Geral

Jamelão é o grande vilão dos motoristas na chuva desta terça-feira

Além da chuva, a camada de jamelão no asfalto também foi responsável por diversas quedas e acidentes pela cidade.

Modificado em 29/09/2024, 00:02

Jamelão é o grande vilão dos motoristas na chuva desta terça-feira

(Mantovani Fernandes )

Foram registrados mais de 10 acidentes envolvendo quedas de moto e colisões na Avenida Atílio Correia Lima, no Setor Cidade Jardim, próximo ao Detran, na manhã desta terça-feira (16). Além da chuva, a camada de jamelão no asfalto também foi responsável pelas quedas e acidentes.

A via está parcialmente interditada para evitar que mais acidentes ocorram. De acordo com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), existe 30 mil árvores de jamelão pela capital. O órgão informou que o que pode ser feito é uma poda drástica na copa dessas árvores e também intesificar a limpeza nessas áreas para evitar mais acidentes.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), houve 31 ocorrências de acidente causados pela chuva em Goiânia. Em vários locais também houve falta de energia. A Celg informou que chuva que caiu durante a madrugada e manhã provocou a queda de árvores danificando os cabos elétricos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas nesta tarde na capital.

Geral

Motociclista morre após acidente com ônibus do transporte público de Palmas em cruzamento

Vítima foi identificada como Luan Soares dos Santos. Pelo menos dois acidentes entre motociclistas e ônibus foram registrados no mesmo dia na capital

Modificado em 03/04/2025, 13:56

Motociclista morre em acidente com ônibus do transporte coletivo de Palmas

Motociclista morre em acidente com ônibus do transporte coletivo de Palmas (Reprodução/Redes sociais)

Um motociclista de 25 anos morreu após bater na lateral de um ônibus do transporte público de Palmas. A batida aconteceu em um cruzamento no Setor Bela Vista, região sul da capital. A vítima foi identificada como Luan Soares dos Santos.

A Polícia Militar (PM) informou que foi chamada às 23h32 desta quarta-feira (2). O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estavam no local e a equipe médica atestou a morte do motociclista.

Segundo a polícia, o motorista do ônibus, de 43 anos, relatou que trafegava pela Rua NC 14, sentido leste-oeste, quando o motociclista, que seguia pela Rua NC 11, sentido sul-norte, teria desrespeitado a sinalização do cruzamento e colidiu contra a lateral do veículo.

A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) afirmou que o Ônibus estava na preferencial e não havia passageiros. Também informou que o motorista permaneceu no local e prestou assistência necessária, juntamente com a agência. O município disse que aguarda os laudos e lamenta a morte (veja nota completa abaixo).

A redação questionou a Prefeitura de Palmas sobre o acidente, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

A perícia realizou os procedimentos técnicos no local do acidente e, em seguida, o corpo de Luan foi levado pelo Instituto Médico Legal.

O caso foi registrado na 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil, e as investigações ficarão a cargo da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Trânsito (DRCT - Palmas).

O motorista do ônibus foi levado para a delegacia de plantão, onde registrou o boletim de ocorrência. Os veículos dos envolvidos foram liberados e entregues aos responsáveis.

Outro acidente

Outro acidente envolvendo motoclista e o transporte coletivo de Palmas foi registrado na manhã de quarta-feira (2), na Avenida Teotônio Segurado, próximo à Quadra 702 Sul. Duas mulheres ficaram feridas.

Segundo a Prefeitura de Palmas, a passageira da moto foi atendida pelo Samu e seu estado de saúde era estável com escoriações superficiais. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Norte.

A outra vítima, condutora da motocicleta, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e não teve o estado de saúde informado.

Uma equipe da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) esteve no local e iniciou a apuração dos fatos. A agência aguarda os laudos da perícia para entender as circunstâncias do acidente e determinar as medidas cabíveis, caso sejam necessárias.

Íntegra da nota da Prefeitura de Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob), informa que a ocorrência envolvendo um ônibus do transporte coletivo da Capital e um motociclista não foi atendida por agentes de trânsito da pasta. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que, ao chegar ao local, equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), constatou que a vítima, um homem de 25 anos, já se encontrava sem sinais vitais.

De acordo com a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), o sinistro ocorreu em um cruzamento, onde o veículo do transporte público estava na via preferencial e não havia passageiros, quando houve a colisão com a motocicleta. O motorista permaneceu no local e prestou a assistência necessária, juntamente com a equipe da Agência, que também acompanhou a perícia da Polícia Civil.

A ATCP aguarda os laudos da perícia para saber quais medidas devem ser tomadas, caso necessário. A agência reafirma seu compromisso com a segurança do transporte público em Palmas e destaca que realiza treinamentos com todos os candidatos a condutores dos ônibus que operam na capital.

Por fim, a gestão municipal lamenta que mais uma vida tenha sido perdida no trânsito da Capital.

Geral

Motorista de caminhão morre após acidente com ônibus na BR-153

Acidente aconteceu entre Presidente Kennedy e Tupiratins, no norte do estado. Vítima de 65 anos morreu no local.

Modificado em 03/04/2025, 13:24

Motorista do caminhão morreu após o acidente

Motorista do caminhão morreu após o acidente (PRF/Divulgação)

Um motorista de 65 anos morreu após colidir com um ônibus interestadual na BR-153, entre Tupiratins e Presidente Kennedy, na região norte do estado. A vítima é Alfizio Ferreira da Luz, conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O acidente aconteceu na quarta-feira (2) próximo ao trevo de acesso à Tupiratins. Alfizio dirigia um caminhão que tombou na via após a batida. O estado de saúde do motorista do ônibus não foi informado.

O corpo de Alfizio foi levado para o Núcleo de Medicina Legal de Colinas. Após exames de necrópsia, a vítima foi liberada aos familiares na manhã desta quinta-feira (3).

Geral

Advogado é preso suspeito de maltratar e abandonar a mãe de 85 anos em Cais

Segundo a Polícia Civil, essa é a segunda vez que o advogado é preso pelos mesmos crimes. Idosa foi deixada na unidade em estado gravíssimo

Modificado em 03/04/2025, 06:41

Idosa deixada em Cais pelo filho

Idosa deixada em Cais pelo filho (Divulgação/Polícia Civil)

Um advogado de 58 anos foi preso suspeito de maltratar e abandonar a mãe de 85 anos no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jardim América, em Goiânia. Segundo a Polícia Civil, a idosa foi deixada na unidade em estado gravíssimo, desnutrida, com lesões pelo corpo, suja e com dificuldades para respirar.

Essa idosa estava completamente abandonada, com inanição, há muitos dias não se alimentava, embainhada em fezes e urina e foi deixada ali. O filho não quis manter contato com Cais que entrou em contato com a polícia civil e realizou uma operação para que ele fosse localizado", informou o delegado responsável pelo caso, Alexandre Bruno.

Por não ter o nome divulgado, a reportagem não conseguiu localizar a defesa do advogado para que se posicionasse até a última atualização desta reportagem.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) disse que acompanhou a operação e esclareceu que, apesar de a prisão não ter relação com o exercício da advocacia, "apura todas os casos que chegam ao seu conhecimento, visando garantir o amplo direito de defesa e o contraditório".

Também disse que esse acompanhamento visa "resguardar as prerrogativas profissionais e fiscalizar o cumprimento dos preceitos éticos da advocacia". E que "não comenta eventuais prisões ou condenações de seus inscritos".

A prisão aconteceu na terça-feira (1º) após uma assistente do Cais procurar a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) e denunciar o caso. Conforme a polícia, essa é a segunda vez que o advogado é preso pelos mesmos crimes contra a mãe e ele foi localizado após uma equipe realizar a identificação da idosa com o apoio de papiloscopistas da Superintendência de Identificação Humana da PC que também descobriram os dois filhos dela e encontraram o endereço do advogado.

De acordo com a Deai, ao ser abordado em seu apartamento no Setor Oeste, o advogado afirmou que cuidava da mãe da melhor forma possível, mas que, devido à piora do seu estado de saúde, a deixou no Cais com a intenção de visitá-la depois.

A polícia informou ainda que a idosa é pensionista de um magistrado e teve grande parte da renda comprometida devido a empréstimos feitos pelo filho. O outro filho dela mora em São Paulo e, ao conhecimento dos fatos, se comprometeu a vir para Goiânia para arcar com os custos do tratamento da mãe e solicitar sua curatela.

Geral

Câmeras 360º vão flagrar motoristas usando celular enquanto dirigem em Goiânia

Inicialmente, 12 câmeras inteligentes foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. Até o final de abril, outras 56 estarão em operação

Monitoramento será feito por dez agentes de trânsito, nos três turnos diários (Reprodução/TV Anhanguera)

Monitoramento será feito por dez agentes de trânsito, nos três turnos diários (Reprodução/TV Anhanguera)

A partir de agora, motoristas de Goiânia estão sendo monitorados por câmeras 360º, tecnologia avançada que flagra o uso do celular enquanto se dirige. Inicialmente, 12 câmeras inteligentes foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, como na esquina da T-9 com Avenida 85, Avenida T-10 com Avenida T-3 e também em três pontos na Avenida Assis Chateaubriand. Até o final de abril, outras 56 estarão em operação, ampliando a fiscalização das ruas e avenidas da capital.

Em entrevista à TV Anhanguera, o secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia (SET), Tarcísio de Abreu, alertou que é proibido o manuseio do celular durante a direção.

Qualquer movimento feito com o aparelho é considerado infração. Se o motorista perde 5 segundos olhando o celular a 80 km/h, ele percorre 100 metros sem prestar atenção no trânsito. Isso representa um grande risco", explicou Tarcísio.

Segundo a Secretaria de Trânsito, quando um motorista for flagrado utilizando o celular, a infração é registrada automaticamente, gerando a multa, que é enviada ao infrator. As imagens capturadas pelas câmeras também são armazenadas como prova da infração.

O monitoramento será realizado por uma equipe de dez agentes de trânsito, que estarão divididos em três turnos diários, responsáveis não só por flagrar infrações como o uso de celular, mas também por verificar irregularidades, como veículos com registro de roubo ou furto.

Centro de Controle Operacional, inaugurado nesta segunda (31): monitoramento pega até interior dos carros (Fábio Lima / O Popular)

Centro de Controle Operacional, inaugurado nesta segunda (31): monitoramento pega até interior dos carros (Fábio Lima / O Popular)

Quem for flagrado utilizando o celular enquanto dirige terá que pagar uma multa de R$ 293,47, além de acumular 7 pontos na carteira de habilitação. Segundo a secretaria, o objetivo é diminuir a taxa de mortalidade no trânsito, especialmente entre motoristas que desrespeitam regras básicas de segurança.

Além da instalação das câmeras 360º, a Prefeitura de Goiânia também implementou 37 novos radares, que começaram a operar na última segunda-feira (31). Até o final do mês, mais 95 equipamentos de fiscalização devem ser instalados em pontos estratégicos da cidade, reforçando ainda mais a fiscalização.