IcEspecial

Meu Bichinho

Campanha do "Dezembro Verde" conscientiza sobre guarda responsável de animais

Abandono de animais, além de ser uma forma de mau-trato, é crime previsto em lei

Modificado em 25/09/2024, 00:16

Campanha do "Dezembro Verde" conscientiza sobre guarda responsável de animais

(Pixabay)

A campanha do Dezembro Verde reúne diversas instituições com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a guarda responsável de animais, buscando uma diminuição do abandono por parte dos tutores.

A guarda responsável de animais trabalha com alguns princípios básicos: acomodação em espaço limpo e confortável; assistência médica-veterinária periódica e sempre que o animal necessitar; vacinação anual; alimentação adequada e que o animal nunca fique desabrigado ou desassistido. A ideia é proporcionar uma boa qualidade de vida para o pet.

Vale destacar que, uma vez que sejam abandonados nas ruas, os animais tendem a desenvolver diversos problemas de saúde, em especial devido aos efeitos psicológicos do abandono, que levam a maior irritabilidade, depressão e uma diminuição da imunidade.

"Podemos dizer que [o sofrimento dos animais abandonados] é semelhante ao sofrimento humano, especialmente pelo fato de o animal criar laços com as pessoas com quem convivia, ligação que também já é apontada em pesquisas", comenta Cristiane Schilbach Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Além disso, o ambiente de rua muitas vezes expõe os animais ao frio e à fome, além do contato com pulgas, vermes e carrapatos. Esse contato facilita a disseminação de doenças que podem, inclusive, chegar a humanos, como a Leishmaniose.

Lei pune maus-tratos em animais e inclui abandono

O abandono de qualquer espécie de animal configura crime de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. A pena para a infração é de três meses a um ano de detenção e multa, sendo aumentada de um sexto a um terço caso ocorra a morte do animal.

Os crimes de maus-tratos de animais, inclusive o abandono, podem ser denunciados para a Polícia Militar (número 190), Disque-Denúncia (181) e o Ibama Linha Verde (0800 61 8080). É indicado que o denunciante tenha registros fotográficos ou de vídeo dos atos cometidos pelo infrator.

Geral

Além de filhos, ex-marido também é investigado por morte de idosa que ficou dias sem comer, diz delegado

Segundo a polícia, a idosa chegou a ser resgatada, ficou internada na UTI em um hospital de Goiânia e recebeu alta. Ela voltou para casa, teve uma piora e não resistiu

Idosa sofria maus-tratos e vivia em condições precárias

Idosa sofria maus-tratos e vivia em condições precárias (Divulgação/Polícia Civil)

Além dos três filhos, o ex-marido da idosa que morreu após ficar dias sem comer também é investigado pela polícia, segundo o delegado do caso, Alexandre Bruno. Ela chegou a ser resgatada, ficou internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia, ganhou alta, mas não resistiu.

Ela foi internada na UTI, ficou por alguns dias ali, recebeu alta, voltou para casa e para os cuidados do filho. Ela voltou para o mesmo local onde ela ficou doente. Em dois dias ela morreu", contou o delegado.

A reportagem não localizou a defesa dos investigados para um posicionamento até a última atualização desta reportagem.

O delegado contou que pediu ao Instituto Médico Legal (IML) o exame que determina a causa da morte da idosa. "Os médicos que a atenderam desconfiam que ela tenha morrido por inanição, sem se alimentar", disse Alexandre.

A Polícia Civil disse que um dos filhos, que morava com ela, é investigado por maus-tratos, abandono, exploração financeira e agora por homicídio. Ele estava preso, mas foi solto pela Justiça durante uma audiência de custódia.

Conforme a polícia, os outros dois filhos que não moravam com a idosa são investigados e podem responder pela morte devido a omissão. O crime de exploração financeira é devido ao uso do cartão de proventos da idosa para benefício próprio e assim a deixavam sem alimentação e sem atendimento médico.

Provavelmente devo representar pela prisão não só desse filho dela, mas dos outros dois, além do ex-marido que ficava com o cartão dela. Os filhos podem ser indiciados por homicídio e o ex-marido por exploração financeira", disse o delegado.

A polícia disse que, ao ser preso, um dos filhos dela tentou minimizar os fatos: "Foi frio em dizer que pra ele aquilo era normal", detalhou o delegado.

Crime

A polícia disse que começou a investigar o caso após uma denúncia anônima. Na denúncia, foi informado que vizinhos não escutaram resposta ao chamarem por ela, por isso, arrombaram a porta, encontrando a mulher com a saúde debilitada e sem acesso a cuidados básicos.

Um vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra o atendimento médico à idosa na casa em que ela foi encontrada (assista abaixo). Ela morreu na noite do dia 12 de de fevereiro.

O filho empregava sofrimento a idosa a ponto de torturá-la. [A Polícia Civil] se deparou com a idosa em estado quase cadavérico, magra, verdadeiramente em pele e osso", disse o delegado.

Antes de ser internada, a idosa foi resgatada no dia 28 de janeiro. Segundo a polícia, ela foi encontrada sem água potável, sem higiene pessoal e cercada por sujeira, vivendo em um ambiente insalubre, com forte odor, sem iluminação e ventilação adequada.

undefined / Reprodução

Geral

Palmas vai realizar primeiro Censo Animal para mapear população de cães e gatos; entenda como funciona

Pesquisa considera animais domésticos e em situações de rua. Serviço será contratado pela Prefeitura de Palmas com emenda parlamentar, que destinará cerca de R$ 200 mil para projeto.

Modificado em 02/02/2025, 10:47

Prefeitura de Palmas irá realizar primeiro censo animal

Prefeitura de Palmas irá realizar primeiro censo animal (Divulgação/Prefeitura de Palmas)

A Prefeitura de Palmas irá realizar o primeiro Censo Animal para contabilizar a população de cães e gatos existentes na capital. O objetivo da pesquisa é reforçar o combate aos maus-tratos e o bem-estar animal, além de desenvolver políticas públicas.

Em entrevista com à reportagem, a secretária de proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, explicou como irá funcionar o primeiro levantamento de população canina e felina na capital (Veja abaixo).

Segundo a secretária, o serviço será contratado pela Prefeitura de Palmas. Os recursos serão de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil, que serão destinados pelo vereador José do Lago Folha Filho.

Quem pode participar do Censo Animal?

Segundo a secretária, a pesquisa será realizada em todas as regiões de Palmas para fornecer uma estimativa confiável da quantidade existente de:

Cães e gatos que vivem domiciliados;
Semi domiciliados, aqueles que têm um tutor, mas tem acesso à rua com frequência;
Animais em situação de rua, também serão contemplados.

A metodologia aplicada permite fazer uma projeção dos caninos e felinos que não têm um lar, segundo a secretária.

Qual é o objetivo desses dados?

Os dados apresentados poderão refinar a atuação do poder público quanto à população destes animais domésticos. Ajudando na construção de políticas públicas de adoção e castração, como forma de controle e manejo populacional desses animais, por exemplo.

"É necessário para definirmos com efetividade as políticas públicas de controle e manejo populacional, que envolvem não apenas a quantidade de castrações necessárias para mudar a curva do crescimento populacional. Mas, também, os locais mais indicados para o início do trabalho de manejo, bem como as medidas de incentivo", explicou.

De acordo com a secretária, a empresa responsável pelo censo ainda não foi definida, mas será responsável por:

Realizar um estudo demográfico e da amplitude regional de Palmas, para assim usar aplicar a metodologia estatística e dar início aos trabalhos;
Coletar dados de quantos animais estão em situação de rua e domiciliar em cada residências de todos os bairros;
Realizar entrevistas com cada morador, a partir de uma metodologia aplicada.

"Os estudos incluem coleta de informações para estimar a população canina e felina, tanto doméstica, quanto de rua e dos semi-domiciliados, em todas as regiões da cidade, que serão visitadas conforme a definição dos estudos feitos pela empresa responsável pela prestação do serviço", afirma.

O processo de avaliação e contratação está em fase avançada, mas ainda não há previsão de início dos trabalhos.

Geral

Cachorro puxa menino de 4 anos pela grade e arranca pedaço da boca em Águas Lindas, diz tia

Segundo a família, hospital municipal da cidade não prestou atendimento e mandou que levasse menino para unidade de saúde em Brasília

Modificado em 10/01/2025, 16:27

Criança teve ferimentos nos lábios superiores e inferiores

Criança teve ferimentos nos lábios superiores e inferiores (Arquivo Pessoal/ Andressa Lima)

Um menino de 4 anos foi mordido por um cachorro e teve um pedaço da boca arrancada, contou a tia do garoto, a autônoma Andressa Natháli, de 25 anos. O caso aconteceu em um condomínio de Águas Lindas de Goiás, no entorno do Distrito Federal.

Segundo Andressa, caso aconteceu na quarta-feira (8) e o portão da casa onde o cachorro vive possui grades largas, que teria permitido que o animal alcançasse e puxasse a criança. O POPULAR não conseguiu localizar o tutor do cachorro até a última atualização desta reportagem. No entanto, de acordo com a tia do menino, ele teria se comprometido a fechar as grades do portão.

Após o ataque, o menino foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Bom Jesus, na cidade, pela mãe e por um tio dele. No entanto, a unidade teria mandado eles procurarem um hospital em Brasília.

A gente foi na sala de triagem e a única coisa que eles [equipe do hospital de Águas Lindas] falaram que não tinha como atender a criança, mas em nenhum momento passou remédio e deu os primeiros socorros", contou a tia.

Ela acrescentou ainda que a equipe médica do hospital informou que o caso da criança era para cirurgia. "No outro hospital não precisou de cirurgia, a boca do menino só foi costurada", relatou a mulher.

Ao POPULAR , o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado e atuaram na ocorrência. A reportagem também entrou em contato com a Polícia Civil (PC), mas não obteve retorno até a publicação dessa matéria.

O POPULAR também entrou em contato a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Águas Lindas e com o hospital, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

(Colaborou Thauany Melo, do g1)

IcEspecial

Meu Bichinho

Conheça Charlotte, a Pinscher miniatura com pelagem malhada que faz sucesso por onde passa

Um vídeo postado nas redes sociais que mostra a cadelinha passeando em um shopping de Goiânia já acumula mais de 40 milhões de visualizações

Modificado em 28/12/2024, 13:36

undefined / Reprodução

Charlotte, que é uma cadelinha da raça Pinscher miniatura, tem feito sucesso nos locais que visita e nas redes sociais. Além do tamanho, Charlotte, também conhecida como Chá Chá, ainda chama a atenção pela pelagem malhada. Um vídeo postado em uma rede social dedicada à pinscher mostra a cadelinha passeando em um shopping de Goiânia e encantando as pessoas (assista acima) .

O vídeo foi gravado pelo empresário Alan Kardeck da Silva, de 28 anos, que é tutor de Charlotte. No início das imagens, é possível ver que, enquanto algumas pessoas se encantam com a pinscher, Alan brinca dizendo que iria colocar Charlotte para mordê-las. Em outro momento, uma mulher faz carinho na cadelinha enquanto revela estar com medo, fazendo referência ao tamanho dela.

Estudante de veterinária faz compras montado a cavalo dentro de supermercado; vídeo
Dono de pesque-pague se surpreende ao filmar sucuri gigante em lago de Goiatuba: 'Que coisa mais linda'
Especialista explica 5 curiosidades sobre os cachorros

O vídeo foi publicado no dia 14 de novembro e já acumula mais de 40 milhões de visualizações, além de 2,2 milhões de curtidas e 11 mil comentários. As reações dos internautas foram variadas, mas todas em tom de humor. "E se ela arrancar a perna de alguém?"; "Que isso, uma pulga?"; e "Gente! E se alguém pisar? Que pitica!" foram alguns dos comentários na postagem.

Ao POPULAR , Alan revelou que comprou Charlotte no interior de Goiás e que ela tem 4 meses. Apesar de nova, o tutor acredita que ela não irá crescer mais. Alan também contou que sente muito amor pela cadelinha.

Ela representa para mim alegria, esperança, bênçãos, pois ela chegou numa fase muito difícil. Tenho sete cães e a Chá Chá veio para somar e ser amada", compartilhou.

Visita de Charlotte a um shopping de Goiânia, momento que encantou as pessoas em volta e foi registrado pelo tutor da cadelinha. (Reprodução/Redes Sociais)

Visita de Charlotte a um shopping de Goiânia, momento que encantou as pessoas em volta e foi registrado pelo tutor da cadelinha. (Reprodução/Redes Sociais)