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BBB 21 vira vitrine para marcas mesmo não pagando investimento milionário das empresas

Folhapress

Modificado em 21/09/2024, 01:08

BBB 21 vira vitrine para marcas mesmo não pagando investimento milionário das empresas

(Reprodução)

Patrocinar o Big Brother Brasil é um investimento de peso que não se paga no curto prazo. Apesar do salto de vendas nos produtos anunciados, as marcas ficam longe de recuperar os milhões desembolsados na atração durante sua exibição, mas apostam no reconhecimento de marca a longo prazo.

Há um mês antes da final, que vai ao ar nesta terça-feira (4), a grade para anunciantes já estava quase toda fechada.

Atualmente, o reality show é o programa de maior audiência da Globo, superando a reexibição da novela Império, na faixa das 21h, segundo dados do instituto Kantar Ibope.

Foram três tipos de cotas de patrocínio oferecidas pela Globo para anunciantes que quiseram participar do chamado "Big dos bigs": a big (R$ 78 milhões), a anjo (R$ 59 milhões) e as especiais (R$ 18 milhões). No ano passado, a cota máxima era menor, de R$ 46 milhões. Em 2019, R$ 37 milhões e em 2018, R$ 34 milhões.

"Se eu tivesse R$ 78 milhões, eu não patrocinava, é muito dinheiro, mas a decisão não é muito racional. É vaidade. O Big Brother é o nosso Superbowl [evento esportivo de maior audiência na TV americana] com marcas de ambições gigantes em uma mídia gigante. Quem tem budget, aposta pesado", afirma Rodrigo Azevedo, presidente do Grupo Comunique-se e idealizador da plataforma Influency.me.

As cotas são apenas o custo para entrar na brincadeira. A cada ação e propaganda, aumentam os desembolsos. Um comercial de 30 segundos durante o BBB custa R$ 508 mil, segundo a tabela de preços da Globo de abril.

O sucesso do BBB 20 é o responsável pelo salto no valor. A edição passada foi a primeira que contou com famosos como participantes, recuperando audiência.

"O BBB em 2002, quando estreou, tinha 50 pontos de audiência. Ele foi caindo drasticamente nos últimos anos até chegar a 20 pontos em 2019. Então, em 2020, a Globo chamou influenciadores para atrair o público que não estava mais ligado na TV e conseguiu a melhor audiência desde 2011", diz Azevedo.

Segundo o estudo Inside Video, do Kantar Ibope, os dois programas de TV mais comentados do mundo no Twitter em 2020 foram reality shows brasileiros, o Big Brother Brasil, e A Fazenda, da Record, que também conta com participantes previamente famosos.

De 25 de janeiro a 27 de abril, o BBB 21 registrou média de 27 pontos de audiência, com picos de 30 pontos ---o melhor resultado desde 2010---, batendo o recorde de audiência das sete edições anteriores e superando a média registrada no BBB 20 em três pontos.

Segundo o Painel Nacional de TV do Kantar Ibope, que projeta uma audiência nacional com base nas 15 regiões metropolitanas de maior consumo do Brasil, com 93 dias de exibição, o BBB 21 teve alcance médio diário de 39,8 milhões de pessoas.

Além de cobrar mais caro por uma audiência maior, o programa também aproveitou para abrir espaço para mais marcas e mais ações de marketing, com recorde de patrocinadores. Os principais foram de seis em 2020 para oito em 2021. São eles: Avon, PicPay e Lojas Americanas na cota big e C&A, Amstel, Seara, McDonald's e P&G na cota anjo.

Também patrocinaram o BBB a Unilever, que ofereceu o top de cinco segundos da edição para promover o sabão Omo, o desodorante Above e a marca de rações Organact. No total, o programa contou com 22 anunciantes.

Sem novelas inéditas e com calendários de campeonatos de futebol afetados pela pandemia, a emissora perdeu importantes produtos em sua grade de entretenimento. Em 2020, a receita líquida consolidada com vendas, publicidade e serviços ---principal fonte de renda do grupo Globo--- caiu para R$ 12,5 bilhões, de R$ 14 bilhões de 2019, levando o lucro líquido do ano passado a cair 78%, para R$ 167,8 milhões.

Mais que dar nome a provas e festas, as participações dos anunciantes foram ampliadas no jogo e desenhadas para promover determinados produtos.

MC DONALD'S

Patrocinando pela primeira vez um reality, o Mc Donald's teve 80% mais vendas em plataformas de entrega no domingo que se seguiu à festa do pijama que a marca promoveu no BBB com relação ao mesmo dia da semana anterior.

"Estávamos com a segunda onda de coronavírus no Brasil, com as pessoas ficando mais em casa e queríamos que os participantes tivessem a mesma experiência. Naquela noite, o nosso aplicativo saiu do ar várias vezes, e o do nosso parceiro de entrega [iFood] também", diz João Branco, diretor de marketing do McDonald's Brasil.

Segundo ele, a participação de famosos e um conteúdo com debates relevantes no contexto atual, como machismo e racismo, foi fundamental para a marca decidir patrocinar o reality que começou em janeiro.

"É mais um marketing show do que reality show. O BBB tem um poder de ativação bem interessante", afirma Branco.

"Imaginávamos que havia o risco de segunda onda no Brasil e nosso mercado é muito afetado, com o fechamento dos salões [dos restaurantes]. Abrimos mão de muita venda, e no marketing existe a oportunidade de seguirmos construindo a marca mesmo em um momento desses", diz.

Ela também conta não se paga com o aumento de vendas com o programa.

"Se eu coloco no balanço tudo que eu gastei com o BBB e tudo o que eu vendi em 100 dias, a conta não fecha. É um relacionamento estratégico de longo prazo. É um investimento que os clientes vão lembrar por muito tempo, não se mede pela venda nesse período e sim mede pela lembrança de marca, preferência.

SAMSUNG

Mesmo sem estar entre as principais cotas de patrocinadores do programa, a Samsung também viu um efeito imediato de sua participação na última prova do líder do programa, na terça (27).

A dinâmica envolvia os novos modelos dobráveis Galaxy Z Fold2 5G, a partir de R$ 12.599,10 no site da sul-coreana, e o Galaxy Z Flip, a partir de R$ R$ 8.999,00.

A vencedora da prova foi Juliette Freire, a favorita para ganhar a edição com 22,9 milhões de seguidores no Instagram (até sexta, 30). Ela escolheu receber a mensagem que determinava a sua sorte no jogo por meio do aparelho Galaxy Z Flip.

No dia seguinte à prova, o aparelho constava como esgotado no site da Samsung. Até esta sexta (30), permanece a mensagem de produto indisponível por falta de estoque.

Procurada, a empresa disse que não comenta números e resultados de vendas, "mas estamos bastante satisfeitos com o resultado", afirma Roman Cepeda, Vice-Presidente de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

"Alcançamos nossos objetivos, que eram gerar, ainda mais conhecimento e entendimento sobre nosso ecossistema de produtos. Com esta ação, observamos um imediato aumento de curiosidade do público sobre essa categoria de produtos", completa Cepeda.

P&G

Outro produto promovido pelo programa que esgotou foi a escova elétrica da Oral-B vendida por meio digital em parceria com a Amazon, após uma prova do anjo da P&G.

"As 24h que fizemos a ativação representaram o mesmo que 35 dias de vendas. Foi impactante, não tínhamos essa expectativa. Também há um efeito residual até o momento, pessoas pesquisaram mais o produto. Em março, as vendas de escovas elétricas chegaram a um novo patamar", afirma Marjorie Teixeira, diretora de comunicação da P&G Brasil.

A companhia, que tradicionalmente patrocina os desfiles de Carnaval na Globo ---que não aconteceram em 2021--- buscava uma plataforma forte para divulgar lançamentos, em especial a mudança na fórmula da linha de shampoos Pantene.

"O reality se assemelha a atrações que são em tempo real, como Carnaval e futebol. Com conversas que fluem muito do online para o offline e vice-versa", afirma Camila Sousa, diretora de análise de mídia e inteligência de mercado da P&G.

No momento das ações no BBB, o aumento de busca pelos produtos da empresa no Google ficou entre 10.000% a 20.000%.

"Só se falou de BBB este ano. Está todo mundo assistindo, querendo ou não. Nas redes sociais só se fala disso. É um efeito manada", diz Camila.

Outro efeito foi uma maior exposição da marca pelos varejistas, como supermercados, por conta da participação no programa. "As vendas de Pantene em lojas físicas em março tiveram crescimento expressivo, ganhamos share de mercado".

Ela também conta que o retorno ainda não se compara ao que foi desembolsado. "Para qualquer investimento em marketing, não consideramos apenas a venda no período. Há uma recompra, há recorrência, há recomendação. Não considero apenas a compra nesses 100 dias. Os telespectadores compraram, consideraram, ou ficaram com o produto no inconsciente", diz Marjorie.

"O residual do efeito BBB faz com que o investimento nele se pague. O programa só tem esse monte de patrocinador porque dá algum retorno sobre o investimento", afirma Camila.

PICPAY

Durante a primeira prova do líder da fintech de pagamentos PicPay, em fevereiro, a plataforma registrou um recorde de quase 3 mil cadastros por minuto, com quase 110 mil pessoas acessando o app. Na segunda prova, foram 85 mil. Na festa com participação da cantora Iza, os cadastros subiram 51% em relação à semana anterior.

A empresa chegou a ter 290 mil solicitações do seu cartão lançado durante o programa durante as ativações de marketing exibidas. Até o momento, soma mais de 6 milhões emitidos.

Desde janeiro, quando o programa começou, a base de clientes do PicPay saiu da casa dos 38 milhões para mais de 50 milhões no fim do primeiro trimestre.

"Mas o mais importante é que o número de usuários ativos cresceu na mesma proporção, para 36,6 milhões em março. Isso não se deve só ao BBB, porque também lançamos novidades, investimos em tornar a experiência ainda melhor e em entregar o produto mais completo ao cliente, mas o BBB nos ajudou a explicar todas essas inovações", afirma Guilherme Telles, diretor de marketing e de estratégia do PicPay.

SEARA

Pela segunda vez no reality, a Seara usou a experiência de 2020 para se preparar para 2021. "As pessoas estão assistindo em duas telas [TV e redes sociais], então este ano preparamos a nossa loja online para interagir com os consumidores", afirma Tannia Fukuda, diretora de marketing da Seara.

A primeira participação no BBB foi para promover a salsicha da marca. "A conversão foi gigante. Naquela noite dobrou o número médio de acessos mensal na loja online da Seara", afirma Tannia.

Ela conta que quanto melhor a experiência de compra e facilidade de acesso ao produto pelo QR Code na tela da Globo, melhor a taxa de conversão. Na prova do líder da marca, feita para promover a linha de hambúrgueres Seara Gourmet, adicionaram pão e maionese no site e ampliaram as vendas. A taxa de conversão na ocasião foi de 35%. Antes do BBB, a média era de 7%.

"É mais ou menos como a compra por impulso da gôndola de guloseimas no mercado. O entretenimento gera esse impulso de compra no consumidor", diz Tannia.

Ao todo, a Seara participou de seis ações, sendo duas provas, quatro delas com lançamento de produtos. Alguns deles, inclusive, foram antecipados dado o sucesso do programa. "Ao patrocinar um reality você consegue ver quase em tempo real a receptividade do público", afirma Tannia.

AVON

O mesmo vale para a Avon, presente no reality pela primeira vez. "São pessoas utilizando nossos produtos 24h por dia, com o público acompanhando tudo nas redes sociais, sem edição, é a melhor prova de qualidade, afirma Viviane Pepe, diretora de comunicação da Avon.

Segundo ela, o faturamento do o ecommerce da marca e das lojas onlines das representantes triplicou durante o programa.

"Quando os participantes usam nossos produtos no programa, as buscas disparam no ecommerce e com as representantes Avon."

"Serem brasileiros se relacionando com a marca dá uma maior autoridade ao produto. O telespectador se vê neles e gera um efeito melhor que uma propaganda tradicional. Fora que ver uma pessoa lutando pelo carro da Fiat é mais interessante que 15 segundos do carro sendo dirigido em um comercial", afirma Azevedo, do Grupo Comunique-se.

Está é a primeira participação da Avon no reality. O patrocínio veio como parte da campanha de reposicionamento da marca.

"Já íamos para a TV para fazer esse reposicionamento. Era parte de uma estratégia que estava montada há seis meses, não foi um investimento à parte. E qual o maior assunto no Brasil além de vacina e política? é o BBB", diz Viviane.

Apesar da alta nas vendas, o gasto com o BBB ainda não foi compensado. "Não é feito para se pagar nos 100 dias [de duração do programa]. O reposicionamento de marca não acontece de um dia para o outro, mas o BBB foi um acelerador."

LOJAS AMERICANAS

Leonardo Rocha, diretor de marketing da plataforma digital das Lojas Americanas aponta que durante a exibição das ações no BBB, o tráfego no app da varejista aumentou quatro vezes. "O BBB é uma super oportunidade da marca se conectar com os milhões de brasileiros por meio do entretenimento, além de dar visibilidade a todos os novos serviços oferecidos pela Americanas".

Em uma das ações da marca no programa, houve um aumento de 175% nos acessos ao aplicativo em comparação com a média do horário. Já o Instagram da Americanas teve um crescimento de base de 800 mil seguidores no período do programa.

"O objetivo é conectar a Americanas ao grande público, criando uma experiência ainda mais divertida e imersiva no consumo de conteúdo e, claro, de compra", diz Rocha.

Em busca de efeito semelhante, a M.Dias Branco entrou com duas marcas no programa: a Vitarella e a Piraquê como parte da estratégia de expansão nacional dos produtos.

"Pensamos no BBB, um programa em que as principais marcas do país estão presentes, para acelerar o plano de nacionalização", afirma Rodrigo Mainieri, gerente de marketing da M. Dias Branco.

Ele aponta que com o sucesso do reality show, o BBB se tornou a maior vitrine para a exposição de marcas. "Pessoas lembram de cabeça os patrocinadores do BBB" afirma Azevedo, do Grupo Comunique-se.

Geral

Dinheiro esquecido no PIS/Pasep: Veja quem tem direito, como consultar e sacar o benefício

Os resgates poderão ser feitos até o dia 26 de janeiro de 2026

Modificado em 30/03/2025, 14:45

Imagem ilustrativa de notas de R$ 50

Imagem ilustrativa de notas de R$ 50 (Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Começou na sexta-feira (28) o prazo para saque de cotas esquecidas por cerca de 10,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada, relativas ao antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Os saques poderão ser feitos até o dia 26 de janeiro de 2026, a depender da data em que o pedido foi feito. Têm direito a esse saque, trabalhadores que tiveram carteira assinada entre 1971 e 1988. O dinheiro também pode ser resgatado por seus herdeiros.

Quem fizer o pedido até 31 de março poderá fazer o saque no dia 25 de abril; e quem fizer o pedido até 30 de abril terá, como data de pagamento, o dia 26 de maio.

De acordo com estimativas do Ministério da Fazenda, cada trabalhador receberá, em média, R$ 2,8 mil. A solicitação para saque das cotas deve ser feita tanto por meio do aplicativo FGTS como pela plataforma Repis Cidadão .

Cerca de 25 mil trabalhadores, herdeiros ou beneficiários legais pediram o saque do dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal desde setembro de 2023, quando o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep foi transferido para o Tesouro Nacional. Esse contingente será o primeiro a receber, nesta sexta-feira.

Com a atualização do aplicativo FGTS e a nova plataforma do Ministério da Fazenda, os pedidos não precisam mais ser feitos nas agências da Caixa. Desde agosto de 2023, o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep, que soma cerca de R$ 26 bilhões, estava em poder do Tesouro Nacional. Por determinação da Emenda Constitucional da Transição, de dezembro de 2022, os recursos tinham sido repassados ao Tesouro para reforçar o caixa do governo em 2023.

Tabela completa com as datas de pagamento:

Data do pedido - Data do pagamento

  • 28/02/2025 >>> 28/03/2025 (sexta-feira)
  • 31/03/2025 >>> 25/04/2025 (sexta-feira)
  • 30/04/2025 >>> 26/05/2025 (segunda-feira)
  • 31/05/2025 >>> 25/06/2025 (quarta-feira)
  • 30/06/2025 >>> 25/07/2025 (sexta-feira)
  • 31/07/2025 >>> 25/08/2025 (segunda-feira)
  • 31/08/2025 >>> 25/09/2025 (quinta-feira)
  • 30/09/2025 >>> 27/10/2025 (segunda-feira)
  • 31/10/2025 >>> 25/11/2025 (terça-feira)
  • 30/11/2025 >>> 26/12/2025 (sexta-feira)
  • 31/12/2025 >>> 26/01/2026 (segunda-feira)
  • Procedimento

    A Caixa enviará ao Ministério da Fazenda os pedidos de saque aprovados. Os valores serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). O pagamento será feito diretamente em conta bancária do interessado na Caixa ou por meio de conta poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem, que permite pagar contas, fazer transferências, pagar em maquininhas de cartões e fazer compras pelo cartão de débito virtual.

    O pagamento está condicionado à disponibilidade no Orçamento da União. Caso não haja recursos suficientes no orçamento do ano vigente, o valor será pago no ano seguinte, com a devida correção.

    Histórico

    Criado para complementar a renda dos trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, o antigo Fundo PIS/Pasep não tem relação com o abono salarial do PIS/Pasep, instituído pela Constituição atual e pago todos os anos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

    Semelhante ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep só podia ser sacado em situações especiais, como aposentadoria ou doença. No entanto, uma vez por ano, o trabalhador recebia os juros e a correção das cotas do fundo.

    No entanto, muitos trabalhadores se esqueceram desse dinheiro ou não sabiam da existência dele, mesmo com maciças campanhas na mídia. Em agosto de 2018, o governo liberou o saque das antigas cotas. Por oito meses, o dinheiro pôde ser retirado nas agências da Caixa (no caso do PIS) e do Banco do Brasil (no caso do Pasep). Na ocasião, havia R$ 35 bilhões que poderiam ser resgatados.

    Em 2019, o governo flexibilizou as regras e simplificou o saque por herdeiros e beneficiários legais de pessoas falecidas que tinham cotas no antigo fundo.

    Em abril de 2020, no início da pandemia de covid-19, o governo editou uma medida provisória que extinguiu o antigo Fundo PIS/Pasep e transferiu os recursos à conta do FGTS em nome do trabalhador. Em vez de ir a uma agência bancária, bastava o titular ou herdeiro requerer o dinheiro por meio do aplicativo FGTS, que transferia o saldo para qualquer conta bancária indicada pelo beneficiário.

    Geral

    Receita muda declaração de bens e direitos no Imposto de Renda 2025

    Dentre as principais mudanças estão a inclusão de seis novos códigos para declarar joias, garagens e investimentos, entre outros bens

    Modificado em 28/03/2025, 10:39

    Receita citou que só faz o pagamento da restituição em conta bancária no nome do contribuinte

    Receita citou que só faz o pagamento da restituição em conta bancária no nome do contribuinte (Reprodução)

    A Receita Federal alterou a declaração de bens e direitos do Imposto de Renda 2025 com o objetivo de tornar mais clara a prestação de contas dos contribuintes a partir deste ano.

    Dentre as principais mudanças estão a inclusão de seis novos códigos para declarar joias, garagens e investimentos, entre outros bens, maior detalhamento em 13 códigos e alteração de 11 códigos, que não permitem mais declarar bens e direitos do exterior.

    A entrega da declaração vai até 30 de maio. Quem é obrigado a prestar contas e perde o prazo paga multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido no ano.

    A principal meta do órgão é diminuir o número de bens declarados em "Outros", sob o código 99, segundo José Carlos Fonseca, supervisor nacional do IR.

    "Analisamos que muita gente declarou bens que têm códigos específicos como "Outros", seja por preguiça ou por desconhecimento", afirmou em 12 de março, ao anunciar as regras do IR 2025.

    "Analisamos que milhões de pessoas declaram como "Outros" veículos, apartamentos, empréstimos, itens que têm código específico", disse.

    Segundo ele, os contribuintes e seus contadores têm dificuldades em encontrar ou entender alguns códigos, por isso foram feitas mudanças.

    O fisco promete ainda mais novidades. Deve ser criada uma ficha própria para declarar reforma do imóvel no IR, mas, inicialmente, no aplicativo Mir (Meu Imposto de Renda), que será liberado na terça-feira (1º).

    "Nós verificamos que mais de 5 milhões de bens de declarantes estão classificados como 'Outros bens'. Fomos verificar e lá tem bens com campos específicos, como é o caso de imóveis", afirma Ricardo Ribeiro Júnior, auditor fiscal supervisor do Imposto de Renda em São Paulo.

    Neste ano, o PGD (Programa Gerador de Declaração) traz seis itens com códigos próprios que não existiam no ano passado.

    O programa será descontinuado, mas ainda não há data. Em seu lugar ficará apenas a solução Meu Imposto de Renda, que começa a funcionar neste ano, em plataformas como celulares, tablets, computadores e de forma online, no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita).

    VEJA OS NOVOS CÓDIGOS PARA DECLARAR BENS E DIREITOS NO IR 2025

  • Fundos de investimentos em empresas emergente - FIEE
  • Fundo multimercado
  • Garagem avulsa
  • Holding patrimonial -ações ou cotas adquiridas por integralização de bens ao capital
  • Joia
  • Leasing com opção de compra a ser exercida no final do contrato.
  • Para especialistas, ainda há falhas, porque o programa não disponibiliza tão facilmente os códigos, o que confunde ainda mais. O contribuinte precisa procurar a cada ficha até encontrá-los.

    "O programa da Receita está eliminando a quantidade de "Outros" ao abrir novos códigos, mas o programa não reclassifica. A tarefa de procurar e achar ainda cabe ao contribuinte", afirma Valdir Amorim, especialista da área de Imposto de Renda do IOB.

    A advogada tributária Renata Soares Leal Ferrarezi avalia que a mudança ajuda mais a Receita do que quem declara. "Pode até facilitar um pouco para o contribuinte, mas na verdade ajuda a Receita, que vai cruzar melhor os dados."

    O tributarista Raul Iberê Malagó, sócio do M&A/Law, lembra que a instrução normativa do IR 2025 trouxe mudanças também nos valores dos bens a serem declarados.

    Segundo ele, a Receita dispensa a declaração para bens móveis e direitos que valham menos do que R$ 5.000 (exceto veículos, embarcações e aeronaves). Além disso, contas bancárias e aplicações de valor menor do que R$ 140 não precisam ser declaradas.

    "Essas mudanças reduzem a carga burocrática para muitos contribuintes, mas exigem atenção para não cometer erros ou omissões que possam levar a autuações."

    O QUE MUDA AO DECLARAR REFORMA NO IR?

    Outra alteração anunciada pela Receita é a forma como o contribuinte deve declarar reformas e benfeitorias realizadas em imóveis como forma de barrar a atualização de imóveis na declaração. Isso porque bens são declarados pelo valor de compra.

    Haverá uma ficha própria para reforma, mas que estará somente no Mir.

    Por lei, a única forma de atualizar é por meio de financiamento, para quem vai pagando as parcelas ano a ano, ou ao fazer reformas, desde que comprovadas com recibos.

    "Essa medida tem dois objetivos. Evitar esse erro [atualização do valor do bem] que é muito frequente. A pessoa acha que o imóvel vale mais e atualiza", diz Fonseca. E o segundo é permitir que, no futuro, se houver uma venda, tudo estará detalhado no programa", afirma.

    Já o PGD não tem essa possibilidade e seguirá como no ano passado. O contribuinte deve informar as reformas e benfeitorias na mesma ficha de declaração do bem, caso elas tenham sido feitas em imóvel adquirido após 1988.

    No caso de compra antes de 1988, é necessário abrir uma ficha separada em Bens e Direitos, selecionando o grupo 01 (Bens Imóveis) e o código 17 (Benfeitorias até 1988). No campo Discriminação, descreva a obra que foi feita e o valor gasto.

    QUEM DEVE DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA 2025?

  • Quem recebeu rendimentos tributáveis -como salário e aposentadoria- a partir de R$ 33.888 em 2024
  • Cidadão que recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte (como rendimento de poupança ou FGTS) acima de R$ 200 mil
  • Contribuinte que teve ganho de capital (ou seja, lucro) na alienação (transferência de propriedade) de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto; é o caso, por exemplo, da venda de imóvel com valor maior do que o pago na compra
  • Contribuinte com isenção do IR sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguida de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias
  • Quem realizou vendas na Bolsa de Valores que, no total, superaram R$ 40 mil, inclusive se isentas. E quem obteve lucro com a venda de ações, sujeito à incidência do imposto. Valores até R$ 20 mil são isentos
  • Cidadão que tinha, em 31 de dezembro, posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima de R$ 800 mil
  • Contribuinte que obteve receita bruta na atividade rural em valor superior a R$ 169.440 ou quer compensar prejuízos de anos anteriores ou do próprio ano-calendário
  • Quem passou a morar no Brasil em 2024 e encontrava-se nessa condição em 31 de dezembro
  • Contribuinte que optou por declarar bens, direitos e obrigações detidos por offshores
  • Titular de trust e demais contratos regidos por lei estrangeira
  • Quem optou por atualizar o valor de imóveis com o pagamento de imposto menor instituído em dezembro de 2024
  • Contribuinte que obteve rendimentos em capital aplicado no exterior em aplicações financeiras ou lucros e dividendos de entidades controladas
  • COMO ENVIAR A DECLARAÇÃO?

    A declaração pode ser feita pelo PGD (Programa Gerador da Declaração), que é baixado no computador. As opções de enviar a declaração pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda ou online, pelo e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal), só estarão disponíveis em 1º de abril, segundo a Receita.

    Ao entrar no e-CAC, há um aviso da Receita explicando que, se o contribuinte clicar sobre "Fazer Declaração" e "2024", não entregará sua declaração de 2025, mas estará retificando a declaração de 2024.

    A declaração pré-preenchida foi liberada pela Receita em 17 de março, mas só estará com todos os dados abastecidos em 1º de abril. Para ter direito a essa funcionalidade, é preciso acessar com a senha de acesso do portal Gov.br e ter certificado prata ou ouro.

    Segundo o fisco, informações sobre rendimentos e pagamentos já estão na pré-preenchida, como valores de salários e pagamentos feitos na área de saúde. Dados bancários, de investimentos de previdência privada, não.

    QUAL O VALOR DAS DEDUÇÕES DO IR?

    Alguns gastos no ano garantem dedução no Imposto de Renda, isso faz com que o cidadão pague menos imposto ou tenha uma restituição maior.

  • Dedução por dependente: R$ 2.275,08 (valor mensal de R$ 189,59)
  • Limite anual de despesa por com educação: R$ 3.561,50
  • Limite anual do desconto simplificado (desconto-padrão): R$ 16.754,34
  • Para despesas de saúde devidamente comprovadas não há limite de valores
  • Cota extra de isenção para aposentados e pensionistas a partir de 65 anos: R$ 24.751,74 no ano (R$ 22.847,76 mais R$ 1.903,98 relativos ao 13º salário)
  • QUANDO SERÁ PAGA A RESTITUIÇÃO DO IR DE 2025?

    A restituição é paga em cinco lotes, de maio a setembro. O primeiro pagamento ocorre em 30 de maio, último dia para a entrega da declaração. Os lotes seguintes serão liberados no último dia útil do mês

    VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO DO IR

    Lote - Data de pagamento

    1º lote - 30 de maio

    2º lote - 30 de junho

    3º lote - 31 de julho

    4º lote - 29 de agosto

    5º lote - 30 de setembro

    O pagamento segue uma ordem de prioridade. Em caso de empate, o critério de desempate será a data e horário do envio da declaração. Quem entregou mais cedo, terá vantagem.

    VEJA A ORDEM DE PRIORIDADE

  • Idoso com 80 anos ou mais
  • Idoso com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e com doença grave
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
  • Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição por Pix
  • Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix
  • Demais contribuintes
  • IcEconomia

    Emprego

    Concurso no Tocantins oferta vagas para analistas e técnicos judiciários com salários de até R$ 14,8 mil

    Edital foi aberto pelo tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. Há oportunidades para diversas carreiras com vagas imediatas e cadastro de reserva

    Modificado em 20/03/2025, 16:27

    Sede do TRE em Palmas

    Sede do TRE em Palmas (TRE/Divulgação)

    O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins abriu inscrições para o concurso que vai selecionar analistas e técnicos judiciários em diversas especialidades de nível superior. O salário inicial varia entre R$ 9 mil e R$ 14,8 mil. Interessados podem se inscrever a partir desta quarta-feira (19).

    O prazo de inscrição termina no dia 16 de abril. A taxa para analista é de R$ 110 e de R$ 85 para técnico. Pedidos de isenção podem ser feitos até a próxima sexta-feira (21). Haverá aplicação de provas em Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi e Palmas.

    Veja o edital completo aqui.

    Para se inscrever é necessário que o candidato preencha o formulário disponível no site do Instituto AOCP com seus dados pessoais, selecione o cargo desejado e escolha a cidade para a aplicação das provas.

    As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 22 de junho. Conforme o edital, são ofertadas duas vagas imediatas para Analista Judiciário - Área Judiciária e Cadastro de Reserva (CR) para os demais cargos.

  • Analista Judiciário -- Área Judiciária: 2 vagas imediatas + CR
  • Analista Judiciário -- Área Administrativa -- Contabilidade: CR
  • Analista Judiciário -- Apoio Especializado -- Tecnologia da Informação: CR
  • Técnico Judiciário -- Área Administrativa: CR
  • Técnico Judiciário -- Área Administrativa -- Especialidade: Agente da Polícia Judicial: CR
  • Técnico Judiciário -- Apoio Especializado -- Programação de Sistemas: CR
  • Os cargos oferecem jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além dos salários, todos os cargos têm direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.460,40, assistência pré-escolar de R$ 1.235,77 e auxílio-natalidade de R$ 718,58, entre outras gratificações.

  • Os candidatos serão avaliados em três etapas, conforme o cargo escolhido:
  • Prova objetiva (eliminatória e classificatória);
  • Prova discursiva (eliminatória e classificatória);
  • Teste de aptidão física (eliminatório), exclusivo para o cargo de Técnico Judiciário -- Área Administrativa -- Agente da Polícia Judicial.
  • O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.

    Geral

    Governo propõe isenção de IPVA de motos de até 150 cilindradas, aviões e embarcações

    Liberação deve contemplar mais de 370 mil motocicletas e seus similares, segundo a governadoria

    Modificado em 19/03/2025, 07:17

    Projeto que prevê isenção do IPVA foi recebido pela Alego

    Projeto que prevê isenção do IPVA foi recebido pela Alego (Paulo Pinto/Agência Brasil)

    O Governo de Goiás propôs a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos, ciclomotores, triciclos e motonetas de até 150 cilindradas, com mais de seis anos de uso. Além disso, o texto também revoga a lei que previa a tributação sobre a propriedade de aeronaves e embarcações.

    Essa medida vai aliviar o bolso de milhares de trabalhadores, especialmente entregadores e motociclistas de aplicativos, que dependem desses veículos para o sustento", disse o governador Ronaldo Caiado em vídeo divulgado nas redes sociais.

    Projeto

    No projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o Executivo estadual, por meio da Secretaria de Economia, argumenta que os veículos de baixa cilindrada são essenciais para a locomoção de pessoas em situação econômica vulnerável, especialmente em regiões com transporte coletivo limitado. Além disso, destacou que haverá maior equidade fiscal e alívio da carga tributária. Se aprovada, a isenção deve contemplar mais de 370 mil motocicletas e seus similares, segundo a governadoria.

    Ainda no texto, o Executivo estadual pontuou que, atualmente, em Goiás, foi reduzido em até 50% a base de cálculo do IPVA para os veículos de até 125 cilindradas, conforme determina o artigo 94-A do Código Tributário. Portanto, para estes foi solicitada a isenção da outra metade.

    Revogação

    No mesmo projeto que prevê a isenção do IPVA para motocicletas de baixa cilindradas, a Secretaria de Economia também solicitou a revogação do imposto sobre aeronaves e embarcações aos municípios onde os proprietários são moradores, visto que a Lei Federal nº 5.172, do Código Tributário Nacional, permite ao contribuinte escolher seu domicílio tributário.

    O texto ainda destaca que a ausência de uma lei complementar nacional que regule a cobrança do IPVA para esses bens pode levar os proprietários a optarem por estados com menor tributação em vez da unidade federativa onde residem, o que pode comprometer a distribuição justa e segura do tributo.

    No documento, a Secretaria de Economia ainda afirmou que, nessa revogação, não há renúncia de receita, pois não houve cobrança efetiva ou potencial do IPVA sobre embarcações e aeronaves. "A medida somente restaura o texto anterior do Código Tributário, sem frustração de arrecadação, já que a norma não chegou a produzir efeitos nem foi considerada na previsão de receita tributária da Lei Orçamentária Anual", pontuou.

    Alego

    O projeto foi recebido pela Alego nesta segunda-feira (17) e, segundo o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), a matéria será apreciada com agilidade pelos parlamentares estaduais. Para ele, a medida contribuirá de forma significativa para o fortalecimento da economia do Estado e para a geração de emprego e renda.