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Cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil termina nesta terça-feira (31)

O benefício dá gratuidade para alunos no transporte público coletivo

Modificado em 21/09/2024, 00:54

Recursos destinados ao programa podem chegar a R$ 90 milhões

Recursos destinados ao programa podem chegar a R$ 90 milhões (Wildes Barbosa)

Nesta terça-feira (31) termina o prazo para o cadastro e o recadastro do Passe Livre Estudantil. O benefício dá aos alunos direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para frequentarem as instituições de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. Para ter direito ao benefício, o estudante deve acessar e preencher o formulário no site da Juventude .

O benefício abrange Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Segundo informações, até o momento 46 mil estudantes já se cadastraram um porcentual abaixo da média que é de 110 mil.

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Empresas têm menos de um mês para se cadastrarem no Domicílio Judicial Eletrônico

Advogado explica que a perda do prazo acarreta o cadastramento compulsório com base em dados da Receita Federal

Modificado em 17/09/2024, 16:19

Empresas têm menos de um mês para se cadastrarem no Domicílio Judicial Eletrônico

(Freepik)

As grandes e médias empresas de todo o Brasil têm pouco menos de um mês para se cadastrarem voluntariamente no Domicílio Judicial Eletrônico, ferramenta que centraliza as comunicações de processos de todos os tribunais do País em uma única plataforma digital. O prazo começou a ser contado em 1º de março e se encerra em 30 de maio.

O advogado João Victor Duarte Salgado, integrante do escritório Celso Cândido de Souza Advogados e especialista em Direito Civil e Processo Civil, ressalta que o cadastro é obrigatório à União, aos Estados, Distrito Federal, aos Municípios, às Entidades da Administração Indireta, empresas públicas e empresas privadas, mas é facultativo às pequenas e microempresas que possuem endereço eletrônico na REDESIM e às pessoas físicas.

"Não há penalidade para o não cadastramento das grandes e médias empresas. No entanto, após 30 de maio o cadastro será feito de forma compulsória, por meio de dados da Receita Federal, ficando a empresa sujeita a penalidades e riscos de perdas de prazos processuais", explica o advogado.

Segundo João Victor, o Domicílio Judicial Eletrônico é uma ferramenta implementada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para facilitar as comunicações de processos em todos os tribunais brasileiros.

"Atualmente, ainda enfrentamos algumas situações que o processo judicial tem seu andamento atrasado por comunicação de outros órgãos, como instituições bancárias, outros órgãos da justiça ou até mesmo empresas que não tem relação com o processo. Com a implementação do Domicílio Judicial Eletrônico, a agilidade no envio e recebimento das respostas vai trazer vantajosa economia à tramitação do processo", diz.

O especialista destaca que, enquanto hoje aguarda-se por muito tempo para receber informações, ou para providenciar comunicações relacionadas a processos, podendo inclusive gerar perda de prazo, com o Domicílio Judicial Eletrônico a informação pode fluir com mais transparência, celeridade e segurança.

"O Domicílio Judicial Eletrônico elimina a necessidade de representantes de empresas e instituições realizarem separadamente consultas nos mais de 90 tribunais brasileiros, podendo obter informações de processos em um único site e substitui as comunicações físicas e/ou deslocamento de oficiais de Justiça, garantindo celeridade nos processos judiciais e no envio e recebimento de comunicações com os tribunais do país", comenta o advogado.

A implementação do Domicílio Judicial Eletrônico também trouxe mudanças nos prazos para leitura e ciência das informações expedidas. Agora são três dias úteis após o envio de citações pelos tribunais e 10 dias corridos para intimações.

O desconhecimento das regras pode trazer não só atrasos em processos como também prejuízos financeiros. Isso porque a não confirmação do recebimento de citação encaminhada ao Domicílio no prazo legal e sem a devida justificativa podem acarretar multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça.

Após esta etapa dedicada às empresas privadas, o cronograma do CNJ prevê o início do prazo de cadastramento para instituições públicas em julho deste ano e o de pessoas físicas (que será facultativo), em outubro.

O Manual do Usuário do Domicílio Judicial Eletrônico pode ser acessado neste link .
Já o tutorial em vídeo de como cadastrar uma empresa no Domicílio Judicial Eletrônico pode ser acessado neste link .

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Aluguel Social: Famílias com pessoa com deficiência ou autistas podem solicitar prorrogação

Pedido deve ser feito por meio do site da Agência Goiana de Habitação entre o pagamento da 15ª e 16ª parcelas

Modificado em 17/09/2024, 15:53

Segundo a agência, as famílias devem fazer o pedido com antecedência e apresentar laudos médicos para comprovação

Segundo a agência, as famílias devem fazer o pedido com antecedência e apresentar laudos médicos para comprovação (Divulgação/Agehab)

As famílias com pessoas com deficiência ou no espectro autista podem solicitar prorrogação do benefício do programa Aluguel Social. O pedido deve ser feito por meio do site da Agência Goiana de Habitação (Agehab), entre a 15ª e 16ª parcelas com pelo menos 60 dias antes do último pagamento.

Segundo a Agehab, o solicitação de permanência deve ser feito entre o pagamento da 15° e 16° parcelas. Ainda de acordo com a agência, a prorrogação é exclusiva para estas famílias com pessoa com deficiência física, visual ou mental, considerada severa ou profunda, ou dentro do transtorno do espectro autista.

De acordo com a Agehab, as famílias devem comprovar que se encaixam no requisito de prorrogação, sendo necessário apresentar um relatório ou laudo médico que comprove a deficiência física, visual, mental severa ou profunda, com especificação do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) ou laudo de transtorno do espectro autista (TEA), com prazo de validade de até 60 dias.

A agência explica que outros documentos necessários como a folha resumo do Cadastro Único (CADÚnico) e comprovante de endereço atualizados. Um modelo do Laudo de Avaliação Médica para Fins de Prorrogação de Benefício está disponível no site da Agehab.

O programa
O Aluguel Social é um benefício do Governo de Goiás que repassa R$ 350, por 18 meses, para uso exclusivo com pagamento de aluguel. Os interessados podem preencher o cadastro no site da Agência Goiana de Habitação (Agehab).

Quem não tiver acesso à internet em casa pode procurar uma agência do Vapt-Vupt ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

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Período de cadastro e recadastro para o Passe Livre Estudantil começa nesta quarta-feira (27)

Pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão aceitos pela internet até o dia 31 de março

Modificado em 19/09/2024, 01:16

Estudantes que ja possuem o benefício devem fazer o recadastro para atualizar as informações

Estudantes que ja possuem o benefício devem fazer o recadastro para atualizar as informações (Carol Costa/Seds)

O período de cadastro e recadastro para o Passe Livre Estudantil (PLE) começou nesta quarta-feira (27). Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão feitos pela internet até o dia 31 de março.

O passe livre permite o deslocamento de maneira gratuita para estudantes com cadastro regular, sendo disponibilizadas até 48 viagens por mês. O objetivo do benefício é diminuir a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos até as instituições de ensino.

Os interessados devem realizar um cadastro por meio do site e fornecer dados e documentos pessoais. Os estudantes que já possuem o cadastro devem realizar o recadastro para atualizar as informações no sistema.

Em caso de alguma irregularidade ou pendência o estudante tem até dia 30 de abril de 2024 para apresentar a documentação solicitada para aprovação.

Cadastro para Região Metropolitana de Goiânia
O cadastro deve ser realizado pela internet, o estudante deve preencher um formulário e anexar os documentos solicitados (RG, CPF, comprovantes de endereço e de matrícula e ensino regular e foto 3x4).

Após o envio, a solicitação passará por uma análise. Logo após a aprovação, o cartão do beneficiário estará disponível para retirada no Vapt-Vupt escolhido pelo estudante, no momento do cadastro, em até 10 dias a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deve ser agendada pelo site .

Cadastro em Anápolis
Para os estudantes de Anápolis, o cadastro será realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre da Urban, que fica na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes em Anápolis, localizada na rua General Joaquim Inácio, nº 206.

Neste caso os estudantes deverão levar documentos originais e cópias (CPF, RG, comprovante de endereço e de matrícula e foto 3x4). Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de 7 (sete) dias, a contar da data do pedido. A entrega do cartão será feita na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Veja os municípios atendidos pelo benefício

Abadia de Goiás
Anápolis
Aparecida de Goiânia
Aragoiânia
Bela Vista de Goiás
Bonfinópolis
Brazabrantes
Caldazinha
Goianápolis
Goiânia
Goianira
Guapó
Hidrolândia
Nerópolis
Nova Veneza
Santo Antônio de Goiás
Senador Canedo
Terezópolis de Goiás
Trindade

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Passe Livre Estudantil: cadastro e recadastro começa nesta segunda-feira

Interessados devem realizar a solicitação até o dia 30 de setembro. O benefício dá direito a 48 passagens por mês no transporte coletivo urbano

Modificado em 19/09/2024, 00:37

Os estudantes que se recadastraram neste ano não precisam fazer o procedimento novamente.

Os estudantes que se recadastraram neste ano não precisam fazer o procedimento novamente. (Wagnas Cabral/Seds)

O prazo para cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) da Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis começa nesta segunda-feira (10). Os interessados devem realizar o procedimento até o dia 30 de setembro, mas caso a solicitação seja reprovada por causa de erros na documentação, o estudante poderá corrigir e reenviar os documentos até o dia 31 de outubro.

O benefício dá direito a 48 passagens por mês no transporte coletivo urbano. Os estudantes que se recadastraram neste ano não precisam fazer o procedimento novamente. Somente os que não fizeram em 2023 precisam realizar o recadastro para, posteriormente, retirar os cartões.

Como fazer
Para alunos de Goiânia e região Metropolitana, o cadastro e o recadastro são realizados pelo site do governo . O estudante pode acompanhar a sua solicitação, e caso aprovado, o usuário também será informado por e-mail e o cartão estará à sua disposição em até 15 dias, contados a partir da data em que fez a adesão, na unidade do Vapt Vupt escolhida no ato da inscrição.

Em Anápolis, os recadastramentos serão efetivados de maneira automática, por meio de declarações enviadas pelas instituições de ensino cadastradas no PLE, conforme a demanda do estudante. Os que ainda não têm o benefício deverão realizar o cadastro, presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Emprego e Renda, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Setor Central, em Anápolis (sala da Urban).

Sendo aprovado, o cartão deverá ser retirado na unidade de referência do terminal Urbano de Anápolis, situada na Rua Tonico de Pina, no centro da cidade. Todos os contemplados com o PLE no município devem fazer a ativação do benefício junto ao Governo de Goiás na unidade de referência do Vapt Vupt.

Prazos

10/07: Início do período de cadastramento e recadastramento
30/09: Último dia para cadastramento e recadastramento
31/10: Último dia para sanar pendências de documentação