico, acrescentando que "tem a impressão" de que Cabal foi orientado juridicamente sobre essa possibilidade de posse.

Apuração

O promotor eleitoral Pedro Furtado Schmitt Corrêa requisitou à presidência da Câmara de Ceres cópias das imagens das câmeras de segurança que possam ter registrado a entrada e permanência de Cabal no edifício. Também foi solicitado o registro do livro de posse e o regimento interno da Casa para averiguar se os procedimentos adotados foram compatíveis com as normas locais. Além disso, o MPE busca identificar quais pessoas estavam presentes no momento da posse.

Cabal teve a prisão preventiva decretada há quase um mês, após policiais encontrarem na sua residência um arsenal composto por pistolas e fuzis, além de suspeitas que o ligam à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Na mesma operação, outras 23 pessoas também foram denunciadas por participação na quadrilha. Cabal foi eleito vereador pelo PL com 427 votos. A reportagem não conseguiu contato com a sua defesa até o fechamento desta edição.

O assessor jurídico da Câmara de Ceres afirma que todas as solicitações do MPE serão respondidas e garante que "tudo está ocorrendo com a maior transparência". Prados também diz que a Casa desconhecia oficialmente o antecedente criminal de Cabal e que, até então, não havia recebido qualquer solicitação formal de órgãos investigativos a respeito do caso.

A reportagem tentou contato com o presidente da Câmara, Glicério, mas foi informada por Prados de que ele não se manifestará sobre o assunto.

A reportagem conversou com parlamentares de Ceres, sob anonimato, que dizem que a fama de Cabal na cidade "não é das melhores" e que o seu perfil já era do conhecimento dos demais vereadores. Com a repercussão do caso, afirmam que a cidade e a Câmara estão vivendo um desgaste, uma vez que boa parte da população é "leiga" sobre o assunto.

Em 2010, um caso envolvendo Cabal ganhou destaque após uma operação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) desarticular uma quadrilha de traficantes que transportava drogas do Paraná para Goiás. Durante a ação, realizada na praça de pedágio de Céu Azul, policiais apreenderam 60,4 quilos de crack e 70,4 quilos de maconha em um fundo falso de uma caminhonete com placas de Goiânia.

Cabal, à época com 24 anos, foi preso por trabalhar como batedor para a caminhonete em um Corsa, com placa registrada em Ceres. Segundo a polícia informou na ocasião, o grupo, sofisticado em suas operações, monitorava as comunicações policiais e transportava até 200 quilos de crack por mês, movimentando milhões de reais no mercado do tráfico.

Geral

Saiba quem eram as duas mulheres e a adolescente que morreram em acidente na GO-480

Moto em que as três mulheres estavam bateu de frente com um ônibus escolar em Rialma. O caso gerou grande comoção nas redes sociais

Modificado em 16/03/2025, 12:34

À esquerda, a servidora pública Simone de Souza Rodrigues, de 38 anos, e a filha dela, a estudante Yasmim Letícia Rodrigues de Souza, de 14. À direita, Nadia Helaine Marques Alexandre Neta, de 25 anos. As três morreram em um acidente na GO-480, em Rialma. (Reprodução/Redes Sociais)

À esquerda, a servidora pública Simone de Souza Rodrigues, de 38 anos, e a filha dela, a estudante Yasmim Letícia Rodrigues de Souza, de 14. À direita, Nadia Helaine Marques Alexandre Neta, de 25 anos. As três morreram em um acidente na GO-480, em Rialma. (Reprodução/Redes Sociais)

Uma das três mulheres que morreu em um acidente na GO-480, em Rialma, no centro goiano, era servidora pública. Simone de Souza Rodrigues, de 38 anos, trabalhava em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ceres, que também fica na região central do estado. O acidente ainda causou a morte da filha de Simone, a estudante Yasmim Letícia Rodrigues de Souza, de 14 anos. As informações foram confirmadas à redação pela Polícia Científica e pela Prefeitura de Ceres.

Ainda conforme a polícia, a terceira mulher morta no acidente era Nadia Helaine Marques Alexandre Neta, de 25 anos. Ela era amiga de Simone e trabalhava em uma loja de vestuário no município de Ceres. O acidente, que aconteceu na noite da última sexta-feira (14), envolveu um ônibus escolar e uma moto.

Aos bombeiros, o motorista do ônibus disse que a condutora da moto perdeu o controle e invadiu a pista contrária da rodovia. Em seguida, os dois veículos bateram de frente. Segundo a Polícia Militar (PM), que também atendeu a ocorrência, as três mulheres estavam na moto no momento do acidente. Elas não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

A reportagem não conseguiu atualizar o estado de saúde do motorista do ônibus até a última atualização desta matéria. Conforme apurado pela TV Anhanguera, o ônibus escolar pertence ao município de Rialma e o condutor estava sozinho quando a batida aconteceu.

As circunstâncias exatas envolvendo o acidente ainda não foram divulgadas. A Polícia Civil (PC) informou que investiga o caso e aguarda o resultado de exames.

Repercussão

Após o acidente, a Prefeitura de Ceres e a Câmara Municipal postaram comunicados de luto pela morte de Simone. Nas redes sociais, os órgãos manifestaram pesar pelo ocorrido e destacaram que Simone foi uma profissional dedicada e exemplar (leia na íntegra ao final da matéria).

A Prefeitura de Rialma também publicou um comunicado de pesar nas redes sociais. O órgão manifestou tristeza com as mortes de Simone, Yasmim e Nadia e se colocou à disposição da família das vítimas (leia na íntegra ao final da matéria).

Em outra postagem, a Coordenadoria Regional de Educação de Ceres comunicou o falecimento de Yasmim. O órgão também manifestou solidariedade à família e amigos da estudante (leia na íntegra ao final da matéria).

Além disso, o caso gerou grande repercussão entre os moradores de Ceres. Familiares e amigos das vítimas também fizeram muitas publicações expressando luto e dizendo que sentirão saudade. "Duas mulheres que nunca irei esquecer. Mãe e filha, espero que estejam em um lugar melhor. Só Deus sabe como já chorei por vocês duas. Eu amo vocês", escreveu uma parente de Simone e Yasmim em uma postagem nas redes sociais.

Veículos envolvidos no acidente que ocorreu na GO-480, em Rialma. A moto ficou destruída. (Reprodução/TV Anhanguera)

Veículos envolvidos no acidente que ocorreu na GO-480, em Rialma. A moto ficou destruída. (Reprodução/TV Anhanguera)

Nota de pesar da Prefeitura de Ceres

A Prefeitura de Ceres, em nome do prefeito Edmario e do vice-prefeito Marcão, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Simone de Souza Rodrigues. Neste momento de tristeza, solidarizamo-nos com os familiares e amigos, desejando força e conforto para superar esta perda irreparável.

Nota de pesar da Câmara Municipal de Ceres

A Câmara Municipal de Ceres manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da servidora pública Simone de Souza Rodrigues. Neste momento de imensa dor.

Simone foi uma profissional dedicada e exemplar, sempre desempenhando suas funções com compromisso e carinho. Sua ausência deixa uma lacuna irreparável em nossa instituição e em toda a comunidade.

Expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos, desejando que encontrem conforto e força para enfrentar essa perda irreparável. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conceda paz e acolhimento a todos neste momento tão difícil.

Nota de pesar da Prefeitura de Rialma

Com profunda tristeza, a Prefeitura de Rialma, em nome do Prefeito Dr. Lucas Chaves, solidariza-se com a família e amigos pelo falecimento de Simone de Souza Rodrigues (38 anos), Nadia Helaine Marques Alexandre Neta (25 anos) e Yasmim Letícia Rodrigues de Souza (15 anos).

Pedimos que Deus conforte os corações e traga paz e serenidade neste momento tão difícil. A gestão municipal se coloca à disposição da família, reafirmando seu apoio e solidariedade.

Nota de pesar da Coordenadoria Regional de Educação de Ceres

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenação Regional de Educação de Ceres manifesta o mais profundo pesar e lamenta o falecimento da aluna Yasmim Letícia Rodrigues de Souza. Externamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

"Que nesse momento de tristeza e luto haja paz, conforto, coragem e amor. Nossos sentimentos."

Nota de pesar da Ideal Tecidos

Hoje nos despedimos de nossa amiga e colaborada Nádia Helaine, cuja luz brilhou intensamente, mesmo que por pouco tempo. Seu sorriso, sua alegria e o amor que espalhou permanecerão para sempre em nossos corações. Que suas memórias sejam um refúgio de paz para todos que a conheceram e amaram. Convidamos amigos e familiares para se unirem em oração.

Geral

Funcionário é suspeito de falsificar notas fiscais para desviar mais de R$ 130 mil de empresa

Investigações começaram quando a empresa percebeu que o funcionário estava cometendo irregularidades, diz Polícia Civil

Homem é preso suspeito de falsificar notas fiscais em empresa que trabalhava (Divulgação Polícia Civil)

Homem é preso suspeito de falsificar notas fiscais em empresa que trabalhava (Divulgação Polícia Civil)

Um homem que trabalhava numa empresa de energia foi preso suspeito de falsificar notas fiscais, nesta sexta-feira (14), em Goiânia. A Polícia Civil (PC) informou que o suspeito gerou um prejuízo superior a R$ 130 mil.

O nome do suspeito não foi divulgado, por isso a reportagem não conseguiu localizar sua defesa. O nome da empresa também não foi informado. A polícia informou ainda que as investigações continuam.

Segundo a PC, as investigações começaram quando a própria empresa percebeu que desde o ano passado, o funcionário estava cometendo irregularidades

As investigações iniciaram após informações da empresa, que detectou irregularidades cometidas por um prestador de serviços, em conluio com outros dois suspeitos, teria gerado notas fiscais fraudulentas para desviar recursos financeiros", contou o delegado Thiago César Oliveira.

Polícia Civil cumpre mandatos de busca e apreensão (Divulgação/ Polícia Civil)

Polícia Civil cumpre mandatos de busca e apreensão (Divulgação/ Polícia Civil)

O investigador disse ainda que o suspeito realizava a emissão de notas fiscais em nome de empresas vinculadas ao seu círculo pessoal, como familiares e amigos, e assim conseguia movimentar os valores desviados.

Durante as investigações a polícia constatou que o funcionário se aproveitava de uma falha nos sistemas da empresa, duplicando as notas fiscais que já tinham sido aprovadas e em seguida, alterava os valores dos prestadores de serviço.

As diligências policiais confirmaram vínculos diretos entre os investigados, incluindo parentesco e relações de amizade entre os proprietários das empresas utilizadas exclusivamente para a emissão das notas fraudulentas. Tais empresas não possuem quadro societário ativo, indicando claramente a finalidade criminosa de sua constituição", disse o Thiago César.

Os agentes cumpriram três mandados de prisão temporária, três de busca e apreensão e bloqueio de bens e valores em Goiânia, Aparecida e Anápolis, ambos na região central do estado.

Mandados de busca, apreensão e de prisão foram cumpridos em Goiânia, Aparecida e Anápolis (Divulgação/ Polícia Civil)

Mandados de busca, apreensão e de prisão foram cumpridos em Goiânia, Aparecida e Anápolis (Divulgação/ Polícia Civil)

Geral

Foragido da Justiça morre em cemitério durante ação da polícia

PM informou que a equipe do 38º Batalhão recebeu uma ligação informando que estava tendo uma ameaça de morte dentro de uma casa

Homem morto dentro de cemitério após traca de tiros com a Polícia Militar (Divulgação/Polícia Militar)

Homem morto dentro de cemitério após traca de tiros com a Polícia Militar (Divulgação/Polícia Militar)

Um homem de 44 anos morreu em uma troca de tiros com a Polícia Militar dentro do Cemitério Santana, em Goiânia. De acordo com a PM, o homem era foragido da Justiça do Paraná por homicídio e teria ameaçado a ex-companheira de morte.

O caso aconteceu na madrugada de terça-feira (4), no Setor dos Funcionários. Ao POPULAR, a PM informou que a equipe do 38º Batalhão recebeu uma ligação informando que estava tendo uma ameaça de morte dentro de uma casa e os policiais foram até o local. Porém, ao chegar à casa o suspeito não estava e os policiais foram informados de que ele estava no cemitério.

Conforme a PM, a equipe foi até o cemitério e encontrou o suspeito portando uma pistola. Os policiais tentaram conversar com o homem que começou a atirar contra a equipe. Então os militares revidaram e atingiram o suspeito, que chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu.

Arma usada por suspeito para atirar em policiais (Divulgação/Polícia Militar)

Arma usada por suspeito para atirar em policiais (Divulgação/Polícia Militar)

Geral

Homem flagrado sem roupas com duas crianças em parque de Palmas é preso por suspeita de estupro

Caso aconteceu na região norte, no Parque Sussuapara. Suspeito teria atraído as crianças com doces e dinheiro, segundo a Polícia Civil.

Modificado em 27/02/2025, 15:40

Suspeito tem 57 anos e foi levado para a delegacia por policiais militares

Suspeito tem 57 anos e foi levado para a delegacia por policiais militares (Reprodução/TV Anhanguera)

Um homem de 57 anos flagrado sem roupas com duas crianças foi preso preso no fim da tarde desta quarta-feira (26). O caso aconteceu na região norte de Palmas, no Parque Sussuapara, e o suspeito foi autuado por estupro de vulnerável e exploração sexual de criança.

Ele foi encontrado por policiais militares com duas meninas de 8 e 10 anos e elas também estavam sem roupas. Para atrair as vítimas, ele teria oferecido dinheiro e doces.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no registro da ocorrência foi identificado que uma das crianças já foi vítima de estupro. O inquérito policial corre sob sigilo e o primeiro caso aconteceu em circunstâncias diferentes do abuso sofrido pela vítima nesta quarta-feira. Também não se trata do mesmo suspeito, ressaltou a SSP.

Após o flagrante, o homem foi levado para a Central de Atendimento à Mulher, em Taquaralto. Depois dos procedimentos na delegacia, foi encaminhado à Unidade Penal de Palmas onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

As meninas, acompanhadas dos familiares, precisaram passar por exames periciais e atendimento no Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).

O caso será investigado para a Delegacia Especializada de Proteção à Criança (DPCA).