Geral

Carteira que prioriza atendimento para autistas é lançada em Goiânia

Documento de identificação busca garantir agilidade para que as pessoas com TEA, recebam atendimento prioritário espacialmente quando precisarem de atendimento médico.

Modificado em 20/09/2024, 00:14

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Documento garantirá acesso prioritário à atendimentos públicos e privados.

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Documento garantirá acesso prioritário à atendimentos públicos e privados. (Foto: Marcos Souza)

Goiânia sediou o lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A ideia do documento é garantir prioridade em serviços públicos e privados, de modo especial na saúde e assistência social. Evento aconteceu no Centro Estadual de Realbilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo (Crer), nessa quinta-feira às 14hs.

Apresentado pelo deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO) e pelo secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (HMFDH), Cláudio Panoeiro. A lei Romeo Mion, em homenagem ao apresentador Marcos Mion foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 2020 e desde então existe a Ciptea.

"A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista certamente representa um marco no cuidado com essa população, ao garantir o acesso a direitos fundamentais como saúde e educação, mas, na prática, o poder público apenas incluiu crianças e jovens autistas em políticas públicas já em andamento, sem as necessárias adaptações que compreendam de fato as particularidades do autismo", disse o deputado Glaustin

Para solicitar o documento será necessário apresentação do requerimento junto ao relatório médico indicando o código de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). A responsabilidade pela expedição da Ciptea vai ficar a cargo da política de proteção dos direitos da pessoas com transtorno do espectro autista de cada estado e municípios.

O TEA é caracterizado por três características principais como, dificuldades de socialização e comunicação pela deficiência no domínio da linguagem, comportamento repetitivo e/ou restrito. Em 2021, o deputado Glaustin apresentou a Lei 630, que obrigaria o poder público a fomentar projetos voltados à saúde e educação direcionados aos autistas. Mas a legislação ainda não consegue abranger as diversas vertentes próprias de quem tem o espectro autista.

Geral

Harold e o Lápis Mágico será exibido no Buriti Shopping em sessão especial para autistas

Modificado em 17/09/2024, 17:25

Harold e o Lápis Mágico será exibido no Buriti Shopping em sessão especial para autistas

(Harold e o Lápis Mágico)

A mais nova produção do renomado diretor brasileiro Carlos Saldanha será destaque na próxima edição do projeto MovieCOMtodos, promovido pelo Buriti Shopping. O filme "Harold e o Lápis Mágico", estrelado por Zachary Levi, é uma adaptação do romance infantil de Crockett Johnson, lançado em 1955.

A sessão inclusiva de cinema destinada a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acontece neste sábado (24), a partir das 11 horas. A iniciativa busca criar um ambiente acolhedor e confortável para crianças com TEA e suas famílias, garantindo assim uma experiência cinematográfica adaptada às suas necessidades.

Durante a exibição, o som é ajustado ligeiramente mais baixo, com luzes levemente acesas e liberdade para que as crianças possam circular pela sala durante a exibição. Nesta sessão, o acompanhante e a criança pagam meia-entrada, mediante apresentação de carteira de identificação ou laudo.
<br />

Os ingressos poderão ser adquiridos diretamente na bilheteria do cinema, no dia da sessão. Além disso, o Buriti Shopping também disponibiliza crachás de identificação para pessoas autistas e abafadores de ruídos que ficam disponíveis para empréstimo no Espaço Cliente, além de disponibilizar três vagas de estacionamento destinadas às pessoas com TEA.
<br /> Prioridade no estacionamento
Para utilizar o estacionamento, é preciso deixar no interior do carro a carteirinha de prioridade ou a Carteirinha de Identificação do Autista (CIA). Localizadas no estacionamento coberto próximo à entrada que dá acesso às lojas Riachuelo, as vagas podem ser facilmente identificadas por meio do símbolo mundial do TEA nas placas e no chão: uma fita com peças de quebra-cabeça multicoloridas.

É importante lembrar que, apesar das vagas destinadas exclusivamente a pessoas com autismo, por lei, os autistas já possuem o direito de estacionar nas vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCDs).
<br /> Sobre Harold e o Lápis Mágico
Harold e o Lápis Mágico vai contar a história de Harold, um menino de 4 anos que cria um mundo mágico usando apenas duas coisas muito preciosas: a sua imaginação e um lápis roxo! Dentro de seu livro, Harold pode fazer qualquer coisa ganhar vida simplesmente desenhando com esse lápis mágico.

No entanto, quando ele cresce e deixa de desenhar apenas nas páginas do livro e começa a desenhar no mundo físico, descobre que tem muito mais a aprender sobre a vida real do que ele imaginava. Além disso, seu confiável lápis roxo pode desencadear mais travessuras hilárias que, na maioria, estão fora do seu controle.

Quando o poder da imaginação ilimitada cai nas mãos erradas, será preciso toda a criatividade de Harold e seus amigos para salvar o mundo real e o seu próprio.
<br /> Serviço: Sessão de cinema adaptada para pessoas com autismo no Buriti Shopping
Quando: 24 de agosto (sábado)
Horário : 11h
Filme : Harold e o Lápis Mágico
Onde: Moviecom Buriti Shopping

Geral

Meu Malvado Favorito 4 será exibido em sessão especial para crianças autistas neste sábado

Modificado em 17/09/2024, 16:27

Meu Malvado Favorito 4 será exibido em sessão especial para crianças autistas neste sábado

(Divulgação)

O vilão mais amado do mundo das animações, acompanhado de seus divertidos súditos amarelinhos e fiéis, será o grande destaque da próxima edição do projeto MovieCOMtodos, do Buriti Shopping. A sessão inclusiva de cinema destinada a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acontece neste sábado (20), a partir das 11 horas, com a exibição do filme Meu Malvado Favorito 4.

A iniciativa busca criar um ambiente acolhedor e confortável para crianças com TEA e suas famílias, garantindo uma experiência cinematográfica adaptada às suas necessidades. A ação conta com ajustes no ambiente como som mais baixo, luzes levemente acesas e liberdade para que as crianças possam circular pela sala durante a exibição.

Nesta sessão, o acompanhante e a criança pagam meia-entrada, mediante apresentação de carteira de identificação ou laudo e os ingressos poderão ser adquiridos diretamente na bilheteria do cinema, no dia da sessão. Além disso, o shopping também disponibiliza crachás de identificação para pessoas autistas e abafadores de ruídos que ficam disponíveis para empréstimo no Espaço Cliente.
<br /> Sobre Meu Malvado Favorito 4
Nesta sequência, Gru, que virou agente da Liga Antivilões, retorna para mais uma aventura em Meu Malvado Favorito 4. Agora, Gru, Lucy, Margo, Edith e Agnes dão as boas-vindas a um novo membro da família: Gru Jr., que pretende atormentar seu pai.

Enquanto se adapta com o pequeno, Gru enfrenta um novo nêmesis, Maxime Le Mal e sua namorada Valentina, e vê sua família ser forçada a fugir para garantir sua segurança. Em outra cidade, as meninas tentam se adaptar ao novo colégio e Gru tenta viver uma vida mais simples, longe das aventuras perigosas que fez durante quase toda a vida.

Porém, neste meio tempo, eles também conhecem Poppy, uma surpreendente aspirante à vilã e os Minions dão o toque que faltava para essa nova fase.
<br /> Prioridade no estacionamento
O Buriti Shopping oferece três vagas de estacionamento destinadas às pessoas com TEA. Para utilizar, é preciso deixar no interior do carro a carteirinha de prioridade ou a Carteirinha de Identificação do Autista (CIA). Localizadas no estacionamento coberto próximo à entrada que dá acesso às lojas Riachuelo, as vagas são facilmente identificadas com o símbolo mundial do TEA nas placas e no chão: uma fita com peças de quebra-cabeça multicoloridas.

Importante lembrar que apesar das vagas destinadas exclusivamente a pessoas com autismo, por lei, os autistas já possuem o direito de estacionar nas vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCDs).
<br /> Serviço: Sessão de cinema adaptada para pessoas com autismo no Buriti Shopping
Quando : 20 de julho (sábado)
Horário : 11h
Filme : Meu Malvado Favorito 4
Onde: Moviecom Buriti Shopping

Geral

Unidades de Goiânia passam a oferecer assistência pediátrica

Após o início da atuação de empresas que fornecem serviços médicos, Ciams Urias Magalhães e Cais Vila Nova já contam com a especialidade, que deve chegar a todas unidades de urgência em 2 meses

Modificado em 17/09/2024, 15:50

UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I, oferece atendimento pediátrico no período diurno e noturno&#13;

UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I, oferece atendimento pediátrico no período diurno e noturno&#13; (Wildes Barbosa)

Um mês após o início das atividades das empresas que fornecem serviços médicos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), duas unidades de urgência da capital já oferecem atendimento pediátrico: Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Urias Magalhães e Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Vila Nova. A expectativa da administração municipal é de que o Ciams Jardim América comece o atendimento nos próximos dez dias e que o serviço esteja disponível em todas as 13 unidades de urgência em até dois meses.

Antes da ampliação para o Ciams Urias Magalhães e Cais Vila Nova, o atendimento pediátrico acontecia em apenas quatro unidades: Cais Campinas; na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, no setor Chácara do Governador, na região Leste; na UPA do Jardim Itaipú, na região Sudoeste da capital; e na UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I, Noroeste de Goiânia.

Os contratos com as empresas que fornecem serviços médicos para a SMS foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 14 de março. Eles têm custo total de R$ 154 milhões, por um período de 12 meses. Cada empresa ficou responsável por um distrito sanitário da capital: Campinas-Centro, Norte, Noroeste, Sudoeste, Sul, Oeste e Leste. São 30 especialidades requisitadas, para atendimento nas unidades de urgência, que englobam os Cais, UPAs, Ciams e a Atenção Primária.

Com exceção do Cais Campinas, da UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia e da UPA Maria Pires Perillo, cada uma das outras dez unidades de saúde deverão contar com um pediatra de plantão durante o dia e outro durante a noite. Na UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia e UPA Maria Pires Perillo são dois pediatras no período diurno e um no noturno. No Cais Campinas, são quatro pediatras durante o dia e três durante a noite, número que pode aumentar para cinco no período diurno e quatro no noturno. "De acordo com a necessidade, vamos colocando mais médicos", explica Cynara Mathias, superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde.

Cynara esclarece que a oferta do atendimento pediátrico precisa ser acompanhada de uma organização da infraestrutura das unidades de saúde. "O atendimento médico de crianças tem impacto nos leitos de retaguarda. É preciso, por exemplo, por berços e itens específicos", exemplifica. Ela ainda destaca que no edital de chamamento foram colocados critérios para que os médicos assumam os plantões pediátricos. "Precisa ser um especialista, um profissional terminando a residência ou alguém que tenha feito uma pós-graduação na área", detalha.

Empresas

Antes da entrada das empresas que fornecem serviços médicos para a SMS, a pasta contava com o serviço de médicos concursados e de médicos que eram contratados como pessoas jurídicas. Inicialmente, as empresas seriam usadas para suprir o déficit estimado de 250 profissionais na rede. Depois, para cobrir os contratos dos médicos pelos processos de chamamento anteriores conforme forem se encerrando.

A SMS argumentou que havia um desinteresse elevado pela modalidade de credenciamento de profissionais individuais e que esse novo formato seria mais benéfico para os médicos, do ponto de vista financeiro, e para a população, já que o problema de plantões descobertos iriam cessar. O Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego) criticou a medida tomada pela secretaria e cobrou melhorias nas condições de trabalho dos profissionais.

Cynara confirma que as empresas já assumiram os distritos sanitários, mas pondera que cada um deles tem uma especificidade diferente. Por isso, a pasta pediu para as empresas darem prioridade para as unidades de urgência e para a Atenção Primária, o que tem sido feito de forma concomitante. "No Campinas-Centro (distrito sanitário) tínhamos um déficit de oito médicos. Já conseguimos zerar. Estamos ofertando 920 consultas por semana", diz Cynara. Segundo ela, situação semelhante ocorreu no distrito sanitário Noroeste.

O jornal conversou com médicos que atuam na rede por contrato e eles reclamaram que a mudança foi feita de forma desorganizada. Segundo eles, inicialmente, a falta de conhecimento do fluxo de atendimento por parte dos novos médicos acabou atrasando vários processos. Eles também reclamaram da falta de atuação das empresas em unidades específicas, como a UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia e a UPA Jardim Novo Mundo.

"São unidades onde temos contratos (diretos com médicos). Conforme eles forem findando, as empresas vão entrando. Por enquanto, as empresas estão trabalhando para cobrir os déficits (dessas unidades)", pontua Cynara. Segundo ela, a expectativa é de que até o final do ano as empresas já estejam com controle total do quadro de médicos. "Temos contratos (diretos com médicos) que foram renovados em dezembro do ano passado e ainda tem a duração de um ano", frisa.

Suspensão

No final de março, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) mandou suspender o processo de chamamento das empresas que fornecem serviços médicos para a SMS. O conselheiro relator Fabrício Macedo Motta acatou pedido feito pelo Ministério Público de Contas (MPC), que encontrou algumas irregularidades no edital de convocação lançado no começo do ano.

Um dos pontos questionados pelo MPC é a falta de regulamentação no processo de credenciamento dentro da secretaria, conforme definido em acórdão publicado pelo TCM em 2022 e em instrução normativa de 2023. Os outros apontamentos feitos pelo MPC dizem respeito a questões de período de inscrições para interessados e a sistemática de contratação. Também afirma que faltam critérios para hierarquizar quais os selecionados quando não for possível chamar todos.

Dias depois da suspensão, a Prefeitura entrou com um agravo de efeito suspensivo junto ao TCM-GO. De acordo com o tribunal, o processo está em tramitação para receber manifestação da secretaria especializada sobre o agravo. Uma vez que se pronunciem, o processo irá para o MPC. Depois, retorna para confecção do voto do relator. Por conta disso, não há data definida para o novo julgamento, mas segundo o TCM-GO há pedido de celeridade para o desfecho.

Geral

Filme Patos! será exibido em sessão adaptada para pessoas com autismo

Animação será exibida no sábado, 20 de janeiro, às 11 horas

Modificado em 17/09/2024, 15:41

Filme Patos! será exibido em sessão adaptada para pessoas com autismo

(Divulgação)

A história emocionante e divertida de uma família de patos promete encantar o público na próxima edição do projeto "MovieCOMtodos", que exibirá sempre aos terceiros sábados do mês, um filme com adaptações exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A sessão acontece no dia 20 de janeiro, às 11 horas e nesta edição vai exibir o filme "Patos!". O volume de som estará reduzido e luzes levemente acesas, proporcionando um ambiente mais confortável e inclusivo. Além disso, a plateia poderá andar, dançar ou correr pela sala à vontade, sem a preocupação de incomodar outras pessoas.

Também não serão exibidos trailers de outras obras cinematográficas. Para essa ação, todos pagam meia-entrada, mediante apresentação de carteira de identificação ou laudo. Os ingressos poderão ser adquiridos diretamente na bilheteria do cinema, no dia da sessão.

Sobre o filme "Patos!"
A família Mallard está um pouco refém da rotina. Enquanto Mack, o pai, se contenta em manter sua família segura nos arredores de um lago da Nova Inglaterra para sempre, Pam, a mãe, está ansiosa para agitar as coisas e mostrar a seus filhos - o adolescente Dax e a patinha Gwen - o mundo inteiro. Quando uma família de patos migratórios aterrissa em seu lago com histórias emocionantes de lugares distantes, Pam convence Mack a embarcar em uma viagem em família, via Nova York, para a Jamaica tropical.

Vagas de estacionamento
Com o intuito de acolher as famílias, promover a acessibilidade ao centro de compras e tornar as chegadas e saídas mais viáveis, o Buriti Shopping oferece três vagas de estacionamento destinadas às pessoas com TEA. Para utilizar, é preciso deixar no interior do carro a carteirinha de prioridade ou a Carteirinha de Identificação do Autista (CIA).

Localizadas no estacionamento coberto próximo à entrada que dá acesso às lojas Riachuelo, as vagas são facilmente identificadas com o símbolo mundial do TEA nas placas e no chão: uma fita com peças de quebra-cabeça multicoloridas. Importante lembrar que apesar das vagas destinadas exclusivamente a pessoas com autismo, por lei, os autistas já possuem o direito de estacionar nas vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCDs).

Serviço: Sessão de cinema adaptada para pessoas com autismo
Quando : 20 de janeiro (sábado)
Horário : 11h
Filme: "Patos!"
Onde: Moviecom Buriti Shopping