Geral

Prouni: prazo para estudantes se inscreverem na lista de espera termina nesta quarta-feira (18)

Quem for selecionado pode receber bolsas de 50% ou 100% em instituições de todo o país

Modificado em 21/09/2024, 00:37

Os estudantes que não foram selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta quarta-feira (18) para se inscreverem na lita de espera. Quem for selecionado pode receber bolsas de 50% ou 100% em instituições de todo o país. O resultado sai na próxima sexta-feira (20), e os selecionados nessa etapa terão entre os dias 23 e 27 de agosto para comprovar as informações prestadas, por meio de documentação.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), no segundo semestre de 2021, o programa oferece 134.329 bolsas de estudo - 69.482 integrais e 64.847 parciais - em mais de 10 mil cursos de quase mil instituições particulares de ensino superior. Para obter uma bolsa integral, o interessado precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. No caso de bolsas parciais (50%), é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa da família, de até três salários mínimos.

Geral

Prazo de inscrição para o exame de acesso ao ensino superior do Tocantins entra na reta final

Primeira edição do Exato em 2025 vai selecionar estudantes para a UFT, UFNT e IFTO. Inscrições são feitas pela internet e custam R$ 70

Modificado em 02/04/2025, 13:13

Campus de Palmas

Campus de Palmas (IFTO/Divulgação)

Segue até a próxima segunda-feira (7) o prazo de inscrição para a primeira edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) em 2025. A prova será aplicada no dia 18 de maio. A seleção é voltada para estudantes que estão cursando qualquer ano do ensino médio ou já concluíram.

A nota do exame vai possibilitar concorrer a vagas em três instituições federais de ensino superior no Tocantins: a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) ou o Instituto Federal do Educação do Tocantins (IFTO).

A inscrição custa R$ 70 e deve ser feita no site do Exato, até 17h do dia 7 de abril. O prazo de pagamento segue até o dia seguinte, por meio de boleto bancário gerado pelo sistema de inscrição.

Diferente dos vestibulares tradicionais, na inscrição do Exato os participantes não selecionam nenhum curso, apenas escolhem em qual município desejam fazer a prova.

Depois, com a nota do Exato, o estudante estará habilitado a participar de diferentes processos seletivos para concorrer a vagas nos cursos de graduação da UFT, da UFNT e do IFTO, tanto no semestre seguinte quanto nos anos posteriores.

Locais de provas

Nesta edição será possível fazer a prova em qualquer município que possui câmpus de uma das três instituições conveniadas, totalizando 14 localidades: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Para o segundo semestre letivo de 2025, a previsão é de que sejam disponibilizadas 1.075 vagas para cursos na UFT. A UFNT deve ofertar 220 vagas em 12 cursos. No caso do IFTO, são previstas 189 vagas para seis cursos do campus de Palmas.

Geral

Goiás tem quase 7 mil vagas no Sisu 2024; inscrições estão abertas

Apenas na Universidade Federal de Goiás (UFG), são 4.494 oportunidades em cerca de 100 cursos de nível superior

Modificado em 17/09/2024, 15:53

Cadastro pode ser feito no site oficial ou no aplicativo do Sisu até a próxima quinta-feira (25)

Cadastro pode ser feito no site oficial ou no aplicativo do Sisu até a próxima quinta-feira (25) (Divulgação)

Começou nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em todo o país, o Sisu ofertará 264 mil vagas em 127 instituições brasileiras. Deste total, quase 7 mil são ofertadas em Goiás.

Apenas na Universidade Federal de Goiás (UFG), são 4.494 oportunidades em cerca de 100 cursos de nível superior. Os interessados devem realizar o cadastro no site oficial ou no aplicativo do Sisu até a próxima quinta-feira (25).

Cada candidato deve escolher duas opções de cursos e a instituição de ensino que de sua preferência. O resultado da seleção está previsto para o dia 30 deste mês.

Caso o aluno não alcance a nota de corte para a chamada regular, ele pode manifestar o interesse em entrar na lista de espera, entre os dias 30 de janeiro ao dia 07 de fevereiro e aguardar pela segunda chamada, em vagas provenientes de desistências.

Vale ressaltar que só é possível participar da lista de espera para o curso escolhido como primeira opção. Os estudantes também precisam ficar atentos aos prazos para entregar os documentos exigidos no edital de cada universidade.

Como se candidatar
Primeiro, o estudante deve realizar o cadastro/ login no site do Sisu utilizando o número de inscrição e senha do ano anterior. Depois, deve confirmar os dados ou alterá-los em caso de mudança. O candidato deve pesquisar as vagas disponíveis no curso e instituição que deseja, escolher as duas opções desejadas (Primeira e Segunda opção) na modalidade que deseja e, por fim, confirmar o pedido de inscrição.

Nos dias seguintes à inscrição, o estudante pode acompanhar o resultado parcial e as mudanças da nota de corte. Depois, deve aguardar até a chamada regular. Caso não tenha passado, é necessário manifestar interesse em entrar na lista de espera e aguardar pela segunda chamada, em vagas provenientes de desistências.

Só é possível participar da lista de espera para o curso escolhido como primeira opção. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Geral

Em Goiânia, estudantes avaliam segundo dia de provas do Enem mais fácil do que o primeiro

Mais fáceis teriam sido as questões de Ciências da natureza e suas tecnologias, dizem candidatos

Modificado em 19/09/2024, 01:22

Estudantes participam do segundo dia de provas do Enem 2023

Estudantes participam do segundo dia de provas do Enem 2023
 (Diomício Gomes)

Candidatos que participaram dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 consideraram que as questões do segundo domingo (12) foram mais fáceis do que as do primeiro (5). Esse alívio teria ocorrido principalmente na parte de Ciências da Natureza e suas tecnologias, temática com 45 questões de um total de 90.

A estudante Bruna Marques, que deseja conseguir vaga em uma faculdade de Artes Visuais informa que dentro dessa área considerada a mais fácil, a matéria de biologia foi a que ela menos teve dificuldade. É a primeira vez que ela fez o Enem e revelou ao POPULAR as expectativas que tem relação ao resultado do exame.

"Eu estou otimista de tentar conseguir entrar em uma universidade federal, mas caso não consiga, pretendo tentar uma bolsa de estudos na faculdade Anhanguera" comenta Bruna.

Karoline Raquel de Santana outra estudante, também fez o Enem em busca de uma bolsa de estudos. Ela cursa o quarto período de enfermagem na Universidade Paulista (Unip) e quer conseguir uma bolsa integral.

As duas avaliam que o calor não atrapalhou o desempenho durante a prova, porque as salas tinham ventiladores.

Outro fator que teria tornado essa etapa de provas mais fácil, de acordo com os estudantes, foi o tempo disponível. Por causa da redação, no primeiro domingo de provas, os candidatos tiveram maior dificuldade para distribuir o tempo entre o texto e a resolução das questões.

Alguns candidatos também se sentiram mais tranquilos, por causa da preparação que fizeram durante o ano. É o caso das gêmeas Zhara e Aysha Ramos.

Eu achei este segundo dia mais fácil, porque foi o que eu estudei o ano todo na escola, principalmente os conteúdos de ciência da natureza que tinha visto a pouco a tempo", afirma Aysha Ramos.

Segundo dia de provas

Neste domingo (12), era esperado que 149.126 estudantes fizessem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiás. Em todo o país, esse número supera 3,9 milhões.

Quase 50 mil candidatos inscritos goianos já concluiram o Ensino Médio e mais de 9 mil tem menos de 16 anos. As três cidades com o maior número de inscritos em Goiás foram Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, de acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) .

O Inep informou também aqueles que não compareceram ao primeiro dia do exame poderiam ir ao segundo. No entanto, quem faltou por motivo que não se enquadra no edital não teria direito à reaplicação

Segundo os dados preliminares, 30,9% dos inscritos não compareceram ao primeiro domingo de provas do Enem em Goiás.

IcMagazine

Gata do Daqui

Débora Bloch volta à TV em 'Segunda Chamada'

Modificado em 19/09/2024, 00:49

Débora Bloch volta à TV em 'Segunda Chamada'

(Marcelo Krasilcic)

Na próxima terça-feira (22), estreia a segunda temporada de "Segunda Chamada" (Globo). A produção, que será exibida nas noites de terça, quarta e quinta-feira marca o retorno da atriz Débora Bloch, de 60 anos, à televisão.

Na trama, o diretor Jaci (Paulo Gorgulho) e os professores Lúcia (Debora Bloch), Marco André (Silvio Guindane), Sônia (Hermila Guedes) e Eliete (Thalita Carauta) estão de volta para o início de mais um ano letivo no curso noturno de jovens e adultos da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus.

"Nessa temporada, Lúcia, minha personagem, vai levar para estudar na escola pessoas em situação de rua. O processo de preparação foi muito marcante, porque nos aproximamos desses desabrigados e conversamos com quem trabalha junto a essa população. Foi um grande aprendizado, muito transformador. Espero, sinceramente, que a série ajude a humanizar a forma como olhamos para as pessoas em situação de rua", relata Bloch.

"Tenho muito orgulho desse trabalho e o considero um dos mais especiais que fiz na TV. Fala sobre o Brasil real, e faço uma professora, para mim a profissão mais importante num país", acrescenta Débora, que estava afastada das telinhas desde a novela "Mar do Sertão".

(Marcelo Krasilcic)

(Antônio Frajado)

(Bob Wolfenson)