Geral

Uber lança nova categoria de viagens compartilhadas em Goiânia e promete corridas 40% mais baratas

Segundo a empresa, o Uber Juntos é até 40% mais barato que UberX; a nova categoria será disponibilizada inicialmente para um grupo de usuários mais experientes

Modificado em 25/09/2024, 00:21

Uber Juntos estreia como a opção de viagem por app mais barata da cidade

Uber Juntos estreia como a opção de viagem por app mais barata da cidade (Divulgação)

O Uber lançou nesta quarta-feira (27) uma nova categoria de viagens compartilhadas em Goiânia, o Uber Juntos. De acordo com a empresa, a nova modalidade chega com corridas mais baratas para usuários que toparem viajar com outros passageiros no mesmo veículo. A economia chega a 40% em relação ao UberX, segundo a empresa.

Segundo a empresa, a categoria foi criada para colocar mais pessoas em menos carros, resultando nas viagens de carro mais baratas da cidade.

Para pedir um carro pelo Uber Juntos o usuário coloca o seu destino e o sistema calcula automaticamente outras solicitações de viagens feitas naquele instante indo para a mesma região. Por isso é necessário aguardar até dois minutos para que seja encontrado um motorista. Em seguida, o aplicativo indica um ponto de embarque para cada usuário caminhar alguns metros e encontrar o veículo.

O aplicativo oferece sugestões de rotas a pé até o ponto e também a informação de quanto tempo levará para chegar ao destino. Ao final do percurso de carro, o app também fornece opções de rotas de caminhada para chegar ao destino final.

Nos primeiros dias, o Uber Juntos será disponibilizado para um grupo de usuários mais experientes em Goiânia, e ampliada gradualmente para todos na cidade. Para os motoristas parceiros, o sistema já começa para todos.

Goiânia é a primeira cidade do Centro-Oeste a receber a nova categoria da Uber. Outras capitais brasileiras que tem essa categoria são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza.

A empresa informa que inicialmente vai disponibilizar o serviço nas regiões mais centrais de Goiânia no período das 6h às 23h30. Gradualmente, a área e o horário de funcionamento serão expandidos.

Como pedir um Uber Juntos em cinco passos

  1. Escolha a opção Uber Juntos
  2. Confirme o número de lugares necessários no carro (1 ou 2)
  3. Aguarde até 2 minutos para receber os dados do motorista e veículo, o ponto de encontro e o horário de embarque
  4. Caminhe até o local de embarque e encontre o motorista parceiro
  5. Após o percurso de carro, caminhe até o destino final

Geral

Novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel começa a ser construído neste sábado, diz Prefeitura

A requalificação do corredor viário faz parte do Plano Nova Mobilidade, que envolve intervenções em diferentes avenidas da cidade, informou a administração municipal

Novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel começa a ser construído neste sábado, diz Prefeitura

(Reprodução / Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET))

Começa neste sábado (22) a construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel. A obra realizada pela Prefeitura de Goiânia faz parte da segunda etapa de requalificação do corredor viário e pretende melhorar o fluxo de veículos na região. A expectativa é de que a obra dure uma semana.

A intervenção prevê a remoção parcial de uma ilha existente e a criação de quatro faixas de rolamento: duas para conversão à esquerda e duas para tráfego contínuo. Com a mudança, o semáforo atual, que hoje opera em três tempos, passará a funcionar com apenas dois, reduzindo o tempo de espera para motoristas.

Motoristas e pedestres ainda têm dificuldades com faixa da Direita Livre
Radares só voltam a funcionar em abril
Comerciantes temem perder clientes com mudanças no trânsito

Segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) em entrevista ao Popular, a obra não demandará interdições durante o período previsto.

Não haverá desvios de tráfego, apenas um estreitamento temporário de faixas durante a execução dos serviços. Por isso, pede-se atenção redobrada aos motoristas para a sinalização no local e, sempre que possível, a opção por rotas alternativas para evitar transtornos", afirma assessoria do órgão.

Atualmente, os motoristas que trafegam pela Avenida Castelo Branco enfrentam congestionamentos causados pela necessidade de conversão à esquerda no cruzamento com a Rua Jaraguá. A nova estrutura visa eliminar essa conversão e os condutores deverão acessar a Marginal Cascavel, onde haverá um novo trecho com semáforo exclusivo.

Além da obra física, a prefeitura diz que está modernizando o sistema semafórico ao longo do corredor viário Castelo Branco-Mutirão. Hoje, os semáforos operam de forma independente, sem comunicação com a central de trânsito. Com a atualização, será implementada a chamada "onda verde", permitindo que os veículos enfrentem menos paradas ao longo do percurso.

Um estudo realizado na região identificou que aproximadamente 45 mil veículos trafegam diariamente na Avenida Castelo Branco, entre 6h e 20h. Para minimizar os impactos da obra, a Prefeitura realizou reuniões com comerciantes locais para discutir possíveis ajustes. Uma das medidas em análise é a autorização de carga e descarga em horários específicos, entre 9h e 15h.

Geral

Avenidas 136, Jamel Cecílio e Castelo Branco devem receber semáforos sincronizados até o final do mês, diz Mabel

Mudanças nas avenidas devem entrar em vigor em até 30 dias, prazo necessário para conclusão da nova sinalização

Prefeito Sandro Mabel anunciou novidades no trânsito durante fiscalização de trabalho na Avenida Castelo Branco

Prefeito Sandro Mabel anunciou novidades no trânsito durante fiscalização de trabalho na Avenida Castelo Branco (Montagem O Popular (Reprodução/Redes Sociais e Divulgação/SET Goiânia))

O prefeito Sandro Mabel (UB) destacou, durante vistoria feita na madrugada da última quinta-feira (6), algumas mudanças para melhorar a trafegabilidade nas Avenidas 136, Jamel Cecílio e Castelo Branco. As vias são uma das que serão contempladas pelo Plano Nova Mobilidade.

A grande novidade é que em 30 dias teremos semáforos inteligentes. Os semáforos serão todos sincronizados neste corredor (Castelo Branco), o da Jamel Cecílio e Avenida 136", garantiu Mabel ao lado do secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.

Segundo o prefeito, pelo menos dez vias, deverão ter os semáforos sincronizados até o final do primeiro semestre de 2025. De acordo com a Secretaria de Engenharia de Trânsito, em Goiânia cerca de 80% dos semáforos são antigos, enquanto 20% possuem tecnologia mais moderna.

Essas ações integram o novo plano de mobilidade, que inclui a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) e a instalação dos semáforos inteligentes, que terão controle remoto em tempo real e serão geridos pela empresa de consórcios que opera a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob).

Prefeitura enfrenta desafios para realocar ambulantes no Centro Cais de Campinas será transformado em UPA

Corredores

O Programa de Desobstrução de Vias Arteriais torna o estacionamento proibido e a terceira pista liberada para a implantação de faixa preferencial para ônibus e motos em dez corredores de Goiânia. As primeiras ações de liberação do tráfego serão nas avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Mutirão.

Outros oito corredores que receberão o programa já foram divulgados pela Prefeitura: BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste (Avenida Anhanguera); avenidas 24 de Outubro, Mangalô, T-10, 85 e Independência; e o corredor formado pela 5ª Avenida com a Avenida São Francisco. Os outros 16 ainda não foram informados.

Geral

Prefeitura implanta conversão livre à direita no trânsito de Goiânia; confira quais cruzamentos terão mudança

Medida permite que o motorista faça a manobra mesmo com o sinal vermelho do semáforo. Com a mudança, prefeitura espera gerar mais fluidez ao tráfego

Modificado em 11/01/2025, 11:17

Cruzamento na Avenida 3ª Radial, um dos pontos em Goiânia onde haverá a direita livre.

Cruzamento na Avenida 3ª Radial, um dos pontos em Goiânia onde haverá a direita livre. (Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia começará a implantar a conversão à direita no trânsito da capital a partir da próxima terça-feira (14). Inicialmente, as mudanças serão realizadas em quatro cruzamentos da cidade, de um total de 15 já definidos. A medida ajuda a dar uma maior fluidez e evita congestionamentos, segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET).

Os primeiros quatro locais onde a conversão à direita será implantada são:

  • Cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América;
  • Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto;
  • Avenida Independência com a Rua do Contorno, no Setor Central;
  • Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.
  • Segundo a prefeitura, equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias de implantação. Também haverá sinalização com placas indicativas e realização de campanhas educativas. As ações têm o objetivo de orientar os motoristas e garantir a segurança dos pedestres, ajudando no processo de adaptação.

    Os outros 11 pontos de Goiânia onde a conversão à direita será implantada são:

  • Avenida Milão com a Rua das Orquídeas;
  • Avenida T-9 com a Rua Flemington;
  • Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena;
  • Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis;
  • Avenida T-4 com Avenida Rui Barbosa;
  • Praça Santos com Avenida C-206;
  • Avenida Independência com Rua 6-A;
  • Avenida Portugal com Avenida T-8;
  • Avenida Marechal Rondon com Avenida Rio Branco;
  • Rua do Chumbo com Rua Cariri;
  • Avenida Dom Emanuel com Rua do Cristal.
  • De acordo com a SET, a conversão à direita é autorizada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e permite que o condutor faça a manobra mesmo com o sinal vermelho do semáforo. Ainda segundo o órgão, a medida traz vários benefícios. Alguns deles são: aumento da fluidez do trânsito, redução do tempo de viagem, menor consumo de combustível, redução de congestionamentos e melhoria na circulação de ônibus.

    Geral

    Empresa faz primeiro voo de carro voador em escala real no Brasil

    A Gohobby realizou, nesta sexta-feira (20), o primeiro voo do carro voador. A aeronave decolou por volta das 11h30 desta sexta e sobrevoou o Aeroquadra, aeroclube localizado em Quadra (SP), a cerca de 40 metros de altitude. O voo durou cerca de cinco minutos

    Modificado em 04/11/2024, 08:57

    Voo, a 40 metros de altura, durou cerca de cinco minutos

    Voo, a 40 metros de altura, durou cerca de cinco minutos (Reprodução: Redes Sociais)

    A Gohobby realizou, nesta sexta-feira (20), o primeiro voo do carro voador EH216, da fabricante chinesa EHang, em solo brasileiro. A empresa havia conseguido, ainda em setembro, autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para fazer voos-teste com o eVtol (veículo de pouso e decolagem na vertical).

    A aeronave decolou por volta das 11h30 desta sexta e sobrevoou o Aeroquadra, aeroclube localizado em Quadra (SP), a cerca de 40 metros de altitude. O voo durou cerca de cinco minutos.

    Segundo a Anac, até o momento, autorizações de voos para teste no Brasil foram concedidas somente para a aeronave da Eve (empresa controlada pela Embraer) e para o modelo da EHang. A agência diz que o voo realizado pela Gohobby é o primeiro com eVtol em escala real.

    A autorização emitida pela Anac é voltada para pesquisa e desenvolvimento. Por isso, a empresa ainda não está autorizada a transportar passageiros.

    Não há previsão no curto prazo para que a aeronave seja certificada no país, de acordo com a Anac. A certificação é necessária para que o modelo possa ser usado para voos comerciais.

    O carro voador vendido pela Gohobby tem 1,93 metros de altura e 5,73 metros de largura e possui até um compartimento que funciona como porta-malas. A velocidade máxima chega a 130 km/h, e a distância máxima a ser percorrida pelo eVtol é de 30 quilômetros.

    A aeronave é avaliada no Brasil em cerca de US$ 600 mil (quase R$ 3,4 milhões). Em meados de junho, havia 16 pessoas na lista de espera para compras, segundo a Gohobby.

    O EH216 é fabricado no modelo S, voltado para o transporte de passageiros, e no modelo F, produzido para ser usado por bombeiros.

    A Gohobby, que comercializa o modelo da EHang no Brasil, já levou o modelo da EHang para eventos do setor neste ano, como a Expo eVTOL, feira que foi realizada na capital paulista em maio, e o Catarina Aviation Show, organizado pelo aeroporto executivo Catarina, em São Roque (SP), em junho.

    Como ainda não há regulamentação para eVtols no país, o carro voador da EHang, que é comercializado no Brasil pela Gohobby, está enquadrado no regulamento de drones, o RBAC-E 94. O tipo de autorização emitida pelo órgão regulador já foi expedido outras vezes para outras empresas, como a Xmobots, especializada em drones, por exemplo.

    "A aviação sempre foi glamorosa, mas não muito acessível. O eVtol vem para democratizar a aviação para todos, para que você possa ir trabalhar voando. Com certeza vai ser a maneira pela qual nós vamos nos transportar em grandes cidades e entre cidades", disse o CEO da Gohobby, Adriano Buzaid.

    Também presente no evento, a COO para Europa e América Latina da EHang, Victoria Jing Xiang, disse à reportagem que a fabricante conversa com a CAAC (autoridade de aviação da China) e a Anac para que o veículo possa obter o certificado no Brasil. As agências dos dois países trabalham juntas no processo.

    Concorrente brasileira da EHang, a Eve revelou seu primeiro protótipo do eVtol em escala real em julho durante uma feira do setor em Farnborough, no Reino Unido. Segundo a empresa, o modelo, que foi produzido na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (interior de São Paulo), vai para uma próxima fase que envolve uma série de testes para avaliar operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até recursos de segurança.

    Assim que todos os testes em solo forem concluídos, o protótipo fará seu primeiro voo, disse a Eve em nota para reportagem. Em paralelo, a empresa diz continuar as conversas com a Anac para obter a certificação da aeronave.