Geral

Descubra ponto turístico no Rio Araguaia com águas termais que podem chegar a 40ºC

Poço com água cristalina em meio à natureza tem atraído turistas que buscam fugir da rotina. O local fica dentro de um resort às margens do Rio Araguaia

Modificado em 19/09/2024, 00:36

Piscina natural nasce de uma mina e caminha poucos metros até desaguar no Rio Araguaia

Piscina natural nasce de uma mina e caminha poucos metros até desaguar no Rio Araguaia (Divulgação/Thermas Água Santa)

Uma outra opção de ponto turístico no Rio Araguaia tem chamado a atenção dos turistas: o Poço do Tomás. O local é ideal para quem busca um lugar tranquilo para desfrutar da natureza e relaxar em águas quentes que podem chegar a 40°C. A piscina natural fica dentro do resort Thermas Água Santa, localizada a 376 km de Goiânia, na BR-070, em Aragarças, no oeste do estado.

Segundo a proprietária do resort, Patrícia Rodrigues, o poço tem atraído os turistas que procuram fugir da rotina estressante e da agitação dos locais cheios dentro da cidade. Além das águas quentes que são o diferencial do resort, o local tem uma praia às margens do Rio Araguaia e vários espaços de lazer em meio à natureza.

"É um convite irresistível para o relaxamento e o cuidado com a saúde e bem-estar", garante a proprietária.

As águas termais do poço nascem de uma mina e caminham poucos metros até desaguar no Rio Araguaia, onde o turista pode desfrutar de uma praia. A água da piscina natural é cristalina e quem passa por perto pode ver a fumaça subindo e sentir o vapor quente. Os turistas definem o lugar como um local de paz, sossego e descanso.

IcEspecial

Meu Bichinho

Tartarugas aparecem mortas ou agonizando em lago na região do Araguaia; vídeo

Ibama informou que coletou amostras para realização de exames laboratoriais, que permitirão determinar a causa das mortes

undefined / Reprodução

Tartarugas apareceram mortas ou agonizando no Lago Rico, no Rio Araguaia, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o órgão, onze animais foram encontrados, dos quais sete estavam vivos, porém com a saúde extremamente debilitada e quatro já estavam mortos (assista acima) .

O órgão informou que soube da situação na última quinta-feira (31) e que equipes estiveram no local para realizar uma investigação mais abrangente. Amostras foram coletadas para a realização de exames laboratoriais, que permitirão determinar a causa das mortes.

Segundo o Ibama, nenhuma hipótese está descartada. O órgão considera diversas possíveis causas para as mortes, como doenças, intoxicação ambiental ou pesca inadequada.

O Ibama afirmou ainda que a equipe continuará com as análises necessárias e que posteriormente informará sobre os desdobramentos da investigação.

Também participaram da ação equipes da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Projeto Araguaia Vivo (TWRA/FAPEG) e PPBio Araguaia (PUC Goiás/CNPq) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

A Polícia Civil informou que será aberta uma investigação preliminar para verificar o caso.

Tartarugas encontradas no Rio Araguaia (Reprodução PQA Ibama e Reprodução Batalhão Ambiental da Polícia Militar)

Tartarugas encontradas no Rio Araguaia (Reprodução PQA Ibama e Reprodução Batalhão Ambiental da Polícia Militar)

IcMagazine

Famosos

Maraisa se emociona em ensaio de pré-casamento

Modificado em 17/09/2024, 17:30

Maraisa se emociona em ensaio de pré-casamento

(Reprodução Redes Sociais)

A cantora Maraisa, que faz dupla com a irmã Maiara, se emocionou na gravação de pré-wedding com Fernando Mocó em Tocantins, na última terça-feira (6).

Parte dos cliques e vídeos de bastidores foram postados nesta quarta (7) no Instagram dos fotógrafos no perfil da Quarto Films. "Quem não acreditou, que acredite", disse a cantora, entusiasmada.

As filmagens foram realizadas na Bacia do Tocantis-Araguaia . Um clipe divulgado mostra vários momentos românticos entre Maraisa e Fernando.

O vídeo ganhou, inclusive, uma trilha significativa e simból0ca: o hit "Cinco Minutos ou 50 Anos".

Festa do Peão

As irmãs, de 36 anos, estão confirmadas na programação da Festa do Peão de Barretos, que acontece entre 15 e 25 de agosto. A dupla se apresenta na sexta-feira (16). As sertanejas se apresentam no mesmo dia que, Simone Mendes e Bruno & Marrone.

(Reprodução Redes Sociais)

IcMagazine

Famosos

Naiara Azevedo vai gravar novo trabalho no Araguaia

Modificado em 17/09/2024, 16:32

Naiara Azevedo vai gravar novo trabalho no Araguaia

(Divulgação)

As areias de Aruanã serão palco de gravação para o novo DVD da cantora Naiara Azevedo, que promete uma vibe praiana e intimista. Intitulado Araguaia, o DVD será gravado no próxima semana, no dia 6 de agosto em uma praia localizada às margens do Rio Araguaia.

O audiovisual contará com regravações de grandes hits do gênero e deve ser lançado no próximo verão.

Apesar de ser paranaense, Naiara escolheu as margens goianas do rio para a produção audiovisual, afinal, Goiás é conhecido como a terra do sertanejo.

A gravação do DVD terá uma duração total de quatro dias, com direito a uma imersão, onde a cantora fará camping com colegas compositores para compor músicas para o seu projeto de inéditas.

Para Naiara, o novo trabalho será um marco na carreira. "Uma das coisas mais fortes na cultura do estado de Goiás é a temporada do Araguaia", compartilhou via assessoria.

"Eu moro em Goiânia desde 2015, mas só esse ano que tive a oportunidade de conhecer o Rio Araguaia, e de fato eu me apaixonei! Foi aí que surgiu a ideia de aproveitar essa temporada e gravar um projeto lá. A simplicidade de um projeto sertanejo intimista somada com o Rio Araguaia como cenário natural é algo que resume bem a minha essência", acrescentou.

Geral

Equatorial Goiás dá dicas de segurança para curtir férias em regiões como Araguaia

Concessionária faz alerta para turistas e comércios instalados ao longo das margens de rios e lagos.

Modificado em 17/09/2024, 16:26

Equatorial Goiás dá dicas de segurança para curtir férias em regiões como Araguaia

(Divulgação)

Falta pouco para começar uma das temporadas mais movimentadas do ano em Goiás: o Araguaia. E uma das cidades desejadas para aproveitar as férias no rio dos goianos é Aruanã, que deve receber cerca de 1 milhão de turistas neste mês de julho, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo da cidade.

O aumento de pessoas impacta diretamente em um consumo de energia maior dentro e fora dos acampamentos. Com mais gente utilizando a rede, os cuidados com a eletricidade precisam ser redobrados para evitar choques elétricos e curtos circuitos, por exemplo. Diante desse cenário, as ligações de energia devem estar seguras para evitar acidentes e até fatalidades.

O executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, orienta que, ao montar acampamento nas margens do Rio Araguaia, o responsável deve verificar se as instalações elétricas estão seguras, se existem emendas malfeitas ou cabos expostos e sobrecarga em tomadas ou fios soltos pelo chão. "Esses cuidados básicos trarão mais tranquilidade para as férias, pois garantem a segurança de quem está no local, principalmente as crianças, por se tratar de um período de férias escolares", destaca Alex.
<br />

Alguns desses perigos podem ser evitados com a solicitação do serviço de ligação provisória, feito pela concessionária para evitar riscos à população quando o uso da energia elétrica tiver tempo determinado, podendo durar até 90 dias.

"Isso vale para todos os clientes que precisarem de energia por um tempo determinado em um local onde não há ligação, seja acampamento familiar, comercial, eventos de grande público ou em áreas privadas. Além de cuidar para que as instalações sejam realizadas de acordo com a normas de segurança, é preciso estar atento às instalações, evitar cabos soltos, uso de extensões e emendas precárias", ressalta Alex.
<br />

O executivo alerta ainda que, em caso de fios soltos ligados à rede de energia, o cliente deve manter distância e fazer contato imediato com a empresa. "Outra dica importante é com relação à bomba d'água. Em muitos acampamentos as pessoas usam bombas para puxar água do rio, o que é um risco, pois a água é condutora e qualquer vazamento de energia pode causar um acidente fatal", reforça Alex.
<br /> Atendimento
No caso de acidente com choque elétrico, a primeira providência é solicitar socorro médico imediatamente. "Em acidentes com eletricidade, é preciso ser rápido, pois os primeiros três minutos após o choque são vitais para o acidentado. Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se os fios estão ligados ou não. Desligue a tomada ou a chave geral se for acidente nas instalações internas. Se for um problema na rede elétrica externa, é preciso acionar a Equatorial Goiás", explica o executivo.

Confira dicas básicas para evitar choques elétricos durante a temporada de férias de julho nas margens de rios e lagos:

  • Não utilize eletrodomésticos com mãos ou pés molhados nem em locais com água e umidade. A pele molhada facilita a passagem da corrente elétrica e intensifica o choque;
  • Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor) e procure um profissional habilitado;
  • Evite utilizar "T" (benjamins) ou extensões improvisadas. Vários aparelhos ligados em uma mesma tomada podem causar sobrecarga;
  • Ao visualizar fios soltos ligados à rede de energia, é preciso manter distância e fazer contato imediato com a empresa.