Geral

MEC divulga resultados da chamada regular do Sisu

O prazo de inscrições do Sisu havia sido ampliado por causa das falhas técnicas no sistema

Modificado em 27/09/2024, 01:29

MEC divulga resultados da chamada regular do Sisu

(Reprodução/Site Oficial)

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (30) os resultados da chamada regular para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Para acessar, os candidatos devem fazer login no site sisualuno.mec.gov.br .

Para participar da lista de espera, o acesso ao boletim precisa ser feito até as 23h59 do dia 10 de fevereiro.

O prazo de inscrições do Sisu havia sido ampliado por causa das falhas técnicas no sistema que tem impedido que parte dos participantes tenha conseguido acessar o site na última quinta-feira (26). Inicialmente, terminaria na sexta (27), mas foi prorrogado até domingo (29).

O Sisu reúne as vagas de instituições de ensino que selecionam seus alunos pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Participantes do exame estavam encontrando problemas desde a divulgação das notas, no dia 18, antes mesmo da abertura do Sisu.

O Sisu recebeu, até 18h desta quinta-feira, 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. As inconsistências encontradas no sistema que dificultavam o acesso de candidatos foram sanadas, segundo o MEC.

A pasta indica que candidatos que tenham problemas entrem em contato com o MEC por meio do 0800 61 61 61 ou pelo e-mail ouvidoria@mec.gov.br;

Os calendários do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Financiamento Estudantil) continuam normalmente para os dias 31/1 a 3/02 e 7/2 a 10/2, respectivamente. A nota do Enem também é critério para os dois programas.

Geral

Notas do Enem 2024 já estão disponíveis; veja como consultar

Notas estão disponíveis na página do participante e são acessadas com login e senha

Notas do Enem foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (13)

Notas do Enem foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (13) (Divulgação/Inep)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira (13) as notas dos candidatos no Enem. Com o resultado, os participantes podem concorrer às vagas das principais universidades do país.

As notas estão disponíveis na página do participante e são acessadas com login e senha.

Agora, os candidatos têm acesso aos resultados das provas objetivas e da redação do Enem.

Com o resultado em mãos, os participantes podem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), obter bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em cursos de faculdade particulares.

Sisu terá mais de 6 mil vagas para universidades de Goiás em 2025
IF Goiano oferece 1,5 mil vagas de cursos superiores de graça

As inscrições para o Sisu 2025 começam já na sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. Nesse período, com a nota do Enem o candidato pode selecionar duas opções de curso para concorrer.

O Enem 2024 aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, além das 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de língua estrangeira) e 45 de ciências humanas, os candidatos fizeram também a redação, cujo tema foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.

Neste ano, o exame recebeu 4,32 milhões de inscrições - um aumento de 9,95% em relação à edição passada.

Cronogramas do SISU

  • Inscrições: 17 a 21 de janeiro
  • Resultados da 1° chamada: 26 de janeiro
  • Matrículas: 27 a 31 de janeiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
  • Geral

    Sisu terá mais de 6 mil vagas para universidades de Goiás em 2025

    Quatro universidades ofertam vagas. Inscrições começam no dia 17 de janeiro

    Modificado em 23/12/2024, 19:44

    Fachada da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia

    Fachada da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia (Wildes Barbosa / O Popular)

    Goiás terá mais de 6 mil vagas disponibilizadas em universidades no estado aos estudantes que desejam tentar o acesso ao ensino superior em 2025 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer às vagas, os estudantes deverão se inscrever entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2025, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (veja cronograma ao final da reportagem) .

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    As vagas estão distribuídas em quatro universidades públicas. A Universidade Federal de Goiás (UFG) lidera a lista com o maior número de vagas ofertadas. Ao todo, são 4.459. Na sequência, estão as Universidades Federais de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com 1.080 vagas cada.

    O Instituto Federal de Goiás (IFG) disponibilizou 630 vagas. Já o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), não aderiram ao Sisu.

    O Sisu utiliza as notas do Enem 2024 para calcular a nota de corte de cada curso, com base no número de vagas disponíveis e na quantidade de inscritos.

    Cronograma do Sisu 2025

  • 17 a 21/01 -- Período de inscrições
  • 26 a 31/01 -- Manifestação em lista de espera
  • 26/01 -- Resultado chamada regular
  • 27/01 a 04/02 -- Período de ocupação da chamada regular
  • 11/02 -- Convocação da lista de espera
  • Geral

    Goiás tem quase 7 mil vagas no Sisu 2024; inscrições estão abertas

    Apenas na Universidade Federal de Goiás (UFG), são 4.494 oportunidades em cerca de 100 cursos de nível superior

    Modificado em 17/09/2024, 15:53

    Cadastro pode ser feito no site oficial ou no aplicativo do Sisu até a próxima quinta-feira (25)

    Cadastro pode ser feito no site oficial ou no aplicativo do Sisu até a próxima quinta-feira (25) (Divulgação)

    Começou nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em todo o país, o Sisu ofertará 264 mil vagas em 127 instituições brasileiras. Deste total, quase 7 mil são ofertadas em Goiás.

    Apenas na Universidade Federal de Goiás (UFG), são 4.494 oportunidades em cerca de 100 cursos de nível superior. Os interessados devem realizar o cadastro no site oficial ou no aplicativo do Sisu até a próxima quinta-feira (25).

    Cada candidato deve escolher duas opções de cursos e a instituição de ensino que de sua preferência. O resultado da seleção está previsto para o dia 30 deste mês.

    Caso o aluno não alcance a nota de corte para a chamada regular, ele pode manifestar o interesse em entrar na lista de espera, entre os dias 30 de janeiro ao dia 07 de fevereiro e aguardar pela segunda chamada, em vagas provenientes de desistências.

    Vale ressaltar que só é possível participar da lista de espera para o curso escolhido como primeira opção. Os estudantes também precisam ficar atentos aos prazos para entregar os documentos exigidos no edital de cada universidade.

    Como se candidatar
    Primeiro, o estudante deve realizar o cadastro/ login no site do Sisu utilizando o número de inscrição e senha do ano anterior. Depois, deve confirmar os dados ou alterá-los em caso de mudança. O candidato deve pesquisar as vagas disponíveis no curso e instituição que deseja, escolher as duas opções desejadas (Primeira e Segunda opção) na modalidade que deseja e, por fim, confirmar o pedido de inscrição.

    Nos dias seguintes à inscrição, o estudante pode acompanhar o resultado parcial e as mudanças da nota de corte. Depois, deve aguardar até a chamada regular. Caso não tenha passado, é necessário manifestar interesse em entrar na lista de espera e aguardar pela segunda chamada, em vagas provenientes de desistências.

    Só é possível participar da lista de espera para o curso escolhido como primeira opção. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    IcMagazine

    Famosos

    Luciano Huck critica decisão sobre Novo Ensino Médio

    Modificado em 19/09/2024, 00:24

    Luciano Huck critica decisão sobre Novo Ensino Médio

    (Reprodução/TV Globo)

    Luciano Huck criticou, na tarde desta segunda-feira (3), a decisão do governo de suspender a implementação do novo Ensino Médio. O apresentador fez uma publicação em seu perfil no Twitter, que recebeu mais de 1 mil comentários em menos de duas horas - a maioria de professores, que divergem dele na discussão.

    "O Novo Ensino Médio deveria estar acima de diferenças ideológicas. Mesmo com difícil implementação, não faz sentido retroceder à estaca zero. O esforço para oferecer uma escola mais atrativa para os alunos e conectada com as suas expectativas de vida e carreira deve ser permanente", escreveu Huck, em post que teve mais de 270 mil visualizações.

    O Novo Ensino Médio deveria estar acima de diferenças ideológicas. Mesmo c/ difícil implementação, não faz sentido retroceder à estaca zero. O esforço p/ oferecer uma escola mais atrativa p/ os alunos e conectada c/ as suas expectativas de vida e carreira deve ser permanente. --- Luciano Huck (@LucianoHuck) April 3, 2023

    A deputada estadual e professora Elika Takimoto foi uma das internautas que respondeu o comandante do "Domingão com Huck". "Você acha que estudantes de escola pública - onde sequer têm professores de todas as disciplinas - têm condições de oferecer todos os itinerários? Essa reforma é um verdadeiro apartheid", escreveu ela.

    O professor Toninho Vespoli, vereador eleito por São Paulo, também se indignou com a posição de Huck. "Luciano, o que você entende de Educação? Quantas escolas visitou? Qual realidade do chão da escola você viveu? O que é uma escola mais atrativa para você? Sei que o seu interesse é defender as fundações ávidas em meter a mão na verba da escola pública, mas tenha o mínimo de decência".

    A implementação do novo formato do ensino médio tornou-se obrigatória em 2022 e tem registrado uma série de problemas. Os estudantes reclamam, principalmente, de terem perdido tempo de aula de disciplinas tradicionais. A decisão de suspender a medida foi divulgada nesta segunda-feira, e deve ter portaria publicada nos próximos dias.