Geral

Itumbiara realiza o 3º Dia do Cooperativismo neste sábado

Modificado em 17/09/2024, 17:24

Itumbiara realiza o 3º Dia do Cooperativismo neste sábado

(Divullgação)

O 3º Dia do Cooperativismo acontece este sábado (17), das 8 às 12 horas, na Praça da República, em Itumbiara, com uma manhã repleta de atividades gratuitas voltadas para toda a família. O evento é promovido pelo Sistema OCB/GO e conta com a participação de oito cooperativas, além do apoio da Prefeitura e diversas entidades parceiras.

Os moradores de Itumbiara terão à disposição uma ampla variedade de serviços e atividades. Na área da saúde e bem-estar haverá orientação e prevenção em saúde bucal, aferição de pressão arterial e glicemia, corte de cabelo, massagem, limpeza de pele e ajuste de óculos.

Já no lazer e cultura acontecerá exposição de carros antigos, distribuição de mudas, feira de adoção de pets e uma programação infantil, que inclui brinquedos infláveis, cama elástica, pintura de rosto, animação com balões, piscina de bolinhas, pescaria, jogo de argola, além de distribuição de picolés, algodão-doce e pipoca.

Haverá ainda um passeio ciclístico com largada às 7h para um percurso de 7,2 km. Os interessados devem levar 2 kg de alimentos não perecíveis para retirar os kits de inscrição na unidade da Uniodonto Sul Goiano.

Geral

PM pega 12 anos e 6 meses de prisão por morte de entregador

Subtenente Roberval Crecencio de Jesus começou uma discussão com vítima de 24 anos em uma praça de Itumbiara e o matou com um tiro em 2024

Câmera gravou momento da briga e quando vítima foi baleada

Câmera gravou momento da briga e quando vítima foi baleada (Reprodução/Redes Sociais)

Um júri popular condenou o subtenente Roberval Crecencio de Jesus, da Polícia Militar (PM), a 12 anos e seis meses de prisão por ter matado o entregador Lucas Marcelino Botelho, de 24 anos, durante uma discussão em uma praça de Itumbiara, em 13 de março de 2024. Um laudo feito por peritos da Polícia Científica havia mostrado que o tiro que matou a vítima não foi acidental. O policial, que estava de folga no dia do crime, também foi condenado a indenizar a família de Lucas em R$ 150 mil.

Ao calcular a pena, o juiz Vinícius de Castro Borges, da Vara Criminal de Itumbiara, considerou como agravante o fato de o réu ser um policial militar, posição que impõe "elevados padrões de conduta, sobretudo no que se refere ao controle emocional e à capacidade de gerenciamento de situações conflituosas, inerentes à atividade policial".

A condição de policial militar pressupõe não somente maior discernimento quanto à ilicitude de determinadas condutas, mas também acentua o dever funcional de agir com cautela, prudência e respeito à integridade física de terceiros, valores que devem nortear a atuação de todo servidor incumbido da preservação da ordem pública", escreveu Vinícius na sentença. O magistrado destaca que Vinícius continua sujeito aos deveres funcionais ainda que fora do serviço.

Leia Também

Motorista bêbado é preso suspeito de provocar acidente que deixou uma mulher ferida, afirma PM                                                                                STF volta a derrubar restrição de mulheres em concurso da PM de Goiás

Privilegiado

Inicialmente, a pena seria de 15 anos de prisão, porém o júri considerou o caso como de "homicídio privilegiado", que é quando a conduta do réu é considerada como motivada por forte emoção. Segundo o juiz, os jurados reconheceram que a discussão evoluiu para "agressões físicas mútuas". Após ser atingido por um soco, Roberval reagiu e atirou em Lucas.

Apesar de reduzir a pena pelo atenuante considerado pelo júri, o magistrado destacou que o policial tinha 37 anos de atuação na PM e "detinha plena consciência dos riscos envolvidos no manuseio de arma de fogo, especialmente em ambiente de conflito", o que tornaria o resultado "previsível e evitável". Ele também explica que por se tratar de crime que envolve violência e grave ameaça não é possível substituir a privação de liberdade por penas restritivas de direitos.

O policial chegou a ser acusado de ameaça contra uma testemunha. A defesa de Roberval alegou não haver prova de que houve este crime e que a testemunha, junto com outras pessoas, teriam discutido com o policial após o tiro em Lucas. Os jurados entenderam pela absolvição neste caso.

Briga começou após abordagem

O crime aconteceu por volta de meia-noite, na Vila Vitória, e o primeiro a ser abordado pelo policial, que estava de folga, não foi Lucas, mas, sim, um adolescente que na época tinha 14 anos e estaria fazendo manobras perigosas no local com uma motocicleta. Lucas estava jantando ali próximo e ao ver a abordagem sendo feita pelo policial resolveu tirar sua moto dali, para evitar danos.

Neste momento, Roberval e o entregador começaram uma discussão. Quando Lucas se aproximou, o policial tentou impedir que ele pegasse sua moto e o entregador tentou empurrá-la, derrubando-a no chão. A partir daí os dois começaram a discutir e se agredirem. O tiro veio logo em seguida. O policial vai recorrer da sentença na cadeia.

Geral

Jovem morre após se afogar no Rio Paranaíba, em Itumbiara

Segundo o Corpo de Bombeiros, o rapaz mergulhou e não retornou de volta à superfície da água. Após 10 minutos de buscas a vítima foi localizada

Equipe do Corpo de Bombeiros no momento do resgate

Equipe do Corpo de Bombeiros no momento do resgate (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um jovem, de 24 anos, morreu após realizar um mergulho no Rio Paranaíba em Itumbiara, no sul de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, o rapaz mergulhou e não retornou de volta à superfície da água. Após 10 minutos de buscas a vítima foi localizada.

O caso aconteceu na tarde deste domingo (9). Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi identificada como Josué de Oliveira Sousa. Conforme relato dos bombeiros, a referência e a visibilidade da água dificultaram nas buscas.

Em entrevista ao POPULAR , o Sargento Fabiano Tizzo, explicou que aos finais de semana as pessoas gostam de tomar banho no local.

Lá é um local que o pessoal costuma adentrar, embora tenha placa de advertência falando dos riscos de afogamento, pessoal costuma aos finais de semana acabar tomando banho lá. É um local que não tem muita margem de segurança, é um local profundo. Após 2, 3 metros da margem, já tem um paredão de quase 15 metros de profundidade", explicou.

Assim que o jovem foi localizado, um médico cardiologista que almoçava em um restaurante próximo do local do incidente, ajudou os bombeiros nos procedimentos de ressuscitação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o rapaz foi levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, onde foram realizados alguns procedimentos e entubação na vítima. Após todas as tentativas de reanimação, os médicos constataram a morte do rapaz.

O POPULAR tentou contato com o hospital, por meio de ligação, neste domingo (9) às 16h, mas até a última atualização desta reportagem não tivemos retorno.

Geral

Catamarã afunda com mais de 20 pessoas em rio após bater em pedra; vídeo mostra resgate

A embarcação foi alugada para um passeio no rio Paranaíba

undefined / Reprodução

Um catamarã afundou em Itumbiara, cidade localizada na zona sul de Goiás, na última segunda-feira (3). De acordo com o Corpo de Bombeiros, 24 pessoas estavam a bordo quando a embarcação bateu em uma pedra, perto da Prainha, na Avenida Beira Rio, na região central do município.

A reportagem entrou em contato com a Capitania Fluvial de Goiás, instituição da Marinha do Brasil que está responsável pela investigação do caso, mas ainda não se posicionou até a última atualização desta reportagem. O nome da empresa responsável pelo catamarã não foi divulgado e por isso não foi possível entrar em contato.

A embarcação foi alugada para um passeio no rio Paranaíba. De acordo com os bombeiros, a embarcação naufragou parcialmente e colidiu com uma rocha que estava submersa no rio, por volta das 18h30.

Logo depois, começou a entrar água dentro da embarcação e os passageiros vestiram coletes, enquanto o marinheiro conduzia o catamarã para o local adequado. O vídeo mostra o momento em que os passageiros foram resgatados por embarcações particulares que ajudaram logo após o acidente.

Catamarã naufragado e orla do rio Paranaíba (Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

Catamarã naufragado e orla do rio Paranaíba (Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

Segundo os bombeiros, não houve vítimas por afogamento ou ferimentos registrados e todas as pessoas que estavam na embarcação foram resgatadas.

A equipe também relatou que realizou o salvamento do grupo, checou a quantidade de passageiros resgatados, verificou a existência de possíveis vítimas e prestou apoio na estabilização e amarração do catamarã, para evitar seu deslocamento.

Geral

Pedestre escapa por um segundo de ser atingido por carro desgovernado; vídeo

Segundo os bombeiros, o condutor é deficiente físico e dirigia o carro com a ajuda de uma muleta

Modificado em 28/02/2025, 12:12

Um motorista de 52 anos que dirigia um Uno Mille perdeu o controle da direção e por muito pouco não atropelou um pedestre que caminhava tranquilamente por uma rua de Itumbiara, na região sul de Goiás. Nas imagens é possível ver o momento em que o veículo passa desgovernado e acaba atingindo um aparelho de ginástica no canteiro da praça (veja o vídeo).

O acidente de trânsito aconteceu na noite do dia 19 de fevereiro, por volta das 19h30, na rua João da Cruz, no bairro Santa Inês, em Itumbiara. Nas imagens de câmera de segurança, que circulam nas redes sociais, é possível ver que uma pessoa sentada no banco da praça se assusta quando o carro atinge em cheio o objeto no canteiro.

Acidente entre caminhão e caminhonete deixa uma pessoa morta e outra ferida na TO-080 Dona de creche vira ré por morte de criança em carro

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do veículo, identificado como Nilton Inácio da Fonseca, sofreu lesões no tórax e abdômen e é portador de deficiência física. Mesmo sem ter uma das pernas, o homem estava dirigindo o carro com a ajuda de uma muleta.

O motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o hospital em estado grave. Em contato com a reportagem, familiares informaram que Nilton Inácio se recupera bem, passou por um procedimento de traqueostomia e irá fazer uma cirurgia da face onde teve uma lesão. O homem está internado Unidade de terapia intensiva (UTI) porém segue estável e consciente.