Golpistas iniciam falsa campanha para reconstruir igreja onde o teto desabou durante instalação de placas solares
Líderes religiosos denunciam que golpistas criaram vaquinha fraudulenta e alertam fiéis sobre os canais oficiais de doação
Ildeu Iussef
22 de março de 2025 às 16:47

Mais de 70 placas solares estavam instaladas, um peso adicional de 2 toneladas, quando o teto da igreja desabou (Wildes Barbosa / O Popular)
Golpistas estão se aproveitando do desabamento do teto da Igreja Videira para arrecadar dinheiro. Usando uma foto do templo religioso destruído, um grupo criou uma vaquinha online pedindo dinheiro para a reconstrução do local. Em entrevista à TV Anhanguera , o pastor André Francisco disse que tomaram conhecimento do golpe e alertaram os fiéis.
Surpreendidos pela atitude aproveitadora dessas pessoas. Não é uma vaquinha que teve origem na Igreja e por meio da Igreja. Não fomos nós que iniciamos essa vaquinha. Os próprios membros (da Igreja) denunciaram para nós, tomamos conhecimento e já divulgamos nos canais oficiais de que essa vaquinha não procede", disse o líder religioso.

Golpistas criam vaquinha falsa para lucrar com caso de teto de Igreja destruído durante instalação de placas solares (Reprodução Internet)
A vaquinha online dos golpistas tem como meta de arrecadação R$ 100 mil e foi criada no mesmo dia do desabamento do teto da Igreja Videira no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia. À TV Anhanguera , o pastor André Francisco informou que denunciou a vaquinha para a plataforma que está hospedada e que não conseguiu identificar os criadores.
Defesa Civil recomenda demolição de parte afetada de igreja após teto desabar em Goiânia
Igreja onde teto desabou não tinha projeto aprovado pelos Bombeiros
Veja fotos: Teto de igreja desaba enquanto trabalhadores instalavam placas solares, em Goiânia
Nas redes sociais, a Igreja Videira fez emitiu um comunicado aos fiéis dizendo que qualquer campanha futura seria divulgada apenas nos canais oficiais da igreja. Inclusive, nesta sexta-feira (21), a Igreja Videira postou nas redes sociais o canal oficial para arrecadação das doações para o recebimento de contribuições, que serão destinadas à reconstrução da Igreja Videira Praça da Bíblia.

Líderes religiosos alertam fiéis acerca dos canais oficiais de doação (Reprodução/Redes Sociais)
Causa do desabamento
Técnicos da Defesa Civil estiveram no local para avaliar a situação do prédio e fazer o isolamento. Ao POPULAR o coordenador da Defesa Civil Robledo Mendonça disse que foi recomendado a demolição do prédio.
Recomendamos a demolição da parte abalada e que seja feita com acompanhamento de um engenheiro especializado em demolição", afirmou.
Segundo o órgão, não cabe a Defesa Civil a investigação do que provocou o desabamento e que está repassando as informações para a Polícia Científica, por meio de fotos e vídeos. Conforme o capitão dos bombeiros Guilherme Lisita, "a suspeita é de que o peso das placas fez a estrutura colapsar".
O pastor presidente da igreja Videira, Aluízio Silva, publicou um vídeo nas redes sociais contando que o prédio ficou completamente destruído, mas agradeceu por ninguém ficar gravemente ferido e pediu orações.
Vamos ter que fazer outro prédio, mas graças a Deus ninguém morreu. Foram apenas perdas físicas e perdas físicas a gente compra de novo, restaura, reconstrói. O senhor nos livrou de perdas maiores. Nesse momento que estamos aqui consternados e perplexos, eu conto com a sua oração", disse o pastor.
De acordo com o capitão dos bombeiros, funcionários que trabalhavam dentro da igreja no momento do acidente conseguiram sair sem ferimentos.
(Colaborou Wesley Almeida, TV Anhanguera)