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Construção do viaduto da GO-060 começa após a Romaria do Divino Pai Eterno

Obra licitada pelo governo vai ter custo de R$ 14,3 milhões e prazo estimado de 18 meses para conclusão. Intenção é melhorar tráfego na entrada do município

Modificado em 19/09/2024, 00:31

Retorno na GO-060, que dá acesso ao município de Trindade, será eliminado com o Viaduto Portal da Fé

Retorno na GO-060, que dá acesso ao município de Trindade, será eliminado com o Viaduto Portal da Fé (Wildes Barbosa)

A construção do segundo viaduto na Rodovia dos Romeiros, GO-060, deve ser iniciada a partir do dia 3 de julho, com o encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. A obra, que vem sendo chamada de Viaduto Portal da Fé, será no entroncamento da GO-060 com a GO-469, na entrada do município vizinho da capital Goiânia, onde existe um pórtico característico do município.

A previsão é que a construção seja finalizada em 18 meses, ou seja, no final de 2024 e, consequentemente, depois da próxima Festa do Divino, que aumenta consideravelmente o movimento na rodovia e em Trindade.

De acordo com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), toda a estrutura do Viaduto Portal da Fé terá extensão de 278,29 metros. A obra contará com acréscimo de uma rotatória no entroncamento com a GO-469, que dá acesso ao pórtico da Capital da Fé.

Logo, o viaduto será de dois níveis, com a rotatória no patamar já existente e acessos à GO-469, Trindade e retorno à Goiânia, e uma plataforma em nível superior, de oito metros de altura na parte mais elevada e 15,8 metros de largura, concedendo maior fluidez para o tráfego de quem quiser seguir pela rodovia GO-060.

"O plano é eliminar os retornos presentes no cruzamento das rodovias atualmente para construção da referida rotatória, que permitirá conversões mais céleres entre as vias. O viaduto, por sua vez, será edificado sobre ela, para dar vazão ao intenso fluxo de veículos na GO-060, visto que a rodovia liga Goiânia a Trindade e a municípios da região Oeste do estado", esclarece a Goinfra.

A agência afirma ainda que foi realizado um estudo e, a partir dele, foi definido o local ideal para a obra.

O estudo verificou que naquele ponto há uma intercessão entre uma rodovia radial de alto fluxo, que é a GO-060, com outra rodovia estadual, a GO-469, próximo ao perímetro já urbanizado de Trindade, "sendo necessário melhoria à segurança viária local em função do alto trânsito durante todo o ano e que se intensifica demasiadamente nos períodos da tradicional romaria".

Além da Festa do Divino, a GO-060 também recebe a encenação da Paixão de Cristo, que também prejudica o tráfego natural de quem quer seguir para a região Oeste de Goiás e, com o viaduto, esse tráfego terá menor interferência. "Assim, o viaduto e rotatória darão vazão ao intenso fluxo de veículos presente no entroncamento das GOs 060 e 469, na entrada da Capital da Fé", informa a Goinfra.

A obra será de responsabilidade da empresa Planex Engenharia Ltda ao custo de R$ 14.356.361,72. A construtora realiza o serviço de sinalização das ruas em Goiânia, em licitação de 2020, cujo objetivo era ordenar as vias que receberam a reconstrução asfáltica na cidade, dentro do Projeto 630 km da Prefeitura.

Na época, a Planex ficou responsável por atuar em dois lotes dos cinco que foram licitados, em contrato de R$ 17,5 milhões, que foi aditivado em março deste ano até 2025 e com valor de R$ 26 milhões. Além disso, também na capital, atua em consórcio com a construtora Ingá na obra do prolongamento da Marginal Botafogo, da Avenida Jamel Cecílio até a Avenida 2ª Radial.

Trecho deve ter outra construção

A GO-060 ainda deverá receber outro viaduto no trecho entre Goiânia e Trindade, conforme o prometido pelo governo estadual em 2021. A intenção é que a nova obra ocorra em frente a fábrica da Coca-Cola, a Refrescos Bandeirantes, situada na rodovia, que inclusive contribuiu para a realização do projeto básico da construção. O local, no lado oposto da indústria, recebe tradicionalmente a tenda da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) durante a Romaria do Divino, que é um ponto de apoio para os romeiros, e se torna um ponto de problema para o tráfego na via.

A previsão, em 2021, era que a licitação deste novo viaduto ocorresse logo depois que o projeto ficasse pronto, mas ainda não há previsão de quando isso deverá ocorrer. O primeiro viaduto da GO-060, no trecho de Goiânia até Trindade, é justamente na saída da capital, na confluência da rodovia com as avenidas Castelo Branco e Anhanguera, que foi denominado de Leôncio Barbosa.

A obra foi inaugurada em junho de 2014, de responsabilidade do governo Marconi Perillo (PSDB), e na época teve um custo de R$ 12,8 milhões. Ela tinha sido iniciada em maio de 2013 e a inauguração se deu junto com o viaduto José Alves Fernandes, localizado na confluência da Avenida Perimetral Norte com a rodovia GO-070, na saída para Goianira. Na época, a ideia também foi de solucionar o problema da trafegabilidade no local, já que a saída de Goiânia para os dois municípios da região metropolitana passava por problemas de congestionamentos.

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Fé e emoção marcam a 33ª Caminhada da Fé

Milhares de fiéis se reuniram ao longo dos painéis da Via Sacra na Rodovia dos Romeiros (GO-060) para acompanhar a encenação da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo

Encenação da vida, paixão e morte de Jesus na Via-Sacra de Trindade reúne mais de 500 atores

Encenação da vida, paixão e morte de Jesus na Via-Sacra de Trindade reúne mais de 500 atores (Fábio Lima / O Popular)

A 33ª Grande Caminhada da Fé ocorrida em Trindade, na região metropolitana de Goiânia, nesta Sexta-Feira Santa (18), foi marcada por sangue, suor e lágrimas. Milhares de fiéis se reuniram ao longo dos painéis da Via Sacra na Rodovia dos Romeiros (GO-060) para acompanhar a encenação da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo.

A caminhada é considerada pelos católicos uma das maiores encenações da Paixão de Cristo ao ar livre realizadas na América Latina. A via crucis (série de painéis que representam os principais momentos de Cristo antes da sua morte) é percorrida pelo Grupo Desencanto de Teatro, que envolve atores, bailarinos, músicos e técnicos na realização do espetáculo.

Com duração de cerca de 6 horas, a caminhada teve início por volta de 7 horas, no primeiro painel, que fica no perímetro de Goiânia. Sob forte calor, os espectadores procuraram sombras. Conforme a história avança, de painel em painel, aumenta o número de fiéis reunidos para assistir a encenação.
Alguns até subiram em árvores na tentativa de ter uma visão privilegiada do espetáculo. Uma imagem que lembra a passagem bíblica que fala de Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos que, durante a caminhada de Jesus para Jerusalém, teve a ideia de subir em uma árvore para conseguir ver o Messias, como é relatado no Evangelho de Lucas.

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins, assistiu o espetáculo e fez uma oração quando a caminhada estava no quarto painel. "Muito mais do que uma apresentação de teatro, celebramos aqui um mistério da fé", disse. O prefeito de Trindade, Marden Júnior (MDB), também acompanhou a caminhada.

Os rostos encantados com a novidade se misturaram aqueles que já conhecem os ritos da caminhada. O autônomo Agnaldo José do Nascimento, de 65 anos, não perde nenhum espetáculo desde 2009. "Já tinha decidido que não viria neste ano. Porém, acordei, liguei a televisão na TV Anhanguera e estava passando (o início da caminhada). Desliguei e corri para o terminal (de ônibus) para vir. Não podia perder", relata ele, que é morador de Inhumas. Segundo Agnaldo, o que motiva a ida dele para a capital da fé de Goiás é a tradição familiar, começada pela avó e continuada pela mãe. "Venho para cá desde que tenho 10 anos."

A chegada de Jesus nos painéis seis e sete, usando uma coroa de espinhos, com sangue escorrendo pelo rosto e carregando uma cruz nas costas levaram os fiéis às lágrimas. "É muita emoção. Dá uma tristeza. Tantos sentimentos misturados", conta a aposentada Valrinete Correia, de 65 anos.

O sacrifício de enfrentar o sol quente, a multidão e horas a fio em pé não é só de quem assiste. Os participantes do espetáculo - composto por atores amadores e outros membros da comunidade - também precisam se desdobrar para fazer a encenação acontecer. Ao todo, são cerca de 500 pessoas envolvidas no processo, sendo que os ensaios da apresentação foram iniciados em janeiro deste ano.

Preparação tem início ainda pela madrugada

No dia da apresentação, os preparativos do grupo teatral começam ainda na madrugada, horas antes da encenação ter início. Nos painéis, os atores têm de lidar com um calor intenso sob os figurinos, muitos deles feitos de tecidos pesados. O deslocamento dos artistas entre uma cena e outra é feito de ônibus. Muitos fiéis conseguem acompanhar a via crucis completa de carro, parando de painel em painel. Entretanto, nos dois últimos murais, quando o ator que representa Jesus passa a carregar a cruz, o trajeto é feito a pé por todos.

O que para muitos é visto como um grande desafio, é sinônimo de prazer para o aposentado Arnor Cardoso, de 86 anos. Há 25 anos ele representa o discípulo Simão na encenação. "Participei a primeira vez e nunca mais parei. Enquanto estiver bem, vou continuar. É uma coisa boa. Um descarrego muito grande das preocupações de saber que Jesus está cuidando da gente", narra o devoto do Divino Pai Eterno.

Neste ano, cenas inéditas foram incorporadas ao roteiro do espetáculo: o apedrejamento da mulher adúltera, baseado no Evangelho de João, e o Sermão da Montanha, uma das mais conhecidas pregações sobre os valores cristãos. Trata-se de um discurso de Jesus Cristo que ensina os princípios da vida cristã, falando sobre amor e perdão, assim como a parte conhecida como as bem-aventuranças.

Fundador do Grupo Desencanto de Teatro - que existe há 38 anos - e diretor do espetáculo, Amarildo Jacinto destaca que a encenação de 2025 tem um significado especial, já que neste ano a Caminhada da Fé completa 33 anos, a mesma idade que Jesus tinha quando foi crucificado.

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Casal que morreu em acidente após caminhonete bater em carro na GO-060 iria acampar com os filhos, diz família

Filhos do casal, de 8 meses e 3 anos, estão internados no hospital e o estado de saúde da menina é grave

Áurea de Souza, de 21 anos, e Flávio Ferreira Santos, de 29, eram as vítimas que estavam no carro modelo Parati (Arquivo pessoal / Felipe Santos)

Áurea de Souza, de 21 anos, e Flávio Ferreira Santos, de 29, eram as vítimas que estavam no carro modelo Parati (Arquivo pessoal / Felipe Santos)

O casal que morreu após uma caminhonete bater no carro, na GO-060, em Santa Bárbara de Goiás, na região central de Goiás, estava indo acampar com os filhos, segundo a família. Áurea de Souza, de 21 anos, e Flávio Ferreira Santos, de 29, viajavam com os dois filhos, de 8 meses e de 3 anos, no banco de trás. As crianças estão internadas no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), com uma delas em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O acidente aconteceu na manhã deste sábado (22). À reportagem, Felipe Santos, irmão de Flávio, afirmou que o casal saiu de Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia, onde moravam, com destino a um rio, em Santa Bárbara de Goiás: "Já estavam chegando quando aconteceu o acidente", afirmou o irmão.

Segundo ele, a família está traumatizada com o ocorrido e oram para a recuperação das crianças. Felipe disse que o filho mais velho do casal, Francisco Moisés, de 3 anos, passou por cirurgias, está consciente e se recuperando bem. Mas a pequena Aylla Maria, de 8 meses, sofreu um traumatismo craniano e está em estado grave na UTI. A reportagem não conseguiu retorno do Hugol sobre o estado de saúde das crianças.

Estamos muito abalados com o acontecido. [...] Muito difícil ver ela [Aylla] assim no hospital, mas Deus está agindo para ela melhorar. É preciso orar bastante, porque só Deus", lamentou o irmão.

Áurea e Flávio estavam juntos há 6 anos e tinham dois filhos (Arquivo pessoal/Felipe Santos)

Áurea e Flávio estavam juntos há 6 anos e tinham dois filhos (Arquivo pessoal/Felipe Santos)

Flávio e Áurea estavam juntos há 6 anos e moravam no Setor Padre Pelágio. Flávio trabalhava como pedreiro e era natural de Teotônio Vilela (AL). Áurea era dona de casa e responsável pelo cuidado dos filhos.

O velório ocorreu a partir das 23h de sábado (22), no salão da Pax Aliança, em Goianira. O enterro foi realizado às 10h de domingo (23), no Cemitério Municipal Los Angeles, na mesma cidade.

Acidente

De acordo com a Polícia Militar, a caminhonete S-10 viajava no sentido Claudinápolis a Trindade, quando na altura do km 43 bateu em um caminhão, não identificado, rodou e bateu no carro modelo Parati, que vinha em sentido contrário.

A Parati, no qual os jovens estavam, colidiu com uma caminhonete S-10 na rodovia GO-060 e saiu da pista, em Santa Bárbara de Goiás (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

A Parati, no qual os jovens estavam, colidiu com uma caminhonete S-10 na rodovia GO-060 e saiu da pista, em Santa Bárbara de Goiás (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

A Polícia Científica informou que, segundo vestígios na caminhonete, ela "interagiu previamente à colisão frontal com outro veículo de grande porte", possivelmente uma carreta, que não permaneceu no local. A Polícia Civil investiga as causas do acidente.

O casal que estava na Parati ficou preso às ferragens e morreram no local, mas as crianças foram socorridas. Os bombeiros também encontraram o condutor da caminhonete andando pelo local, muito nervoso, relatando dores na coluna. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal de Santa Bárbara de Goiás para avaliação. Como não teve o nome divulgado, não foi possível atualizar o estado de saúde.

De acordo com a PM, o condutor da caminhonete realizou o teste do etilômetro tendo o resultado negativo para a ingestão de bebidas alcoólicas.

Os corpos das vítimas foram removidos das ferragens pelos bombeiros e ficaram sob responsabilidade da Polícia Técnico-Científica e do Instituto Médico Legal.

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Viaduto terá novo trajeto

Estrutura será erguida por construtora, mas obra tem início indefinido após reclamações e pedido para revisão de projeto

Local na GO-020 onde inicialmente seria construído novo viaduto: novo projeto fica pronto em 3 meses

Local na GO-020 onde inicialmente seria construído novo viaduto: novo projeto fica pronto em 3 meses (Wildes Barbosa / O Popular)

Um viaduto deve ser erguido nas proximidades do Autódromo de Goiânia, com recursos da FGR Urbanismo, para acesso ao Residencial Jardins Amsterdã que está sendo construído às margens da GO-020. A obra que já havia sido autorizada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) foi suspensa em acordo feito junto ao Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) após reclamações no início do ano realizadas por uma associação de moradores e por representantes de um posto de combustível local. Um novo projeto deve ser apresentado em três meses.

A aprovação para o loteamento do Jardins Amsterdã, situado ao lado leste do autódromo, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) em novembro de 2021. O viaduto que será de acesso ao condomínio teve a aprovação condicionada a um termo de doação firmado em março de 2023 entre a Prefeitura e a incorporadora para que a empresa privada fique responsável pela doação do projeto e execução da obra. No documento, é considerado que "estima-se para região um aumento demográfico significativo" com os loteamentos implementados.

A expansão no número de condomínios horizontais nas proximidades da rodovia que liga a capital a Senador Canedo e que já conta com grandes empreendimentos, como Alphaville, Portal do Sol e Jardins -- Atenas, Milão, Muni que, Paris, Valência -- tem feito com que a região tenha um aumento significativo no fluxo de automóveis. A reportagem já havia mostrado em agosto de 2022 que a região da GO-020 receberia 30 novos condomínios horizontais entre aquele e os próximos anos, que se somariam aos grandes já instalados.

Somente o novo condomínio Jardins Amsterdã dispõe de 255 lotes em uma área de 295 mil metros quadrados (m²). A construção do viaduto, aprovada pela Goinfra ainda em março de 2021, está prevista no projeto apresentado pela incorporadora com uma alça de acesso ao condomínio, saindo da GO-020 à Alameda Contorno Sul, via que será implementada entre o empreendimento e o autódromo. Para isso, contudo, seria preciso fazer a desapropriação de 5,1 mil m² de uma área pertencente à Flamboyant Urbanismo Ltda.

A área a ser desapropriada, situada ao lado de um posto de combustível e do Jardins Munique, teve o processo autorizado por parte da Prefeitura e da proprietária. Conforme o projeto inicial, a alça de acesso sairia da GO-020 (sentido leste), até a Avenida Gyn 2, que ainda deve ser implementada entre o condomínio já em funcionamento e o posto. O viaduto, portanto, teria a parte elevada acima da rodovia até a Alameda Contorno Sul. Mas é justamente estes dois impactados que têm feito reclamações sobre a nova estrutura a ser erguida no local.

Em janeiro deste ano, a Associação Jardins Munique e o Auto Posto Millenium Pit Stop Ltda encaminharam um requerimento conjunto solicitando a suspensão e revisão do projeto viário à Procuradoria-Geral do Município (PGM), ao MP-GO e à Goinfra. Conforme o documento, ambos foram surpreendidos no fim de 2024 "com a notícia de que a FGR estaria dando início à construção de uma alça de acesso e um viaduto na GO-020", e alegam que tomaram ciência apenas por meio de uma empresa de engenharia que teria solicitado acesso às casas para avaliação do estado dos imóveis.

Ao fazerem uma visita ao local onde seria erguida a estrutura, a associação e dono do posto teriam constatado que "o viaduto está projetado para passar entre os muros de ambos, em um espaço que não chega a 15 metros". "A obra encontra-se lado a lado, encostada, dividindo muro com à associação e com o posto, em acintosa afronta à segurança de todos. (...) chama-se atenção aos riscos de explosões e contaminações ambientais, ruído excessivo aos moradores, poluição do ar, impactos à segurança viária e riscos de desmoronamento do muro e de casas."

O requerimento aponta ainda que o projeto inicial previa que o viaduto tivesse "mãos de ida e vinda, o que se tornou impossível pela existência do posto e da associação, não cabendo sua alocação". "Segundo informações obtidas junto à municipalidade e o Estado, existem inúmeras vias a serem implantadas em locais com amplo espaço, que podem dar vazão ao trânsito que se quer alocar em local onde nitidamente não existem condições técnicas para tanto."

Após a manifestação da associação e do posto, o MP-GO realizou uma reunião no dia 10 de março uma reunião com as partes. Mediante a discussão, o promotor Juliano de Barros Araújo teria questionado a aprovação do projeto apenas com uma via de direção no viaduto. "Como vai resolver a questão do tráfego em uma pista só? Não resolve o problema, vai desaguar no viaduto (do Alphaville). Tem que ser duas pistas", cita, à reportagem. Ele pondera que a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), presente na reunião, apontou não haver estudo de impacto de trânsito na região.

Após as considerações do MP-GO, dos reclamantes, da Prefeitura e da Goinfra, se chegou a uma definição de que a FGR apresentaria novos projetos alternativos para avaliação e aprovação dos órgãos competentes. "Foi feito um acordo para não começar as obras antes de um novo estudo. A construtora irá apresentar em três meses alternativas para o projeto", complementa o promotor.

Conforme a Goinfra, em nota, a autorização "após a análise do projeto de engenharia à luz de aspectos técnicos que estão dentro de sua atribuição institucional, levando em conta a segurança viária na rodovia e a ocupação regular da faixa de domínio da via". "A construção do viaduto está suspensa até que seja apresentada pela FGR alternativa de localização. Atualmente está autorizada apenas a implantação na rodovia de uma alça, uma via de acesso ao condomínio", explica.

A SET diz, também em nota, que durante o período de três meses para o novo projeto a realização de "estudos de impacto de trânsito poderão ser avaliados, caso necessário". "No entanto, como o local anteriormente definido está em revisão e a construção do viaduto ainda não é uma certeza, não há necessidade de realização de estudo de impacto de trânsito neste momento." Já a FGR alega apenas que, com a revisão do projeto, "ainda não há data definida para o início da obra."

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Veja quem são as quatro vítimas de acidente entre dois carros na GO-060

Um dos veículos bateu na lateral do outro carro. Uma jovem, de 21 anos, sobreviveu ao acidente e continua internada no Hugol, em Goiânia

Modificado em 02/01/2025, 11:29

Gilvani Barcelos Alves e Roselania Martins Lima estavam no Fiat Uno e Cláudio César Ribeiro Filho e Luciene Ribeiro Freitas, no Chevrolet Onix (Arquivo pessoal e Reprodução/Redes sociais)

Gilvani Barcelos Alves e Roselania Martins Lima estavam no Fiat Uno e Cláudio César Ribeiro Filho e Luciene Ribeiro Freitas, no Chevrolet Onix (Arquivo pessoal e Reprodução/Redes sociais)

O casal Gilvani Barcelos Alves, de 54 anos e Roselania Martins Lima, de 46, além de uma mãe e o filho dela, identificados como Luciene Ribeiro Freitas, de 49, e Cláudio César Ribeiro Filho, de 25 anos, são as vítimas que morreram no acidente envolvendo dois carros na GO-060, em Israelândia, região oeste de Goiás. Uma jovem, de 21 anos, sobreviveu e continua internada em Goiânia.

O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (31), no KM 170, distrito de Piloândia, que fica entre Israelândia e São Luiz de Montes Belos. Segundo os Bombeiros, o veículo Fiat Uno bateu na lateral do Chevrolet Onix.

O carro Fiat Uno bateu na lateral do Chevrolet Onix, segundo o Corpo de Bombeiros (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O carro Fiat Uno bateu na lateral do Chevrolet Onix, segundo o Corpo de Bombeiros (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O casal Gilvani e Roselania estava no Fiat Uno junto com a filha do motorista, de 21 anos. Segundo os militares, foi preciso o uso do desencarcerador para ter acesso aos passageiros. O veículo que seguia em direção a São Luiz Montes Belos, conforme os socorristas.

Já a filha de Gilvani foi socorrida e encaminhada para o Hospital Vital de São Luiz de Montes Belos e depois transferida para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, conforme a corporação.

A família informou ao POPULAR que a jovem sofreu diversas fraturas pelo corpo e realizará cirurgia. A reportagem não conseguiu informações do estado de saúde dela com o Hugol.

No outro carro estavam Cláudio e Luciene que também morreram no local. As duas vítimas foram retiradas pela porta do motorista.

Os bombeiros não souberam informar a causa do acidente. Na pista, houve derramamento de óleo e os militares tiveram que interditá-la até a limpeza.

A Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local e liberaram os corpos para as famílias nesta quarta-feira (1º). A reportagem não conseguiu informações sobre o velório e sepultamento das vítimas. A Polícia Civil investiga a causa do acidente.