Geral

Celg troca geladeiras antigas por novas com 50% de desconto

Interessados devem entregar aparelhos antigos em funcionamento para realizarem a troca

Modificado em 27/09/2024, 00:38

Celg troca geladeiras antigas por novas com 50% de desconto

(Divulgação)

A população de Goiânia e algumas cidades do interior podem participar da nova campanha promovida pela Companhia Energética de Goiás (Celg). Nesta segunda-feira (2), teve início o projeto que busca incentivar a troca de eletrodomésticos por outros que consumam menos energia elétrica. Os equipamentos antigos recolhidos serão reciclados.

Basta o consumidor entregar geladeiras e ares-condicionados antigos para receber 50% de desconto na compra dos novos produtos. Segundo o G1, a estimativa é que sejam concedidos R$ 9 milhões em descontos. Parte do dinheiro arrecadado será destinada a instituições de caridades e projetos sociais.

A Celg informou que o objetivo do programa é gerar uma economia no consumo de energia elétrica nas residências, uma vez que a maioria dos equipamentos antigos consomem mais do que os novos modelos.

Pré-requisitos

Para participar da campanha, o consumidor deve estar com as contas de luz pagas em dia. O desconto só será aplicado nas lojas das redes Novo Mundo e Fujioka cadastradas (confira lista abaixo). No momento da compra, basta solicitar o desconto e assinar o termo concordando em trocar o equipamento antigo e em funcionamento pelo novo. A pessoa também deverá escolher um dos 21 programas sociais selecionados para que ele receba uma doação.

De acordo com informações, as primeiras cinco mil pessoas que efetuarem a troca vão ganhar um equipamento para eliminar o consumo de energia no modo de espera dos aparelhos eletrônicos, para gerar ainda mais economia. Confira o regulamento em http://luzsolidaria.com.br/.

Lojas credenciadas:

Novo Mundo

Todas as lojas estão participando do projeto.

Fujioka

Grande Goiânia:

  • Rua 9, no Centro
  • Av Pio XII, no Centro
  • Rua T-6, Setor Bueno
  • Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia
  • Interior:

    -Bairro Jaiara, em Anápolis
    -Inhumas
    -Goianésia
    -Senador Canedo
    -Itumbiara
    -Catalão
    -Rio Verde
    -Trindade
    -Caldas Novas
    -Águas Lindas
    -Santo Antonio do Descoberto
    -Formosa
    -Planaltina
    -Luziânia
    -Novo Gama

    (Divulgação)

    Geral

    Prédio modernista, antiga sede da Celg é demolida

    Prédio, de propriedade de um pool de empresas que adquiriram o imóvel quando a Celg foi vendida, em 2016, estava sem ocupação oficial desde meados de 2019

    Demolição da antiga sede da Celg, na Avenida Anhanguera, Setor Oeste, foi iniciada nesta segunda-feira (17): prédio quase foi tombado

    Demolição da antiga sede da Celg, na Avenida Anhanguera, Setor Oeste, foi iniciada nesta segunda-feira (17): prédio quase foi tombado (Wildes Barbosa / O Popular)

    Pouco mais de um mês depois que o prefeito Sandro Mabel e o presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo, gravaram um vídeo em frente ao imóvel da antiga sede da Centrais Elétricas de Goiás (Celg) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) falando sobre exemplos de imóveis abandonados na capital, os restos da construção começaram a ser demolidos nesta segunda-feira (17). O prédio, de propriedade de um pool de empresas que adquiriram o imóvel quando a Celg foi vendida, em 2016, estava sem ocupação oficial desde meados de 2019.

    De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o alvará da demolição foi concedido no último dia 13, após pedido dos proprietários, e é executado quatro dias depois. Segundo populares que circulam próximo ao local, na Avenida Anhanguera, Setor Oeste, as máquinas começaram a atuar no meio da manhã e ficaram no local até por volta das 16 horas, o que deve continuar no decorrer da semana. Ainda resta pedaços de construção no local, além de faltar a limpeza do que já foi demolido. Não há qualquer registro na administração municipal de processo para uma nova ocupação da área. A reportagem tentou contato com as empresas proprietárias, mas não recebeu retorno até o fechamento da matéria.

    Entre meados de 2019, quando a Seduc desocupou o prédio que era alugado ao Estado por cerca de R$ 500 mil mensais, o imóvel sofreu com um processo de abandono, o que foi objeto de denúncia da reportagem em 2020 em razão da situação, especialmente pela presença de um afresco do artista plástico Frei Nazareno Confaloni, de nove metros de largura por três metros de altura. Confaloni é um dos criadores da Escola de Belas Artes de Goiás. Na época, o painel chegou a ser vandalizado com uma tinta preta, e o abandono, com infiltrações e outros problemas, pioravam a situação da obra.

    Ainda em 2019, o imóvel teve um processo de tombamento analisado pela Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, por ser um representante da arquitetura modernista em Goiânia. Porém, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) decidiu pelo não tombamento definitivo do prédio devido ao estado de deterioração do imóvel. "A reconstrução do imóvel criará o que se chama de falso histórico, numa obra altamente dispendiosa em um bem cuja importância e valor histórico não são unânimes", diz o parecer emitido em 2023 do CEC, segundo a Secult.

    Em 2021, os proprietários do imóvel tentaram a demolição do local, o que foi repudido por entidades como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), justamente pela relevância histórica na capital. A ação foi suspensa pelo processo de tombamento que ainda estava em curso. Sobre o afresco de Frei Cofaloni, a obra foi resgatada em agosto de 2023 pelo Estado de Goiás. Ele está, desde então no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). "O Conselho Estadual de Cultura emitiu parecer favorável para a permanência do painel de Frei Confaloni intitulado 'Energia elétrica: a origem, a invenção e o usufruto' em Goiânia para a realização de sua restauração", informa a pasta.

    Em abril de 2024, o governador Ronaldo Caiado chegou a anunciar a transferência da obra para o Museu Histórico Dominicano Frei Nazareno Confaloni, situado na cidade de Goiás. "Contudo, os pareceres técnicos solicitados pela Secult se posicionaram a favor da manutenção do painel em Goiânia devido ao risco que a obra corre no deslocamento para a cidade de Goiás e a falta de infraestrutura adequada e necessária no espaço reservado para recebê-la."

    Nos últimos anos, o imóvel foi a "sede" do Museu do Depois do Amanhã (Mudda), um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG), que "lança um olhar sobre estruturas abandonadas" na cidade e que funcionou como uma galeria a céu aberto de obras de artes plásticas que utilizavam a estrutura e a marginalidade do local. A última ação cultural no espaço foi a gravação do filme "Noite de Jazz", videoclipe do rapper goiano Ajay. A obra é do diretor goiano Robson Vieira, ja indicado em premiações nacionais na categoria videoclipe.

    Prédio tinha arquitetura modernista e chegou a ser cotado para tombamento ( Diomício Gomes / O Popular)

    Prédio tinha arquitetura modernista e chegou a ser cotado para tombamento ( Diomício Gomes / O Popular)

    O prédio da Avenida Anhanguera, esquina com a Rua R-7, no Setor Oeste, próximo ao Hospital Estadual da Mulher, foi sede da antiga Celg, desde a sua construção, no final dos anos 1950 até a venda da empresa, em 2016. A obra é do engenheiro Oton Nascimento e do arquiteto Gustav Ritter. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), em parecer contrário a demolição do imóvel em 2021, o prédio "tem características modernistas, além do edifício ser um exemplar autêntico do modo de entender e fazer Arquitetura de uma época, sua localização é emblemática dentro de um circuito de outros espaços importantes na cidade". Ainda na década de 1960, o artista plástico Frei Confaloni pintou o afresco "Energia elétrica: a origem, a invenção e o usufruto" em uma das paredes do prédio. O local foi vendido em 2016, após um leilão.

    Geral

    Ovos devem ser guardados na geladeira ou em temperatura ambiente? Veja o que dizem nutricionistas

    Especialistas explicam que alimento deve ser armazenado na geladeira, por conta da temperatura

    Modificado em 09/02/2025, 13:29

    Ovos na cartela

    Ovos na cartela (Reprodução/Pixabay)

    O ovo é um alimento importante na dieta e presente na alimentação de muitos brasileiros. Mas como armazená-los em casa de forma correta? É certo deixá-los na geladeira ou fora dela? Para responder a essas dúvidas, O POPULAR conversou com nutricionistas.

    O nutricionista Daniel Damiani explica que a forma mais correta de armazenar os ovos é dentro da geladeira, se possível em um recipiente fechado.

    Isso evita que os ovos fiquem em temperatura ambiente e existam trocas de calor. Essa exposição à luz solar e ao oxigênio, acaba oxidando o ovo, fazendo com que ele perca mais rápido", afirmou.

    Já a nutricionista Karina Portilho destaca que os ovos devem ser armazenados na geladeira por conta da temperatura. "Se o ovo for consumido de forma rápida, tudo bem ficar fora da geladeira. Mas, hoje em dia, as pessoas compram [ovos] para demorar alguns dias para consumir, então a gente deixa [os ovos] na geladeira. Assim ele durará mais tempo", ressaltou.

    Segundo a especialista, deixar os ovos na porta da geladeira não é indicado por conta da variação da temperatura.

    Os alimentos que perdem facilmente não devem ser armazenados na porta, então, o ideal é que fiquem sempre no fundo da geladeira, de forma que o vento venha constantemente e mantenha a mesma temperatura", destacou.

    Consumo

    Daniel Damiani detalha que os ovos costumam durar de três a cinco semanas. "Mesmo assim, é importante sempre observar a questão da coloração da casca e cheiro. É bom olhar a validade dos ovos ao comprá-los, para verificar quando eles foram para a prateleira para ser vendido", pontuou.

    Karina Portilho chama a atenção para o fato de que, para serem consumidos, os ovos não devem ter nenhum mínimo rachado na casca.

    Se ele teve algum rachado significa que ele pode estar contaminado no seu interior. Há muitas pessoas que falam 'ah é só um rachadinho', mas não. Pode existir contaminação, então o ovo deve ser descartado", pontuou. De acordo com a nutricionista, uma dica é, ao comprar, tirar todos os ovos da caixa e verificar um a um se não há rachaduras.

    Outra dica da especialista é verificar se o ovo é mais novo ou mais velho por meio da clara. "Quando o primeiro ovo for quebrado na frigideira, deve-se observar se a clara é bem líquida e se espalha. Se isso acontecer, significa que o ovo está mais velho, então ele precisa ser consumido mais rápido. Se a clara estiver bem aglutinada, juntinho da gema, significa que o ovo está mais novo, então ele pode ter um tempo maior de duração na geladeira", explicou.

    Dieta

    Daniel Damiani ressalta que o ovo é um dos principais alimentos proteicos, sendo o mais rico e saudável. Segundo ele, para uma dieta, quanto melhor for a proteína, melhores serão as questões de ganho de massa muscular e hormonal.

    O ovo é um alimento rico e importante na dieta, se puder ser consumido pela pessoa. O ovo é um excelente alimento, um dos alimentos mais completos que a gente tem, perdendo apenas para o leite materno", destacou.

    Segundo o especialista, a recomendação é de que não seja ultrapassado o consumo de 300 miligramas de colesterol por dia, e um ovo tem cerca de 180 miligramas. "Cada caso tem que ser analisado, mas o ideal é que se consuma apenas dois ovos por dia, para não ultrapassar muito esse limite dos 300 miligramas", completou.

    Geral

    Calendário do IPVA 2025 é divulgado com desconto de 10% para pagamento até 31 de janeiro

    O contribuinte pode parcelar o IPVA em até 10 vezes, sem desconto, com o pagamento final em 15 de outubro

    Modificado em 02/01/2025, 18:25

    Impostos para veículos pode ser pago com desconto

    Impostos para veículos pode ser pago com desconto (Djavan Barbosa)

    O governo do Tocantins divulgou o calendário do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025. A novidade este ano é que o vencimento para quitação em cota única com 10% de desconto foi estendido de 15 para o dia 31 de janeiro.

    Além disso, o contribuinte pode parcelar o IPVA em até 10 vezes, sem desconto, com o pagamento final em 15 de outubro. Mas o valor da parcela não poderá ser inferior a R$ 400 para pessoa jurídica e R$ 200 para pessoa física. O contribuinte pode, ainda, pagar em cota única, sem desconto, até 15 de outubro.

    Para ter acesso ao imposto pela internet, os proprietários de veículos deverão acessar o site da Sefaz (clique aqui ). Em seguida digite o número do renavam, placa do veículo e dados pessoais. Os boletos já estão disponíveis.

    Também é possível retirar o documento em uma das agências de atendimento da Secretaria da Fazenda - cliquei aqui e saiba mais .

    Geral

    Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

    Distribuidora enfatiza cuidados que os pais ou responsáveis devem ter para prevenção de acidentes com as crianças

    Modificado em 04/11/2024, 08:47

    Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

    (Divulgação Equatorial)

    Neste sábado (12) é celebrado o Dia das Crianças e famílias de todo Brasil se preparam para presentear e vivenciar momentos de lazer com os seus filhos. Neste cenário, a Equatorial Goiás traz informações para que essa comemoração seja segura, com dicas de prevenção de acidentes elétricos com os pequenos.
    <br />

    Uma das principais recomendações é o uso de protetores nas tomadas. Isso evita que as crianças coloquem as mãos ou introduzam objetos metálicos nos plugues. Os pais e responsáveis também precisam ficar atentos com os equipamentos comuns do dia a dia e orientar os filhos para não abrirem geladeiras e freezers com os pés descalços ou com o corpo molhado.
    <br />

    De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, com o aumento do uso de brinquedos e equipamentos eletrônicos, como computadores, videogames e tablets, os cuidados devem começar na escolha do produto, avaliando a faixa etária indicada e a voltagem. "É importante que estes brinquedos tenham o selo do Inmetro, com instruções de uso de forma segura e em português, além da garantia de checagem do órgão", reforça.
    <br />

    Segundo Alex, deve-se lembrar de desconectar esses aparelhos das tomadas quando não estiverem em uso. "Essa ação evita desperdício e minimiza possíveis riscos de acidentes, mas o ideal é que esta ação seja realizada por um adulto ou sob sua supervisão, pois os fios jamais devem ser puxados", explica.

    Outra questão, é que estes equipamentos, incluindo celulares, não devem ser usados enquanto conectados à fonte de energia e é indicado que sejam desconectados ao atingirem 100% de carga.
    <br />

    Outro ponto importante, destacado pelo Alex, é utilizar carregadores certificados e aprovados pela ANATEL e, antes do uso, verificar se há dano no produto, prevenindo situações que podem causar choque elétrico.
    <br />

    Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Equatorial Goiás, por meio do 0800 062 0196.