Geral

Suspeitos de usar documentos falsos para trocar senhas bancárias e sacar dinheiro são alvos de operação da PF

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Palmas. Mandante aliciava pessoas vulneráveis para se passarem por clientes da Caixa Ecômica Federal

Modificado em 02/04/2025, 12:58

Polícia Federal cumpriu mandados na capital

Polícia Federal cumpriu mandados na capital (Polícia Federal/Divulgação)

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (2), um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão contra suspeitos de aplicar golpes contra a Caixa Econômica Federal. Segundo a investigação, os criminosos usavam documentos falsos se passando por correntistas e trocavam a senha de clientes para fazer saques e compras com o dinheiro das vítimas.

O principal alvo da operação é o mandante do esquema, que aliciava pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo usuários de drogas, para comparecerem às agências bancárias e apresentarem os documentos falsos para cadastrar novas senhas.

Segundo a investigação, as pessoas aliciadas recebiam pagamento de pequeno valor pelo golpe praticado, enquanto o mandante ficava com a maior parte do dinheiro. Conforme a PF, o homem tentava permanecer oculto através da cooptação de outras pessoas para o esquema.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados e, por isso, o Daqui não obteve contato com a defesa deles. A Caixa Ecônomica Federal foi questionada a respeito da operação, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.

Os mandados visam cumprir as medidas cautelares expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal em Palmas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de uso de documento falso e estelionato majorado. As penas somadas podem chegar a 11 anos de reclusão.

A operação foi nomeada de Principalem, termo latim que significa "mandante", em alusão ao objetivo principal de atingir o mandante dos crimes.

Geral

Homem é assassinado com tiro na cabeça perto de campo de futebol

Vítima foi identificada como Antônio Ferreira dos Santos. Caso será investigado pela 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Palmas

Modificado em 11/04/2025, 18:03

Viatura da Polícia Militar do Tocantins

Viatura da Polícia Militar do Tocantins (Divulgação/PM)

Um homem de 36 anos foi morto com tiro na cabeça, em Palmas. O homicídio aconteceu na madrugada desta sexta-feira (11) perto de um campo de futebol. A Polícia Civil busca identificar o suspeito do crime.

A vítima é Antônio Ferreira dos Santos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública. O corpo dele foi encontrado por volta das 5h, na quadra 1.206 Sul. A morte dele foi confirmada pela equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a Polícia Militar, a vítima estava com uma pistola de cola quente na cintura e tinha ligação com organização criminosa, além de antecedentes criminais por ameaça e lesão corporal.

As circunstâncias e autoria do crime serão investigadas pela 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Palmas (DHPP - Palmas).

O corpo de Antônio foi levado para o Instituto Médico Legal de Palmas (IML), passou pelos exames necroscópicos e foi liberado aos familiares.

Geral

Golpe do falso advogado tem preocupado instituições da classe jurídica no Tocantins; veja como se prevenir

Cartilha que orienta sobre como evitar ser vítima de golpistas é divulgada pela OABTO e ESA-TO

Modificado em 10/04/2025, 13:06

Ordem dos Advogados do Brasil e Escola Superior da Advocacia lançam cartilha educativa

Ordem dos Advogados do Brasil e Escola Superior da Advocacia lançam cartilha educativa (Djavan Barbosa)

O golpe do falso advogado tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e tem preocupado insituições da classe juíridica no Tocantins, pois prejudica tanto clientes quanto profissionais da advocacia.

Nesse tipo de falcatrua, os criminosos se passam por advogados ou funcionários de escritórios para solicitar pagamentos indevidos e, muitas vezes, utilizam dados reais das vítimas e técnicas de persuasão sofisticadas.

Por isso, a Ordem dos Advogados do Brasil -- Seccional Tocantins (OABTO), por meio da Escola Superior da Advocacia do Tocantins (ESA-TO), lançou uma cartilha educativa com orientações para ajudar a população a identificar e evitar cair nesse tipo de golpe (acesse aqui ).

Para o presidente da OABTO e Diretor-Geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga, o golpe praticado contra a advocacia é um golpe contra a cidadania e deve ser evitado de todas as formas pela OAB e pela estrutura de segurança pública estatal. Segundo ele, a conscientização social é um meio eficaz e necessário.

Veja como se proteger

  • Advogado(a) nunca solicita pagamentos por WhatsApp, SMS ou redes sociais;
  • Jamais faça pagamentos para contas de terceiros e/ou desconhecidos;
  • Nunca conecte em ligação de vídeo que permita leitura facial.
  • Geral

    Motociclista morre após acidente com ônibus do transporte público de Palmas em cruzamento

    Vítima foi identificada como Luan Soares dos Santos. Pelo menos dois acidentes entre motociclistas e ônibus foram registrados no mesmo dia na capital

    Modificado em 03/04/2025, 13:56

    Motociclista morre em acidente com ônibus do transporte coletivo de Palmas

    Motociclista morre em acidente com ônibus do transporte coletivo de Palmas (Reprodução/Redes sociais)

    Um motociclista de 25 anos morreu após bater na lateral de um ônibus do transporte público de Palmas. A batida aconteceu em um cruzamento no Setor Bela Vista, região sul da capital. A vítima foi identificada como Luan Soares dos Santos.

    A Polícia Militar (PM) informou que foi chamada às 23h32 desta quarta-feira (2). O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estavam no local e a equipe médica atestou a morte do motociclista.

    Segundo a polícia, o motorista do ônibus, de 43 anos, relatou que trafegava pela Rua NC 14, sentido leste-oeste, quando o motociclista, que seguia pela Rua NC 11, sentido sul-norte, teria desrespeitado a sinalização do cruzamento e colidiu contra a lateral do veículo.

    A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) afirmou que o Ônibus estava na preferencial e não havia passageiros. Também informou que o motorista permaneceu no local e prestou assistência necessária, juntamente com a agência. O município disse que aguarda os laudos e lamenta a morte (veja nota completa abaixo).

    A redação questionou a Prefeitura de Palmas sobre o acidente, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

    A perícia realizou os procedimentos técnicos no local do acidente e, em seguida, o corpo de Luan foi levado pelo Instituto Médico Legal.

    O caso foi registrado na 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil, e as investigações ficarão a cargo da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Trânsito (DRCT - Palmas).

    O motorista do ônibus foi levado para a delegacia de plantão, onde registrou o boletim de ocorrência. Os veículos dos envolvidos foram liberados e entregues aos responsáveis.

    Outro acidente

    Outro acidente envolvendo motoclista e o transporte coletivo de Palmas foi registrado na manhã de quarta-feira (2), na Avenida Teotônio Segurado, próximo à Quadra 702 Sul. Duas mulheres ficaram feridas.

    Segundo a Prefeitura de Palmas, a passageira da moto foi atendida pelo Samu e seu estado de saúde era estável com escoriações superficiais. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Norte.

    A outra vítima, condutora da motocicleta, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e não teve o estado de saúde informado.

    Uma equipe da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) esteve no local e iniciou a apuração dos fatos. A agência aguarda os laudos da perícia para entender as circunstâncias do acidente e determinar as medidas cabíveis, caso sejam necessárias.

    Íntegra da nota da Prefeitura de Palmas

    A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob), informa que a ocorrência envolvendo um ônibus do transporte coletivo da Capital e um motociclista não foi atendida por agentes de trânsito da pasta. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que, ao chegar ao local, equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), constatou que a vítima, um homem de 25 anos, já se encontrava sem sinais vitais.

    De acordo com a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), o sinistro ocorreu em um cruzamento, onde o veículo do transporte público estava na via preferencial e não havia passageiros, quando houve a colisão com a motocicleta. O motorista permaneceu no local e prestou a assistência necessária, juntamente com a equipe da Agência, que também acompanhou a perícia da Polícia Civil.

    A ATCP aguarda os laudos da perícia para saber quais medidas devem ser tomadas, caso necessário. A agência reafirma seu compromisso com a segurança do transporte público em Palmas e destaca que realiza treinamentos com todos os candidatos a condutores dos ônibus que operam na capital.

    Por fim, a gestão municipal lamenta que mais uma vida tenha sido perdida no trânsito da Capital.

    Geral

    Shows, exposição de drones e píer novo: Agrotins 2025 é lançada com novidades e deve movimentar R$ 4,5 bilhões

    Evento será realizado em maio e vai contar com shows de Bruno e Marrone e Limão com Mel. Programação também irá oferecer oficinas e atividades, além de estandes com exibição de produtos voltados ao produtor rural

    Modificado em 31/03/2025, 17:06

    Agrotins 2025 é lançada em evento no Palácio Araguaia, em Palmas

    Agrotins 2025 é lançada em evento no Palácio Araguaia, em Palmas (Aurora Fernandes/TV Anhanguera)

    A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2025) foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (31), no Palácio Araguaia. O evento será realizado entre os dias 13 e 17 de maio e contará com programações voltadas ao produtor rural, além de shows com a dupla sertaneja Bruno e Marrone e a banda de forró Limão com Mel.

    Na 25ª edição da feira, a expectativa é ter a presença de 1,2 mil expositores e movimentar R$ 4,5 bilhões em negócios, segundo o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café. O valor deve superar a edição de 2024, quando foram movimentados R$ 4,2 bilhões.

    Inovação, modernização e produção de conhecimento são foco da feira neste ano. Segundo o governador Wanderlei Barbosa, o evento busca atrair a participação do pequeno e médio produtor rural.

    "Nós teremos um investimento na área de agronegócio ainda maior e vamos bater todos os recordes de vendas na Agrotins. No dia 15 de maio nós iniciamos com um grande show. É uma festividade para atrair a atenção das pessoas para a Agrotins, as pessoas mais comuns, o pequeno e médio produtor, que são daqui de perto e participam conosco. E depois nós teremos o resto da semana de venda, de fomento da economia", disse em entrevista à TV Anhanguera.

    Neste ano, a Agrotins também terá uma rede de energia elétrica exclusiva, que será instalada por meio de contrato com a Energisa, em um investimento de R$ 1,3 milhão. Essa rede deverá atender outros eventos que forem realizados no local ao longo do ano, segundo o governador.

    Segundo o diretor de agrotecnologia da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Fernando Garcia, o público poderá chegar de barco na Agrotins e um píer está sendo construído na região. Uma das novidades previstas é a exposição de drones.

    "Neste ano nós esperamos ultrapassar 1,2 mil expositores, com diversos serviços para apresentar ao produtor rural. A gente destaca também a parte de tecnologia dos drones, que vem trazer vários expositores com treinamento e capacitação junto com parceiros para os estudantes e técnicos do Tocantins", contou.

    A feira é realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, que fica na zona rural, próximo à rodovia TO-050. Todo o local será pavimentação em bloquete.

    Programação cultural

    O forró e sertanejo devem tomar conta da Agrotins 2025. Entre fevereiro e março, o governo do Tocantins anunciou dois shows que estarão na programação da feira. A dupla sertaneja Bruno e Marrone e a banda Limão com Mel sobem ao palco no dia 15 de maio.

    Os sertanejos têm mais de 30 anos de carreira com sucessos. O público por esperar canções marcantes como "Dormi Na Praça", "Choram As Rosas", "Se Não Tivesse Ido" e outros.

    Para quem é apaixonado por forró, a banda Limão com Mel, deve cantar clássicos como "Amor de Novela", "Tentei te esquecer", "Toma conta de mim", "Máquina do Tempo", "Porque não vê", dentre outros sucessos.

    Critérios e regras para expositores

    Agrotins (Tomaz Neto/Divulgação)

    Agrotins (Tomaz Neto/Divulgação)

    Os expositores que pretendem participar da feira devem apresentar as documentações exigidas no edital até o dia 1º de maio. A montagem dos estandes, pavilhões, tendas e outras estruturas poderá ser feita até o dia 12 de maio.

    Veja o edital aqui

    Podem participar do evento empresas do setor agropecuário, instituições de pesquisa e ensino, órgãos públicos, cooperativas, produtores rurais e prestadores de serviços relacionados ao agronegócio.

    Os produtos podem entrar na feira até o dia 12 de maio. A reposição de mercadorias acontecerá das 6h às 7h30 e das 19h às 20h30 durante a programação. Após o encerramento do evento, os expositores terão até o dia 24 de maio para retirar os equipamentos.

    A feira é uma realização do governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.